Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas
Ola amigos do fórum Under-Linux !
sempre estou por aqui ajudando o pessoal a tirarem suas duvidas mas agora é hora de me ajudarem a tirar a minha duvida hehe..
Amigos profissionais da área meu problema é: Throughput !
Estou com um link de fibra de 20 megas de download e 1 mega de upload ou seja não é FULL DUPLEX e sim HALF DUPLEX mas este link ira aumentar para 100 megas de download e 3 megas de upload !
Com duas AirGrid m5, Nanos M5, Nanobridge M5 etc... por exemplo eu passo os 20 megas na boa pois meu enlace é apenas 1KM com visão Limpa !!!
O grande problema é que agora serão 100 megas ! Mesmo que não chegue os 100 megas que chegem 95 megas sera que eu passo estes 95 megas do ponto A para o B utilizando soluções básicas como UBIQUITI ?
DESCARTE: passar fibra entre os pontos
utilização de AIRFIBER
utilização de rádios Microondas
UTILIZAÇÃO SERA DE: Rocket M5 ou outros ubiquiti que passem toda esta banda (por favor me digam quais)
INTELBRAS desde que o custo de cada ponta não extrapole R$ 1.200,00
Qualquer outra solução que me passe os 95 megas de download neste 1km !
Preciso bastante das respostas de vocês amigos ok fico no aguardo desde já Obrigado !
Re: Ajuda em como fazer um enlace para 100 megas
Bom dia, eu acho meio difícil vc passar esta banda com Ubitiqui como relatou que o valor que vai gastar é de 1.200,00, neste 1 KM opção também radio da Intelbras o APC-M5 com rocket, ou a melhor solução seria de Mikrotik.
vai de apc-5m18 ou sexant-g para este de 1 km ou apc-5m ou rb912g com rocket dish
Mikrotik SX, vai passar bem perto do que você precisa.
Caro amigo, vai de mini router com antenas da computech de 28 db com radome e shield, montei aqui em 4 km passou 94 megas isso que nem fiquei testando canal direito dei um scan e frequence usage e mandei fogo pois é meu link então não podia ficar off por muito tempo esta UP a 44 dias o enlace e a rb tb desde a instalação.
Vai gastar esse valor que ta querendo e ainda é tudo homologado.
Vai de mikrotik, porque o grande problema dos ubnt é com a quantidade de pacotes, principalmente com um link grande como esse, a sextand G é uma boa pedida, já tem porta giga e tudo, ou também as soluções intelbras que todo mundo ta falando bem, seria isso. flow !
Se te ajudei clica na estrelinha !!!
Citação:
Postado originalmente por
netgalileu
vai de apc-5m18 ou sexant-g para este de 1 km ou apc-5m ou rb912g com rocket dish
Mas ela chegará proximo dos 100 megas ? aqui nao tenho problemas com interferencia, possuo visao limpa e é apenas 1km chega os 100 megas de download ? Obrigado amigo.
Acho difícil passar isso com Rocket M5. Se aceitar a sugestao de rádio "barato", pode tentar com o Rocket M5 Titanium com antena de 34 dBi e de preferência com shield. Pode tentar também o APC-5M que já te sugereram. Acho difícil também uma solucao MK passar essa banda toda. O único rádio "barato" que eu conheco e que promete passar isso é o Radwin 2000C em alguma das múltiplas versoes dele.
O pessoal vai te sugerir mais rádios, mas a 1 Km de distância eu faria o esforco e investiria numa fibra ótica, deve sair até mais barato. Aqui no Perú um metro de fibra sai a USD 1.12.
Uma coisa que notei é que para passar toda essa banda, talvez nem sature o rádio, consiga até fechar o enlace passando 100 Mbps, mas o processamento deve ir para a casa do chapéu nesse enlace.
Citação:
EribertoTorres
Acho difícil passar isso com Rocket M5. Se aceitar a sugestao de rádio "barato", pode tentar com o Rocket M5 Titanium com antena de 34 dBi e de preferência com shield. Pode tentar também o APC-5M que já te sugereram. Acho difícil também uma solucao MK passar essa banda toda. O único rádio "barato" que eu conheco e que promete passar isso é o Radwin 2000C em alguma das múltiplas versoes dele.
O pessoal vai te sugerir mais rádios, mas a 1 Km de distância eu faria o esforco e investiria numa fibra ótica, deve sair até mais barato. Aqui no Perú um metro de fibra sai a USD 1.12.
Uma coisa que notei é que para passar toda essa banda, talvez nem sature o rádio, consiga até fechar o enlace passando 100 Mbps, mas o processamento deve ir para a casa do chapéu nesse enlace.
A fibra eu vou passar do ponto B em diante...
Mas do ponto A até o ponto B eu vou precisar passar com 5.8 mesmo, eu tava pensando em duas nanobridge M5 cada uma fazendo com 50 Megas oque acha ? 50 por 50 sera que assim chega os 100 limpo ? pois neste caso eu jogo os dois links na rb750g e faço o BONDING Mikrotik e ta tudo certo..
A RB750G aguentaria, mas a RB750GL, que é a que agora está disponível, não.
Me parece mais simples usar um rádio que aguenta essa demanda... alguma das duas pontas é estação licenciada ?
Citação:
aiomar2013
A fibra eu vou passar do ponto B em diante...
Mas do ponto A até o ponto B eu vou precisar passar com 5.8 mesmo, eu tava pensando em duas nanobridge M5 cada uma fazendo com 50 Megas oque acha ? 50 por 50 sera que assim chega os 100 limpo ? pois neste caso eu jogo os dois links na rb750g e faço o BONDING Mikrotik e ta tudo certo..
Creio que passe essa banda com dois rádios fazendo o bonding, só fique atento a usar antenas com shield, pode usar as antenas da Algcom por exemplo, para diminuir a interferência dos rádios.
2 Anexo(s)
Pessoal, com as antenas que estão sugerindo a eles usar, ele terá que configurar o radio com potencia de 1 db, pois só o ganho da antena vai gerar interferência nele mesmo.
Aqui tenho um enlace de 1.5 Km, estou usando 2 Rockets M5 com 2 Antenas antiga da ZIROK de 40cm, se não me engano de 20 dbi.
Esta passando entre 70 e 99 Mb de Down e 40 Mb de up.
Os radio estão com 10 dbi de potencia.
Outra, por este motivos:
A antena esta bem fora de nível.
A Rb daqui debaixo é um RB 750 e a que esta na torre é uma RB 450.
Olhe as imagens abaixo
Anexo 48438Anexo 48439
- - - Atualizado - - -
Esqueci, vou trocar este enlace por 2 Intelbras APC-5M-18
3 Anexo(s)
Citação:
flacknet
Pessoal, com as antenas que estão sugerindo a eles usar, ele terá que configurar o radio com potencia de 1 db, pois só o ganho da antena vai gerar interferência nele mesmo.
Aqui tenho um enlace de 1.5 Km, estou usando 2 Rockets M5 com 2 Antenas antiga da ZIROK de 40cm, se não me engano de 20 dbi.
Esta passando entre 70 e 99 Mb de Down e 40 Mb de up.
Os radio estão com 10 dbi de potencia.
Outra, por este motivos:
A antena esta bem fora de nível.
A Rb daqui debaixo é um RB 750 e a que esta na torre é uma RB 450.
Olhe as imagens abaixo
Anexo 48438Anexo 48439
- - - Atualizado - - -
Esqueci, vou trocar este enlace por 2 Intelbras APC-5M-18
Amigo cheguei a uma conclusão !!!
Vou utilizar:
ENLACE CURTO 1KM A 3KM:
APC 5M 18 INTELBRAS
Anexo 48455
ENLACE MÉDIO E GRANDE ACIMA DE 3KM:
Anexo 48456
Anexo 48457
APC 5M MIMO 2X2 COM ANTENA EXTERNA DE DUPLA POLARIZAÇÃO
- - - Atualizado - - -
Citação:
rubensk
A RB750G aguentaria, mas a RB750GL, que é a que agora está disponível, não.
Me parece mais simples usar um rádio que aguenta essa demanda... alguma das duas pontas é estação licenciada ?
Nenhuma delas, ambas são BRIDGE..
1 Anexo(s)
Amigo tenho uma situação igual a sua aqui e uso Nano Bridge M5 com antena de 22 e te falo já fiz vários testes usando mikrotik de um lado e do outro e consigo chegar a 95mb que é o limite da interface de rede dele. Segue tela captura de teste de velocidade que acabei de fazer para você ver usando mikrotik.Anexo 48495
Citação:
araojr
Amigo tenho uma situação igual a sua aqui e uso Nano Bridge M5 com antena de 22 e te falo já fiz vários testes usando mikrotik de um lado e do outro e consigo chegar a 95mb que é o limite da interface de rede dele. Segue tela captura de teste de velocidade que acabei de fazer para você ver usando mikrotik.
Anexo 48495
Vai me dizer que com NANOBRIDGE M5 eu consigo passar 95 megas da ponta A para a ponta B ???
Se for ganhei o DIA !!!!!!!!!! rsrsrsrsrs
Fico no aguardo para saber mais sobre este enlace... , outra coisa esse ai é um teste na firmware da propria nanobridge teria como me enviar umas fotos do teste sendo feito no mikrotik ? pra min ver os 95 megas passando ? obrigado amigo vlw
Mas eu postei mostrando tráfego que passa nesse link.... Usando mk de um lado e do outro.... o teste é da banda que passou usando os nano bridge para chegar do ponto A para o ponto B entendeu?
Mas se quer ver no mikrotik deixa comigo daqui a pouco eu posto aqui.
4 Anexo(s)
segue telas capturadas com os testes pedidos... Primeiro com o link em funcionamento com os clientes sem o teste. Depois com os clientes e o teste rodando. Observe a velocidade final ok ? ? ?
Anexo 48509Anexo 48510Anexo 48511Anexo 48512
Citação:
araojr
segue telas capturadas com os testes pedidos... Primeiro com o link em funcionamento com os clientes sem o teste. Depois com os clientes e o teste rodando. Observe a velocidade final ok ? ? ?
Anexo 48509Anexo 48510Anexo 48511Anexo 48512
Amigo só mais um detalhe, qual a distancia desse enlace ? quanto KM ?
Pois o meu será de 1 KM..
Citação:
aiomar2013
Amigo só mais um detalhe, qual a distancia desse enlace ? quanto KM ?
Pois o meu será de 1 KM..
O meu aqui é de 1KM também.