• Operação "Face to Fake": Polícia Federal Identifica Perfis que Ofendiam Políticos do MS nas Redes Sociais

    No último dia 18 de agosto, a Polícia Federal deflagrou a operação "Face to Fake", que teve como intuito a identificação de vários grupos de pessoas que seriam responsáveis por falsos perfis de redes sociais que faziam postagens ofensivas, principalmente em detrimento de candidatos a Governador do Estado no Mato Grosso do Sul. Participaram da operação cerca de 80 policiais federais, que deram cumprimento a 18 mandados de busca e apreensão. Além disso, a investigação foi em decorrência da campanha eleitoral de 2014, uma vez que o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul recebeu e processou uma enorme quantidade de reclamações de candidatos, partidos e/ou coligações. Durante todo o processo de investigação, aproximadamente 60 perfis foram encontrados pela Polícia Federal. Ao todo, foram 18 mandados de busca e apreensão, sendo 15 deles em Campo Grande, dois em Dourados e um em Bonito. Foram apreendidos computadores e aparelhos eletrônicos para investigações, ou seja, todo e quaisquer dispositivos que contivessem rastros das pessoas que acessaram os perfis falsos. Os grupos eram contratados por empresas de pequeno porte para atacar os candidatos e recebiam de R$ 4 mil a R$ 6 mil pela ação.


    Delegados Marcelo Alexandrino de Oliveira e Dante Pegoraro em entrevista para esclarecimentos sobre a operação "Face to Fake", realizada no dia 18 de agosto

    Nesses registros, constavam a prática de ofensas dirigidas a candidatos através da Internet, a partir de postagens que eram publicadas em comunidades criadas e/ou administradas por usuários cujos perfis aparentavam legitimidade. Ainda nesse contexto dessas reclamações judiciais, houve a expedição de ordens para a retirada de diversas páginas do ar, além de solicitar que as devidas apurações fossem feitas pela Polícia Federal. No mesmo dia em que a operação foi realizada, houve uma entrevista coletiva às 11:00 horas, na sede da Superintendência Regional do DPF, no estado do Mato Grosso do Sul.


    Saiba Mais:

    [1] DPF - Agência de Notícias http://www.dpf.gov.br/agencia/notici...-redes-sociais