Colocar somente um cliente no link dedicado.
Bom dia pessoal.
Preciso o seguinte: fazer c/ que um cliente, sempre que ele conectar no sistema a conexão dele estabecer só no link dedicado.
Tenho um link 2 MB, e duas ADSL,tudo balanceado por PCC. Meu mikrotik é V. 5.4 e só uso PPPOE.
Desde já agradeço a todos.
Re: Colocar somente um cliente no link dedicado.
aqui uso assim e funciona normal.
em mangle (coloca acima de todas as regras)
add chain=prerouting src-address=ip do cliente action=mark-routing \
new-routing-mark=Rota-dedicado passthrough=yes comment="elektra" \
disabled=no
em ip route
add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=ip do dedicado distance=0 scope=255 target-scope=10 routing-mark=Rota-dedicado comment="" \
disabled=no
agora se vc usa um loadbalance joga pra outro servidor e de la manda pro cliente ai ja muda um pouco.
Boa tarde amigão. Uso sim load balance, modo PCC c/ divisão dos links.
Do jeito que você me passou não funcionou, testei as regras varias vezes e realmente não consegui fazer funcionar.
Será que tem jeito.
Agradeço.
tem sim cara.
no loadbalance vc cria um ip 10.1.1.1/30. ai no mangle vc coloca
/ip firewall mangle
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" disabled=no new-routing-mark=rota-dedicado passthrough=no src-address=10.1.1.0/30
em route
/ip route
add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=ip do dedicado routing-mark=rota-dedicado 1 scope=30 target-scope=10
no sevidor q vc manda p os clientes crie o ip
10.1.1.2/30
/ ip firewall mangle
add chain=prerouting src-address=IP DO CLIENTE ex:172.2.100/30 action=mark-routing new-routing-mark=Rota-dedicado passthrough=yes \
comment="nome do cliente" disabled=no
em
route
/ip route
add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.1.1.1 distance=0 scope=255 target-scope=10 routing-mark=Rota-dedicado comment="" \
disabled=no
Opa, obrigado por responder amigão.
Poisé cara, no meu mikrotik não tenho rota p/ o link dedicado, se eu ativar um IP do link dedicado nele, o balanceamento não funciona. Pode ser tambem que não estou entendendo sua explicação.
Qualquer coisa ti passo as configs. do meu mk.
Agradeço.
posta ai tuas config de load balance e do servidor.
Bom dia amigão, cara exportei as configs. inteira e é muito grande p/ postar aqui.
Tanto do Server Mikrotik quanto do Balance PCC.
manda ele pra um arquivo
/ip route
export file=mk-route
/ip firewall mangle
export file=mk-mangle
ou se manda tudo
export file=mk
vai em files e manda e copia os arquivos
2 Anexo(s)
Poisé amigão, eu fiz isso mesmo, gerei arquivos c/ as configs.
Só não tava achando como postar aqui.
Veja se anexei da forma correta, são dois .txt
cara tua rede é mt dirente da minha. vc usa mascara 24 e eu uso 30. e pelo que ja testei nao da com mascara 24.
mais faz um teste se vc fazer da forma q ta aqui aredito q funcione.
no loadbalance vc cria um ip 10.1.1.1/30. ai no mangle vc coloca
/ip firewall mangle
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" disabled=no new-routing-mark=rota-dedicado passthrough=no src-address=10.1.1.0/30
em route
/ip route
add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=187.6.49.59 routing-mark=rota-dedicado 1 scope=30 target-scope=10
no sevidor q vc manda p os clientes crie o ip
10.1.1.2/30
/ ip firewall mangle
add chain=prerouting src-address=IP DO CLIENTE ex:172.2.100/30 action=mark-routing new-routing-mark=Rota-dedicado passthrough=yes \
route
/ip route
add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.1.1.1 distance=0 scope=255 target-scope=10 routing-mark=Rota-dedicado comment="" \
disabled=no
lembrando q vc precisa fazer o nat do ip 172.2.100/30
Olá amigão, obrigado por responder.
Poisé cara, essa regra aqui no servidor mk: / ip firewall mangle
Onde coloquei em negrito ! Eu não tenho rota do mk p/ o link dedicado, ou posso estar confundindo alguma coisa. Se eu ativar um IP do link no mk, o balanceamento não funciona.
Agradeço.