Ver Feed RSS

Notícias Sobre TI e Linux

O Melhor Editor de Equações para Linux

Avaliação: 2 votos, 5,00 média.
Quem nunca tentou editar equações 'decentes' no Open Office e não se decepcionou, que atire a primeira pedra. Por mais que se tentasse, as fórmulas matemáticas produzidas por seu editor de equações sempre deixaram a desejar. E para quem já utilizou o Microsoft Office também reconhece que seu editor de equações está no mesmo 'nível'.


O sonho de consumo para todo o necessitado em desenvolver equações matemáticas em editores de texto gráficos, é poder ter a capacidade do LateX embarcada para poder apresentar fórmulas matemáticas profissionais. Mas parece que nenhum conjunto de aplicativos para escritório de código aberto (ou mesmo fechado) se preocupou até hoje em chegar aos pés da capacidade de expressão matemática deste conceituado software de 'programação de textos'.


Mas seus problemas acabaram! Pelo menos do que depender de Ronan Le Hy. Esse francês desenvolveu o Ekee - um editor de equações que compila on-the-fly em LaTeX, gerando uma imagem que pode ser colada em seu documento texto. O Ekee atualmente está na versão 2.0.2-1, sendo capaz de produzir imagens interativas de expressões matemáticas criadas em LaTeX. Essas imagens (em vários formatos como PNG, SVG, PDF e EPS) podem ser arrastadas e coladas em qualquer aplicativo de texto compatível (o Ekee é compatível com o Open Office). O mais interessante é que o Ekee permite a reedição de uma figura criada por ele, se a mesma estiver no formato PNG. E o software está sob a GPL!


Saiba Mais:

Ekee: http://rlehy.free.fr/

Atualizado 28-09-2009 em 03:54 por tuxdahora

Categorias
Noticias

Comentários

  1. Avatar de HiBrium
    Por que não utilizar logo o lyx como front-end para o "processador" de textos latex ? e ver o que realmente é uma "disposição" ?
  2. Avatar de tuxdahora
    Citação Postado originalmente por HiBrium
    Por que não utilizar logo o lyx como front-end para o "processador" de textos latex ? e ver o que realmente é uma "disposição" ?
    Concordo! E eu vou mais além! Por que utilizar 'interfaces' como o LyX, Kyle, ou mesmo o TeX-Emacs, quando você pode utilizar esse 'programador de textos' de forma muito mais produtiva, diretamente de sua base? Ora! sabemos que a maioria das pessoas NUNCA vai utilizar o LaTeX, nem mesmo através de suas novas interfaces gráficas.

    A maioria dos usuários de editores de texto são descendentes do Word da Microsoft (fato inegável), e mesmo ao embarcar no mundo Linux, preferem utilizar 'editores gráficos compativeis' com o mesmo. E se você estiver falando de usuários corporativos, a situação é a mesma. Eles também estão 'presos' ao 'sistema'.

    São poucos os usuários que utilizam o LaTeX de forma nativa (menos ainda os que usam ele sem suas interfaces gráficas). É a verdade nua e crua desse mundo, e essa tendência está longe de mudar. Só para você ter uma idéia, mesmo o LaTeX ainda é muito pouco utilizado (se comparado ao número total de usuários Linux existentes). Ele ainda continua preso a nichos acadêmicos (em sua maioria nos departamentos/cursos de física e matamética). Então, ver um 'usuário normal' utilizando o LateX, mesmo através dessas 'interfaces gráficas', já seria uma boa surpresa para todos nós.

    E esse caso é interessante, pois serve como uma maneira de se fazer boa propaganda para o LaTeX, mesmo que indiretamente. Imagine só, que os usuários do Open Office (e demais editores gráficos compatíveis com o projeto Ekee) só conseguirão criar fórmulas matemáticas decentemente apresentáveis, se utilizarem esse 'plugin'. De forma indireta, estamos fazendo uma boa propaganda do LateX, e quem sabe, incentivando os mesmos a 'irem mais além'.

+ Enviar Comentário





Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L