Sucesso com ptp de 52km c/ Rocket M5
Boa tarde!
Recentemente realizei um enlace de 52km c/ Rocket M5, onde o sinal ficou -69 e os testes de banda realizados no aparelho deu 81mb sendo em média 40mb Up / 42 dow "full-duplex".
OBS: um dos pontos ainda falta fazer um afinamento de sinal e estes dados acima são as preliminares.
OBS: para chegar a esta qualidade de sinal tive qua ativar o airmax, ativar o mudulo de frequencia upercase e setar 27dbm tanto no ponto ap, cliente...
useu banda de 40 e criptografia wep de 64 "só para desencargo de consiencia, pois o fato de usar frequencia uppercase, o rádio fica invisivel".
depois de fiz destes de banda que deu o resultado acima comentado, e um teste de transferencia de somente um arquivo de 25mb, primeiro mandei para um determinado local "up" com velocidade variando de 4 a 6mb, depois fiz o dow deste arquivo com velocidade variando de 5 a 9mb, isso com somente um arquivo.
fiz os testes de ping onde 64k deu 0 a 6ms, 1024 deu 0 a 8ms, 10000 deu 1 a 12, 32000 deu 1 a 50ms e 65500 deu 1 a 120ms.
Att.: Scan
Re: Sucesso com ptp de 52km c/ Rocket M5
Interessante scan, vc poderia especificar pra gente exatamente o tipo de equipamento vc usou, nunca trabalhei ubiquit mas já ouvi falar bastante se vc pude-se especificar um pouco mais seu cenário incluindo tipo de visada seria muito bom.
desde já agradecemos
valeu
ola amigo eu tenho um ptp com M5 46km 600 m meu sinal chega a fixar com -50 com airmax ativado so tem um porem as vezes ele vai ate -65 fica minha duvida o seu sinal e fixo todo o tempo ou ocila tambem poste suas configuracoes para que possamos ter uma ideia fala um pouco mais sobre "mudulo de frequencia upercase" obrigado . parabens pelo ptp .
Legal amigo e qual antena usou?
ao ricardowireless
Antena Direcional Ubiquiti Rocket Disk R5G30
Mimo Airmax 30dBi
amigo scan poste ai pra gente as conf.. principamente do ativar o mudulo de frequencia upercase muito quero aplicar isso aqui na minha rede.
Citação:
Postado originalmente por
wescleywifi
ao ricardowireless
Mimo Airmax 30dBi
amigo scan poste ai pra gente as conf.. principamente do ativar o mudulo de frequencia upercase muito quero aplicar isso aqui na minha rede.
Vlw!
eu vendo aqui essas Dish de 30 e 34
um cliente meu conseguiu com o Rocket M5 + dish de 34dbi 60km fazendo 65 mb full...
Scan, se possível, coloca um print das telas de configuração do rocket. Eu estava pensando em comprar 2 desses para fechar um ptp, mas como a distancia é pequena, vou de nanobridge mesmo..... sai mais em conta.
o Equipamento usado foi:
Mimo Airmax 30dBi
Cenário:
Primeiro ponto com torre de 24metros
Segundo ponto com torre de 42 metros
OBS: logo mais estarei postando um print das configurações para todos analizarem
Visada ótima
Bom dia!
Tipo, o meu ficou com -69, obs eu ainda não tinha afinado um lado do enlace, e sobre sua pergunta, é assim mesmo, o sinal oscila conforme o uso da rede.
OBS: se a zona fresnel estiver obstruida, pode ser a causa de seu sinal oscilar mais que o normal.
logo mais estarei postando imagens da configuração
Bom dia!
Logo logo estarei postando as imagens da configuração para todos analizarem blz.
att.: Scan
Bom dia!
Logo logo estarei postando as imagens da configuração para todos analizarem blz.
Boa dia a todos
Segue abaixo link com as imagens da configuração:
http://www.saocarlosnet.com.br/downloads/1.png
http://www.saocarlosnet.com.br/downloads/2.png
http://www.saocarlosnet.com.br/downloads/3.png
OBS: quando tirei as imagens o link estava parado por causa de um dos pontos que está sem energia "o mesmo usa energia solar no qual não suportou um inversor de 150".
mas, as configurações as das imagens, espero ter ajudado...
Olá amigo tudo bem? Parabens pelo seu topico foi de grande ajuda para mim.
Tem como você postar as imagens do lado estação WDS ?
Obrigado e um grande abraço.
bom dia!
não vai ser possivel lhe passar as imagens, pois não tenho mais os equipamentos, mas, eu coloquei como automático o WDS, pesando em problemas futuros pois desta forma ficaria mais facil a troca de equipamento sem visitar os dois lados do enlace.
Bom dia !Amigo poderia compartilhar conosco essa experiencia , pois tenho alguns Ptp com RocketM5 e confesso a uma distancia de 35km, não consegui nem 20mega , sinal fica oscilando , se poderes dar essa ajuada , ficaria grato, obrigado.
Citação:
Postado originalmente por
scan
Amigo daria para vc postar novamente as imagens do PtP, as fotos do print nao esta mais no seu site.
Nao acho essa opcao no radio: ativar o mudulo de frequencia upercase, Onde fica esse item amigo?
Obrigado
3 Anexo(s)
Amigos percebi que podemos configurar o ROCKET M5 para negociar o trafego do link, estou postando imagens para tirar minhas duvidas. Postei o meu enlace das duas pontas, notei que um dos pontos esta negociando diferente do outro.
No (ADVANCED) deixei como LAN0 Speed: AUTO, qual voces acham melhor deixar? Obrigado por enquanto.
Anexo 47796Anexo 47797Anexo 47798
Isso é interferencia cara..
Paulista é complicado...
Boa tarde! já isso acontecer e sempre foi a conexão da rocket m5 ao servidor / hub / switch negociando a velocidade abaixo, ou seja, deixe sempre como auto, se no outro ponto esta negociando em 10mb, o problema esta atraz da rocket m5, se for um mikrotik verifique a interface .