Freitas certo até da... mas ja usei e tbm nao aprovei..
Versão Imprimível
Freitas certo até da... mas ja usei e tbm nao aprovei..
Ja usei para fazer load entre 3links e servidor hotspot... nao aprovei...
E claro uma rb750 com 100usuario digamos 40online e regras de firewall + load + cache... só milagre...
já falei e repito o pessoal que um server que faça tudo compre um DELL
Nem precisa ser um dell x6 ou i7 com bons hd, fonte e memo e ta sussa...
Só que ai entra o gasto de energia... uma rb750 apenas para load e um 450g creio que vc pode atender até uns 250 cliente sussa :)
Um RB750 fazendo apenas a autenticação hotspot dos clientes suportaria em média com plano de 600k quantos simultâneos???
Olá, pessoal acho que uma RB750 pra loadbalance para passar um link que atenda 250 clientes pois mesmo que esteja somente a metade online acho ela fraca, estou dizendo isso por que no meu provedor tenho mais de 170 clientes cadastrado e estou trocando a RB450 loadbalance que estava passando menos de 6megas e o processamento dela tava indo a 70% isso no horário da manhã 11 horas com 46 clientes online imagina no horário de pico quando chega a 90 clientes a media a RB450 deve com processamento perto dos 100%, mas nada que estivesse dando problema claro mas pro precaução e adicionamos mais um link resolvemos troca a RB450 por uma RB450G pra segura até 15 Megas.
Pois é acerdito que uns 70online a 750 deve rodar
Blz, coloquei uma RB somente para load balance antes do servidor e ativei o cache. Daí então continua saindo apenas por um link, isso não acontece porque o cache rescreever no pacote o IP do proprio servidor? Então a função BOTH ADDRESS balanceia por endereço IP certo? Assim como os pacotes rescritos pelo cache só saem por um link?
Bom no caso aqui eu uso both-addresses-and-ports e não da problema. uma pergunta você usa cache do Mikrotik ou tem um servidor separado tipo Thundercache ?Citação:
Blz, coloquei uma RB somente para load balance antes do servidor e ativei o cache. Daí então continua saindo apenas por um link, isso não acontece porque o cache rescreever no pacote o IP do proprio servidor? Então a função BOTH ADDRESS balanceia por endereço IP certo? Assim como os pacotes rescritos pelo cache só saem por um link?
Servidor proxy paralelo, squid e thundercache.
aqui ja usei thunder e agora testando speedr.. tbm uso both-addresses-and-ports sem problema algum
pessoal estou usando thunder cache 7 em micro Core2 Quad 8gb 3 hd , um de 160gb e dois de 1tb tenho outra maquina como servidor hostpot pentium 4 e una rb 450g para fazer load baalnce com opcao both-addresses-and-ports com 4 modem em brindes dois de 10mb e dois 5mb.to tendo alguns problema q nao sei alguem ja passou q pode mim ajudar , tenho horas q HOTMAIL nao abre ,webcam nao esta funciona on line no MSN,tem horas q a nevagacao do cliente fica muita lenta.
alguem pode mim ajudarmeu MSN [email protected]
Olá, amigo não querendo te desanimar mas eu tive os mesmos problemas seu quando botei o Thundercache 7 o principal problema foi lentidão descarada que havia de internet só foi eu tirar ele da rede e tudo voltou funcionar normal. acho que quando se tem quantidade grande de link como é o seu caso e o meu acho que servidor cache só tira a qualidade do seu provedor pois foi o resultado que tirei em todas as tentativas em usar servidor cache pois testei vários tipos de cache, fica a dica !
pelo menos quando eu desativo thunder mesmo assim tem hora q sim e tem horas q nao funciona o HOTMAIL e webcam nao funciona on line no MSN
mais quando eu coloco a opcao both-addresses funciona normal o htomail e webcam porem as fica subcarregado sempre unas das das 4 linhas
Amigo aqui uso both-addresses-and-ports e tudo está funcionando 100% desempenho excelente, me passa seu script da configuração para eu comparar com a minha configuração pra ver se tem algo diferente.
Bom aqui tive esse mesmo problema (tirando o cache pois nao uso) quando volta para apenas both adress ficou legal... Sobre a sobre carga deve ser alguma configuração.
tira tudo e deicha somente rb nada computador nada de cache vc tem link entao da pro gasto.
em anexo o arquivo configuracao.txt que foi gerado na versao 1.5 estou usando una rb 450g
Olá, amigo vi aqui duas configurações que podem está dando problema.
Primeiro erro: os DNS podem está dando instabilidade na internet por não ser os propios DNS das operadoras
/ip dns set primary-dns=8.8.8.8
/ip dns set secondary-dns=8.8.4.4
Aqui eu uso os proprios DNS das operadoras dos links
Segundo erro: per-connection-classifier
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:6/0
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:6/1
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:6/2
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:6/3
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:6/4
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:6/5
Aqui os meus per-connection-classifier vai do 14/0 até 14/12 e eu uso 4 links igual você
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/0
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/1
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/2
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/3
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/4
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/5
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/6
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/7
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/8
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/9
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/10
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/11
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/12
Faz essas modificações e ver se resolve ai e posta os resultados para galera que de repente tiver um problema parecido já vão saber como resolver e se puder aperta em estrelinha ai valeu.
Amigo se vc tem 4 links iguais seriam 4 marcações 4/0 4/1 4/2 4/3... Ou estou fazendo errado aqui? rsrssr
Errado amigo peritinaicos a marcação é como eu descrevi acima. vou postar as marcações que usei no começo de 2 links 3 links e por ultimo que estou usando agora 4 links
2 Links
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:2/0
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:2/1
3 Links
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:9/0
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:9/1
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:9/2
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:9/3
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:9/4
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:9/5
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:9/6
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:9/7
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:9/8
4 Links
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/0
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/1
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/2
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/3
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/4
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/5
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/6
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/7
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/8
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/9
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/10
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/11
per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/12
dns do google>>>all sem comparaçao... nao creio ser a razao dos problemas dele...
amigo deste ja agradeco pelo sua ajuda q é de muita importancia e valiosa, vcs nao tem ideia com a ajuda de todos neste forum é grande importancia
meu MANGLE ta assim
/ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=saida new-connection-mark= ......
resto é igual
adsl_ether1_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:6/0
adsl_ether1_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:6/1
adsl_ether2_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:6/2
adsl_ether2_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:6/3
adsl_ether3_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:6/4
adsl_ether4_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:6/5
1o) pergunta : isso que dizer que : (caso esteja errado)
a cada requisicao enviada
duas vai pra adsl_ether1
duas vai pra adsl_ether2
e una vai pra adsl_ether3
e una vai pra adsl_ether4
é isso ??
2o) pergunta : para colocar do jeito q vc da mim endicado como ficaria essa dsitribuicao ???
/ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=ether1 new-connection-mark=adsl_ether5_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/0
/ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=ether1 new-connection-mark=adsl_ether4_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/1
/ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=ether1 new-connection-mark=adsl_ether4_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/2
/ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=ether1 new-connection-mark=adsl_ether4_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/3
/ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=ether1 new-connection-mark=adsl_ether4_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/4
/ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=ether1 new-connection-mark=adsl_ether3_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/5
/ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=ether1 new-connection-mark=adsl_ether3_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/6
/ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=ether1 new-connection-mark=adsl_ether3_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/7
/ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=ether1 new-connection-mark=adsl_ether3_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/8
/ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=ether1 new-connection-mark=adsl_ether2_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/9
/ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=ether1 new-connection-mark=adsl_ether2_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/10
/ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=ether1 new-connection-mark=adsl_ether2_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/11
/ip firewall mangle add action=mark-connection connection-state=new chain=prerouting disabled=no dst-address-type=!local in-interface=ether1 new-connection-mark=adsl_ether2_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses-and-ports:14/12
Pessoal se alguém tiver ai a versão 1.3 e 1.5 e poder posta fico grato!
links off.
Pega ai programa PCC 1.5 PCC_1.5.zip - 4shared.com - online file sharing and storage - download
Quando for usar deixa so o arquivo exe... se nao vai pegar as configurações já feitas.
Amigo pode extrair todos os aquivos e depois é só deletar o arquivo configuraçao.txt antes de você criar a sua configuração.
Isso ai :D
Freitas qual teu msn,,, add o meu ai winetbr @ hotmail.com
galera... to quebrando a cabeça com o bendito do yahoo.com.br só carrega as metade seja pppoe seja hotspot :(
Eu vi que o carinha citou o uso do DNS do google.
Como vocês trabalham com vários links, acredito eu que um DNS tenha que ser universal para todos certo?
Ou é possivel configurar o LB com cada link consultando seu proprio DNS?
Eu configuro tudo 8.8.8.8 ou 8.8.4.4 nunca tive problemas... Mais tbm ja usei o da operado.
certo, mais por se tratar de mais de 1 link apenas 2 DNSs são possiveis a ser configurados no mk.
Estes da operadora que voce usou, soi para operadoras distintas?
o meu estou com problema no MSN, videos terra e youtube penso que esteja relacionado ao MTU MRU eu coloco 1380 funcino alguns outros para coloco 1480 da msm forma 1500 piorou alguem tem uma sugestão aigalera?
Amigo tem de colocar o numero do ip por fora do loadbalance
Nao a minima necessidade de add youtube e msn por fora do loadbalance. Quanto ao MRU nao sei de sua influencia "pois até aonde sei é apenas para quem usa pppoa" e MTU é para pppoe.
Amigo o geito é ir testando qual o melhor mtu para sua rede e possivel add dns do google no load e serve dos cliente.
já fiz isso 8.8.8.8/8.8.4.4 o mtu eu coloco 1380 e 1480 e 1500 nunhum fico bom ainda :(
Olá, amigo tenta usar Max MTU 1480 e Max MRU 1492 pra ver se resolve o MSN pois aqui tenho clientes em Hotspot e PPPoE e não tenho problema nenhum, já os sites acho que o problema pode está no seu loadbalance mesmo alguma configuração.
Coloca essa regra ai e teste. Tb estava com problema no meu hotmail skydrive..
/ip firewall mangle
add action=change-mss chain=postrouting disabled=no new-mss=1440 passthrough=\
yes protocol=tcp tcp-mss=1441-1500
Fonte:Usuario do Underlinux..Esqueci o nome mais ganhou sua estrelinha...
Sucesso claudinhohw ...
Boa ai funciona ou funciona kkkk (se for o MTU o defeito)
Bom dia!
Depois de um bom tempo em off, estou de volta com uma idéia que pode solucionar o problema de como minitorar os links que estão ativos ou não, o programa pcc cria as regras que levantam ou não os links, porem não tem nenhum mecanismo que monitore o mesmo para que fassa este trabalho de forma automática, no inicio pensou-se usar o netwatchb que faz o monitoramento via ping, o problema é que um link pode esta parado em sua via normal e não estar parado o ip na via internet acessivel pelo link que esta funcionando, desta forma o netwatch n funcionaria corretamente.
Solução:
porque n fazer o monitoramento usando o traffic monitor, utilizado para monitorar o tráfego das interfaces, executando determinadas ações quando uma interface chegar a um determinado trafego.
Exemplo:
/tool traffic-monitor
add interface=ether2 name=Link0 on-event="Link0Dow" threshold=15000 traffic=received trigger=below
add interface=ether3 name=Link1 on-event="Link1Dow" threshold=15000 traffic=received trigger=below
no exemplo acima, temos dois links no balanceador, caso o link0 cair o tráfego para até 15k, o mesmo chama o script Link0Dow que vai desativalo e deixar somente o Link1 funcionando...
OBS: esta é apenas uma forma de fazer com que o link seja derrubado de forma efetiva, e não deixalo ativo sem tráfego o que acarretaria lerdeza entre outros problemas.
OBS: estou pensando colocar esta opção a proxima versão do PCC.
Att.: Scan
e isso fará que acabe o problema com msn e bancos?
não, esta jogada esta relacionado a paradas de links, ou seja, caso tenha 3 adsl e 1 pare, neste caso vc teria de ir no balanceador de desabilitar a rota do adsl parado de forma manual, com esta simples regra, o traffic-monitor verifica o tráfego e quando detectar que o link está muito abaixo do que deveria, ele desabilita a rota do mesmo de forma automatica.
OBS: ainda n é uma solução definitiva para controle de links parados ou não, pois neste caso ai, ele vai desabilitar com eficiência...... .... mas resta a pergunta , e quando o link estiver operante, como fazre com que ele volte ?
Att.: Scan
blz Scan! no caso eu uso ADSL 4 Links tem algo a ver o MTU com problemas de alguns sites, msn e PS3?