Ver Feed RSS

acris

Como foi o dia 16 no UEADSL?

Avalie este Post de Blog
O número de visitas no evento manteve a média dos outros dias, tanto no total (foram 1695 visitas), quanto na média de visitas aos posts.

Dentre os mais movimentados segundo leitura dos artigos, comentários e visitas, a Comissão escolheu os melhores, na ordem que segue:

A importância da EAD para o desenvolvimento profissional no ensino superior

RESUMO: O presente artigo visa discutir a importância da educação a distância no ensino superior para o desenvolvimento de profissionais de qualidade com atuação direta no mercado de trabalho nas mais diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, procurar-se-á discutir, as possibilidades, as limitações e a relevância da EAD para o ensino superior.
AUTORES: Larissa Horrara de Almeida, Luiz Fernando de Carvalho, Liliane Oliveira Palhares da Silva, Janaína Batista da Silva, Luciana Paula de Assis, Leonardo Lopes.

Softwares Livres: os benefícios para a Administração Pública

RESUMO: A evolução tecnológica impulsionou a utilização de tecnologias da informação. É nesse cenário que softwares livres, com todos os seus benefícios entram em cena e conquistam cada vez mais adeptos. O artigo tem foco na utilização de softwares livres na administração pública e os principais benefícios trazidos por esta prática.
Palavras-chave: Softwares Livres, Administração Pública, Benefícios.
AUTORES: Leticia de Souza Freire, Liliane Pimenta Reis, Fernanda Milagre Soraggi Borges, Geovane Tadeu de Sousa e José Carlos Ferreira Fernandes.

Pirataria, Software e Engenharia

RESUMO: Em meio à inserção digital pela qual vem passando o Brasil, a pirataria de softwares ganha destaque nas discussões, principalmente devido aos atuais índices registrados. O país alcançou o quinto lugar em pirataria de softwares no primeiro semestre deste ano, segundo levantamento da Business Software Alliance. Diante desse fato, a divulgação de softwares livres torna-se uma alternativa importante no combate à pirataria. Esse artigo objetiva o levantamento de softwares livres que podem ser utilizados na engenharia, tendo em vista a substituição dos softwares que vem sendo mais pirateados nesse meio.
AUTORES: Mariana Canuto Costa, Leandro Gonçalves Rodrigues, Vinícius Marcenes Gonçalves de Souza, Fernanda Guimarães Pinheiro e Fernando Cruz Guatimosim.

Além destes, os artigos classificados no dia 15 continuaram bem movimentados, dois deles inclusive dividindo o espaço com os que divulgo agora.
Aproveito o ensejo para convidá-los a participar da primeira mesa redonda, que faz parte do evento de encerramento: "Como você vê o futuro da EAD na universidade pública brasileira?". Um dos pontos em discussão é citado na introdução: "porque será que professores de universidades públicas, muitos com pesquisas financiadas por CNPq, CAPES e agencias de fomento estaduais como a FAPEMIG, apostam nessa modalidade de ensino?"


O processo de avaliação segue as normas divulgadas no blog (aqui). A Comissão enfatiza a qualidade não só destes, mas de vários dos trabalhos publicados no evento e parabeniza os autores pelo trabalho em destaque.

Parabéns aos autores!


---------------------------------------------------------------------------------
O UEADSL é promovido pelo grupo Texto Livre e pelo Laboratório SEMIOTEC com apoio da Faculdade de Letras da UFMG.
Categorias
Não Categorizado

Comentários


+ Enviar Comentário