Rede com Lite beam e Air grid
Boa noite Amigos!
Estou com a seguinte situação em um Pop temos um Rocket com base station vinte e sete clientes conectados mais de algum tempo pra cá o ping está na casa dos 200 e o que me chamou a atenção e que todas as antenas dos Clientes estão na posição vertical isso pode ocasionar essa lentidão? Lembrando que as antenas são siso e o rocket mimo.
Re: Rede com Lite beam e Air grid
Mimo multi cliente é promessa futura do padrão N. Cliente siso é teoricamente 50% mais lento que cliente mimo se você não tem cliente mimo você não ganha nada com AP mimo.
To certo?
Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
Falta um pouco de conhecimento ai e estudo sobre os equipamentos que esta usando. Se você tem um POP padrão com Rocket +Basestation, deveria saber que está transmitindo tanto vertical quanto horizontal (dupla polarização). Então a antena cliente pode estar vertical ou horizontal... Tanto faz...
Dito isso seu problema pode ser 1 milhão de coisas. Canal, alinhamento, cliente matando o POP, cabeamento infiltrado, etc, etc, etc, etc....
Comece bem: tire prints do problema e poste aqui bem como os rádios etc para análise
Citação:
Postado originalmente por
sphreak
Radios MiMO não são uma promessa de futuro. São realidade
Parece que ele falava de MU-MIMO, mas não sei qual a relação disso com o assunto do tópico. Acho que nenhuma.
A relação é com ele afirmar que todos os clientes estão na vertical. Se alguns estivessem na horizontal o Mu mimo poderia atender simultânea os dá vertical e dá horizontal.
Minha pergunta:
Existe alguma vantagem de um AP mimo se todos os clientes são siso? Sem mu-mimo.
Se funcionava bem antes, e só agora tá dando problema, não acredito ser do equipamento. Todos os clientes estão dando o mesmo problema? Só tô querendo entender.
Bom dia Eduardo!
Minha principal dúvida é saber se o Ap se comportaria melhor se por exemplo metade dos Clientes estivesse na horizontal e metade na vertical
21 clientes quantos megas cada? qual como ta o processamento desse rocket?
27 clientes vinte planos 1 mega 7 planos de 2
Citação:
Rafa100
Bom dia Eduardo!
Minha principal dúvida é saber se o Ap se comportaria melhor se por exemplo metade dos Clientes estivesse na horizontal e metade na vertical
Então eu penso que não. Sei que todo AP com bom processamento e boas antenas já são mimo. Mas acho que você não vai ter ganho o ganho do mimo usando só clientes siso.
Por que não usa nanobeam nos clientes próximos?
Se você usa mimo a velocidade é maior o cliente libera a antena antes pra dar a vez pro próximo.
@sphreak,
Minha dúvida pode parecer ridícula, mas como nunca usei as SISO, não tenho idéia de como se comporta.
As MIMO, pelo que vejo, pelo menos as baratas 2x2, usam uma das chain polarizada verticalmente e a outra horizontalmente.
As SISO usam apenas uma chain? Digo, é como se fosse um único rádio? Aí usaria apenas uma polarização, ou seja quando se conecta em uma com dupla, ele "escolhe" a que está polarizada igual a dela? Por isso a dúvida entre posicionar as SISO na vertical ou horizontal?
@fhayashi,
O que eu to falando na verdade eu sei que é assim como já disse.
A questão de virar ou não a antena não vai proporcionar um loadbalance, só vai ajudar na questão de interferência mesmo.
Ele vai "escolher" um chain mas o outro vai ficar parado, pois só com MU-Mimo o outro poderia ser usado.
@sphareak,
Eu posso ter me expressado mal, mas quando eu deixo uma afirmação minha na duvida, com uma pergunta, é para que outro colega facilmente concorde e assim quem perguntou vai ter 2 respostas concordando, afinal a pessoa não me conhece pra saber que estou certo.
Ou alguém pode discordar sem precisar dizer que estou errado e ser ofensivo.
Quanto pergunta ser besta relaxa tem muita pergunta mal formulada sem ou duvida sobre um cenário mal isolado, ou que a pessoa não tem conceitos básicos para fazer a pergunta.
Faça instalações com polarização alternada, vai ajudar bastante.
Citação:
ijr
Faça instalações com polarização alternada, vai ajudar bastante.
Por que?