Devido ao fato da Microsoft continuar incentivando que os usuários do Windows adotem a versão 10, que é a mais recente do seu sistema operacional, os desenvolvedores de malware começaram a adicionar suporte para ele. E nesse contexto, recentemente, pesquisadores de segurança da Heimdal Security encontraram e analisaram uma nova variante do conhecido e perigoso trojan bancário Dyre/Dyreza, e assim, o suporte para o Windows 10 foi incluído no meio desse processo com a capacidade de incluir o Microsoft Edge, o novo navegador que está destinado a, eventualmente, a substituir o Internet Explorer. Além de roubar dados, Dyreza também é capaz de baixar outros tipos de malware. Segundo os pesquisadores, cerca de 80.000 máquinas já estão infectados com Dyreza em todo o mundo, e esse número tende a aumentar.
Esta variante do Dyreza tem o intuito de comprometer uma variedade de sistemas Windows (Windows 7, XP, 8, 8,1, Vista, Vista SP1 e SP2, 10, e Windows Server 2003), além de afetar vários navegadores (Chrome, Firefox, IE e Edge), além de encerrar uma longa lista de processos associados com software de segurança. Tal como no passado, o malware é normalmente entregue através do Trojan "Upatre", a partir do qual os usuários são levados a fazer o download de e-mails de spam aleatórios. Pelo fato disso acontece cada vez mais frequentemente envolvendo malware financeiro, Dyreza também passa a ser uma espécie de "Crime-as-a-Service".
Para tornar esta variante ainda mais atraente - e, como consequência, financeiramente viável - os criadores da praga também predefiniram um grupo de destinos no arquivo de configuração de código. Os alvos são tipicamente sites de bancos online. Além disso, o que todos os criminosos cibernéticos tem a fazer é comprar o malware e implantá-lo. Esta é a forma a partir da qual os cybercriminosos podem direcionar vítimas mais inocentes e colher suas informações financeiras para acessar as suas contas bancárias, enquanto criadores de malware colhem os benefícios financeiros de vender massivamente os kits de malware.
Saiba Mais:
[1] Malware News - Net Security http://www.net-security.org/malware_news.php?id=3156