Ver Feed RSS

root@blog:/# chmod o+r *

Tuxguitar, um substituto ao GuitarPro

Avalie este Post de Blog
Essa é para os músicos do Under-Linux...

Eu, particularmente, tenho dificuldade de acertar o tempo da música a partir da partitura ou de cifras que agente acha na internet.
Pesquisando por ai eu descobri que existia um programa, GuitarPro, que a partir de uma partitura, no formato GP3, GP4 e/ou GP5, tocava "a música", ou a partir de um MIDI mostra as notas da música, e que existia muitas músicas nesse formato disponíveis pra download. O único problema é que ele era pago! Mas como na internet se acha de tudo usei por um tempo esse programa no meu windows.
Quando decidi migrar para o Linux de vez, senti falta do GuitarPro. Tentei rodá-lo no wine mas não deu muito certo! Então começei a pesquisar algum substituto. E depois de testar alguns descobri o TuxGuitar.

Nome:      tuxguitar.png
Visitas:     3538
Tamanho:  144,3 KB


Ele possui todas as funcionalidades do GuitarPro. Incluindo acordes, modo de estudo com variação de tempo automático, controle de volume por faixa, modo solo por faixa e visualização do braço de guitarra/baixo são umas das funções que eu destaco. E claro, ele está sob a GPL!

Por padrão ele usa um gerador de Midi Java. Tive um problema com ele quando atualizei para o java 6. Simplesmente não funcionou! Mas a solução desse problema é mais simples do que eu imaginava. É possível "direcionar" a saída de audio do TuxGuitar. Com isso instalei o TiMidiTy e pronto. Nunca mais tive problemas com o Java!

Recentemente o TuxGuitar alcançou sua versão 1.0. E infelizmente eles trocaram o ícone/mascote do programa! Eu preferia o anterior...

Para quem quiser conferir o link para o site está aqui.

Até mais pessoa...

Atualizado 20-01-2010 em 07:57 por Magnun

Categorias
Música

Comentários


+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L