Ver Feed RSS

rpclanhouse

HT, Dual Core, Core 2 Duo, Quad Core, Core 2 Quad e Core i7. Quais as diferenças?

Avaliação: 2 votos, 4,50 média.
O número 2 no título significa uma mudança muito grande no desenvolvimento e arquitetura dos processadores da Intel! Então qual seria a diferença entre um Dual Core x Core 2 Duo, se ambos tem 2 núcleos? Muitas diferenças não estão ligadas em apenas o núcleo, mas o seu tipo de gerenciamento, cache e outros. Abaixo irei citar cada um deles:

HT - (Hyper-Threading) foi o primeiro processador da Intel com esta tecnologia! A grande pergunta é: Ele tem dois núcleos? Não! Ele é ainda um single-core MAS que simula dois núcleos! Se um programa tinha algum thread, o núcleo do HT processava o código principal a este, e uma segunda memória cache contida no HT simulava este código dentro da thread.

Dual-Core - Agora sim, diferente do HT, este tem dois núcleos reais. Vinda da plataforma Centrino baseada do Pentium M, o Dual-Core é praticamente dois processadores dentro da mesma pastilha de silício. Cada núcleo com um cache, tendo um sempre responsável por todos os códigos principais, e o outro responsável sempre pelas thread.

Core 2 Duo - Também com dois caches, mas agora com algumas diferenças. Já baseada do Pentium 4, ele tem também uma divisão interna na pastilha, mas desta vez com um cache apenas sendo dividido pelos dois núcleos, dando um ganho na velocidade de processamento e uma economia maior no gasto de energia. Então, o Core 2 Duo é um processador grudado em outro processador mas que dividem o cache? Basicamente, sim!

Quad-Core - Aqui agora já deixamos de falar de dois núcleos, mas agora de quatro. Precisarei especificar o que ele é? Acho que não! Pois é o mesmo estilo do Dual-Core, quatro processadores dentro da mesma pastilha!

Core 2 Quad - Mesma arquitetura do Core 2 Duo, apenas dizendo, é um Core 2 Duo grudado com outro Core 2 Duo, ficando um cache para cada um.

Core i7 - Agora deixamos de falar de Pentium. Baseado na nova arquitetura da Intel, Nehalen, o Core i7 volta com o sistema Hyper-Threading! Se eu disser que ele é quatro HT's grudados um no outro, estarei falando a mentira mais absurda que existe. Mas, é uma base para você entender. Ele tem 4 núcleos reais, com um outro cache para simulação de dados igual o HT! Então quer dizer que no meu Windows vai aparecer 8 núcleos? Sim!

Créditos Kaique M.

Ricardo Sobrinho.
Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cachedosprocessadores.png
Visualizações:	3031
Tamanho: 	16,1 KB
ID:      	8349  
Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de avena
    parabens pela iniciativa de colocar este explicação.....i7 ficou bem legal explicado...no site da intel pessoal pode ver mais info. fogo que i7 esta bem caro ainda.

    e core2quad já ótimo. e só precisa disso quem procura muito desempenho...no linux fica lindo...com winvista ai sim logo vai precisar de i7.
  2. Avatar de chtech
    mto bom texto rapido, enxuto e bem informado, vlw
  3. Avatar de NicoLai
    otimo texto. ate eu entendi hehehe
  4. Avatar de waltergargarela
    Como a maioria disse... Muito bom, rápido e de fácil compreensão. Parabéns !
    Agora para aproveitar a oportunidade, sem querer tirar o crédito, uma das maiores vantagens que vejo no Core i7 são as novas tecnologias empregadas na arquitetura de comunicação como o QPI, onde a AMD já tem sua tecnologia (HyperTransport).
    Vejo que o elevado custo do i7 se deva a isto, mas deverá ser muito rápido, já que os outros com FSB estavam muito próximos dos AMD em determinadas aplicações de uso.
  5. Avatar de cleberlr
    Só um detalhe. A arquitetura do Core 2 Duo não tem nada baseado no Pentium 4, alias é radicalmente diferente. Ele vem de sucessivas modificações no projeto do Pentium 3 (Banias, Dothan, Yonah, até chegar ao Conroe ou Core 2 Duo). A herança do P4 é praticamente apenas a parte do barramento.
    O resto está correto.
  6. Avatar de valdiclei
    Muito bem! Legal o texto!
  7. Avatar de Lincoln
    bem explicado...
    principalmente a imagem... hehe

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L