compilar kernel e colocar em outro micro
fala pessoal, como tão as coisa??
tipo.. senho um 486 pra fazer de firewall, mas gostaria de recompilar o kernel e deixá-lo mais leve para o mesmo, mas além de não ter espaço suficiente no HD do 486 very power, iria demorar alguns minutos para compilar o mesmo...
então pergunto: como posso compilar o kernel em uma máquina mais potente e depois colocar no 486 ???
seria o procedimento padrão de compilação e depois copiar:
- bzImage
- initrd (caso haja)
- /lib/modules/VER_KERNEL_RECOMPILADO
isso q seria necessário???
valew
[]'s
Olá,
qual distro você pretende usar?Dependendo não compensa compilar pois o padrão é i386.
a princípio vou usar conectiva 10, mas futuramente pretendo colocar o slack 10.2
não vou colocar o slack logo de cara pq comecei a usar esta distro agora, e vou por em outro micro pra testá-lo, qdo tiver com mais experiência com slack eu coloco em todos...
Olá,
então dê uma lida nesta página:
http://www.conectiva.com.br/cpub/pt/...ptec/index.php
O Slackware têm suas características próprias, porém é de fácil assimilação.
cara, eu sou um slackmaniaco, então nem precisa perguntar que distro eu recomendo.....
Para a compilacao do Kernel, uma vez compilado, vc precisara copiar somente os seguintes arquivos:
- /usr/src/linux-2.x.y/arch/i386/bzImage
e depois de rodar o make modules_install;
- /lib/modules/2.x.y/;
o initrd não é necessário, uma vez que vc pode colocar dentro do kernel tudo que for necessário. Dica: o Kernel padrão do Slackware é compilado para 486, porém ele posuui muitos módulos que ocupam muita memória, então recompile o kernel mantendo EXATAMENTE o suporte necessário para o seu hardware, já que nos 386 e 486 a memória é um recurso escasso.
E quanto ao tempo de compilacao, considerando que para compilar o PHP em um Pentium 233 Mhz demoramos mais de 12 Horas, acho que o kernel não seria compilado em minutos..... :P
Citação:
Postado originalmente por evandrofisico
E quanto ao tempo de compilacao, considerando que para compilar o PHP em um Pentium 233 Mhz demoramos mais de 12 Horas, acho que o kernel não seria compilado em minutos..... :P
hehehehe
tipo... qdo eu disse q demoraria alguns minutos, estava dizendo muitos minutos.. mas muitos mesmo... pra não dizer alguns dias... heheheh
valew
cara, eu recomendo o slack pelo fato do kernel dele ser mais leve, o bare.i. Mas deve-se levar em consideração que estamos falando de Linux, então se vc fizer tudo direitinho, num vai ter muita diferença entre Conectiva (blarg) e Slack ou debian ... somente os comandos, atalhos mais particulares a uma distro.
Agora, como se trata de uma máquina tão experiente :D é bom que seja instalado um kernel mais antiguinho ... Para tanto eu indicaria o debian woody, q tem por padrão kernel 2.2 ou anterior...
Mas isso pode prejudicar um pouquinho o q vc quer fazer ... pq botar um kernel velhote e depois ter q compilar o iptables .. foje um pouco da praticidade .. :good:
O woody tem o kernel 2.2 (default) e o 2.4.
Recomendaria ele tambem pra sua velha maquina de guerra =)
Citação:
Postado originalmente por D4rk_Sl4ck
Mas isso pode prejudicar um pouquinho o q vc quer fazer ... pq botar um kernel velhote e depois ter q compilar o iptables .. foje um pouco da praticidade .. :good:
poi zé cara...
talvez eu já tenha q recompilar o kernel depois pra poder rodar o L7 da Netfilter no iptables...
estou recompilando o kernel 2.6.11-alguma-coisa do conectiva 10, personalizando para este 486 very power...
valew