Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

Padrão Re: Rede com Lite beam e Air grid

@sphreak,

Minha dúvida pode parecer ridícula, mas como nunca usei as SISO, não tenho idéia de como se comporta.

As MIMO, pelo que vejo, pelo menos as baratas 2x2, usam uma das chain polarizada verticalmente e a outra horizontalmente.

As SISO usam apenas uma chain? Digo, é como se fosse um único rádio? Aí usaria apenas uma polarização, ou seja quando se conecta em uma com dupla, ele "escolhe" a que está polarizada igual a dela? Por isso a dúvida entre posicionar as SISO na vertical ou horizontal?

@fhayashi,

O que eu to falando na verdade eu sei que é assim como já disse.
    A questão de virar ou não a antena não vai proporcionar um loadbalance, só vai ajudar na questão de interferência mesmo.
    Ele vai "escolher" um chain mas o outro vai ficar parado, pois só com MU-Mimo o outro poderia ser usado.

@sphareak,
    Eu posso ter me expressado mal, mas quando eu deixo uma afirmação minha na duvida, com uma pergunta, é para que outro colega facilmente concorde e assim quem perguntou vai ter 2 respostas concordando, afinal a pessoa não me conhece pra saber que estou certo.
    Ou alguém pode discordar sem precisar dizer que estou errado e ser ofensivo.

Quanto pergunta ser besta relaxa tem muita pergunta mal formulada sem ou duvida sobre um cenário mal isolado, ou que a pessoa não tem conceitos básicos para fazer a pergunta.

Padrão

Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    @sphreak,

Minha dúvida pode parecer ridícula, mas como nunca usei as SISO, não tenho idéia de como se comporta.

As MIMO, pelo que vejo, pelo menos as baratas 2x2, usam uma das chain polarizada verticalmente e a outra horizontalmente.

As SISO usam apenas uma chain? Digo, é como se fosse um único rádio? Aí usaria apenas uma polarização, ou seja quando se conecta em uma com dupla, ele "escolhe" a que está polarizada igual a dela? Por isso a dúvida entre posicionar as SISO na vertical ou horizontal?
    SISO= single input single output... Traduzindo é um rádio com uma entrada uma saida... Ou seja a recepção e a transmissão são feitas por um único transceptor no equipamento (rádio)

MIMO= multi input multi output... Traduzindo é um rádio de multipla entrada multipla saida... Ou seja a recepção e a transmissão são feitas por transceptores diferentes no rádio... O que permite transmitir e receber ao mesmo tempo. Ao contrário de um rádio SISO onde a transcepção é feita por rajadas, ou seja os pacotes que estão em uma cadeia de transmissão/recepção tem de aguardar o próximo ciclo de comunicação.

A maioria massiva de rádios MIMO são conectados em antenas que utilizam a dupla polarização como base de irradiação. Isso por uma questão muito básica de evitar a auto interferência e utilizar o espectro de maneira mais consciente. Mas não é regra! AP domestico MIMO (esses que prometem 300mbps) transmitem tudo em polarização vertical, tendo em vista que suas antenas são tipo omni simples.
    Quanto a sua ultima pergunta, um radio SISO conectado em um AP MIMO não escolhe a chain que está na mesma polarização. Isso ocorre porque coicidentemente a chain que teoricamente esta com melhor sinal é a que está na mesma polarização, tendo em vista que o descasamento de polarização atenua o sinal. Se você fizesse um teste com duas antenas, quando colocasse uma em polarização invertida, daria uma diferença entre 6 a 10dBm.

Faça instalações com polarização alternada, vai ajudar bastante.

Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Faça instalações com polarização alternada, vai ajudar bastante.
    Por que?

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk