Nenhum usuário consegue passar para root
Olá pessoal
Estou com um problema que acho que nunca ninguém viu :D
Ao executar o comando chown cvs.users .*, dentro do diretório /cvs/admin, aconteceu o que não consegui entender até agora:
AS PERMISSÕES DA RAIZ DO SISTEMA FORAM ALTERADAS PARA cvs.users !!!
Muito legal... :?
Já retornei quase todas permissões, baseado em outro micro, mas tem alguma coisa que ainda não está certa, porque nenhum usuário normal consegue utilizar o comando su - ou su simplesmente.
O erro é sempre o mesmo no /var/log/secure:
su[2825] Authentication failure for root
Alguém sabe que arquivo preciso arrumar ?
Alguém sabe porque que deu esse problema neste comando, ou não é problema mesmo... eu não entendi :cry:
Valew
"O erro é sempre o mesmo no /var/log/secure:
su[2825] Authentication failure for root
Alguém sabe que arquivo preciso arrumar ?
Alguém sabe porque que deu esse problema neste comando, ou não é problema mesmo... eu não entendi"
nem eu entendi. Bem.. vc está em um xterm ou num terminal? Algumas distro (não sei se é o caso) não permitem log do root em ambiente gráfico. Outra coisa é ver se vc está com a senha certa para o root. E, finalmente, eu prefiro viabilizar o acesso restrito via "sudo" (man sudo). No site do VivaOLinux (http://www.vivaolinux.com.br) existem várias dicas de como usa-lo.
:twisted:
A distro é Slackware 10.1.
E eu fazia isso tudo antes de acontecer o que aconteceu na execução daquele "mardito" comando. :cry:
Eu entro como usuário normal, abro um konsole e passo para root normalmente, até uso o kdesu... tudo...
Agora meu usuário "marcio" não consegue passar para mais nenhum outro :cry:
Pra você ter uma idéia, eu travei minha sessão no KDE e não consegui mais destravar, tive que acessar por ssh e matar o processo :oops:
Piração total, é para ser somente permissão de algum(s) arquivo(s) que aquele comando "mardito"..."cagou" :@:
Só falta eu ter que reinstalar pra arrumar isso, que coisa "horríver" :roll:
Mas valeu pela ajuda.
o seu "usuário normal" não é o mesmo que o usuário "marcio", pelo que eu entenda. Bem.. experimente criar um novo usuário, chamado (por exemplo) "teste" e ver se o sujeito funciona. Se funcionar, entendemos que isso está restrito ao tal de "marcio". Então, podemos ir do menos pior para o pior:
a) chown marcio /home/marcio
e verificar.
Não funcionou? hmm..
copiar (sobrepor) o conteúdo - principalmente os ".arquivo" do teste para o marcio. E fazer o "a" de novo.
não? putz.. :(
eliminar TODO o conteúdo do /home/marcio, tratando de preservar (naturalmente) os arquivos particulares ou que sejam privativos dêle. Às vêzes acontece de se precisar essa "reconstrução" do "home" do sujeito.
não funcionou, ainda?
bem.. é o caso extremo. Elimine o marcio e seu "home" - não, ninguém falou em homicídio (ainda). E recrie-o.
Se ainda não funcionar.. bem.. como não tenho religião, nem posso sugerir pra vc rezar, mas enfim, acho que é o que restaria a fazer.
divirta-se.
:twisted:
cara, eu já executei essa burrada umas vezes até perceber o motivo, mas no meu caso as permissões eram fácesi de recuperar com um script (era o home de uns 300 usuários). A questão é que quando vc executa o chown user:grupo pasta/* ele vai incluir os dois diretórios especiais . e .. que estão dentro do diretório, ou seja, o diretório superior, que inclui também o .., que inclui a pasta .. da pasta .. , de forma que TODA a sua árvore de diretórios é alterada.
ai vem o segundo problema: quais são as permissões atuais para o su ? o su precisa de uma premissão especial, o seutuid, que permite que um executavel seja rodado como root, se ele não estiver com esta permissão não é possível que ele mude de modo de execućão para um usuário privilegiado.
Exatamente isso que você disse evandrofisico !!! :clap:
Resolvido o problema com um chmod u+s /usr/bin/su
E valeu pela explicação da cagada daquele comando.
Nunca mais vou usar .* para nada !!! :@:
Valeu pelas dicas também irado !!! :clap:
Agora continuando essa operação cirúrgica, olhem o que descobri....
Só o root pode "pingar" outras máquinas
marcio@intranet:~$ ping 192.168.149.220
ping: icmp open socket: Operation not permitted
marcio@intranet:~$
Estou verificando o que pode ser, mas aguardo o help de vocês :)
Valewwwwww
provavelmente o mesmo problema:
no caso em um conectiva 10:
[root@gabriel log]# ls -l /bin/ping
-rwsr-xr-x 1 root root 27916 2004-03-27 00:02 /bin/ping
e no caso de um freebsd 5.4:
lucifer# ls -l /sbin/ping
-r-sr-xr-x 1 root wheel 21108 Oct 17 06:41 /sbin/ping
agora é com voce :)
Exatamente !!! :clap:
Valeu mistymst
Acho que até o momento tudo voltou ao normal e o mais importante:
Sem precisar reinstalar tudo
Será que existem coisas desse tipo no "outro mundo" ?
Digo em relação ao controle que você tem no seu S.O. e principalmente a colaboração ?
Valeu pessoALL :D
e depois tem gente qque gosta de distribuições "amigaveis".... esse é o classico problema que nenhum yast ou drakeconf resolve.... viva o Slackware, a distribuição tosca mais massa do mundo!!!!!! :good:
Evandro, concordo e assino em baixo o que disse, mas devemos ser coerentes e, sem flames por favor, mas considere a seguinte hipótese :D
Utilizando o Yast ou qualquer outra ferramenta similar, será que teria acontecido esse problema com as permissões ?
Isso é só uma consideração, pois como todos podem ver utilizo Slackware e não troco por nenhuma outra.
Mas por outro lado eu nunca iria ficar sabendo da necessidade de permissões especiais em alguns comandos ;)
Eu utilizo o SuSE profissionalmente em paralelo com Slackware e baseado na minha experiência com ele, posso dizer que o SuSE é o melhor das "amigáveis" e Slackware, não preciso enm comentar nada né ?
hehehehehe :P
Valeu
não teria pq vc não teria tentado alterar permissões na mão, e sim com alguma ferramenta do modo gráfico..... descupem pelos flames, foi só um rápido momento de revolta causado por problemas com um chefe "amigavel"
heheheeh me interpretou mau :)
Eu quiz dizer para não considerar o que eu disse um flame :D
Mas quando você citou a palavra chefe eu entendi tudo.
AHEUAHUEHAUE :D
Falowwwwww
nao gerando mais flames e posts eu gosto do BSD :oops: hihih ainda mais do OS X :good:, e quanto a linux uso Debian doa a quem doer hehehe :(6)
Mistymst, o Debian doa a quem doer que nada amigo. O Debian é o Debian também. É uma distro respeitada e você conhece. Ainda não tive a oportunidade de conhecê-lo. Baixei o Debian 3.01, a semana passada, vou gravar em CD e instalá-lo. Uso o Slackware 10.1 em 2 servidores na empresa e um Conectiva 8 no outro servidor, que vou passar para o Slackware 10.2. Estou usando o OpenSuSE 10.1, no pc que uso na empresa. Já utilizei o Conectiva 10, Mandrake 10, Kurumin 5 nesse mesmo pc. Acho que se tivermos oportunidades de aprendermos outras distros é um grande conhecimento que adquirimos. O Linux é ótimo nesse aspecto. Nada de compararmos isso ou aquilo outro em termos de distribuições Linux. É legal percebermos as diferenças entre cada distro e adquirir esse aprendizado..
Um grande abraço ......... :good: :clap: :good:
É MarcioRM, parece que o Slackware está no sangue de boa parte de nós linuxers ........ Grande distribuição mesmo. Estou utilizando em 3 servidores na empresa e as vezes esqueço o sistema operacional que está rodando na empresa de tão estável e sossegado, que o bichinho é.
Mas, estou tentando conhecer e aprender outras distros Linux.
Estou tentando conhecer a Debian. O manual dela é muito bom.
Um grande abraço ........... :good:
Pois é amigo, sobre essa discussão de qual é melhor tenho duas conclusões que ninguém muda na minha cabeça:
1) A melhor distro é aquela que você sabe mais, pois com isso você faz tudo que tem nas outras na "sua preferida" 8)
2) "Agora são quatro coisas que não se discute: Futebol, Religião, Política e qual é a melhor distro..."
Pena que ainda tem gente que gosta de criar flames com relação a esse assunto ainda.
Mas faz parte né... se não tiver discussão não tem progresso.
Falowwwwwwww
Citação:
Evandro, concordo e assino em baixo o que disse, mas devemos ser coerentes e, sem flames por favor, mas considere a seguinte hipótese Very Happy
Utilizando o Yast ou qualquer outra ferramenta similar, será que teria acontecido esse problema com as permissões ?
Isso é só uma consideração, pois como todos podem ver utilizo Slackware e não troco por nenhuma outra.
Mas por outro lado eu nunca iria ficar sabendo da necessidade de permissões especiais em alguns comandos Wink
Eu utilizo o SuSE profissionalmente em paralelo com Slackware e baseado na minha experiência com ele, posso dizer que o SuSE é o melhor das "amigáveis" e Slackware, não preciso enm comentar nada né ?
hehehehehe Razz
Valeu
Tem de analisar outro caso, como o meu.....
Na minha empresa tem 1 HP-UX, se eu usasse somente o X e instaladores gráficos, eu nunca ia mexer nele. A parte boa do slackware, é a obrigação de vc saber o conceito, vc não precisa saber especificamente como funciona, mas sabe como deveria funcionar...
Amigos, tenho um colega de trabalho que está fazendo Ciências da Computação na Universo aqui em Goiânia. E lá está sendo ministrado o curso de Linux. A distribuição que está sendo apresentada aos alunos é o SuSE 9.3, mas o professor disse que utiliza o Slackware profissionalmente. Mas quando esse colega começou a ver o Slackware aqui na empresa, ele ficou maravilhado, com a distro e com o que o próprio professor falou do Slackware. O nosso colega está realmente empolgado, pelo fato do Slackware dar oportunidade de sabermos o que estamos fazendo e como a coisa funciona. Não estou aqui criticando as ferramentas gráficas que as distros Linux oferecem. Mas é legal quando sabemos o que está acontecendo quando utilizamos o Linux no maozão mesmo. Mas hoje o Linux oferece uma gama muito grande distros já voltadas para o ambiente gráfico. O próprio KDE é uma belíssima ferramenta para esse ambiente. Um grande abraço a todos. :good: