Ver Feed RSS

pgelinux

Projetos da CTI com padrões PMBok

Avalie este Post de Blog
A Coordenadoria de Tecnologia da Informação da PGE, em continuidade ao Programa de Desenvolvimento Humano(PDH-CTI), iniciou no último dia 11 de janeiro as atividades do curso de Gerenciamento de Projeto em PMBok.

O curso, com duração prevista para seis meses, visa desenvolver entre os colaboradores da CTI a metodologia de gerenciamento de projeto do Project Management Institute(PMI), dentro do conjunto de práticas em gestão de projetos aplicadas na forma de um guia.

Uma das principais iniciativas do PMI na difusão do conhecimento em gerenciamento de projetos é a certificação profissional em Gerência de Projetos — Project Management Professional (PMP).

O programa guia contempla o Conjunto de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos(PMBok) onde será amplamente reconhecido como boa prática, nos projetos durante todo o tempo do trabalho em desenvolvimento. Também fornece e promove um vocabulário comum para se discutir, escrever e aplicar o gerenciamento de projetos possibilitando o intercâmbio eficiente de informações entre os profissionais de gerência de projetos.

O guia é baseado em processos. É uma subdivisão em processos que foi adotada para descrever de forma organizada o trabalho a ser realizado durante o projeto. Essa abordagem é assemelhante à empregada por outras normas como a ISO 9000. Os processos descritos, no programa, se relacionam e interagem durante a condução dos trabalhos, a descrição de cada um deles é feita em termos de entradas (documentos, planos, desenhos etc.), ferramentas e técnicas (que se aplicam as entradas), saídas (documentos, produtos etc.).

O PMBOK formaliza diversos conceitos em gerenciamento de projetos, como a própria definição de projeto e do seu ciclo de vida. Reconhece 05 grupos de processos de gerenciamento de projetos (iniciação, execução, monitoramento e controle e o encerramento) e 09 áreas de conhecimento(integração, escopo, tempo, custo, qualidade, RH, comunicação, riscos e aquisição).

No Brasil, a Associação Brasileira de Gerenciamento de Projetos (ABGP) está filiada desde julho de 2002 à International Project Management Association (IPMA), entidade mais difundida na Europa. O documento IPMA, Competence Baseline (ICB), correspondente do PMBOK, foi a principal referência para a elaboração do Referencial Brasileiro de Competências (RBC) em Gerenciamento de Projetos, utilizado pela ABGP/IPMA na certificação de Gerentes de Projetos no Brasil.

Cristiana Saboya
Comunicação
Categorias
Não Categorizado

Comentários


+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L