Upgrade kernel sem reiniciar
Lendo uma noticia sobre o futuro do slackware postada aque na underlinux, vi que patrick esta com seu servidor 409 dias online e kernel atualizado, isto significa q ele fez upgrade do kernel sem reiniciar, alguem ja fez, tem ideia de como isto pode ser feito, alguma documentacao??
Boa pergunta estou, a espera de resposta!
estou procurando respostas tambem se achar post aqui.
Pode ser que o que estava atualizado no micro do Patrick eram os programas, e não o kernel em si...
Pelo o que eu sei, isso ainda não existe. A Sun tenta fazer este upgrade de kernel online já fazem anos....
Existe uma possibilidade, em micro kernel, uma vez que a estrutura dele central é tão pequena, ele não precia ser atualizada, no caso dos módulos de serviço precisarem ser atualizados, descarrega e carrega o novo, acho que vi algo sobre isto no QNX.
É óbvio que nem tudo é possível, por exemplo, um módulo que serve disco hehehe
Ja ouvi falar disso eh que possivel, vou pesquisar
Também já ouvi falar que isto é possível em AIX, de repente alguem pode confirmar?
Seguinte tem uma ferramenta que chama kexec permite vc dar um load no kernel novo sem precisar fazer o reboot mas pelo oq eu li acho q nao eh bem oq o amigo quer, pq me parece, eu acho, que o kexec "baixa o sistema" eh levanta na sequencia com o kernel novo eh mais rapido que dar um reboot na maquina, mas se vc precisa que o sistema nao pare nao adianta nada, nao sei no forum do kernel os cara disse que eh possivel, basta ir la eh pesquisar no arquivo
hj em dia temos hotswap (acho que é assim qu se escreve)
com essa tecnologia podemos desconectar o hd e outros periféricos com a máquina ligada
mas acho que não foi usado isso.
falei só pq lembrei do assunto
Citação:
Postado originalmente por Super_Diaulas
hj em dia temos hotswap (acho que é assim qu se escreve)
com essa tecnologia podemos desconectar o hd e outros periféricos com a máquina ligada
mas acho que não foi usado isso.
falei só pq lembrei do assunto
Hotswap não permitiria atualizar o kernel em memória.
acho que é hot swap mesmo :)
O hot swap permite efetuar a troca de qualquer dispositivo danificado sem que haja a necessidade de desligar o no-break, tornando assim praticamente nulo o tempo gasto com as operações de manutenção.
Citação:
Postado originalmente por nafre
O hot swap permite efetuar a troca de qualquer dispositivo danificado sem que haja a necessidade de desligar o no-break, tornando assim praticamente nulo o tempo gasto com as operações de manutenção.
Mais não atualizar kernel conforme mencionado ai atras....