Mesmo problema aqui, se no cliente nao cetar o mesmo data rate do ap mk ele simplismente nao conecta.
Queria usar 11 no ap e 8 nas sxt, teste desde a versao 6.20 a 6.32.1 sem sucesso.
Versão Imprimível
Amigo @JonasMT , apos diversos testes vi que é possivel conectar as cpes com rates diferentes sem ter que usar o dafaut. O que eu fiz aqui foi marcar somente o MCS 12 e MCS9 em HT Supported MCS e não marcar nada em HT Basic MCS. As cpes mais longes coloquei em mcs 9 e as mais perto em mcs12. So que o ap não vai transmitir em mcs 12 para todos, ele vai ficar trabalhando em somente mcs 9 para a cpe que esta setado em 9 e a mesma coisa para 12. Creio eu que gaste menos processamento na rb do que deixasse em defaut com o monte de rate variando. Notei uma melhora na latência das cpes mais longes por causa do ganho na sensibilidade. E como eu nao sabia como ficaria o tx power, acabei deixando em defaut, fazendo com que o ap decida a potencia para cada MCS.
Eu senti uma melhora muito boa no ccq e na latencia dos cliente que necessitavam de mais sinal. Agora não sei se dessa forma limita o desempenho e throughput do ap.
Limita o throughput sim, mas diminui processamento (Uso de CPU e chipset de RF).
Pra quem precisa tráfego alto (Uns 30Mbps agregado por rádio) não é uma boa, mas pra plano comum (<10M) não faz efeito no throughput geral.
Pior @rubem, pois preciso aqui justamente de uns 35M por rádio, o consumo subiu muito por aqui, meus clientes estão com 4 ou 6M de down. Esse setor foi um que instalei um SXT SA 90º só tem 3 clientes nesse lado, vou instalado com cuidado e sempre monitorando pra ver como vai se comportar esse AP.
Mas qual base de throughput vou ter? MCS 12 ou 9 ? Acho q a MK errou so nisso, em limitar juntos o tx e rx. Nos UBNT a gente pode ter mcs 12 no ap e mcs 9 no cliente tranquilo.
@rubem , vou alugar um pouco teu conhecimento, mas meu egoísmo, se me permitires, talvez vá servir pra muita gente.
Aqui nós basicamente vinhamos tratando quase que de MK, deixa eu desvirtuar um pouco pro lado UBNT, te apresentar um cenário "default" da maioria dos provedores pequenos que usam UBNT, e pedir tua sugestão:
Cenário:
1 - POP com painéis SiSo com Bullet M5 .
2 - ~30 Clientes com Airgrid M5 por painel .
3 - Planos entre 0,5Mb e 3Mb .
4 - Células com máximo de 1Km de Raio .
5 - APs com ~6dBm
6 - Clientes entre ~4dBm e 12dBm ( 23 e 27 dBi's para manter um mínimo de -66 de sinal, com foco em -62 )
As dúvidas:
a) UBNT permitindo apenas fixar um único MCS, no AP setar fixo ? no máximo ? ( 7 ) ? menos ? deixar automático ? não, quanto ? ( célula SiSo - até MCS 7 )
b) mesmo questionamento, só que agora nos equipamentos dos clientes.
c) aproveitando o embalo, falando sobre ACK, mas nesta mesma balada, nos clientes e no AP: fixo, automatico, fixo de um lado, automatico do outro... enfim.