galera quero botar 2 baterias nessa fonte nobreak na caixa que torre de 10 mts com 1 nanobridge + um bullet 2hp.
http://produto.mercadolivre.com.br/M...M#questionText
essa fonte é confiavel?
Versão Imprimível
galera quero botar 2 baterias nessa fonte nobreak na caixa que torre de 10 mts com 1 nanobridge + um bullet 2hp.
http://produto.mercadolivre.com.br/M...M#questionText
essa fonte é confiavel?
Olhando por cima o trafo é grande, tem ventilação, tem filtragem boa na entrada, eu confiaria.
Só olha bem os detalhes no anuncio, a recomendação é bateria estacionária, nada de meter bateria automotiva de 45A nisso e esperar que seja uma maravilha (Bateria automotiva e fonte chaveada não combinam, placas finas permitem descarga com corrente maior mas oxidam mais). Veja também que pra bateria chegar à carga total leva algum tempo, se tem blackouts longos varias vezes ao dia terá que fazer a conta quanto tempo leva pras baterias serem carregadas, a corrente de carga é de 0,7A, então baterias de 18Ah, levarão umas 25 horas pra ficarem totalmente carregadas (Caso estejam descarregadas), ideal sempre é carga lenta de 14 horas, mas sob flutuação a capacidade nunca é tão bem usada (Mas o todo ainda assim rende muuuuuuuito mais que nobreak AC).
O vendedor está exagerando dizendo que isso pode ser usado com baterias de 60Ah, funcionar funciona, em caso de descarga total vai demorar uns 3 dias pra carregar, mas funciona. Eu não usaria nada maior que baterias de 7 a 10Ah nele.
eu tmb gostaria se alguém usa e ta se dando bem com ela, me decepcionei com a minha da Volt 12V 8A.
Para quem quer criar uma estrutura em ilhas, aconselho usar as fontes http://ihvendas.com/index.php?route=...&product_id=35 .
Quando temos que ligar muitos equipamentos as usamos em paralelo com outras.
Prefiro usar 24 v e transformador 24x12v. Quando tenho na torre muitos equipamentos que só rodam em 12 v coloco uma fonte 12 v +1 bateria 12vx7ah e crio uma régua POE com 12 v. Depois de sofrer com vários carregadores de baterias flutuantes. Na nossa estrutura central que usa 2 baterias 60ah. Colocamos um quadro com 6 placas em paralelo e ligamos toda a torre em 2 réguas 10 POE.
Eu uso fontes desta marca (não desse modelo), costumo comprar o modelo de 12v 8A, Moro na cidade onde são fabricadas, até hoje nenhuma me deixou na mão. Por possuir refrigeração passiva, não apresenta problemas de travar o cooler como nas Volt.
Agora passei a comprar Réguas POE deles também pois estão colocando 1 fusível em cada porta, ja tive problemas com técnicos que crimpavam o cabo de rede sem desconectar da régua POE e acabava dando curto na fonte, agora o risco é de queimar somente um fusível e mais nada.
Caso tenham duvidas sobre o produto é só mandar mensagem, moro em Santa Rita do Sapucaí, local onde estão as fabricas: Volt, VA Conversores, CCN, Fag e Procast
Recomendo os equipamentos da CCN,
http://www.ccn-ind.com.br/loja/produtos/fonte-nobreak/
nunca tive problemas.
Eu uso da VA Conversores (marca que está no anuncio) o modelo é o fc8v12afc, esta fonte possui saida de 13,8 e corrente de 8A para alimentar os equipamentos e 8A para carregar a bateria independente. Por recomendação nunca usei bateria superior a 60A para recarregar. Como vc pretende usar ente 45 e 60 acredito que não terá problemas.
Na fonte de 24V a saida é de 27.6V verifique os equipamentos que serão usados pois para RB normal funciona perfeito, mas para ligar um RB1100AH eu não tive coragem pois nas especificações dela fala que a porta poe é de 12-24v náo tive coragem de ligar.
Ja nas 411 e 433 é de 12-30v.
eu uso da volt
contras:
quando comprei ainda nao era online,comutação por relés, liguei para eles e me informaram que estavam ja em novo projeto atendendo esta exigencia
outro defeito é que o carregador é carga lenta e não flutuante , tbm falaram que no novo projeto ja ta resolvido
valor R$230,00 fornecedor suprisul
Sentinela tem um carregador flutuante de 15 amperes muito bom basta usar um controlador solar para alimentação e tudo certo
valor R$230,00
realmente ainda é muito pra mim. pois na localidade ha algumas quedas de energia.
e fica em um apartemento onde a energia é totalmente instavel!
entao como devo usar galera? quero evitar dos (ubiquiti) ficarem reiniciando.
como faço? uso as baterias com a alimentao normal da rede eletrica?
Obrigado a todos mesmo assim ja ajudou MUIIIITOOOO!
Na minha opinião, pode colocar uma fonte que trabalhe com 12v e uma bateria 12v que se o cabo não for superior a 15 Mts ja é suficiente. (para ubiquiti)
Para maiores distancias coloque uma de 24v com 2 baterias. Coloque tambem algo que te informe quando houver queda de energia no local.
Colocar qualquer roteador ligado direto na tomada (por fora da fonte no break) pode servir pois nas quedas de energia ficara vermelho no DUDE e vc sabera que a energia caiu.
Aqui nesse site diz que essa fonte em questao tem 2 saida indepedentes.
http://networksul.net/products.php?p...ig.-altomatico
Alguém que usa as fontes da Volt saberia me dizer se ela segue o mesmo principio desta.Citação:
Fonte no-break 12V/ 8A Duas saídas independentes com uma saída que fornece 8 ampères para alimentação dos equipamentos + outra saída com 8 Ampères para carregamento da bateria.
Ou os 8 Amperes que ela indica e o total que pode ser partilhado nas saidas, ou seja, os equipamento consome tanto de amperes, o que sobrar e utilizado para carregar as baterias.
A volt tambem possui 2 saidas independentes. 1 para recarga da bateria e 1 para alimentação dos equipamentos.
A refrigeração da fonte é por cooler, comigo algumas fontes parou o cooler com 1 ano de uso, foi só tirar e colocar outro que continuou a funcionar normalmente, naquela epoca eles não trabalhavam com cooler de rolamento por isso a vida util do cooler era tão curta, depois me informaram que iriam modificar o cooler, mas aí eu ja estava trabalhando com outra marca. Não sei informar sobre a qualidade do cooler usado hoje, mas a fonte é boa.
Sobre a fonte do link... Ela possui 8 para alimentar a torre e 8 para carregar a bateria independente.
As fontes da Volt nao me agradaram muito demoraram alguns dias pra carregar uma bateria em teste na bancada,detalhe uma bateria automotiva de 60 Amp sem nada consumindo carga,tambem usamos os da Tpnet e parecem mais robustos alem de estar claro que carregam ate 2 baterias de 60 Amp.
A pouco tempo venho usando CCN tbm me pareceram boas.
nossa mas uma duvida que me encomoda bastante!
a amperagem é muito alta pra os radios? pois ainda uso as fontes de fabrica 24v 0.5A para uma
fonte nobreak de 27.3v 3A? sere que danifica o produto? e quanto as baterias?
automotiva ou comums para NOBREAK?
e essa informação que eu gostaria de obter, se as saidas da fonte da Volt possuem correntes independente ou se ela partilha a corrente máxima permitida,Ex: tenho uma carga de 5A que meus equipamentos consomem, a fonte diz 8A max, então sobraria apenas 3A para carregar as baterias?
isso pq ate onde sei os 8a estão dentro das normas da ubnt! mas fiquei sabendo pelo vendedor que o que estraga ou danifica eles, é a corrente de voltagem! sendo que é 27.3v na fonte para 24v nos UBIQUITIS. pode ser perigoso? pois minha torre so tem 11m e um cabo de 10 pois a caixa hermetica fica quase no meio da torre.
Se é um dos modelos da Volt que manda menos de 1A pra bateria, tem mesmo que demorar dias pra carregar uma bateria de 60Ah.
(O calculo GROSSEIRO é pegar a capacidade da bateria, dividir pela corrente de carga, e aumentar 40% pra determinar quantas horas levaria (60A / 1A = 60 + 40% = 84 horas, se a bateria estivesse descarregada)
Mas provavelmente é devido a resistencia interna das baterias automotivas, ela não são feitas pra carga com corrente tão baixa (1A), na verdade as de 60Ah mal são carregadas por alguns nobreaks que mandam 5Ah.]
Enfim, qualquer experiencia com nobreak (AC ou DC) e bateria automotiva não pode ser parametro pra determinar qualidade de fonte, qualquer fonte chaveada carrega bateria estacionaria de até uma 12x a corrente da fonte (Fonte que manda 1A pra bateria serviria pra baterias de até 10 ou 12A), já fonte chaveada em bateria automotiva... as que funcionam são excessão, a regra é nunca chegar a carga completa.
Nesses nobreaks DC a capacidade informada é da fonte chaveada, não da corrente de carga. Nas de 7A, essa é a capacidade da fonte chaveada, já a corrente de carga é algo como 1/10 disso, varios nobreaks DC tem corrente de carga de 0,7A (60/0,7=85+40%=119 horas, ou 5 dias).
Hoje chamam de 12V 8A, a corrente de carga subiu um pouco, mas isso jamais devia ser usado em bateria tipo 45 ou 60Ah, menos ainda em bateria automotiva (Resistencia interna menor exige corrente maior pra tensão ir aumentando). Duvido muito que a Volt indique isso pra bateria tão grande.
(Alguns nobreaks AC dizem carregar baterias de até 60Ah porque tem corrente de carga de 3 a 5A, aí é outra estória, mas ainda assim só carregar direito as estacionarias, porque automotiva precisa ainda mais corrente)
Se isso carregou uma bateria automotiva de 60Ah em alguns dias eu diria que essa sua fonte da Volt é excelente, porque nenhuma fonte chaveada comum consegue isso, a tensão aumenta mas fica com uns 10% da capacidade ou a tensão nunca aumenta.
acompanhando
Seria então uma melhor opção utilizar um conjunto de carregador flutuante + controlador de carga e baterias estacionarias para se ter uma autonomia maior e confiável do que utilizar essas fontes no-break?
Atualmente utilizo fonte no-break da Volt 12V/8A para alimentar 2 NB M5, 1 Bullet, 2 NS2, 1 RB 450G e um switch, tenho ligado em paralelo 2 bateria da Unipower 18A.
Quando falta energia, essas baterias só me dão míseros 2:30 de autonomia, e quando volta energia meus rádios travam o porque ainda não consegui entender, só sei que demora uma eternidade ate as baterias atingir 13,8 volts novamente.
Eu como a maioria que não pode ter o serviço interrompido por queda de energia gostaria de um sistema de no mínimo de 12 horas de autonomia, oque seria mais indicado então?
Os nobreaks DC tem uma fonte flutuando, o negocio é saber a corrente de carga da fonte.
A corrente nominal de um carregador flutuador ou de um nobreak devia ser ser 1/10 da capacidade nominal da bateria. Ou seja, pra bateria de 60Ah seria bom ter carregador com capacidade inicial de 6A, ou nobreak que mande pra bateria 6A. Tanto faz se a corrente virá de um carregador, de um nobreak, de um controlador solar... o que interessa é que ela tenha uma corrente baixa o suficiente pra fazer carga lenta, e alta o suficiente pra bateria não acabar quando a energia falta 2 ou 3x ao dia.
Usando carga com 1/10 (10%) da capacidade da bateria você terá bateria carregada em no maximo 14 horas, se quer 12 horas de uso sob baterias precisará uma 15x o consumo horario atual em baterias, isso sai caro.
Se o consumo fica nuns 5A em 12V, teria 60A consumidos em 12 horas, mas a bateria nunca teria 100% de carga, e o carregador desligaria ela quando ainda teria uns 10%, então digamos que a capacidade em C20 é de 60A e em C10 é de 56A, você teria umas 10 horas de 5A fornecidos. Já deve servir. Quanto a carga, manda 6A pra bateria, independente de vir de nobreak, de fonte chaveada, de painel solar, de fonte com trafo... o que muda é o custo inicial (Solar é caro), manutenção (Fonte avulsa as vezes dá pau se consumir demais), demora na recarga (Nobreak DC geralmente tem corrente pequena) e rendimento (Trafo rende 50%, conta de energia duplicada, péssima opção pra uso 24x7).
Tem nobreak DC com corrente de carga tipo 5 ou 6A, é só procurar nos fabricantes que alguém já postou de Sta Rita.
(A propria Volt 12V 30A, tem carregador flutuador de 5A (Mas não divulgam essa informação no folder principal, acho isso sacanagem por parte dos fabricantes). Só que pelo preço dela eu opto por fonte chaveada de tensão mais alta (16V pra 1 bateria, 30V pra 2)e controlador de painel solar (Capacidade de 10 ou 20A, de US$ 15 a R$ 150 servem), alguns controladores solares fazem o desligamente quando a tensão cai pra 10,5V (Ou 21V), e todo controlador mantém a bateria sob flutuação quando esta já está com carga. Se conseguir fonte de 17V 10A daria pra usar bateria automotiva com um pouco mais de durabilidade, com corrente mais alta (Paineis solares de 100W) as baterias automotivas dão problema mais tarde, mas essa não é uma opção necessariamente melhor que nobreak DC, é só questão de opção (Prefiro modularidade, em caso de defeito é mais facil a troca, tem escalabilidade, dá pra integrar painel solar mais tarde, etc).
(Mas estou falando de bateria estacionaria de 60A, pra automotiva precisaria uma carga com onda dente-de-serra pra limpar as placas as vezes, precisaria um ciclo de carga e descarga completa por mes pra não oxidar demais, tem que instalar um vibrador do lado pras bolhas não oxidarem demais as placas... denovo qualquer carregador serve nas primeiras recarga, mas pra manter a capacidade e otimizar a durabilidade a coisa complica. Poderia manter uma bat. automotiva do lado pra ser ligada automaticamente via rele em caso de tensão baixa, mas a carga desta automotiva devia ser feita por trafo a parte em 14h, manter elas (Automotiva) sob flutuação geralmente não dura muitos meses)
http://www.volt.ind.br/fonte-max-energy-500w.pdf
(Veja que na foto é uma bateria Unipower 12V 7A, mas com corrente de carga de 5A dá pra colocar tranquilamente bateria estacionaria de 50Ah:
http://www.bateriaautomotiva.com.br/...ria-50Ah-DF700
(Veja que em C10 (Descarga em 10 horas, ou seja, com 5A de consumo) ela fornece apenas 41Ah, pra ter 5A por 12 horas MESMO vai precisar bateria bem mais cara, analisa bem se precisa isso))
Essas fornecem a mesma amperagem para torre e para a bateria, pois por dentro são 2 fontes separadas da mesma mperagem
http://www.vaconversores.com.br/products.html
Estou prestes a adquirir essa fonte para ver, se resolvo meu problema, como eu citei acima, possuo 2 baterias se 18A cada.Alguém que ja a usa poderia dar um feedback sobre seu desempenho aliado ao seu banco de baterias, totalbde equipamentos na torre etc.Grato a todos.
Acabei de fechar o pedido de 2 peças do carregador (http://networksul.net/products.php?p...A7ao-Via-Radio)
Chegando ele em meu provedor eu posto pro pessoal as impressões de uso do produto.
Comprei também 2 peças desse adaptador poe: http://produto.mercadolivre.com.br/M...garantia-_JM#D[C:S,P:3,E:F,Q:11]
Alguém do forum utiliza esse modelo de adaptador POE? aparentemente parece ser de boa qualidade
Se está falando do nobreak VA do ML (Primeiro link enviado no post), veja a primeira foto: Corrente de carga de 0,7A, com uma corrente dessa, caso as baterias acabem (Ou quase), levará quase 36 horas para a carga completa (18/0,7=25+40%).
Teria que ver com a VA se as versões mais recentes do nobreak tem corrente maior (Amperagem não existe, se existir teremos que falar bitagem, hertzagem, bytagem...), mas o pessoal da VA consegue escrever "3 Ampère" no site ("1 chopps e 2 pastel"), não sei se conseguirão escrever um email em PTBR com a corrente de carga exata, mas repito, nessa versão antiga da VA (Link do ML) a corrente de carga é pequena, os vendedores falam que dá pra usar bateria de qualquer capacidade e isso não está tão errado, funcionar funciona, mas leva dias pra carregar depois de blackout.
Pra bateria de 18A você precisaria corrente de carga de uns 2A. Se tiver 3A também serve. Se forem 5A ainda não é problema, mas se for algo tipo 10A é bom ventilar as baterias senão durarão pouco (Olha o datasheet das baterias, os ensaios pra determinar corrente de flutuação são a 25ºC, se ficarem a 28ºC já devia baixar 0,1V na flutuação).
Enfim, infelizmente o pessoal da VA é 8 ou 80, a fonte 24V 3A tem corrente carga de 0,7A, e a 24V 8A tem corrente de carga de 6A. Então a 24V 3A é ideal pra 2 baterias de 7Ah, e a 24V 8A é ideal pra 2 baterias de 60Ah. O meio termo fica prejudicado, ou você escolhe uma carga bem demorada devido a corrente baixa, ou escolhe uma pequena redução na vida útil da bateria devido a corrente alta. Eu particularmente optaria pela corrente maior, mesmo em baterias de gel eu coloco solução de bateria depois de uns 12-14 meses de uso, e procuro ventilar quando possível, elas duram bem mais que o normal com esses cuidados simples, assim a corrente maior não detona a bateria tão cedo.
Eu me interessei na desde link, tem 2 saida indepedentes.
essa seria o correto?
Desculpem tantas perguntas, sou bem leigo nessa questão de energia, agradeço de coração as ajuda e opiniões aki sugerida.
http://networksul.net/products.php?p...ig.-altomatico
Se for colocar suas 2 baterias em paralelo (+ com +, - com -) terá 8A pra carregar 36A em baterias, não é o ideal mas é muito melhor que 0,7A (Do carregador de 12V 5A).
Com 8A pra 36Ah de baterias, teria que colocar elas em local ventilado ou bem fresco (Piso frio), e afastar uma da outra uns 5cm, pra otimizar a vida útil delas é importante dissipador o calor proveniente desses 3 ou 4A que estarão sobrando na carga.
Se for colocar elas em caixa fechada no sol, sem ventilação, não passarão de uns 16 meses (Se a corrente de carga de algum carregador do mercado fosse 3,5A não teria essa preocupação).
Não sei que equipamento quer alimentar, mas pense em 24V (Baterias em serie), as baterias em paralelo nem sempre equalizam direito a carga nas celulas conforme envelhecem, se uma celula de uma bateria der problema ela pode reduzir a capacidade da outra bateria, enquanto em serie isso não acontece. E... o preço do carregador 24V 7A (Que manda uns 6A pra bateria) é o mesmo.
meus equipamentos são 2 nanobridge, 2 rockets m5, 2 nanostation2, 1bullet2, uma RB 450G e um switch, minha torre possui somente 4 mt de altura, aonde eu aloco minhas baterias fica do lado da caixa de equipamentos, posso sim esta passando tudo para 24V.
Ja adicionei uma estrela em seu perfil pela grande ajuda aki prestada.
como o amigo falou 2 baterias + com + e - com - iria durar mais! mas se for 4 baterias comums 2 em + com + e - com - e as outras 2 tb so que o ++ com o -- pra ficar 24v?
daria certo?
A bateria 12V é formada por 6 celulas de 2V em serie, então você já tem um uso em serie consagrado como o mais duravel. Usar bateria em paralelo (+ com +, - com -) não é a melhor opção. Usar um par paralelo, em serie com outro par em paralelo, também não será a melhor opção. Mas, se vai colocar mais baterias de 18Ah (Mesma capacidade), menos mal, não é a solução perfeita mas tem poucos problemas, eu usaria se já tivesse baterias.
Problema é o seguinte, se você tem uma bateria de 18Ah carregada, paralela a uma de 7Ah, caso essa de 7Ah tenha resistencia interna menor devido a falha nalguma celula (Bolha no gel, placa torta, placa corroída) a de 18Ah vai descarregar sobre essa de 7Ah, essa 1 celula com problema vai aquecer, secar o gel ou líquido, e aquecer as celula ao lado dela, fazendo a bateria durar menos. Se forem 2 baterias iguais em paralelo, ainda pode ocorrer isso, mas a corrente sobre a celula problemática será menor, terá menos aquecimento, e mesmo com 1 celula ruim a bateria ainda dura muito tempo.
2 de 18Ah paralelas a outras 2 de 18Ah não é tão ruim, mas se for comprar hoje é mais barato colocar 2 de 36Ah em serie.
(Ou 1 de 36Ah em serie com um par paralelo de 18Ah)
Faz um esforço pra entender 'em serie' e 'paralelo', esse negocio de + com + confunde, e desenhar dá trabalho.
(Eu já sugeri varias vezes o uso de varias baterias de 7Ah em paralelo, de nobreak, mas é questão de custo, custam R$ 30 cada, quando uma tem celula danificada você resolve o problema por meros R$ 30, ou pode deixar essa unidade de fora e diminuir a capacidade do nobreak por uns dias, enquanto uma de digamos 70Ah não custa R$ 300 (10x7Ah = 10xR$30) mas sim R$ 400, o custo vem todo de uma vez só. Fora que se pegar 7Ah de gel, que já dura poucos minutos em nobreak, e completar com solução, ela pode servir bem por uns 8 meses, tenho feito esse reaproveitamente de baterias de nobreak e tem me servido por no mínimo 6 meses, mas alguns já tinha 15 meses em nobreak AC e agora já tem mais 15 meses em DC.
Ta bem legal o topico muito esclarecedor,o rubem ta dando uma aula aí rsrs,djigor quando chegarem essas fontes que vc pediu da um feedback aí pro pessoal quero testa-las tbm se valer a pena.
Abs.
Aviso sim!
Ficaram de me postar elas hoje mas até agora não passaram o rastreamento...to aguardando
Oi Rubem,
Agradeço muito pelas suas informações.
As vezes me confundo com tanta informação ao mesmo tempo.
Se não for pedir muito.
Você poderia me sugerir qual equipamento(fonte), bateria(quantidade, modelo, série ou paralelo) usar, para meus equipamentos.
(3 - rocket´s (sendo que 1 substituirei por rocket titanium, 2-rb 433ah, 1-Bullet) gostaria de utilizar todos com 24v.
Que fornecesse uma boa quantidade de horas sem energia, que a carga das baterias não demorassem tanto, e de um custo bem acessivel.
Vi que vc usa bateria de 12v 7ah, e quando uma dá problema, simplesmente substitui a bateria, mas como se faz para saber qual bateria está com problema?
Grato
bom pra torres de ate 3 aparelhos em 12v ou 24v, antes comprar um nobreak de 1400 VA que deve durar mais que os fontes nobreaks.
http://produto.mercadolivre.com.br/M...ia-externa-_JM
Como nao são DESKTOPS, sao simples radios da pra aguentar umas 4 horas de boa e deve levar ainda menos tempo pra carregar!
Vou pelo consumo desses equipamentos que conheço.
Rocket M5 fica nuns 8W, Bullet comum idem, já a RB varia mais, com 3 cartões digamos uns 22W de media (O consumo varia conforme o uso, encriptação, processamento, mas a energia pode acabar em qualquer horario, de tarde ou de madrugada). Somaria uns 76W. Em 24V isso dá 3,2A de consumo. Uma fonte que forneça 7A seria suficiente com folga (Nenhuma fonte aguenta 100% da capacidade por muito tempo, por precaução pegue o dobro).
Com 3,2A de consumo um par de baterias 12V 7A duraria cerca de 80 minutos (Ela fornece 7A se o consumo ficar em 700mA, conforme o consumo aumenta a capacidade total diminui).
Precisa de mais de 2 horas? Existem baterias seladas de 10A, quase 3 horas. Mais que isso já tem as de 18A,cerca de 6 horas e pouco. Se usar 4 baterias de 7Ah teria umas 4 horas.
(Estou no fim do mundo, do lado do Xingu, a 1000Km da capital mais proxima, tem energia eletrica da rede nacional a mal e mal 10 anos, e aqui não tem blackout de mais de 30 minutos faz anos, a maioria tem 5 a 10 minutos)
O nobreak 24V 7A da VA manda 6A pra carga da bateria, se usar 2 baterias 12V 7A em serie elas terão carga rapida e ficarão aquecidas durando pouco. O nobreak 24V 3A da VA tem só 3 de capacidade, seu equipamento consome quase 3A, eu evitaria.
O nobreak 24V 7A da Volt manda 0,7A pra carga da bateria, se sar 2 baterias 12V 7A essa seria a corrente ideal pra elas, carga lenta em 14 horas. Se usar 4 baterias 12V 7A, vai demorar um dia todo pra carregar.
(A Volt também tem um nobreak 24V 3A, mesmo problema do VA, pouca corrente pro seu uso, ou melhor, não tem margem de segurança)
Não sei como é o seu bolso, mas se quiser 2 baterias de 18A pode pegar o nobreak da VA de 24V 7A.
Resumo:
Volt 24V 7A -> 2 Baterias 12V 7A
VA 24V 7A -> 2 Baterias 12V 18A (Ou 6 baterias 12V 7A)
Se quer duração ainda maior, tem baterias dessa:
http://www.bateriaautomotiva.com.br/...ria-30Ah-DF300
Com duas dessa, e uma fonte VA 24V 7A, teria carga em umas 8 horas, e as baterias durariam quase 10 horas com seu equipamento. Se o nobreak da VA está uns R$ 250 com frete, e as baterias ficariam R$ 350 com frete, soma R$ 600, por aqui vendemos muito nobreak AC até mais caros que isso, pra manter servidor rodando por coisa tipo 1 ou 2 horas, até que nobreak DC é uma opção bem barata pra duração.
(Fora que essas baterias estacionárias durarão muitos anos, enquanto dentro de nobreak AC mal passam de 18 meses de uso 24x7 (Por essas e outras acho uma opção muito burra usar nobreak AC nesses casos, armazenas em DC, converter pra AC, pra depois voltar pra DC, 10 a 15% de perda em cada conversão e você joga no lixo metade da capacidade da bateria (Que fica fechada dentro do nobreak do lado de um trafo quente, é o pior lugar pra se colocar uma bateria))
(Mas se quiser coisa ainda mais barata posso citar, fonte com controlador solar, ou carregador pra bicicleta eletrica, não são opções prontas, nem completamente confiáveis, mas são opções bem mais baratas)
===============================================
Edit:
Ah, pra testar bateria é simples: Plugada no nobreak ou carregador você presume que ela devia ter carga, pluga o multimetro e vê a tensão, se desplugar o carregador (Nobreak) e a tensão cair demais (De 15 pra 10V digamos) é quase certeza de bateria ruim, mas se ligar uma lampada automotiva pequena (10W de seta de modo ou 21W de seta de carro) e a tensão cair pra algo abaixo de 10V pode descartar a bateria. Uma bateria em bom estado, recém-saída do carregador, se for digamos 12V 7A e ligar uma lampada 12V 21W, vai cai cerca de 0,1V a cada 2 ou 3 segundos, é facil notar se tem uma celula ruim porque a tensão cai 2 ou 4V instantaneamente, ficando abaixo de 10V.
(O problema de bateria com muitas placas finas (Automotiva) é esse, a tensão quando plugada em carregador sobe rapidamente pra digamos 24V, mas ao ligar uma carga de míseros 21W cai 2 ou 3V em poucos segundos, como nobreak se baseia na tensão pra desligar o consumo (Pra não danificar as baterias) o nobreak é enganado pela bateria, 2 celulas ruins inutilizam uma bateria que ainda teria outras 4 celulas boas (Por isso americano usa celula de 2V avulsa, troca só a que precisa, no brasil a Sta-eletronica.com.br, a Unicoba.com.br e a powersafe.com.br sempre trouxeram essas celulas, tem coisa absurda tipo até 5 MIL amperes em 2V, convenhamos que uma bateria 12V 5000A seria "um pouco cara" pra trocar inteira por conta de defeito em 1 ou 2 celulas.
sim pelo anuncio eu ja vi tudinho! to pensando bem! POW imagina so gastar bens uns 600 fora que vai dar um trabalho organizar tudo e a manutençao e tal? um 1400 VA da APC ta em media 400! rapido facil e 2 baterias ja pronta e tudinho perfeito! é so ligar as fonte ubiquiti e ta BELEZA! ainda mais que andei analizando e estava vendo que uma fonte equipada com POE tal com baterias fortes de 56a 60a e etc, sai em media mais que 1500 reais. com autonomia de ate 5 horas! TA LOCO, prefiro as No-Breaks ORIGINAIS DE FABRICA E EQUIPADA!
Caro Rubem,
Desde já agradeço muitissimo pelas informações, me ajudou muito a decidir o que utilizar em minha torre.
Irei utilizar uma régua poe, com http://www.bateriaautomotiva.com.br/...ria-30Ah-DF300
Com duas dessa, e uma fonte VA 24V 7A
Agora só mais um perguntinha para me calar para sempre..kkkk
A fonte da Volt 24v 7A não serve? para utilizar com essa bateria de 30A estacionária.
Estou perguntando porque tenho fornecedor aqui perto e pego em mãos a fonte.
Muitíssimo obrigado...
Nobreak AC de 1400VA tem geralmente 2 baterias 12V 5A dentro, ou seja, 12V 10A, isso dá 120W de capacida em DC. Levando em conta rendimento do conversor de 85% sobram 102W, levando em conta 90% de rendimento da fonte Ubnt 24V 0,5A sobram 92W, mas a bateria estará quente (Dentro do nobreak é quente, tem um trafo ligado 24x7 do lado, sem ventilação), terá descarga alta, na prática terá uns 70W pra usar.
É mais facil usar nobreak AC, mas é desperdício enorme e sai mais caro. Desperdício devido a conversão e calor do nobreak, e sai mais caro porque o nobreak AC é mais caro que um nobreak DC (Imagine usar as mesmas baterias em ambos).
Tem nobreak de 600 ou 700VA com conector pra bateria externa, e na verdade qualquer nobreak pode ser aberto pra colocar um par de fios e plugar outra bateria 12V 7A do lado de fora, tem como fazer algo barato com isso, mas terá durabilidade menor nas baterias e vai gastar mais energia, se é pra fazer adaptação em nobreak parte logo pros carregadores de bicicleta eletrica, ou controlador solar com fonte chaveada ao invez de painel solar, são tão duraveis quanto nobreak AC, mas vão custar até menos.
Problema da Volt 24V 7A é que ela manda pra bateria apenas 0,7A, demoraria 14 horas pra carregar baterias de 7A, e uns 4 dias pra carregar baterias de 30Ah.
A VA 24V 7A manda 6A pra bateria, reduz o tempo de carga em quase 10 vezes.
(Mas não devia mandar 6A numa bateria de 7A, já pra bateria de 30A não tem problema)
Ou veja com a Volt se eles modificaram recentemente essa 24V 7A, mas até pouco tempo atras tinham 0,7A pra bateria.
Pessoal, olá.
seguinte... eu monto racks de fonte POE de 24 portas
Anexo 45304
https://lh5.googleusercontent.com/9a...M=w500-h375-no
E uso as fontes de 24 V x 14,6 A que dá pra ajustar até 27 V
Anexo 45305
http://produto.mercadolivre.com.br/M...-146a-350w-_JM
E a parte da bateria eu faço mais ou menos assim:
Anexo 45306
http://py5sg.homeip.net:2000/esquema...no%20break.jpg
A única coisa que se tem que observar é o consumo de todo os equipamentos e dimensionar os diodos, cada um 6A8 dá 6 Ampères por 800 volts. Dá pra usar diodo de qualquer tipo, até os de alternador.
Em relação a distância em 26 Volts com uma distância de 30 metros de cabo de boa qualidade dá pra colocar uma RB433 com 3 cartões a 20 dBm tranquilo (eu fiz e funciona).
Anexo 45307
https://lh6.googleusercontent.com/za...I=w375-h500-no
Aqui está o que alimentam duas fontes de 12 v com 24 A em série, esta configuração dá 4 horas de autonomia para a linha de distribuição, a antena do Link está em um nobreak só pra ele.
Anexo 45308
https://lh4.googleusercontent.com/-o...o/GEDC0297.JPG
Ao todo 19 equipamentos usando o rack.
A capacidade da bateria pra ser carregada é muito relativo, façamos a análise, de quanto em quanto tempo você fica sem energia????
Se o problema é falta de energia direto precisamos de um carregamento mais rápido, porém se tiver pouca falta tem tempo pra carregar uma sala inteira de bateria.
Com o resistor de 100 Ohms e 27 volts teremos 270 mA de corrente para carregar as baterias. Pode vir a pergunta... "MAS EU TENHO UMA BATERIA DE 100 AMPÈRES, TÔ PERDIDO".
Não se descabele, a bateria não vai sentir essa carga lenta e não terá tão cedo problemas com manutenção da sua bateria.
Se referir uma carga mais rápida pode diminuir o valor do resistor, mas não se esqueça, se for um resistor de 10 ohms terá uma corrente de um pouco mais que 6 ampères, mas quase 70 watts de dissipação, olha um resistor de 70 watts... Uau ! com 100 Ohms um resistor de fio de 5 Watts dá conta, isso se a bateria estiver TOTALMENTE descarregada....
Heitor Neto – PU2TIB
Itanhaém-SP
Msn: [email protected]
Email: [email protected]
É uma opção que uso.
Algumas dessas fontes industriais permitem bem mais de 27V no ajuste, tenho Steady 24V 50W (R$ 60 no brasil) que vai até 27,1V, mas outra Steady de 150W vai até 28V, com essa tensão pluguei entre a fonte e as baterias um controlador solar:
http://www.ebay.com/itm/Solar-Panel-...-/360618821029
Escolhi isso porque pra um resistor de 10W chegar até aqui custaria bem mais de R$ 20 de frete, e queria prolongar a vida das baterias desligando quando a tensão caisse de 21V. Fora que... bom... posso plugar um painel solar mesmo depois, isolo da fonte com um diodo e pronto, de dia coloco um timer desse pra ligar 20 minutos a cada 2 ou 3 horas (Dependeria do consumo e dos paineis solares), e de noite coloco intermitente ligando 20 min. e desligando 20 min.:
http://produto.mercadolivre.com.br/M...mporizador-_JM
Forma um sistema hibrido, pra quem tem painel solar sobrando e é painel que sozinho não dá conta do recado, eis um jeito simples.
Esses controladores solares tem mosfet com drop-out (Queda de tensão) de 0,3V, se a fonte com o trimpot no maximo subir só até 27,2V é só regular o controlador pra cortar a carga em 26,9V, vai deixar de usar uns 3 ou 4% da capacidade da bateria (Mas dependendo da corrente de descarga pode desperdiçar ainda mais de potencial, não me preocuparia com isso). Mesmo o multimetro xingling mais barato (US$ 5) tem precisão suficiente pra esses ajustes. Controladores de corrente tipo LM350T tem drop-out de 3V, se for pra fazer um regulador de corrente terá que usar mosfets ou arranjar fonte de tensão meio incomum, tipo industrial de 19V ou 31V.
(Pra 1 bateria eu não arriscaria fonte de notebook, nem modificadas de PC, consumo com resistencia interna baixa geralmente desarma as fontes não-preparadas, ou queima elas mesmo (É o mais comum, se ligar numa lampada automotiva de 35W (Farol de moto) um carregador de notebook 12V 5A, ou uma fonte ATX comum de 230W, ambas duram poucas horas e queimam de tanto calor, carregando baterias aconteceria o mesmo)
oi rubem.
teria uma soluçao para evitat o aquicimento em uma NB DE 1400VA? (nem que seja caseira)
Alguns tem ventilação, acho que uns SMS.
Onde não tem fan, sempre tem como adaptar:
Anexo 45392Anexo 45393
O primeiro é um Eaton, a caixa é plastica então pode furar onde quiser. Coloquei fan direto na bateria e não deu problema, quase 2 anos assim.
O segundo é um SMS, esse fan por fora ficou estranho mas num de 1000VA coloquei pra dentro e coloquei um fan filter por fora. Mas nos SMS sempre que liguei fan direto na bateria o nobreak ficou meio instavel, desligando e religando sem motivos a cada 2 ou 3 horas, nesse de 1000VA liguei o fan numa fonte 12V de um switch proximo, mas tenho na bancada pro meu uso esse 600VA da foto que ainda não sei como vou ligar o fan, já que nele não vai nada 12V pra aproveitar a fonte.
Tenho um par de APC antigos, modelo que a bateria vai deitada em baixo, coloquei os nobreaks de lado com a bateria fora, sem tampa, a bateria fica a uns 5cm da carcaça, não aquece. São esses APC:
Anexo 45394
Mas nos SMS eu colocaria um isolador termico entre a bateria e o trafo, nos modelos de nobreak SMS com 2 baterias de 5Ah geralmente a bateria que fica do lado do trafo termina sua vida assim:
Anexo 45395Anexo 45396Anexo 45397
A primeira foto é do lado com logo, que fica encostado na outra bateria, já a 2º e 3º fotos são do lado oposto, o lado que fica a uns 2cm do trafo, as 3 celulas desse lado estufaram e perderam a capacidade, com 3 celulas ruins o nobreak não segura sequer o nobreak ligado por meio segundo. Sempre tenho alguma espuma enponjosa de embalagem pra usar como isolador (Algumas são tipo isopor, mas outras são antichama e tal), mas poderia fazer um sanfonado de papelão também, ou borracha grossa (PVC expandido de uns 2cm), depende do que encontrar.
Uso sempre pra esses fins fans de 60mm, porque de 80mm (Padrão em fontes ATX) não cabe em nobreak nenhum, mas se conseguir só fan de 40mm daria pra usar, tem 40mm de 20mm de altura e de 10mm de altura, os de 10mm quase não circulam ar (São pra placas de video fanless, RB1100/1200, placas com processador atom ou via...), eu procuraria os 40mm de 25mm de 2500RPM. Precisar fan filter não precisa, coloquei nalguns porque ficam "a mostra" nalguma mesa e corria o risco de algum energumeno espetar uma caneta e quebrar uma aleta, mas a poeira dentro deles não incomoda muito.
Se quiser meter um fan 80mm na lata no lado de algum nobreak, na altura do fundo da bateria com o inicio do trafo, não sei como faria pra cortar direito (Tenho tico-tico mas lata dessa espessura não corta direito sem amassar tudo, tenho serra-copo 70mm mas não é pra ferro, tenho mini e micro retífica com diversos discos mas gasta duzias de discos pra cada cm de lata cortada), talvez o jeito seria encher de furo ou cortes de disco, tenho preguiça então prefiro meter fan na frente mesmo, serra-copo corta o plastico, depois um ferro de solda faz os buracos pros parafusos, e pronto, em 4 minutos tem fan.
Alias, agora fui conferir o meu lixo de bateria a ir pro descarte...
Anexo 45399
(Umas 30 juntadas no ultimo ano, recuperei umas 6 ou 7)
e... a maioria está com o lado oposto aos terminais estufado, os terminais vão pra frente do nobreak e o outro lado da bateria vai bem pertinho do trafo:
Anexo 45400
Enfim, a maioria das 12V 7A que tenho estão assim:
Anexo 45401
Essa é a parte de tras de uma Yuasa, as 2 celulas que ficavam perto do trafo estão secas (Chacoalha e ouve barulho de algo seco dentro, tipo cascalho), as celulas do outro lado, que ficam na frente do nobreak, longe do trafo, estão ok, gel ainda rígido.
(Yuasa quem usa é a Eaton, mas tem um monte de CSB usadas em SMS assim.
Mas... se for comprar um nobreak de potencia maior e com plug pra bateria externa, de 1400VA, eis o que recomendo:
Anexo 45403
SMS Manager Net4+, as baterias ficam longe do trafo e ainda tem fan, o fan não trava facil igual uns SMS Manager Net+ antigos de 600VA (Fan de 50mm eu acho). Conserto alguns deles por ano, então não espere 100% de certeza de durabilidade, unidade defeituosa tem em qualquer modelo.
Obrigado Rubem!
Ja sei como economizar sem perder e pagar caro futuramente e não ter dor de cabeça com a estruturaçao do cabeamento entre outras coisas demais!
Acho que ate um sms 2 baterias de 1000VA deve resolver meu problema!
essa SMS da fonte 60cm ta massa vou comprar essa ja vem TODA PREPARADA O/
VALEU