Ver Feed RSS

Novidades do Mundo Open Source

Legenda automáticas no YouTube (e traduzidas)

Avalie este Post de Blog
Se você está entre aqueles que não entendem áudio em inglês ou se já se deparou com um vídeo interessante mas em uma linguagem desconhecida (alemão, hindi, etc.) e se decepcionou, não tema mais: o YouTube tem a solução, com legenda e tradução automática.

O YouTube, já hoje, permite com que os usuário publiquem legendas para seus vídeo, mas nem todos fazem. Segundo o próprio Google, surge no YouTube 20 horas de vídeo a cada minuto, com áudio em diversas línguas e assim é impossível ao Google contratar pessoas para realizar essa tarefa manualmente.

Para dar uma alternativa para esse problema o Google está implementado o serviço de geração automática de legendas através de reconhecimento de voz. Esse serviço também será fantástico para pessoas portadoras de deficiência auditiva, algo simplesmente incrível.

Junção de funções

O Google, no seu serviço Google Voice, permite com que uma pessoa deixe uma mensagem de voz na sua caixa postal e ela é convertida em texto (reconhecimento de voz) e enviada à você por e-mail. Então o Google pegou essa tecnologia e está colocando no YouTube para geração das legendas.

Depois, com a tecnologia do Google Translation, essas legendas podem ser traduzidas para mais de 50 línguas diferentes. Repare que não será necessário acessar o Google Voice ou Google Translation, tudo isso será feito automaticamente pelo YouTube, apenas usando a tecnologia já desenvolvida por eles para esse serviços.

http://under-linux.org/wiki/images/c...le_caption.jpg

Haverão muitos erros no começo, o próprio anuncio que o Google publicou admite, mas é óbvio que a tecnologia irá melhorar com o tempo. Mas já será uma excelente ajuda para quem necessita. Seguramente as imagens e o contexto irão permitir com que o usuário compreenda o que está acontecendo, mesmo com algumas falhas.

No começo esse serviço estará sendo disponível em apenas alguns dos canais ( UC Berkeley, Stanford, MIT, Yale, UCLA, Duke, UCTV, Columbia, PBS, National Geographic, Demand Media, UNSW e muito do Google), mas o Google promete abrir o serviço mais e mais de acordo com que for evoluindo.

Acabando com a concorrência

A capacidade do Google de reaproveitar tecnologias (Google Voice e Google Translator) é algo realmente incrível e dá ao Google poder para criar funcionalidades totalmente imbatíveis.

Pense qual a chance de serviços como Vimeo, Blip.tv ou SmugMug tem de implementar algo parecido? Na minha opinião a chance é zero...

Indo um pouco mais além, dentro do plano de dominação mundial, esse tipo de coisa pode dar ao Google um poder inimaginável. Hoje em dia já é difícil vivermos sem o acesso Internet, imagine se surgir esse tipo de dependência também sobre os serviços Google. Agora vamos nos lembrar do caso do vídeo da Cicarelli, aonde um juiz brasileiro chegou a exigir o bloqueio ao site do YouTube - mas ocorrendo no futuro. O coitado do juiz seria linchado, empalado e exibido em praça publica para servir de alerta aos demais juízes.

Sincronismo de legenda facilitado

Para aqueles que já querem criar legendas para seus vídeos manualmente, sem esperar pelo serviço do Google, eles estão lançando uma ferramenta para ajudar no sincronismo do texto com o áudio.

Esse serviço chamado de auto-timing deve incentivar os usuários a criarem legendas para seus vídeos. Neste caso o autor do vídeo digita o texto e o reconhecimento de voz automaticamente insere o texto no vídeo de maneira sincronizada.

Todos os serviços estarão disponíveis (inicialmente apenas em inglês) a partir da semana que vem.

Para saber mais

Automatic captions in YouTube

Atualizado 19-11-2009 em 21:07 por LinuxN

Categorias
Não Categorizado

Comentários


+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L