Ao lado da antena rural... se você for ao lado da ERB seu celular pode estar registrado em uma rede não disponível no local da sua instalação!
Versão Imprimível
Anexo 66195
Conforme analisei, no site de 850mhz, estou certo?
Como saber se a antena q tenho aqui é 850?
Sent from my iPhone using UnderLinux
Anexo 66196
Fiz certo?
Agora é saber se a Atená q tenho aqui é 850mhz, tem como saber?
Sent from my iPhone using UnderLinux
Assim mesmo!!
Quanto a antena, se for da Aquario ela geralmente tem uma etiqueta... Os modelos de 850mhz são: CF814, CF817 , CF820
São Yagi desse modelo:
Anexo 66198
Se não tiver etiqueta só medindo o dipolo.
E bem isso que falei uns posts antes: O dipolo das vendidas como 850 e 900MHz é igual em vários modelos.
Tá, talvez o elemento ressonante tenha uma diferença de meio milimetro, mas os elementos diretores na frente eu comecei medindo e eram 100% iguais em modelo 850 e 900MHz (814 e 914 da Aquário), nem medi tudo mas no paquimetro plástico o começo era tudo igual.
Aqui pessoal nas fazendas não aprende isso direito, a gente instala antena 850MHz porque ele diz que quer usar a Vivo, mas chega lá meses depois e ele está usando operadora 900MHz sem problemas, dependendo da posição dá o mesmo nível de sinal em operadora 850 ou 900MHz.
Até porque a faixa de 850MHz na real tem faixa de up e down se não me engano de 824 a 836MHz, e a outra de 860 a 880MHz. E a faixa de 900MHz oficialmente tem parte de 908 a 915MHz (Aquele buraco no meio da faixa livre pra wifi 900MHz), depois pula pra mais de 928MHz até 940MHz no caso de serviço especializado (Algo tipo a Nextel, que poderia existir nessa faixa no Brasil, as antenas tem que estar preparadas), e pula pra coisa tipo 942 a 960MHz, enfim, são faixas meio próximas, em apenas 100MHz numa faixa dessa o potencial é do VSWR mudar tipo de 1,6:1 pra 2:1 quando sai da faixa nominal do tamanho do elemento diretor, o que não torna a antena uma coisa tão inútil, é um VSWR meia-boca mas usando antena 2,4GHz que deve dar VSWR lá por 3:1 em 900MHz, aqui ainda conecto tranquilo a uns 20km com morro no meio (Onde sem antena nem localiza rede).
Eu suspeito que fazem o produto 95% igual pra vender pra 850, 900, 1800 e 2100MHz, talvez mude micrometros no tamanho do elemento diretor, ou tenha algum parafuso de ajuste do VSWR (Pra ter o menor VSWR na faixa que será vendido).
(Na hora de testar isso é bom ver se a operadora tem cobertura de 360° nas torres. Aqui por exemplo a Vivo tem antena cobrindo 360° da torre, a Claro tem só 3 setoriais de 90° (Cobertura de 270°) e a Tim tem só 2 setoriais, cobrindo só 180°, nas costas dessas setoriais da Tim o alcance é de 5km com visada, na frente é de 25km (Se tiver setorial cobrindo tudo, todo lado será a frente de alguma antena, mas também tem que ver que esses ângulos são a meia potência, isto é, nas laterais terá 3dBm a menos de emissão que reto na frente. Se você está reto na frente da setorial de uma operadora, e no fim do ângulo nominal de outra, terá talvez até mais de 3dBm de diferença, já que operadoras diferentes usam antenas diferentes (Multibanda, 900-2100MHz) e usam potências diferentes nos rádios. A operadora 850MHz geralmente está sozinha na banda então pode usar potência maior que as 3 operadoras que ocupam subfaixas de 900MHz, onde uma alta potência no centro do canal pode virar uma emissão espúria (Bigode) na lateral do canal, invadindo a faixa da outra operadora))