Ver Feed RSS

Tecnologia de Redes, Mobilidade e Inovação

Faturando em um mundo 100% web

Avaliação: 3 votos, 5,00 média.
Você quer mandar um email? Usa o seu browser. Você quer ver uma apresentação? Usa o seu browser. Quer fazer uma chamada VoIP? Fácil, usa o seu browser. E uma videoconferência, como fazer? Adivinha só: usa o seu browser.

Esse é o mundo da Internet que o Google quer para o final de 2011, começo de 2012. Nesse mundo não existe programa instalado no seu computador (a não ser o sistema operacional e o navegador), o que significa que não existe etapa de instalação (o que é uma dificuldade para muitos usuários leigos) e nem atualizações (outra dificuldade dos usuários leigos).

Para garantir a viabilidade desse conceito, o Google está tomando conta de praticamente tudo necessário para isso:
  • Sistema operacional Android para celulares
  • Chrome OS para notebooks
  • Naveador Chrome
  • Hospedagem das aplicações em nuvem, como Google Apps, Apps Engine, Gmail, Google Voice, etc.


Com essa estratégia o Google pretender matar o sistema operacional, torna-lo algo acessório (que era o objetivo inicial do Netscape, 5 anos atrás). Windows 7, Windows 8, Linux, Chrome OS, que diferença vai fazer qual a versão do sistema operacional? Tudo isso vai servir apenas para executar o navegador.

Nesse mundo o acesso a Internet terá que ser universal (ou seja, estar disponível em todos os lugares). E na verdade hoje em dia, praticamente já é, com 3G e hotspots, principalmente nas grandes cidades. É verdade que o 3G ainda é lento em algumas localidades, mas trafega. O aumento da sua capacidade é apenas uma questão de tempo, e em 2012 já deveremos ter, mesmo aqui no Brasil, 3G com velocidades na casa dos 2Mbps por aparelho, de verdade.

Como eu gosto de colocar nos meus posts sobre tecnologias futuras: aonde podemos nos beneficiar, ganhar dinheiro com isso?

As aplicações (e-mail, ERP, VoIP, etc.) vão estar web, mas de maneira desconexa. Muitos dos clientes finais, usuários de tecnologia, vão precisar de ajuda para aprender a acessar essa tecnologia.

Os consultores que souberem ensinar os usuários e tirar proveito dessas tecnologias, gratuitas ou pagas, será um deus para os clientes dependentes.

O Gmail é de graça, o Google Apps com email tem custo, mas não paga comissão. Então como ganhar dinheiro? Simples, ensinando as empresas a criar o seu domínio no Google Apps e prestando consultoria no uso das aplicações, com treinamento, suporte remoto e suporte on-site.

O cliente tem um computador antigo, cobre para transforma-lo em uma maquina web, instalando Linux com um Google Chrome. Como os aplicativos estarão na web, não vai fazer muita diferença. Cobre pela instalação, manutenção e suporte.

O mundo open-source e o mundo web-cloud do Google tem muito em comum: o "produto" tem custo zero ou muito baixo, mas os clientes finais necessitam de suporte e consultoria confiável para aprender a usar e ter um suporte.

Mas lembre-se: cada empresa é diferente, não existe duas empresas iguais, então para ser um consultor de sucesso nessa área, obedeça a principal regra do consultor: ouvir muito, falar pouco. Entenda a necessidade do cliente, deixe ele falar, deixe ele apresentar suas dificuldades e dúvidas. Com essas informações, use da criatividade e do seu conhecimento para sugerir as aplicações e serviços (tanto open-source como cloud-web) que melhor vão atender.

No final, mesmo que o open-source e o cloud-web sejam de graça, o seu cliente sempre vai necessitar de um suporte confiável para manter isso tudo operando.

Me siga no Twitter: http://www.twitter.com/mlrodrig

Atualizado 22-12-2010 em 08:00 por mlrodrig

Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de danielbsb88
    varios serviços hoje ja podem ser acessados por aplicativos. ex: twitter
  2. Avatar de mlrodrig
    Citação Postado originalmente por danielbsb88
    varios serviços hoje ja podem ser acessados por aplicativos. ex: twitter
    Sim, e é exatamente contra isso que a filosofia do Google vai. O usuário tem que baixar o aplicativo, instalar, atualizar e, muitas vezes, manter (por exemplo fazendo backup das informações locais).

    Se você acessa o Twitter apenas via web, não tem nenhuma dessas dificuldades que são dor de cabeça para a grande maioria dos usuários.
  3. Avatar de Geeek
    Maravilhoso post, Rodrigo!
  4. Avatar de magrock
    Skynet ?
  5. Avatar de mlrodrig
    Citação Postado originalmente por magrock
    Skynet ?
    O Google sabe quais sites você acessa, o que você compra, aonde você vai, quem são seus amigos, para quem você manda email e logo vai também ter acesso à sua voz (o novo sistema de busca por voz do Android guarda a sua assinatura de voz para melhorar os resultados futuros). É o mais próximo da Skynet que eu já vi.
  6. Avatar de ricardowireless
    Muito bom!
  7. Avatar de byosni
    post legal! parabéns! Só penso em uma coisa. O que Google quer tudo isto? Dominar o mundo? rsrsrs

    abraços...
  8. Avatar de slagware
    Futurologia é um exercício complicado pessoal!

    Idéias virtuais tem o limite da infraestrutura! A internet real (do Brasil) está saturadíssima, pior que ela só os aeroportos..rsss A infra da internet dos EUA deu uma brecada violenta, as empresas privadas estão sem grana (acreditem) pra fazer os investimentos previstos! O resto do mundo segue essa trilha!

    Então vamos devagar com computação em nuvem, software como serviço, outros sabores etc etc

    O que domina o mundo é projeto de longo prazo, marketing, equipe REAL de vendas, distribuidores competentes, revendedores competentes etc etc etc... Alguém aqui é contente em ser atendido por "empresas virtuais"? Como Telefônica, Oi, Tim, Claro.... pegando só um exemplo de setor! Virtualizar operações tem limites.

    Perceberam que a única novidade "revolucionárias" da internet nos últimos anos é Rede Social (orkut no Brasil e facebook no resto do mundo) e Blog/Microblog!

    Não nego, que são até "ferramentas" úteis, ou tentamos fazer ser úteis! Afinal se te derem "dois limões, tem que fazer limonada :-)".

    Eu sempre digo que nós, brasileiros, perdemos muito tempo pensando e pouco agindo! O mercado está carente (e muito) de profissionais "realmente" qualificados, de pessoas que correm atrás, investem em sua educação (já que o governo deu banana pra educação!). Enfim tem muita coisa já "ultrapassada" que ainda é um oceano de oportunidades pra explorar, então abrir novos fronts tecnológicos é como abraçar o mundo com as duas pernas, vamos todos cair sentados!

    Pessoalmente, vejo o Google com a síndrome do Ahead Nero..rss Era um ótimo gravador de cds....de repente começou a ter até editor de fotos....rsss

    O google é um excelente indexador/buscador, de resto até hoje não me convenci que todos os megainovadores recursos tem utilidade Profissional (uso soho ok, mas faria um contrato SLA com algum cliente usando recursos do Google?).

    Ahh pra não dizer que sou xiita (rss) o Google Maps é bom (só bom) porque erra bastantinho....mas pra uso não profissional é um bom mapa virtual. Jamais vai substituir um bom guia ;-).

    Software Livre, suporte a software livre etc... ótimo conceito um fracasso na prática! O mercado médio, (aquele que não tem como criar uma equipe interna de suporte) e o mercado soho (aquele que não pode pagar suporte extenso) está abandonando as soluções opensource, acho sofrível isso acontecer!
    Muito é pela nossa classe (tecnólogos, técnicos, analistas etc....) que são (comprovadamente!) desunidos e profissionais que se abstem a seguir padrões, pessoas difíceis de lidar etc etc! Exceto equipes do "mercado grande" que pode pagar por "excessões", pessoas maleáveis e de nível técnico apurado!

    Fica a crítica e deixo o debate positivo aberto!

    Boa sorte e Feliz Ano Novo a todos!

    Leo
  9. Avatar de dirceujs
    Muito bom esse post. Parabéns.
    O gigante Google está fazendo algumas coisas bem feitas e espera-se que o caminho que ele nos propõem seja algo que dê um bom crescimento.
  10. Avatar de ederamboni
    Parabens amigo...
    Gostei da informação, ja fiz uma pesquisa uma vez de um sistema virtual que roda sobre plataforma JAVA, e roda virtualmente nao lembro-me certo o nome vou olhar na documentacao e criar um post no blog
    Att
  11. Avatar de Roberto21
    Citação Postado originalmente por mlrodrig
    O Google sabe quais sites você acessa, o que você compra, aonde você vai, quem são seus amigos, para quem você manda email e logo vai também ter acesso à sua voz (o novo sistema de busca por voz do Android guarda a sua assinatura de voz para melhorar os resultados futuros). É o mais próximo da Skynet que eu já vi.
    www.skynet.com.br (está a venda) rssss

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L