Instalação via radio em predio de 20 Ap's , como fazer e qual a melhor antena .
Pessoal , sou novo no area de wireless , como é que faço para colocar internet em 20 Aps no mesmo bloco , qual seria a melhor configuração a ser utilizada e o melhor tipo de antena a ser utilizado .
obs:
01 - Ap krazer em modo bridge.
01 - antena Zirok tipo grade 24 Dbi.
01 - Cabo 10 mts para interligar no Ap.
01 - Switch 20 portas , no switch ira receber uma das saidas do Ap e ai eu posso dividir para cada cliente , então eu irei cabear todo o predio , porem tenho uma duvida o Ap e o Switch ira me repassar todos os macs por ele acessados , pode me confirmar isso ou vc tem alguma outra ideia , ai eu cobraria o cabeamento do predio e mais a mensalidade.
Dimensionamento de Antena
A melhor antena é a antena que é bem dimensionada para o seu projeto ou seja, a primeira coisa a fazer é calcular o seu link e saber qual será a potencia efetivamente irradiada no seu enlace, aí sim vc escolhe a antena.
Mas com relação a marcas, eu lhe garanto que a Hyperlink é a melhor antena existente, pelo conceito de construção e isolamento dos dipólos, pois elam eliminam a possibilidade de oxidação nos elemtneos a lon go praz, sem contar tb que elas muito bem construidas mecanicamente.
Outro detalhe importante da antena é se ela não sofrerá movimentos indesejados pelos ventos por exemplo, que á causado pelo sistema de fixação na extrutura.
Procuro sempre demonstrar isto aos meus alunos, pois o fundamento do seu enlace está no critério adotado para o dimensionamento, e sempre levo esta clareza aos treinamentos para levar o conhecimento a todos os alunos.
Potencia demais é ruim e potencia de menos não fecha o link, então o certo é o cálculo para este enlace sempre.
Abraços a todos.