Re: Rede cabeada desligando - Pedido de ajuda
Aqui tenho uma rede em 24vots bem pequena em uma pracinha cerca de 6 switchs, gostaria de construir uma em 48volts para poder ir mais longe sem riscos a terceiros, saindo energia de um único ponto com nobreak etc, que em caso de travamento só desligar e religar, acredito que em 48volts ou um pouco mais 60volts pelo cabo de rede de um único ponto seria bem interessante e sairia mais barato do que alimentação reversa, que precisaria de uma fonte em cada cliente.
Interessante seria esse módulo dc-dc para até 60v de entrade, se tivesse no mercadolivre era uma boa, ae regulariamos a saída para 24v.
Pode se ligar esses conversores em série? e te o dobro da capacidade de entrada?
Se ligar os conversores em série, o limite de capacidade será o de qualquer um no meio do caminho.
Se ligar um de 240W depois de um de 120W, o limite prático seria 120W.
(Mas recomendo usar MENOS de 50% do prometido, isso é produto barato sem ventilação, se promete suportar 120W eu não usaria NEM 60W)
Se fala em ligar em paralelo, dá sim, desde que isole com diodo, porque o sistema de chaveamento lê a tensão de saída pra determinar largura de pulso e cia, um aparelho afetaria a leitura do outro.
O maior problema é que você precisaria ajustar com precisão os 2 aparelhos na mesma tensão, nada de deixar um a 24,1V e o outro a 24,2V, se fizer isso o aparelho que tem 24,2V vai ser mais exigido (Ele vai tentar manter a tensão). Multímetro comum tem 0,1V de precisão e isso já tá bom.
Uma coisa que você pode fazer é continuar usando 24V, mas colocar a cada 3 ou 4 switch um conversor pra ELEVAR a tensão.
Desse tipo, conversor step-UP:
http://produto.mercadolivre.com.br/M...6a-dc-150w-_JM
Ajusta pra saída em 24V, e se na entrada tiver 12V ou 15V a saída será sempre 24V.
Desse aí usei com 60W e ele já aqueceu bem, não recomendo ir muito além disso.
Seus switch devem consumir 4 a 6W, teria que ver na ficha técnica. Se for modelo de 4W, pode meter 12 ou 14 depois dele sem problemas.
(Teoricamente 15, mas tem que ver que a cada X switch terá outro conversor, e eles tem rendimento, 5 switch de 4W consomem 20W, mas o conversor tem rendimento nesse caso de uns 90%, ou seja, entra 22,2W nele pra ter saída de 20W)
Se colocar um fan de 60 ou 80mm em cima do conversor, talvez dure com circulação de potência mais alta tipo 80W.
(Recomendo nem sonhar em usar 150W nisso 24x7, por meia hora talvez, mas em uso 24x7 não tem como aguentar, nem com fan)
Pela calculadora da NovaNetwork dá pra definir fácil o alcance real disso:
http://www.novanetwork.com.br/suport...nergia-poe.php
Só precisa distância entre postes onde vão os switch, e o consumo real deles.
Se é fácil conseguir switch 24V, tá fácil.
Talvez daria pra fazer a rede lá por 34V (Quanto maior a tensão, menor a corrente, logo, menor a queda de tensão nos cabos, vai mais longe), usando esses conversores pra elevar a tensão a cada X postes, e usando conversores step-down de R$ 10 pra baixar pra 12V pra usar switch comum de R$ 35 (Tô por fora do preço dos gerenciados). Mas isso seria só porque 34V é o limite seguro dos conversores tanto step-up como step-down. Como já tem alguns switch 24V daria pra ver se o circuito interno usa o MC34063 pra colocar capacitor de 50V pra testar alimentado por 34V (Já que eles aguentam até 40V pelo visto)
Tem switch barato de 12V com o MC34063, mas infelizmente uns baratos tem outros circuitos, com componentes mais limitados, um branco (Talvez Pacific, Tenda, não lembro) que abri a umas semanas tinha um regulador de tensão que opera de 9 a 12V lacrado, é daqueles que queimam até se ligar numa bateria 12V (Que carregada chega nos 14V), trocar capacitor nele não ia resolver já que o limite é o circuito integrado. Sinceramente não sei dizer quais tem o MC34063 e poderiam ser modificados com facilidade pra funcionar com 34V com esses conversores step-up baratos.
4 Anexo(s)
Agora de noite lembrei desse módulo, eu tenho dele em uso em casa mas como tá em caixa lá no telhado até esqueci:
http://www.ebay.com/itm/New-DC-DC-15...-/281311660242
Ele não esquenta nada nada nada alimentando um switch 8p comum. Daria pra mandar 48V pra ele tranquilo.
É até exagero usar isso pra alimentar só um switch, já que um switch em 12V mal vai consumir mais de 0,3A (Ele promete 3A, não não sei se eu arriscaria usar com 2A de consumo).
Ó a gambiarra, mas... esqueci disso porque estava lá numa caixa funcionando 24x7 sem problemas acho que desde começo de 2012. Se desse problema eu ia lembrar :-)
Anexo 62456Anexo 62457Anexo 62458Anexo 62455
Eu monto o que tem componente pra montar. Até uns 2 anos atrás era pedir um pacote de componentes de US$ 2,99 no Ebay e em 30 a 50 dias tava aqui, com eles podia fazer 3 ou 4 protetores.
Hoje demora pelos menos 3 meses, e a maioria chega com multa, dizendo que é roupa, que é produto químico, que excede preço, aí os US$ 5 em componentes tem multa de R$ 80 pra pagar, eu não arrisco mais com isso.
Eu gosto da solução com diodos porque acho mais barata, diodos comuns, e zener de 10V (Pra rede 100M), assim:
https://under-linux.org/attachment.p...7&d=1430775148
ou
https://under-linux.org/attachment.p...9&d=1430775454
...mas pra parte de POE tenho receio de colocar um varistor de 35V numa fonte 27V (Nobreak DC 24V), e o próximo varistor que encontro no mercado já é de 50V. Então não sei bem o que recomendar pra parte de POE, centelhador de 230V ou 450V acho meio inútil nessa parte, e é o tipo de componente que tenho visto a venda, acho melhor ficar nos varistores mesmo.
(Exceto se achar a venda centelhador de 75V ou menos. Só vi por preço alto tipo R$ 25, aí fica muito mais caro que comprar protetor pronto)
Funcionar todos funcionam, jogar excedente pro aterramento é coisa que vários circuitos conseguem, o problema de circuito com diodo é quando queima eles entram em curto as vezes, enquanto centelhador simplesmente fica aberto e atua várias vezes seguido. Digamos que dá menos manutenção, mas eu estou usando circuito com diodos faz 3 temporadas de chuvas (Aqui só tem tempestade em 5 meses do ano) e ainda não consegui descobrir que danos sofrem.
(Tenho na garagem um switch 5P, com 3p queimadas, ligado e jogado lá só pra saber quando tem tempestade que queima algo, com um cabo longo jogado por cima dos telhados. Em dezembro ele queimou a 3ª porta, mas o resto dos equiptos com protetores diversos não deu problema)
Re: Rede cabeada desligando, ajudaa