Ver Feed RSS

Tecnologia de Redes, Mobilidade e Inovação

Vamos Tomar Cuidado com o Plágio

Avalie este Post de Blog
Este post é para todos aqueles que contribuem de maneira regular com um blog no Under-Linux ou qualquer outro blog.

O blog e o conceito de "blogueiro" está sendo muito atacado pelo fato de que muitos posts são apenas cópias de outros textos, artigos ou mesmo outros blogs. Isso está começando a dar uma conotação ruim ao blog.

A cópia de um texto, sem autorização do seu autor, é chamado de plágio. Além de imoral, é também ilegal se houver lucro por parte do seu autor.

Hoje em dia, com o Google, é muito fácil descobrir um plágio na Internet, basta realizar uma busca com uma frase longa do texto suspeito, entre aspas. Por exemplo, se alguém quiser verificar se este post é um plágio, poderia pegar, no meu parágrafo acima, a frase:

"A cópia de um texto, sem autorização do seu autor, é chamado de plágio."

E fazer essa busca assim no Google, entre aspas. Hoje (18/07 as 12:12) essa busca não retorna nada, mas em alguns dias, após o Google indexar esta página, ele irá retornar um link para cá. Se eu tivesse plagiado essa frase, a busca iria retornar também o texto que eu tivesse copiado.

Para evitar que um texto seja considerado um plágio, é recomendável que se siga algumas diretrizes:
  1. Cite no fim do texto, claramente, em bibliografia, a fonte do texto original, citando inclusive o autor. Esse autor investiu tempo e suor no trabalho, que ficou tão bom que você achou uma boa idéia copiar. Ele então merece ser reconhecido.
  2. Evite fazer cópias de trechos muitos longos. Copie apenas o suficiente para sua explicação.
  3. Deixe claro quais partes você copiou.
  4. Não faça apenas a cópia. Acrescente também sua contribuição pessoal ao assunto.


Acho que fazer o trabalho de copy&paste também é uma contribuição. Além disso realizar uma coletânea de artigos, para cobrir um assunto de maneira mais extensa, tem seu valor.

Assim, concordo que o copy&paste também pode dar trabalho e concordo que tem seu valor. No entanto nada disso dá o direito de se omitir os autores originais.

Existem vários posts, mesmo aqui nos blogs do Under-Linux que são simples trabalho de copy&paste de outros textos na Internet, sem citar claramente seu autor e fonte original. Isso acaba minando o trabalho de quem escreve os textos originais. Além disso, não deve ser muito bom para alguém que plagiou, ser descoberto e acabar sendo exposto.

Atualizado 18-07-2009 em 12:31 por mlrodrig

Categorias
Não Categorizado

Comentários

Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
  1. Avatar de mlrodrig
    Citação Postado originalmente por Sukkubus
    "Existem vários posts, mesmo aqui nos blogs do Under-Linux que são simples trabalho de copy&paste de outros textos na Internet, sem citar claramente seu autor e fonte original."

    Mlrodrig, se tu percebe isso sinaliza para os moderadores, pois está correto criticar o não uso de fontes. Mas eu fiquei no ar nessa colocação, pois também entendi que não te agrada apenas deixar de citar a fonte mas sim o fato de alguém simplesmente postar alguma notícia ou texto inteiro de outro lugar.

    Entendi mal?
    Oi Sukkubus,

    Não é uma questão de eu me sentir mal ou bem - até porque na verdade, nem o Under-Linux, nem lugar nenhum, tem obrigação de se importar com como eu me sinto.

    Quanto a copiar notícias de outros sites, vamos nos colocar no lugar dos organizadores desse site: essa notícia não caiu no colo deles (a não ser que tenham plagiado, mas ai é outra história), alguém gastou tempo em correr atrás das informações, manter contatos com que tem as informações, etc.

    Tudo isso tem que ser pago de alguma maneira, normalmente via anunciante ou assinante. Se você tira a notícia sem manter a referência, está matando a fonte de renda do site e logo, irá matar a sua fonte de informação.

    Novamente: esta não é minha opinião, é o conceito que está se gerando sobre blogs, posts e plágio.

    O ideal (ai vai uma opinião) na minha opinião é que se faça algum comentário sobre a notícia, que não se copie simplesmente. Por exemplo, o site xyz informou em primeira mão que saiu uma nova versão de alguma distribuição do Linux, então o que eu faria seria informar que esta nova versão saiu, resumir as principais vantagens dessa nova versão e indicar o link para o arquivo original.
    Atualizado 19-07-2009 em 14:04 por mlrodrig
  2. Avatar de mlrodrig
    Citação Postado originalmente por CammyL
    Como tu mesmo escrevestes, não tens tempo pra navegar em vários sites e vens direto aqui para o Under-Linux.

    É exatamente isso, tem muitos que vem direto ao Under e depois é que vão consultar sites externos e aí tomam logo conhecimento de coisas que acontecem porque estão publicadas nos blogs aqui...
    Não sou contra concentrar em um site várias informações. O problema é quando fazem isso sem citar a fonte e apenas copiando.

    Se alguém não tem nada para acrescentar a uma notícia, OK, coloca um post assim: "Novidade: lançado nova versão de distribuição Linux. Para saber mais clique aqui.". Pronto, quem quiser saber mais vai para o site, não é difícil para quem está lendo clicar no link: basta ele levantar o dedo indicador, baixar e pronto...


    Citação Postado originalmente por CammyL
    Acho assim, a partir do momento que algo é veiculado na internet, se torna público...notícia é uma coisa que existe pra ser veiculada ao máximo, pra expandir mesmo...se as origens dessas notícias não quisessem seu compartilhamento, não as publicaria, essa é a minha opinião.
    Ai caramba... então estamos falando de pontos de vista muito diferente...
    Então se um compositor lança uma música, ele queria que fosse copiada e compartilhada sem que ele ganhasse nada...
    Então se um autor escreve um livro, ele queria que fosse copiada e compartilhada sem que ele ganhasse nada...
    Então se alguém tem uma rede sem fio e está aberta, ele queria que fosse utilizada e compartilhada sem que ele ganhasse nada...
    Então se você tem um carro e deixa ele na rua, você queria que ele fosse utilizado pelo outros e compartilhado sem você ganhasse nada... opa ai não, né. Ai você deve dizer que é diferente, porque ai não propriedade intelectual, é um bem físico.

    Mas na verdade não é díferente. Propriedade intelectual deve ser protegida tanto quanto propriedade física. Senão ninguém publica mais nada.

    Citação Postado originalmente por CammyL
    Se a equipe de moderação do Under-Linux achar alguma coisa irregular no que diz respeito ao que postamos em nossos blogs, aí sim, somente esta equipe tem autonomia para nos advertir sobre isso.
    Sds,
    Concordo que a equipe de moderação do Under-Linux é que deve advertir alguém. Por isso não adverti ninguém.

    A idéia foi lembrar a todos das boas maneiras no blog. Se isso não fosse o suficiente, ai eu iria sugerir para os moderadores entrassem em ação. Mas eu acho que os moderadores não precisam ser incomodados pois creio que a grande maioria entendeu.
    Atualizado 19-07-2009 em 13:48 por mlrodrig
  3. Avatar de mlrodrig
    [QUOTE=saulopz;bt4224]
    Qualquer pessoa que se sentir lesada com o plágio pode entrar com uma ação e o under-linux será fechado, e isso é o mínimo que pode acontecer.
    [QUOTE]

    Concordo plenamente com o saulopz.
    Até pouco tempo atrás ninguém se preocupava em pagar direito autorais das músicas em casamento ou festa junina. Hoje já estão sendo obrigados. Até mesmo festa junina de escola estadual está na mira dos orgãos de proteção de direitos autorais.

    E adivinha só: os autores de musica e gravadoras estão no direito deles.

    Então não custa muito para isso começar a ocorrer nos meios de notícia. E ai é um advogado (de verdade) chega nos responsáveis do Under-Linux com uma conta. O argumento deles será bem simples: o Under-Linux ganha com anúncios e propaganda, como parte do tráfego é devido às notícias plagiadas, então o Under-Linux deve a eles uma parte da renda.

    Podemos ser contra, dizer que está errado, que isso que aquilo. Mas na hora que o advogado bate na tua porta (no caso na porta dos organizadores do Under-Linux), com uma ordem judicial, a coisa fica muito feia. Como o saulopz disse, isso pode fechar o Under-Linux da noita para o dia.

    Neste ponto, não adianta discutir se é certo ou errado, se tem que mudar a lei ou não. Se o advogado aparece, deixa de ser "eu acho" para "é o que a lei manda".
    Atualizado 19-07-2009 em 14:06 por mlrodrig
  4. Avatar de lemke
    mlrodrig,

    "Mas eu acho que os moderadores não precisam ser incomodados pois creio que a grande maioria entendeu."

    Não se trata de incomodar, até porque eles estão sempre atentos a tudo o que se passa aqui, a cada vírgula que escrevemos.

    Se essa questão de "plágio", "não plágio" está virando polêmica, gerando divergência de opiniões, o "certo" seria o quê ? Estabalecer um parâmetro para postagens?

    Isso cabe a quem está habilitado para fazê-lo!

    Sds,
  5. Avatar de lfaria
    Desde que comecei com Informática, tem uns 20 anos, tudo que aprendo se deve a pesquisa. Hoje mantenho um site sobre BBS, Lan House, Mikrotik, Wordpress, Suporte Técnico entre outros assuntos. Tenho guardado fartíssimo material, fruto de pesquisa. Mas não posso colocar sem antes analisar e ver a real disponibilidade "legal".

    O meu esboço de pensamento sobre esse assunto é:

    - Conhecimento deve ser compartilhado.
    - Material de terceiros, na Internet, cita-se a fonte, e deixa em aberto a possibilidade de ser retirado caso haja alguma reclamação.
    - Copiar+colar, não é a regra. Se for assim, basta colocar o link de origem.
    - Filtrar o conteúdo e acrescentar conteúdo é o mais importante.
    - Material com claro Copyright, não se publica sem autorização prévia.

    E antes de me crucificarem, citei apenas o que me veio a mente, certo ou não. Outros itens podem ser acrescidos e comentados.

    Eu uso meu site como uma espécie de caderno de anotações, procuro guardar lá as informações que gostaria de ter acesso numa pesquisa. A diferença é que esse material não estará espalhado pela Net e sim centralizado. A diferença de meu caderno real é que tenho que retirar o que não se pode publicar.

    Sempre que possível, disparo email de pedido de autorização.

    Lauro Faria
    BDI BBS: Banco de Dados Integrado
  6. Avatar de Frusciante
    Senhores.

    Permitam-me a colocação mas, a grande maioria de vossas senhorias estão apenas polemizando, assim como o tópico criado.

    Pra quem entende o mínimo de lei, sabe que PLÁGIO caracteriza-se pelo reprodução não-autorizada de material protegido por direitos autorais EXPLICITAMENTE declarados.

    Uma coisa é certa: não é nada ético simplesmente copiar e colar determinado material seguido de sua fonte, desde que, nesta fonte, haja EXPLICITAMENTE que este material não pode ser reproduzido em qualquer meio de comunicação sem a devida autorização do autor.

    A maioria dos artigos postados com sua fonte no Under-Linux.org não infrigem lei nenhuma de Direitos Autoriais. Existem sim aqueles artigos que não vêm descrito com sua fonte, e etc. Mas, na forma como este post foi criado, parece que aqui impera a criminalidade virtual voltada ao plágio. E não é assim que a banda toca por aqui.

    * É legal o fato de alguém querer explicar e exemplificar o que são e como funcionam as leis? Sim...e tem todo o meu apoio.
    Mas sair atirando pedra pro alto e torcer pra não cair na própria cabeça é algo muito infantil e, até certo ponto, amador.

    Sem mais para o momento.
    Atualizado 19-07-2009 em 17:14 por Frusciante
  7. Avatar de mlrodrig
    [QUOTE=Frusciante;bt4233]Senhores.
    Pra quem entende o mínimo de lei, sabe que PLÁGIO caracteriza-se pelo reprodução não-autorizada de material protegido por direitos autorais EXPLICITAMENTE declarados.

    Uma coisa é certa: não é nada ético simplesmente copiar e colar determinado material seguido de sua fonte, desde que, nesta fonte, haja EXPLICITAMENTE que este material não pode ser reproduzido em qualquer meio de comunicação sem a devida autorização do autor.
    [QUOTE]

    Muito do material plagiado aqui no Under-Linux provem de sites que tem declaração explícitas de proteção de direitos autorais.
  8. Avatar de Frusciante
    Portanto, peço que, por gentileza, aponte e numere estes posts plagiados para que possamos dar nome aos bois.
  9. Avatar de lfaria
    Citação Postado originalmente por Frusciante
    Portanto, peço que, por gentileza, aponte e numere estes posts plagiados para que possamos dar nome aos bois.
    Razoável.

    Lauro Faria
    BDI BBS: Banco de Dados Integrado
  10. Avatar de mlrodrig
    Citação Postado originalmente por Frusciante
    Portanto, peço que, por gentileza, aponte e numere estes posts plagiados para que possamos dar nome aos bois.
    O objetivo do meu post não foi iniciar uma caça as bruxas. Não precisamos sair queimando que fez plágio sem saber (ou mesmo sabendo mas achando que era algo que passaria em branco). Ao meu ver nem eu nem você Frusciante, nem ninguém irá ganhar muito com uma caçada.

    O intuito do post foi chamar a atenção da comunidade Under-Linux sobre esta questão e acho que, pela repercussão, foi plenamente atingido.
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo

+ Enviar Comentário