-
O maior enlace de rondônia e região norte - 1.050 km interligando 2 estados com radwin
Olá amigos, a Empresa que eu trabalho ( RONDONET TELECOM), estamos fazendo um enlace de Ariquemes/ Rondônia para o Amazonas ( Humaitá, Labrea, 180 e Apuí já perto do Estado do Pará, ) onde só tem link via satélite sendo mais de 10 mil o mega via satélite e 256k upload. 40k nestes lugares hoje é em média de 130 reais por mês, e quando chove, ai já viu né.
São mais de mil km, estou utilizando rádios Radwin a cada 50km.
Pelo meu projeto eu consigo passar de ponta a ponta 90 MB full.
Estou colocando 4 paineis solares de 135W em cada torre de 90 metros com 4 baterias estácionária de 150amperes, pois os radwin trabalham em 48V e consomem muita energia.
Fiz a certificação da Radwin na WDC NetWorks com o Alex, gente fina.
Mês que vem vamos devemos sair na revista da WDC entre outras.
Abraços
Renato Salomão
Gerente de Redes
Certificação: Radwin NetWorks, MTCNA, MTCRE, MTCWE
Rondonet-Telecom.com.br
MSN: [email protected]
-
Re: O maior enlace de rondônia e região norte - 1.050 km interligando 2 estados com radwin
não posso deixar de te desejar sucesso nessa impreitada... boa sorte ai...
-
Re: O maior enlace de rondônia e região norte - 1.050 km interligando 2 estados com radwin
Sucesso! Boa sorte nessa empreitada.
-
Cara só posso dizer uma coisa... Boa sorte e tomara que de certo.
Abs.
-
Que deus te ilumine muito nesta empreitada,e se possível vai postando os resultados para nós.
-
Amigo a iniciativa é plausível; a ideia brilhante; que DEUS te proteja; invoque Steve job, Alexander Graham Bell, Samuel Finley Breese Morse, e não deixa de invocar Benjamin Franklin para ti livrar dos raios, Thomas Alva Edison para te dar uma luz, e Nikola Tesla. Depois posta aqui o resultado e quem deste ai mais te ajudou.
Sucesso.
-
sou de rondonia tbm e desejo-lhe muita sorte e alegria neste enlace, mas qual o objetivo dele? interligar alguma empresa ou apenas levar link com a internet? pergunto pq se for somente para internet nao compensaria partir de algum ponto mais proximo do amazonas como porto velho, candeias, ou alguma vila no caminho pra guajará ou rio branco? assim se for somente internet economizaria uns 30 ou 40% de torres nao?
vlw e boa sorte novamente!
-
cara, e tudo isso que pessoal ai flw. boa sorte, que Deus te de Força e Sabedoria. pois a empreitada que tu pegaste e grande, e não economize nas aste de aterramento. e boa sorte
-
Olá, com certeza vai alcançar o rendimento q vc espera.
Só pra informação, o Radwin 2000c funciona de 20 a 60 volts com um consumo medio de 25watts.
-
Ola amigo boa sorte, va postando fotos e comentarios para irmos acompanhando t+
-
Boa Sorte Amigo, tenho um de 307KM nada de assustar, vc consegue e o radwin é ótimo o unico problema no meu ponto de vista é a quantidade de banda que é baixa... da pra vc colocar esse radwin em 24v tranquilamente
-
amigo se vc tiver visada dos pontos e fizer uma infra boa com aterramento e painel solar como vc falou que vai fazer usa 04 baterias de 150Ah que vc vai esquecer que tem radio nesses lugares
-
Obrigado a todos os Colegas que me desejaram Boa Sorte, estou tomando todos os cuidados para não haver problemas, o único problema é que quando chove muito só passa caminhonete com o Guincho na Frente. Para percorrer 5km leva umas 2 horas, não muito diferente do Transito de São Paulo rs...
Vou postando aqui os resultados, caso algum provedor queira fazer algum enlace de longa distância, fazemos para você, desde a implantação das torres até a finalização do Projeto.
Aqui em Rondônia temos Provedor em várias cidades, todas Interligadas por torres.
Citação:
Postado originalmente por
rondonet
Olá amigos, estou fazendo um enlace de Ariquemes/ Rondônia para o Amazonas onde só tem link via satélite. São mais de mil km, estou utilizando rádios Radwin a cada 50km.
Pelo meu progeto eu consigo passa de ponta a ponta 90 MB full.
Estou colocando 4 paineis solares em cada torre de 90 metros com 4 baterias de Gel, pois os radwin trabalham em 48V.
Mês que vem vamos sair na revista da WDC.
Abraços
Renato Salomão
Gerente de Redes
Certificação: Radwin NetWorks, MTCNA, MTCRE, MTCWE
Rondonet-Telecom.com.br
MSN:
[email protected]
-
Realmente, eles consomem muito.
-
Hoje em Labrea por exemplo, tem 2 Provedores, cada um tem 1,5 por 256kup, imagina chegar 30 megas neste lugar por exemplo? Sem falar que os clientes tem banda máxima de 40k.
-
Qual o modelo do radwin, pergunto porque no datasheet consta 100 HALF ou 50 FULL.
100 Mbps net throughput (50 Mbps full duplex)
http://buscapdf.com.br/procurar/?t=radwin&ws=yb
-
200Mbps sendo 100full Radwin 2000c com porta gigabit
Citação:
m4d3
-
-
É Muita banana para pouco macaco
gente trabalhei na empresa Rondonet renato cara responsavel so falta tecnico tipo ele porque o que ele faz e bem feito vai funcionar sim tenho certeza,só dar umas aulas pros companheiro de trabalho e ficar de cima se nao velho só dor de cabeça
e tem mais as torres que tem para raio queima direto as que nao tem numca queimou,correto renato agora manda o pessoal esplicar isso...rererere
-
Citação:
douglas12
Acompanhando...
Uma dica amigo, no topo da página existe uma opção "Ferramentas de Tópico > Acompanhar esse tópico".
Assim diminuimos o número de posts o/
Abraço
-
os novos radwin não funciona mais em 24v. Mais logico que tem solução para alimentar eles em estrutura de paneis de 24v....
-
Muito sucesso nessa impreitada ai, bom eu parculamente gosto muito deste radio, tenho muitos link com eles, e com uma distancia de 51km hoje eu tenho 97mb a qualquer tempo.
e pelo que tenho acompanhado seu projeto não tenho duvida que tudo vai dar certo.
-
Parabens mesmo pela audacia, de pessoas como vc que nosso país precisa. Sucesso.
-
Vai subir 24v na torre e lá em cima vou colocar o POE do Radwin que converte 24v para 48V.
Citação:
sidicol
os novos radwin não funciona mais em 24v. Mais logico que tem solução para alimentar eles em estrutura de paneis de 24v....
-
Devemos nos unir para levar a Inclusão Digital para todos os Lugares no Brasil, todos tem direito a uma Internet de Qualidade! Avante Brasil.
-
parabens, sempre que vejo projetos como esse, sei que tem gente capaz neste pais. bom saber que voçe tem a grana para um projeto como esse, que certamente sera um sucesso, somente fico um pouco preocupado, 90 Mb nessa distancia, sera mesmo que chega tudo isso la na ponta, ainda mais com pulos de 50km.... tomara que consiga, estamos torcendo e rezando por voçê irmão. deu te ilumine.
-
Com certeza da certo sim parceiro. Mas não seria bom pegar banda de um ponto mais proximo?
Um detalhe é a distancia. Por que não coloca a uns 90 Km uma torre da outra?
Aqui na cidade tem um provedor que trouxe banda de uma empresa que passa as torres la no Tocantine e trouxeram com Radio ate Primavera do Leste - MT com torres ate 120 Km de distancia com Radios 5.8 Ghz. Pelo que me disseram tiveram que trocar para radios na faixa dos 10 Ghz privativo. A banda e pessima que segundo eles e de 50 Mbps. Mas acredito que seja problemas interno. Funciona. Não sei qual radio usam, não falam. Disseram que vão trocar por radios 24 Ghz. Não sei se verdade, mas parece que estão com dificuldades.
Mas nessas distancias pequenas de 50 Km da certo sim. Outra dica é que depois de 8 repetidoras ha uma perda natural da banda passante e um atraso devido a equipamentos.
-
A Banda de Inicio sairá de Ariquemes, mas daqui uns 60 dias sairá de Porto Velho, capital o que vai encurtar 200km.
Citação:
vpnvyrtual
Com certeza da certo sim parceiro. Mas não seria bom pegar banda de um ponto mais proximo?
Um detalhe é a distancia. Por que não coloca a uns 90 Km uma torre da outra?
Aqui na cidade tem um provedor que trouxe banda de uma empresa que passa as torres la no Tocantine e trouxeram com Radio ate Primavera do Leste - MT com torres ate 120 Km de distancia com Radios 5.8 Ghz. Pelo que me disseram tiveram que trocar para radios na faixa dos 10 Ghz privativo. A banda e pessima que segundo eles e de 50 Mbps. Mas acredito que seja problemas interno. Funciona. Não sei qual radio usam, não falam. Disseram que vão trocar por radios 24 Ghz. Não sei se verdade, mas parece que estão com dificuldades.
Mas nessas distancias pequenas de 50 Km da certo sim. Outra dica é que depois de 8 repetidoras ha uma perda natural da banda passante e um atraso devido a equipamentos.
-
-
amigo quanto esta saindo o par de radwin 2000c pq dependendo do valor vc pode colocar radios profissionais na frequência de 6,5 gHz com antenas de 1,20m a cada 80km vai ter uma banda de 200mb full.
cada enlace desse sai na media de 20 mil.
-
Citação:
rondonet
Devemos nos unir para levar a Inclusão Digital para todos os Lugares no Brasil, todos tem direito a uma Internet de Qualidade! Avante Brasil.
Isto esta me parecendo com " BRASIL EM 50 ANOS EM 5" TRANS-AMAZÔNICA, espero que não tenha dinheiro publico ai! pois seria muito ruin para os provedores de internet Wireless em todo Brasil, ou que ninguem utilize como plataforma política para conseguir uma candidatura.
-
Amigo, Radwin é um Rádio Profissional, 80km não da visada, e o Radwin passa 100mbps.
Este Rádio que você está falando não fecha 80km, muito menos passa 200mbps full. Abraços.
-
Rs, não tem dinheiro público não amigo, pode vim conhecer nossa Matriz. A Rondonet Telecom em Ariquemes e a Nettravel Telecom em Cacoal são os maiores provedores do Estado de Rondônia.
-
Citação:
rondonet
Rs, não tem dinheiro público não amigo, pode vim conhecer nossa Matriz. A Rondonet Telecom em Ariquemes e a Nettravel Telecom em Cacoal são os maiores provedores do Estado de Rondônia.
é nóis :D
-
Se for uma coisa bem feita, a cada 6 meses a gente vai na torre só olhar se não tem algum estaio froxo, e ver como tá as baterias. Fora isso não tem manutenção não amigo. Tenho enlaces que estão funcionando a anos sem parar. Trabalho com Provedor deste 2001.
-
Márcio, um bom aterramento minimiza muito os prejuízos com ráios e uma torre bem feita, bem montada, pra cair, só se der ventos acima de 100km/h , o sucesso desse projeto vai depender de tudo isso, se for bem feito a chance de dar problema é pequena.
Abraço
-
Sim...só pra vc ter uma idéia, no Amazonas o mega custa em torno de 3.500,00 o mega...acho q é viável sim. :D
-
Quem que mexe com provedor que bate bem da cabeça Amigo rs.... o Pior trecho só tem 660km de estrada de chão. O resto é asfalto.
-
aqui no amazonas, nos pagamos via satelite 19 mil por 2 mb, se tivesse um enlace desse de manaus ate meu municipio, teriamos um lucro rapido e em menos de 1 ano o investimento ja teria sido pago.
garanto
-
A latência da Internet via satélite ai no Amazonas fica em torno de 2000ms pingando no ip 8.8.8.8 certo amigo? em Sao Paulo vi dando 3ms. Diferença pacas!
-
2 Anexo(s)
Citação:
rondonet
Amigo, Radwin é um Rádio Profissional, 80km não da visada, e o Radwin passa 100mbps.
Este Rádio que você está falando não fecha 80km, muito menos passa 200mbps full. Abraços.
radwin pode ser bom onde não tem outros enlaces mais profissional não chega a ser não meu amigo se em 80 km vc nao tem visada é uma coisa agora dizer que radio profissional de verdade não passar esta esta banda esta bastante equivocado olha ai radios olha ai radios da ASGA 79km e outro de 86km antenas de 1,20m realmente nao passa 200 megas full passa mais amigo 230 megas full
Anexo 39495Anexo 39494
-
Marcio, eu conheço os caras, eles vão fazer sozinho mesmo.
-
Eu acho que tem dinheiro do GOVERNO ai sim; tudo faz parte do plano do governo para inclusão digital, afinal ai será uma região muito comentada nos últimos anos; pois a copa vem ai, internet para gringola tudo!!! desde já peço desculpas se estou sendo ofensivo! Mas é um projeto muito mas muito louco; não conheço nenhuma operada que tenha realizado este feito, alguém aqui conhece? tudo bem que tem um pessoal"interline" que realizou um enlance de mais ou menos 110Km em 2.4Ghz, http://www.youtube.com/watch?v=ywDMC...eature=related
-
Estou dentro, vou começar entrar em contato com o pessoal que conheço na região, a empresa que presto serviço esta penando para para levar um link a 150 Km, não por que não tenhamos conhecimentos, mas recursos financeiros, pois a rota não é muito povoada, logo é visto como investimento alto para retorno baixo.E neste caso seriam teórico 3 torres, mas tem uma area que talvez force a criação de uma quarta torre.
Fica na região de macacos e vc conhece? Saindo da Serra do curral, aqui o problema é topologia que não ajuda.
-
Mostra ai a tela passando toda esta banda amigo. Falar só não vale. rsrsrs
Citação:
leysle
radwin pode ser bom onde não tem outros enlaces mais profissional não chega a ser não meu amigo se em 80 km vc nao tem visada é uma coisa agora dizer que radio profissional de verdade não passar esta esta banda esta bastante equivocado olha ai radios olha ai radios da ASGA 79km e outro de 86km antenas de 1,20m realmente nao passa 200 megas full passa mais amigo 230 megas full
Anexo 39495Anexo 39494
-
Gente, coloquei este Post pra mim postar Informações Técnicas sobre o meu Projeto, gente o under tá ficando uma Zorra vocês falando coisa que não tem nada a ver, se continuar assim, naõ vou postar as fotos nem o andamento do projeto, se for para criticar, pois se vocês já que nunca fizeram um enlace tão grande assim, deveria ajudar em vez de criticar, o maior prejudicado serão vocês mesmo.
-
kkkkkk caio na malha fina do under
-
Amigo, preço não faço a minima idéia do que está sendo gasto, pois sou pago para fazer e não para questionar valores.
-
amigo ja que vc vai colocar em 5,8 nao torre tanta grana assim compra rockt m5 titaniun que tem o mesmo hard do seu suposto "radinho profissional" e para locais no meio do nada que nao tem nem sinal de satelite ele vai funcionar uma maravilha.
as antenas sei que vc vai usar as as disk da ubnt de 34dbi sao as que a wdc vende.
-
Pessoal nao gosto de meter o bedelho nas coisas dos outros, mais olha oque vc estão questionando...rsrs...a grana é do cara se ele quer fazer 1000km de enlace problema dele, se der certo ou errado é problema dele, que eu saiba ele nao pediu grana pra nnguem aqui pra vcs estarem questionando alguma coisa, e eu discordo de quem falou que o under é para saber rendimentos, ta errado, o under nao foi criado para saber de situação financeira de ninguém, entao parem com isso e vão cuidar cada um das suas contas bancárias e vamos discutir somente a parte técnica da coisa.
Abraço.