Ver Feed RSS

Sukkubus

O software é livre por trás do Enem

Avalie este Post de Blog
22 de Maio de 2009 às 11:05
Fonte: O software é livre por trás do Enem - INFO Professional

Inep opta por migrar toda sua plataforma de aplicativos para um middleware da Red Hat.

Todos os anos o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mais conhecido como Inep, tem um grande desafio: prover e gerir a infraestrutura de tecnologia por trás de grandes provas realizadas pelo Ministério da Educação. A mais conhecida delas nacionalmente é o Exame Nacional do Ensino Médio, que registrou mais de um milhão de inscrições no ano passado.

Um dos maiores trabalhos que o Inep tinha era a atualização anual da sua infraestrutura de TI, bem como de sua base de dados. Isso porque havia uma série de aplicações descentralizadas. Há pouco mais de um ano, a autarquia iniciou um processo de migração para uma plataforma de middleware, optando pelo JBoss, da Red Hat.

De acordo com Fabio Petrillo, coordenador geral de Sistemas da Informação do Inep, além de atender às diretrizes de uso do software livre do governo federal, a instituição diminui os custos com aquisição de software. De acordo com Petrillo, um dos objetivos foi criar uma estrutura que suportasse picos de acesso. O coordenador conta que logo após a divulgação do resultado do Enem do ano passado, milhares de pessoas acessaram o site, com picos de 90 mil acessos simultâneos. Só entre novembro e dezembro de 2008, foram quase 2 milhões de acessos ao sistema de resultados.

Outro serviço de alta demanda é o Exame Nacional para Certificação de Competências (Encceja), que avalia jovens e adultos que não puderam concluir os estudos na idade adequada. Com a utilização da plataforma JBoss, foram feitas mais de 700 mil inscrições no último Encceja, que ocorreu de outubro a novembro de 2008.
Categorias
Noticias

Comentários

  1. Avatar de matheus_linux
    ótima noticia =)

+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L