+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Superposição II ... a saga continua (Curso GEenge)!!!!

    Amigos, neste final de semana, fiz o curso de Antenasna GEenge, vou relatar aqui um resumo de tudo que aconteceu...:

    Em primeiro lugar gostaria de pedir desculpas para o Eng. Gilvan Enriconi, pois quando ele apareceu aqui no forum, com seus enigmas e teorias, fui um dos primeiros a atirar pedras... me perdoe pela minha estupidez e Ignorância....

    Bom, durante a viagem, quando iamos a Porto Alegre para o curso, meu socio me falou: " esses caras devem ta fazendo isso o pra vender as antenas deles... certamente vão condenar todas as outras e exaltar as deles.... bom ... chegamos no curso e o Eng. Gilvan comeca o curso assim: "Todas as antenas que existem no mercado são a mesma coisa, tudo porcaria, AS MINHAS, e as outras, tudo porcaria, exceto algumas que custao +> R$ 1.000 ou (citou respectivos fabricantes) nesse momento vi que não se tratava de de Merchandising e então, meus amigos, entramos em um mundo, regidos pelas leis mátematicas e fisicas desconhecidos por mim até o momento e foi conduzido com extrema maestria e simplicidade incontestável, nos foi apresentadadas técnicas super simples mas extremamente eficaz para resolvermos problemas comuns do nosso cotidiano. Vale cada centavo o curso .... descobri que realmente era cortador de cabo e apertador de parafuso ...

    Algums dos topicos abordados:
    * Definição de cavidade ressonante;
    * Propagação de Ondas;
    * Conceitos básico;
    * Fonte de Alimentação e caixa Verde;
    * Reatancia, Capacitancia (aclopamento);
    * Eficiencia (como Aumentar);
    * Interferencia e Poluição;
    * Técnica para aumentar o sinal irradiado;
    * Técinica para tirar uma Interfencia (muuuuuuiiiiito boa essa);
    * Lençol Eletromagnético;
    * Laboratorio com analisador de espectro e cavidades ressonantes.

    Umas das partes mais interessantes, foi quando ele ligou um radio no canal 10 , observando no analizador de espectro, viamos a ONDA, então ele ligou outro radio no canal 11, observando novamente, viamos a Sobreposição (interferencia) de ONDAs no analisador, então atraves de um procedimento criado por ele chamado "interferômetro" (genial) ele consegue remover quase que em 100% a sobreposição, é fantastico, realmente me convenceu que não existe interferencia, apenas antenas mal instaladas, por isso pessoal se quiserem discutir suas técnicas deem creditos ao Eng. Gilvan Enriconi, ele tem muuuuuiiiiiiito a nos ensinar e nos muiiiiito a aprender, nunca tinha conecido uma pessoa tão apaixonada por aquilo que faz, nós ficamos 4,6,8 horas estudando MK, cartoes, redes.... pode ter certeza ele fica o dobro estudando ondas, respeitem este cidadão, ele merece....

    Parabens Prof Eng. Gilvan Enriconi por compartilhar seus conhecimentos, com certeza, serão de grande valia.....

    Abraços....

    Jodrix

  2. #2

    Padrão

    Meu caro,

    eu lembro do tópico. Ocorre que o colega engenheiro afirmou que não existe interferência. É conhecido o fenômeno da sobreposição de duas ou mais ondas no mesmo ponto e desde o século 18 o assunto é estudado como um fenômeno da física.

    Ora, se a sobreposição de duas ou mais ondas são a própria interferência como afirmar que não existe interferência? Essa sobreposição resultante de duas harmônicas de mesma frequência (e de mesmo comprimento de onda) geram uma mudança na onda inicial e quando o descasamento entre elas chega a 180 graus há, inclusive, destruição ou modificação da onda inicial.

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Eu quero ver é TU implementar isso na sua rede, ou melhor, em alguma cidade onde o espectro seja realmente "poluído" e resolver os problemas... se assim o for venda a solução a qualquer empresa que fabrica/monta antena e seja um milionário.

    Se essas lindas, mágicas e milagrosas teorias podem ser praticadas porque as empresas de telefonia, rádios, entre outras, gastam verdadeiras fortunas com equipamentos, antenas de qualidade, uma vez que poderiam apenas usar as abençoadas técnicas??

    Porque gostam de rasgar dinheiro?? Só pode né?

    Mas é cada coisa viu....


    Não desmereço o conhecimento de ninguém, mas sim as atitudes.

  4. #4

    Padrão

    Olá, estou de acordo com o amigo, este curso da geenge foi fantastico, realmente caisas aparentemete banais são de real solução.

  5. #5
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Caro Jodrix, não desmereço a capacidade do G. ENRICONI como a de ninguém, so que existem grandes diferenças entre testes de laboratório/bancada e o chamado teste de campo que é feito nas condições normais, ou seja, sujeito a todo tipo de problemas.

    Abs

  6. #6

    Padrão

    Prezado Jodrix;

    acho realmente que o pessoal da Geenge são bons profissionais, estao sempre elaborando novos equipamentos , soluções para a área wireless.
    Creio que realmente o Eng Geovan tenha suas técnicas e consiga resolver alguns problemas relacionados a sobreposição.....
    Porem como o sérgio disse, gostaria muito de ver isso funcionando na prática, em uma cidade com várias redes onde se colocam rádios com 600mw em antenas OMNI 15 por exemplo.

    Sempre digo o seguinte: NA TEORIA A PRÁTICA É SEMPRE OUTRA!


    ABRAÇO!!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    "Todas as antenas que existem no mercado são a mesma coisa, tudo porcaria, AS MINHAS, e as outras, tudo porcaria, exceto algumas que custao +> R$ 1.000 ou (citou respectivos fabricantes)
    Como creditar um cara que vende antenas e diz que seus proprios produtos sao PORCARIAS e ele mesmo vende essas PORCARIAS aos clientes? (sem contar que os outros fabricantes tambem vendem porcarias)

    Ora, se um cara poe no mercado porcarias pra vender ele merece credito quanto ao que fala?

    É contradição.

  8. #8

    Padrão

    Amigo Pedro, é só uma questão de "forca expressão" quando disse "porcaria" quis dizer que todas as antenas "baratas" precisão um acoplamento adequado para funcionar corretamente(ter eficiencia).


    E vc que antena usa as "baratas" ou as "caras"????

    Como creditar um cara que vende antenas e diz que seus proprios produtos sao PORCARIAS e ele mesmo vende essas PORCARIAS aos clientes? (sem contar que os outros fabricantes tambem vendem porcarias)

    R. Pelo menos este esta sendo sincero, pior é os outros que te vendem gato dizendo que é lebre.

    Abraços.

    Jodrix

  9. #9

    Padrão

    Concordo com vc Jodrix.
    Esses que n conseguem entender oq o Eng. Gilvan quer explicar, são os q n assistiam as aulas de física!! hehe
    Qndo falamos em onda, comprimento, etc... pra eles isso n passa de besteira.
    Deixa eles ficarem instalando antenas fora da "caixa Verde" e nós fizemos nossa parte. Feliz aquele q pode um dia participar de um curso da Geenge...

    Abraços, Ah participei ano passado, e pretendo ir de novo... hehe

    uma perguntinha p vc Jodrix, vc já experimentou o STUB ?? ou ele não mostrou nesse curso?

    Vlw

  10. #10

    Padrão

    Esta questão de porcaria ou não, entendo como força de expressão também.
    Fazendo uma analogia com as antenas direcionais fabricadas para uso nas faixas de radioamador, muitas têm um acoplador gamma para fazer o ajuste fino.
    Um casamento perfeito de impedância entre o rádio e a antena garante o máximo de transferência de sinal.
    Mas tem fabricantes que não fazem isso e aí obriga o vivente a fazer um stub ou usar outro artifício para casar a impedância.

    "porcaria" seriam as antenas mais econômicas e padronizadas para satisfazer a todos os canais. E satisfazer também o mercado que é muito competitivo.

    E "não porcaria" seria uma antena que tivesse estes recursos. Mas como no mercado não existe, só sobra o recurso de fazer em casa este acoplamento.

    No nosso caso, wireless, os fabricantes ainda não bolaram, que eu saiba, um sistema semelhante, onde o acoplador estivesse já na antena, para fazer este ajuste.

    Alguns já comentaram que nestas frequencias isso é um detalhe que não interfere no resultado final.
    Mas eu penso assim, que trabalhamos com baixas potências e tudo aquilo que pudermos conseguir a mais num desempenho, vai recompensar.
    Uma antena sintonizada para o máximo de rendimento num canal específico deve ficar muito melhor.
    Penso assim.

  11. #11

    Padrão

    Bom Dia alguem tem o contato do Gilvan quero fazer o curço dele, q esta me deixando intrigado...rs