Ver Feed RSS

bobboyms

O que é MVC um bicho de 10 cabeças ou produtividade???

Avalie este Post de Blog
MVC “modelo de visualização e controle” é um dos paradigmas de arquiteturas de software mais utilizados hoje. Tanto web como desktop, porem existe mais evidencia na web pela quantidade de frameworks como: JSF, OnRail’s, CakePHP, Django etc.

Vamos entender o que é MVC e quem criou.

MVC foi criado por: Trygve MH Reenskaug, e implementado primeiramente na linguagem SmallTalk.

“Criei o Model-View-Controller padrão como uma solução óbvia para o problema geral que os usuários passavam para o controle de suas informações,que pode ser visto a partir de múltiplas perspectives - Trygye”.

O objetivo essencial do MVC é preencher a lacuna entre o usuário, modelo mental humano do modelo computacional, criando a impressão que o usuário manipule do domínio diretamente dados diretamente.



http://heim.ifi.uio.no/%7Etrygver/th...c/MVC-2006.gif

Model - Modelo
A representação "domínio" específica da informação em que a aplicação opera. Por exemplo, Cliente fazem parte do domínio de um sistema de eCommerce. É também conhecido como regras de negócio, exemplo em um eCommerce o cliente pode comprar e fazer um cadastro de usuário. No modelo fica apenas a representação computacional desses métodos comprar e cadastro, nada que o usuário comum possa entender, como um código compilado ou um script de alguma linguagem.

View - Visualização
"Renderiza" o modelo na forma que o modelo mental humano possa entender e interagir para controlar informações. Poder comprar e fazer um cadastro em nosso eCommerce

Controller - Controle
É a ponte que liga a é o que liga a visualização ao modelo. Ele faz validações e verificações para saber qual modelo controlar, ele faz a transformação do modelo computacional em um modelo humano.


Porque utilizar MVC.

Digamos que você tem sua aplicação usando arquitetura MVC voltado para web, tem o layout que é o View a representação do modelo humano depois você tem o controle e depois você tem o modelo. Se você alterar seu layout criar uma nova interface nada altera as regras de negocio do seu sistema ou modelo computacional e é a mesma coisa com o modelo computacional se alguma regra de negocio muda não prejudica o modelo humano a visualização do usuário.

Então porque usar? Simples!, para maior controle e manutenção dos seus produtos de software, resumindo em produtividade.

Pessoal com experiência ou entusiastas em MVC, padrões de projetos engenharia de software, pipoqueiro, picolézeiro, bicicleteiro, carroceiro. Pode dar sua opinião .



Referencias:
http://folk.uio.no/trygver/

http://pt.wikipedia.org/wiki/MVC


Não deixem de acessar o meu blog oficial
http://bobboy.wordpress.com


Atualizado 03-07-2009 em 19:51 por Magal

Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de smvda
    Muito interessante venho adotando MVC em meus projetos a um bom tempo, e a produtividade bem como maior facilidade na manutenção são um diferencial enorme.

    Muito bom.
  2. Avatar de bobboyms
    Citação Postado originalmente por smvda
    Muito interessante venho adotando MVC em meus projetos a um bom tempo, e a produtividade bem como maior facilidade na manutenção são um diferencial enorme.

    Muito bom.
    Então, como desenvolvedor meu tempo é escaço para aprender sobre engenharia e arquitetura de software, mas quando comecei com a arquitetura MVC, me ajudou muito utilizo na programação C++, PHP, Java

+ Enviar Comentário