Por via de dúvidas também testei com uma pináculo que são ótimas de sinal. Mesma coisa. Onde antes tinha sinal -87 agora não tem sinal. Todas vizinhos também ta o mesmo problema.
Versão Imprimível
Por via de dúvidas também testei com uma pináculo que são ótimas de sinal. Mesma coisa. Onde antes tinha sinal -87 agora não tem sinal. Todas vizinhos também ta o mesmo problema.
chicao48, em meu celular Motorola quando estou navegando ou mesmo em descanso/repouso o aparelho fica em 4G por cerca de alguns minutos depois fica como off line. Detectando um movimento aí ele se comunica com a rede, seja somente em dados ou wi-fi.
Navegando somente em 4G( muito bom por sinal), mas ao receber a ligação muda para 3G ou 2G(raro) e por incrível que pareça a área de cobertura é menor do que 3G mas no mapa diz ao contrário.
Em meu celular, em tela por aplicativo aparece assim; Claro, 4G LTE band 3 e Vivo UMTS band 5 e em ambos os casos mudam de banda para outra numa ligação por voz. Com a Claro pelo era assim, ERB transmitia em 1,7 GHz e recebia em 900 MHz; se for isso em 4 G complicou por que o equipamento precisa responder bem rápido a isso em seu software e a antena precisa de uma boa largura de faixa. Aqui pelo menos a qualidade de áudio é excelente, inclusive no whattsapp sem cortes ou delay algo horrível com a Vivo.
sphreak, aconteceu comigo no ano passado e meu cliente precisou de trocar o aparelho por um da ZTE. Para zona rural com um plano de mais ou menos 50 Reais( controle), polar falar ilimitado para qualquer operadora e qualquer DDD em qualquer estado, enquanto que nas outras era restrito ao mesmo DDD; atualmente é com todas as operadoras com igual valor ou pouco mais, mas a Claro dá um desconto em espécie se for por débito em conta e fatura digital integral.
Pelo menos costumo rotear a internet por meu celular, e nunca tive problemas. Claro sem sinal de internet ou o aparelho é incompatível não registra de forma alguma, sem contar a faixa de frequência que não podemos contar com uma faixa específica.
Gente, este aparelho da ZTE que a claro vende, MF920V, alguém já testou ?
https://lojaonline.claro.com.br/zte/...-internet-20gb
Eu tenho o Huawei E8372h, que "péga" o sinal B28 (700MHz) da tim na região serrana do ES(Marechal Floriano). Testei com vários telefones (LG G5, Sony Xperia XA, Samsung J5 2006(J5 metal), todos eles acham a rede mas não se registram nesta rede, não navegam nenhum byte,enquanto o modem E8372 navega com certa facilidade.Mas o E8372 não possui 4G na banda 3 1800MHz, e este da ZTE sim.Mas não sei se é bom de sinal.
Hoje, com essa migração da 4G para várias frequências, acho que não há smartphone no Brasil com suporte para todas essas frequências em 4G no mesmo aparelho. "acho né!".
Na ficha técnica do meu LG consta apenas 2600Mhz. Portanto, captar sinal 4G em região que a frequência não seja essa; nem sonhando, mesmo!
Este ZTE (o modelo MF920V) funciona em 700 (B28), 1800 (B3), e 2600 (B7).
Existe também o 4G em 850 (B5) mas somente para relógios da apple/iPhone,
e somente na claro. As outras 3 frequências 4G, 700/1800/2600 este ZTE tem.
Já o E8372 não tem 4G em 1800 (mas tem em 700 e em 2600).
Há uma variante, o E8372-608 que não está à venda no Brasil, que tem 1800.
No final do ano passado eu usei por alguns meses a claro no 3g em 850 mhz. Mesmo distante 20 km da cidade vizinha de Itaperuna no norte do Rio de onde recebia o sinal funcionava com velocidade máxima de 2mbps, ao anoitecer até a meia noite caia muito a velocidade entre 0,3mbps e 0,5 mbps. O 4g da claro não chega na minha casa. Enfim, conseguia navegar com o amplimax na claro, não sei agora como está, teria que fazer um teste, vou tentar reativar o chip, pois uso a Oi atualmente.
Pessoal, postei no outro forum (o de ruído em celular rural) uma novidade: o amplimax agora tem 8 (oito) bandas em 4G. Tão logo as operadoras liberem o VoLTE para este aparelho, vai "matar" muito celular rural de mesa.
Para quem não lembra, citei que na roça onde passo férias, na divisa das Cidades de Marechal Floriano com Domingos Martins, tenho 4G da Tim na banda 28 (700 MHz) mas só no modem E8372
E tenho voz (sem nada de internet) da Vivo, em 850 MHz e só no celular rural.
Ou seja, sou obrigado a usar 2 operadoras e dois equipamentos.
Bastaria o VoLTE da Tim no amplimax para resolver meu caso...
Estava lendo esse documento e achei interessante postar aqui.
Apesar de ser trivial para muitos. Mas o lado conceitual foi bem abordado.
Isso faz com que possamos ter um olhar muito mais crítico e técnico quando for lidar com esse assunto.
Melhores Práticas para Instalação de Estações Rádio-Base:
http://www.sinditelebrasil.org.br/po...zembro-de-2013
FONTE: www.sinditelebrasil.org.br
Ontem para piorar mas acontecia ocasionalmente desde março. A operadora vivo passou a não reconhecer alguns celulares em 2G, mesmo os homologados pela ANATEL em marcas como LG, Samsung e marcas como Motorola e Sony há muito não vejo com sistema somente em 2G, longe de qualquer comentário positivo ou negativo.
Alguns celulares, mesmo buscando a rede não conseguia detectar a Vivo mesmo com dados móveis ativos( 3G e banda 5), os antigos nem pensar. Porém em meu celular Moto G5S, indicava presença de sinal, recebia ligações e serviço de dados inativo além de estar no chip 2. No Moto G 7 play da minha ex, sinal ficava instável conseguia fazer ligação mas na outra ponta atendia e não completava o elo.
Acredito que operadoras estão testando roaming entre as redes inicialmente Claro/Vivo e Tim/Oi e logo entre elas proposto ou em estudo na ANATEL. Na eventual catástrofe essa técnica já é aplicada como aconteceu no caso de Brumadinho, só que sem pedido judicial e as operadoras se uniram para localizar as vítimas segundo uma certa reportagem. Segundo certas fonte, no futuro pode cair investimento em ampliação de redes ou torres esperando que apenas uma operadora invista e outra ganhe "carona" sem gastar quase nada. Muitas cidades desta região a Oi só conta com GSM, Tim e Vivo conforme a população com 3G e a Claro com 4G que conta com uma plano internacional no sistema pós-pago.
Sou a favor, e já deveria ter compatibilidade entre operadoras de celular mesmo que signifique pagar mais caro numa ligação. Afinal sairá mais barato do que comprar um chip por alguns dias e ficar esquecido na gaveta, mas whattsapp ajuda muito bastando ter uma rede wifi aberta.
Nilton, em janeiro deste ano, peguei uma porrada de gente brigando por causa do não-funcionamento da vivo na região serrana do ES.
NO meu celular rural (um prolink) o sinal da vivo aparecia, sumia, aparecia de novo. O povo reclamando que os aparelhos todos estavam com defeito, mas era a rede. E lá o mercado é 100% da vivo. Eu era o único com chip das outras na cidade (Marechal Floriano).
Ao meu ver, operadoras de celular são como marca de cerveja; a marca A é consumida em determinada região do Brasil, e não em outra região; a marca B não é consumida da região da marca A, e vise-versa. Quando vejo na internet reportagem dizendo que a Vivo tem o maior número de usuários do Brasil, quase dou até um infarto pela dificuldade de acreditar nisso. A Vivo só tem 100% de mercado nas cidades onde só tem o sinal dela, a partir do momento que entra outra concorrente, ela continua apenas com meia dúzia de seus clientes. A Vivo tem um ótimo sinal, mas os seus planos nunca foram muito atrativos. Acho que todos esses usuários da Vivo vivem em marte.
Você acha ? Eu tenho certeza.
Amigos, só a título de curiosidade: o Amplimax tem limite de transmissão em rede cabeada de até 100 metros. Alguém sabe informar se essa rede poderia ser expandida a 200 metros usando um switch?
Até poderia com auxílio de um switch, mas não te aconselho a fazer isso.
Vou trocar o local da minha antena, e o Amplimax ficará a 110m de onde está hoje.
Fiz as contas, financeiras e técnicas, e achei melhor fazer um PTP via fibra, do meu Amplimax até o Mikrotik.
Acredite, é muito melhor e mais barato comprar Conversor de mídia e Fibra óptica, do que comprar rádio pra fazer o PTP.
Ao menos no meu caso foi mais em conta e melhor, quase 0% de perda entre a antena e o Mikrotik.
Então, a 100 metros de distância via cabo do POE do Amplimax, seria colocado um switch, que por sua vez seria conectado outro cabo de rede de 100 metros na sua saída, completando 200 metros, é isso?
E esse switch teria que ser de 24v, que é a mesma tensão do POE do Amplimax?
Sim, é isso, Mas você terá muita perda de sinal, pois estará no limite (conceitual) da distância do cabeamento.
Nessa distância, te aconselho a fazer um PTP (Ponto a Ponto), via rádio ou via fibra.
Não necessariamente. Neste caso, o Switch será apenas uma Bridge entra os pontos. Ele não irá reforçar o sinal, Switch não tem essa função.
Lembre que do Amplimax até o POE, no cabo UTP passa Dados e Energia, no caso 24V DC da fonte do Amplimax.
Da saída LAN do POE até o Switch, não tem energia, somente Dados. Neste caso você poderá usar qualquer Switch de 4 ou 8 portas, alimentado via 110/220 AC diretamente, ou através de uma fonte 12V DC.
Dá pra fazer uma loucura:
Colocar o POE do Amplimax no meio do caminho.
Eu ja fiz assim:
Um cabo FE80 telefonico com 110V injetados nele (é pra usar como fio de luz mesmo e não na porta telefonica) e um cabo de rede de 75 metros entre a casa e uma caixa hermetica. Nesta caixa instala o POE com a fonte ligada no 110V do cabo FE80 e o cabo de rede na porta Lan do POE do Amplimax.
A partir dessa caixa sai mais 75mts de cabo de rede ligado na porta POE do injetor que está na caixa hermética e indo até o local do Amplimax.
Teoricamente dá pra chegar em uns 180mts (90mts de cabo de rede pra cada lado do injetor).
Exatamente isso. O POE tem que ficar no meio do caminho.
Como falei anteriormente. 100 metros é a distância conceitual, mas sei que na prática algumas pessoas já alcançaram 150m.
Nesse vídeo tem mais ou menos isso que você mencionou.
https://youtu.be/IJIJoSnEIK4
Dei uma pesquisada aqui: no cabo de rede, percorre tensão e corrente continua injetada pela fonte POE, e que consequentemente quando o cabo excede o limite de comprimento tolerável, a tensão e corrente irá se perdendo durante o percurso, chegando abaixo da capacidade para o funcionamento do dispositivo.
Não esqueça que o Amplimax funciona com 24V e trabalha com voltagem entre 9V e 24V.
Pra perder esses 2quepra menos de 9V o cabo tem que ser muito fuleiro.
Quanto a minha idéia acima, você utilizar uns 80mts antes o injetor POE e 80mts depois. Não excederia em nenhum dos dois lances.
O injetor POE que eu digo é o próprio injetor do Amplimax.
Anexo 69629
Você coloca ele na metade do caminho.
Eu esto em campo e após o meio dia eu coloco um esquema dessa montagem aqui.
100% amigo!
Nas poucas instalações que fiz em ambiente externos, sempre utilizei cabo blindado, logicamente com conector blindados. Mas nem sempre isso é necessário.
Já vi instalações com cabo UTP com proteção UV (não blindado), com 100m. E estão funcionando até hoje, pegando Sol e Chuva todos os dias.
Segue dois esquemas que eu já fiz com sucesso no Amplimax.
Esquema 1> Telefone + Internet a mais de 100mts com o injetor no meio do caminho
Anexo 69630
Esquema 2> Somente internet a mais de 100mts, com injetor no pé do Amplimax + PTP com CPE
Anexo 69631
Pra quem não lembra o que é cabo FE80, é o utilizado para instalações telefônicas externas. Ele tem núcleo de aço e é revestido de cobre. Suporta tração que o cabo de rede não suporta.
E quanto a ele levar 110/220V. Ele só não vai aguentar ligar nada mais forte que 5 Amperes na ponta, mas para utilizar conversores DC de 24V vai beeeemmm de boa!
Anexo 69632
P.S. Só não esqueçam de fazer um aterramento. De preferencia com Clamper como da figura abaixo. Senão queima mesmo!
Protege Telefone + Rede elétrica
Anexo 69633
Um exemplo com cabo de 105m.
https://youtu.be/mhskHMTrvgE
Lançamento da Aquário:
Anexo 69643
Legal. Vou ver agora o preço.
R$ 900,00 é um pouco pesado, mas é mais prático que o Amplimax. E é dualchip. Obviamente sinal menor, antena de apenas 3 dBm. Porém dual chip é tentador...
R$900 é uma facada! E na prática o 4G dele só serve onde o sinal já tem um pouco de força pra chegar ao local.
Se for investir em + cabo e antena externa a brincadeira pula pra uns R$1200,00.
O equipamento é interessante, mas em meu ponto de vista, um tiro no pé que a Aquário deu.
Acho um tanto salgado por que a vida útil dessas baterias são uma lástima, fontes de péssima qualidade e recursos a desejar. Facilita a idosos que na proporção nem tanto assim.
Aparelhos para uso em meio rural teria de ser montado em caixa metálica, com sistemas de proteção a descargas de até 2 KV e vida útil prevista para pelo menos o dobro de celulares comuns; autonomia da bateria em 24 horas e não em 20 minutos de conversação que só em telemarketing ou atendimento a clientes já acabou a bateria.
Quando usava esses roteadores montados em caixas plásticas são 6 meses de bom uso, depois parece que "buga" obrigando-nos a fazer o reset e configurar novamente a cada 2 ou 3 meses. Agora com 3Com, montado em caixa metálica, pintura epoxi por fora e bi-cromatizado por dento esqueci o que é fazer reset faz uns 4 anos. É mais caro, para mim valeu a pena.
Uma outra questão, sinal da Claro é B3 com -100 dBm chega em meu celular a 20 M, e a Vivo B5 mal chega a 2M apesar de ser 3G com -65 dBm. Wi-fi chega a -88 dBm e cerca de 3M; baseado em aplicativo de celular por que na barra de sinal estão cheios, não és confiável.
Como uso Motorola, se estiver em movimento numa região urbana de zona morta em movimento continuo falando se estiver em uma ligação; sinal some na tela mas continuo falando. Outro dia, estive num distrito atendido por 3G da vivo, e sinal apareceu na tela mesmo em chip 2 e com dados ativos no chip 1 e sem sinal da Claro; se acontece com outras marcas não sei informar e taxistas, mototaxistas usam Motorola ou LG em sua grande maioria pelo menos aqui.
Ehhh, não sei aonde a Aquário quis chegar com um produto desse. Esses modelos de aparelho nunca cairão na graça dos consumidores. Hoje os caipiras de raiz da zona rural estão aprendendo aos poucos, a lidar com novas tecnologias e novos formatos, e estão abandonando o uso desses aparelhos. Tenho um conhecido que já é aposentado por idade, e antes me pedia ajuda para mexer no celular de teclado dele; hoje ele já migrou para smartphone, e a gente já se comunica via Whatsapp.
Li alguns comentários de compradores desse aparelho no ML; vi até um comentário de alguém que não consegue sinal de internet via wifi por esse aparelho!
Esse modelo de aparelho, assim como outros já lançados por outros fabricantes, que era apenas 2/3G, tem suas limitações quanto ao local de sua instalação, pois nem sempre se obtém sinal ao lado da residência, e tendo que fazer a instalação longe da mesma, por isso, esse aparelho torna totalmente inviável o seu uso.
chicao48 sempre costumo dizer. Web ou popularmente internet nos conquistou ( 3 anos a mais de 100 anos) não pelas pesquisas ou transações on-line e sim pelas "fofocas" nas redes sociais. Bom de 3 a 10 anos não tem a mínima noção ou pouca sobre o assunto.
Uma semana atrás, uma senhora usava um smartfone do esposo com ajuda da neta; O esposo resolveu comprar, instalei facebook, whatsapp, conta do google e you tube em sua tela inicial. Segundo ele já está dominando, coisa que ele custou 3 meses para isso.
Esse casal, no dia que não tiver internet e a operadora estiver fora do ar com certeza se sentirão como se estivessem nus em plena praça pública como já acontece com a maioria de nós.
Esse modelo da Aquário se for igual a Multilaser, será uma dor-de-cabeça ao revendedor técnico ou comprador final onde é mais fácil usar um celular velho e habilitar o roteador se for para uso exclusivo em internet; além disso internet via satélite tem conseguido ganhar um bom espaço embora o plano inicial custe o dobro na média que o pós-pago na versão mais básica.
Hoje qualquer lançamento de eletrônicos vestiveis( celular, smartTV, googleTV, AppleTV) e até mesmo roteadores, modens ou impressoras pode ser um tiro no pé. Lembra do GPS para carros? comprei 2 e nem sei mais se funciona por que da última vez pifou a bateria sem usar e meu celular segundo a Motorola estando num veículo ele pode acionar o viva-voz automaticamente ou não tocar.
Aparelho desse, é para o público tradicional que ainda quer o teclado físico e logo os teclados de PCs poderão perder isso; tudo é questão de conceito de inovação e aceitação do público.
Pensar que menos de 30 anos atrás, presidente da Motorola ligou para presidente da AT&T contando do feito o CELULAR e a internet nem existia( www). Devemos tudo isso a um brasileiro o padre Landell que fez a primeira transmissão de voz sem fio em 1894 em São Paulo mas créditos da patente são de Marconi em 1896.
No sistema de internet que instalei em uma zona rual, isso já acontece.
Minha tia que nem sabia atender uma ligação em telefone público. Hoje, se a internet ficar meia hora fora, ela já fica desesperada.
Ainda sou "pé atrás" com internet via satélite. Além de ser caro, a franquia é muito baixa, latência altíssima (normal por ser satélite) e quase 100% dos comentários de pessoas que já usam, é sempre comentários ruins.
Atualmente em termos de internet; discada, ADSL, DSL, celular, satélite etc ficamos atrás da tela do celular ou computador esperando demais.
Menos de 20 anos atrás, ficava ansioso esperando a ligação via recado da namorada ou mesmo aquela carta perfumada e quando batia a saudade tinha de aguardar uns dias para enviar a carta ou ligar pois custava caro. Hoje se faz com aplicativo de celular.
Para o meio rural, devido a grande extensão territorial nossa o melhor seria usarmos a rede elétrica mas temos um problema seríssimo quanto à qualidade da rede do assinante ou dar incentivos as redes locais de provedores "por lei até que o governo flexibilizou bastante, falta a população abraçar a causa"
Internet via satélite no meio rural deve ser visto como redundante, ou seja na falta da internet fixa usamos via satélite. Assim funciona os nossos celulares modernos( alguns desde 2011), que na oscilação ou instabilidade da internet fixa usa rede de dados do celular e desligar rede de dados no celular pode só piorar a situação. Minha ex tem reclamado que caso os dados móveis esteja desligado, internet fixa cair ou desligar o roteador, o próprio dispositivo liga a rede de dados no moto G 7 play.
Meu celular( moto g 5 S), se ficar 15 minutos parado ou não detectar nenhum movimento físico ou o roteador não trocar dados, não recebo nenhuma notificação exceto chamada telefônica mas no moto g 1 era apenas dados no roteador; alguns clientes tem me reclamado por não responder as mensagens no aplicativo. Quando está carregando fica tudo em espera também, com certeza é para garantir a integridade do usuário e muitos não gostam disso.
Será que a Claro está com o intuito de fazer com que, apenas dispositivos móveis se conectem na sua rede? pois outro internauta está meio com o pé atrás em comprar um Amplimax, porque segundo ele a Claro não se conecta à internet no modem/roteador dele!:boxing: