Ver Feed RSS

Tecnologia de Redes, Mobilidade e Inovação

Faturando em um mundo 100% web

Avaliação: 3 votos, 5,00 média.
Você quer mandar um email? Usa o seu browser. Você quer ver uma apresentação? Usa o seu browser. Quer fazer uma chamada VoIP? Fácil, usa o seu browser. E uma videoconferência, como fazer? Adivinha só: usa o seu browser.

Esse é o mundo da Internet que o Google quer para o final de 2011, começo de 2012. Nesse mundo não existe programa instalado no seu computador (a não ser o sistema operacional e o navegador), o que significa que não existe etapa de instalação (o que é uma dificuldade para muitos usuários leigos) e nem atualizações (outra dificuldade dos usuários leigos).

Para garantir a viabilidade desse conceito, o Google está tomando conta de praticamente tudo necessário para isso:
  • Sistema operacional Android para celulares
  • Chrome OS para notebooks
  • Naveador Chrome
  • Hospedagem das aplicações em nuvem, como Google Apps, Apps Engine, Gmail, Google Voice, etc.


Com essa estratégia o Google pretender matar o sistema operacional, torna-lo algo acessório (que era o objetivo inicial do Netscape, 5 anos atrás). Windows 7, Windows 8, Linux, Chrome OS, que diferença vai fazer qual a versão do sistema operacional? Tudo isso vai servir apenas para executar o navegador.

Nesse mundo o acesso a Internet terá que ser universal (ou seja, estar disponível em todos os lugares). E na verdade hoje em dia, praticamente já é, com 3G e hotspots, principalmente nas grandes cidades. É verdade que o 3G ainda é lento em algumas localidades, mas trafega. O aumento da sua capacidade é apenas uma questão de tempo, e em 2012 já deveremos ter, mesmo aqui no Brasil, 3G com velocidades na casa dos 2Mbps por aparelho, de verdade.

Como eu gosto de colocar nos meus posts sobre tecnologias futuras: aonde podemos nos beneficiar, ganhar dinheiro com isso?

As aplicações (e-mail, ERP, VoIP, etc.) vão estar web, mas de maneira desconexa. Muitos dos clientes finais, usuários de tecnologia, vão precisar de ajuda para aprender a acessar essa tecnologia.

Os consultores que souberem ensinar os usuários e tirar proveito dessas tecnologias, gratuitas ou pagas, será um deus para os clientes dependentes.

O Gmail é de graça, o Google Apps com email tem custo, mas não paga comissão. Então como ganhar dinheiro? Simples, ensinando as empresas a criar o seu domínio no Google Apps e prestando consultoria no uso das aplicações, com treinamento, suporte remoto e suporte on-site.

O cliente tem um computador antigo, cobre para transforma-lo em uma maquina web, instalando Linux com um Google Chrome. Como os aplicativos estarão na web, não vai fazer muita diferença. Cobre pela instalação, manutenção e suporte.

O mundo open-source e o mundo web-cloud do Google tem muito em comum: o "produto" tem custo zero ou muito baixo, mas os clientes finais necessitam de suporte e consultoria confiável para aprender a usar e ter um suporte.

Mas lembre-se: cada empresa é diferente, não existe duas empresas iguais, então para ser um consultor de sucesso nessa área, obedeça a principal regra do consultor: ouvir muito, falar pouco. Entenda a necessidade do cliente, deixe ele falar, deixe ele apresentar suas dificuldades e dúvidas. Com essas informações, use da criatividade e do seu conhecimento para sugerir as aplicações e serviços (tanto open-source como cloud-web) que melhor vão atender.

No final, mesmo que o open-source e o cloud-web sejam de graça, o seu cliente sempre vai necessitar de um suporte confiável para manter isso tudo operando.

Me siga no Twitter: http://www.twitter.com/mlrodrig

Atualizado 22-12-2010 em 09:00 por mlrodrig

Categorias
Não Categorizado

Comentários

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
  1. Avatar de danielbsb88
    varios serviços hoje ja podem ser acessados por aplicativos. ex: twitter
  2. Avatar de mlrodrig
    Citação Postado originalmente por danielbsb88
    varios serviços hoje ja podem ser acessados por aplicativos. ex: twitter
    Sim, e é exatamente contra isso que a filosofia do Google vai. O usuário tem que baixar o aplicativo, instalar, atualizar e, muitas vezes, manter (por exemplo fazendo backup das informações locais).

    Se você acessa o Twitter apenas via web, não tem nenhuma dessas dificuldades que são dor de cabeça para a grande maioria dos usuários.
  3. Avatar de Geeek
    Maravilhoso post, Rodrigo!
  4. Avatar de magrock
    Skynet ?
  5. Avatar de mlrodrig
    Citação Postado originalmente por magrock
    Skynet ?
    O Google sabe quais sites você acessa, o que você compra, aonde você vai, quem são seus amigos, para quem você manda email e logo vai também ter acesso à sua voz (o novo sistema de busca por voz do Android guarda a sua assinatura de voz para melhorar os resultados futuros). É o mais próximo da Skynet que eu já vi.
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L