Diferença entre WDS e Repetidor Universal
Pessoal, qual a diferença na prática entre WDS e Repetidor Universal?
WDS tenho em uso.
E hoje quiz conhecer o Repetidor Universal e não consegui fazer funcionar em rádio RTL 8186, em bancada.
Só sei o que dizem os benditos manuais:
"Repetidor Universal é semelhante ao WDS mas é mais simples".
"Como repetidor universal o rádio se comporta como cliente e como ap".
Coloquei novo SSID no campo SSID do Repetidor Universal, mas ele aparece nos site survey com o mesmo SSID original e não com o novo.
Re: Diferença entre WDS e Repetidor Universal
Concordo com o amigo acima, não vejo vantagem em habilitar esta função,,,
eu uso para área rural em um cliente especial, fazendeiro e caseiros, apenas, o sinal do fazendeiro é compartilhado para 3 casas dos funcionários,
Cliente Wisp - e repetidor universal com outro SSID, dhcp ativado, Net ok, para todos as casas,,,
Obs, modo bridge, e repetidor universal c/ pegar config's da torre, isso não,, pois irá ficar vulnerável, transtornos,, clientes ligando reclamando que a internet cai toda hora, sendo que,,, os próprios clientes não são obrigados a deixar o radio ligado por 24 horas, só por causa do vizinho ou cliente que pegue dele,, sem falar que,,, talvez o cliente nem saiba que está sendo um "Bridge" hehe,,,
Alguém concorda;?
Abraços a todos
Citação:
Postado originalmente por
wala
Já experimentei o repetidor universal ele repete o mesmo ssid que ta pegando e se vc colocar em bridge o radio e desativar o dhcp dele ai ele vai buscar um ip no dhcp do mk e ai vai pedir login. Aqui funcionou normal assim.
Mesmo ssid? Cara isso não existe, podem me dizer que funciona e tal, mas isso não faz parte da tecnologia Wi-Fi! Primeiro que o cada rede Wi-Fi (SSID) vai ter um BSSID diferente e segundo... Nenhum dispositivo que eu tenha testado até hoje determina qual a melhor rede e se conecta nela, o critério de seleção é feito pelo rede que aparece antes no "mapa". Claro sou leigo no assunto... Mas...
Enviado via XT1580 usando UnderLinux App
Sobre as conotações dos termos, WDS sempre existiu como princípio para conectar muitos pontos de rede Wi-Fi sem precisar de cabos, a grande vantagem que o funcionamento do wds trouxe para as redes foi a possibilidade, claro quando usado corretamente, de manter o Mac dos clientes que se conectam "nas pontas" até a borda, um grande beneficiado disso é o protocolo PPPOE, que em caso de permitir apenas uma conexão por Mac, funcionará perfeitamente, caso contrário não.
A grande confusão se iniciou quando algum retardado, acéfalo, ignorante, leu que redes WDS mandatóriamente, tem que usar o mesmo canal (claro se não como o cliente vai se conectar para "retransmitir" o sinal "captado"). E achou que o ssid do AP precisa ser o mesmo.
E claro como fabricantes gostam de empurrar lixo para gente burra, criaram o conceito que WDS só serve para uso de repetição ou "ampliação" de sinal wireless, aí se arrumou o circo todo.
Então o mais correto nesse caso é pensar que um repetidor de sinal, pode ou não, utilizar o protocolo de WDS para retransmitir a rede Wi-Fi.
Vejo dizer bastante que o WDS quebra agregação de frames do 802.11N, então por isso evito ele ao maximo.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Fiz testes com repetidores de várias marcas em situações sem fio, mas poucos tem a tecnologia TDM (como por exemplo Equipamento D-Link: DWL-G700AP) que são transparentes ao SSID, canal e senha (identificam a origem pelo MAC Adress).
Os que usam WDS retransmitem o conteúdo em outro canal com preferencialmente um SSID diferente.
@1929 o WDS é fundamental para provedores a rádio que tem PTP que levam o link até lugares "distantes" do concentrador PPPoE, eu gosto, em meus clientes, de usar o recurso "one session per host" que só é possível se o MAC da CPE chega no Concentrador PPPoE.
Tem razão, já editei o post. Também usamos assim aqui. Eu estava com a cabeça nos ponto multiponto para atendimento final do cliente pelo AP e não nos PTP por isso me esqueci dos PTP.