Boot Remoto em modo leitura
Saudações Amigos,
Instalei o Conectiva 10 em um servidor e configurei o boot remoto. Os teminais acessam beleza, entram no X (kde) e tudo mais, mais se eu for mecher em algum arquivo, instalar algum programa via terminal, ou qualquer coisa que se refere a gravação, o mesmo me da mensagens que a pasta tal ou arquivo tal esta somente em modo leitura.
Troquei de usuario, já loguei como root e nada. Até o proprio root não tem permissão em mecher na maioria das pastas.
Se alguem souber como posso resolver, ficaria agradecido...
Atenciosamente
Luciano
Olá!
Eu uso esse esquema sem problema algum, não sei o que pode estar ocasionando esse erro no seu caso. Vou postar aqui o procedimento que *eu* usei, veja se vc errou em alguma parte:
Configuração do servidor:
1. Editar /etc/X11/xdm/xdm-config e comentar (inserindo um ! no início) a linha:
Código :
!DisplayManager.requestPort: 0
2. Editar /etc/X11/xdm/Xaccess e descomentar a linha abaixo, retirando o # do início:
Código :
* # any host can get a login window
3. Editar /usr/share/config/kdm/kdmrc . No arquivo você encontrará a linha:
Código :
[Xdmcp]
Enable=false
Basta alterá-la para:
[Xdmcp]
Enable=true
Finalmente, ative o compartilhamento e configurar as opções da tela de login usando o utilitário gráfico GDM (gdmsetup). Acesse a aba "XDMCP" e marque a opção "Enable XDMCP".
Configuração do cliente:
Para os clientes obterem o login gráfico do servidor, basta alterar o arquivo /etc/inittab, substituindo (ou adicionando no final) a linha:
Código :
x:5:respawn:/etc/X11/prefdm -nodaemon
por:
Código :
x:5:respawn:/etc/X11/X -query IP_DO_SERVIDOR
Observe que todos os IPs (estações e servidor) precisam estar na mesma subrede para que isso funcione.
Ah, e é só com o login remoto que dá erro de gravação ou acontece também no login no servidor (tanto root, quanto usuários)?
Flw.
Blz Amigo, vou tentar fazer isso. Esse problema só acontece nos terminais. Outra coisa que gostaria de saber: Nos terminais, eu posso rodar o sinaptic para instalar algum pacote?
To perguntado, pq usando a opção de no linuxconf de INSTALAR PACOTES PARA OS TERMINAIS eu estou com problemas pq tem pacotes que eu preciso e ele não instala pq tem pendencias e não consigo descobrir qual a pendencia.
Se vc souber alguma forma de como posso descobrir sobre as pendencias de pacotes tb ajuda.
Obrigado.
FAla gatomestre,
tb fiz os mesmos prodcedimentos do Lidsky, e funcionou normal.
Vai ver é alguma coisa com permissao, deve ser alguma coisa q está passando desapercebido.
abracos
jeff