Ver Feed RSS

phess

Linux Magazine Online: Entrevista exclusiva com o presidente do Serpro, Marcos Mazoni

Avalie este Post de Blog
O Serpro é um dos principais fornecedores de soluções de tecnologia da informação para o governo federal e seus órgãos e empresas. Marcos Mazoni, presidente do órgão e do Comitê de Implantação de Software Livre do governo federal, conversou com a Linux Magazine a respeito de seu primeiro ano à frente da instituição, os desafios enfrentados e o que podemos esperar do próximo ano.

Linux Magazine» No final de 2007, você previu uma economia de R$100 milhões em 2008 com a substituição de software proprietário por Software Livre no governo federal. Isso se concretizou?

Marcos Mazoni» Tivemos muitas substituições de software proprietário por Software Livre. Porém, o governo federal possui sistemas de informação construídos nos últimos 40 anos que ainda estão em operação. Por isso, as substituições ocorreram em grau muito maior em nossa infra-estrutura do que propriamente nos novos sistemas.

A adoção de Software Livre em nossas ferramentas de desenvolvimento e nossa infra-estrutura de rede, além da nossa gestão da infra-estrutura, promoveram uma economia talvez até maior do que R$ 100 milhões.

Diversos componentes de Software Livre, como nosso framework de desenvolvimento e nossa ferramenta de correio, agenda e catálogo (Expresso), entraram em importantes empresas, como Dataprev, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Petrobras, o que deu uma economia muito grande a todas as empresas do governo e, portanto, também para o orçamento.

Confira a entrevista na Linux Magazine Online.
Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de Magnun
    Já trabalhei para o SERPRO. Na época eles estavam concluindo a migração das estações de trabalho e alguns sistemas internos para Linux.

    O pessoal de lá se adaptou bem à mudança.

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L