Eu pago 7 reais por poste ... aluguei 20 postes mas to usando quase 80 já !
Versão Imprimível
Sim o cabo fica ligado no pc do cliente ... por enquanto eu naum tive desistencia nenhuma ... nenhum usuario insatisfeito com o serviço ! Entaum nem esquento com isso ...
Como eu disse, eu estou pensando em colocar ip dinâmico com HotSpot ! Me parece interessante, ficaria semelhante ao sistema da velox !Citação:
Uma boa sugestão seria IP x MAC x usuario x senha.
Isso tem de montao por ai ... mas aki no Rio de Janeiro o buraco eh mais embaixo e a coisa eh preta !Citação:
Eu perguntei isso porque aqui tenho concorrente tão picareta que isso seria simples pra ele fazer....
Já que o Wimax vai demorar um pouco, o que você nos diz sobre o wi-fi Mimo. Será que o protocolo 802.11N vai pegar? Vai resolver problemas de cobertura, especialmente para usuários de notebook que querem mobilidade?
Que ele é prático para ambientes internos já foi constatado por vários usuários. Mas para uso em provedor, vai funcionar bem? Aquele negócio de 3 antenas trabalhando com reflexão de sinais para obter melhor desempenho tem aplicação outdoor também?
Amigo obrigado pela sua respósta bem profissional, uma coisa voce falou que tem varios documentos em pdf sobre wimax, voce poderia me fornecer algum que vc julga ser completo no quesito de exclarecer a técnologia, ficaria muito grato se puder me ajudar.
Olá meus caros colegas respondendo a pergunta do amigo referente ao protocolo 802.11N acredito que o mesmo deve pegar sim pela capacidade de transmissão que o mesmo possui esses dias atrás eu estava fazendo uma pesquisa de mercado e me supreendi com o que eu encontrei existem equipamentos da NETGEAR que trabalham com o protocolo N e tem capacidade para transmitir até 300Mbps claro que esses equipamentos foram desenvolvidos para trabalharem em ambientes Indor ou seja não existe nada detalhado sobre usar os mesmos em ambientes outdor como é o nosso caso que trabalhamos com provedores de acesso.
Enfim acredito que é melhor investirmos em tecnologias já consolidadas e claro fazermos testes com as novas tecnologias no entanto eu costumo investir no maximo 10% do capital da minha empresa em novas tecnologias, contudo há de convir que hoje não adianta investir em tecnologias novas se não tivermos budget para isso.
Acredito que o nosso grande problema não é a questão de investir X valor ou Y valor em novas tecnologias no Brasil o grande problema é infra-estrutura de rede os chamados Backbones que ainda são muito ruins, contudo procuro sempre pesquisar tecnologias fora do Brasil para somente então verificar novas possobilidades de investimento.
Atualmente estou pesquisando equipamentos equipamentos com alto poder de transmissão de dados algo em torno de 1Gbps tais equipamentos se enquadram sob o protocolo IEEE 802.16M o "M" de mimo, no entanto ninguem sabe como está tecnologia se comportará pois não se sabe muito bem o efeito da esposição a radiação sob os seres humanos, so para se ter uma ideia para que um sinal atravesse varios predios ao mesmo tempo ele tem que ser forte o suficiente para tal e estamos falando de frequencias acima de 60GHz e acreditem os senhores é um tanto quanto perigoso trabalhar com tais frequencias a nivel de solo.
Tais frequencias são utilizadas para envio de informações a satelites em orbita, nunca nimguem testou fazer comunicação em solo no entando o governo americano esta homologando a primeira leva de equipamentos e já estão a venda/testes alguns equipamentos vejam no site Solectek: Broadband Wireless Networks lá já existem equipamentos com tal poder de transmissão.
Ao colega que quer buscar mais informações sobre WiMax procure nos seguintes sites.
www.revistadewimax.com.br/ - Do professor Eduardo Prado existem varias entrevistas com presidentes de empresas como Alvarion e tantas outras vale a pena conferir.
WiMAX Forum - WiMAX Home - WiMax forum não preciso falar nada é o forum que reune todas as empresas que apoiam o padrão.
Olhar Digital - Existem varias entrevistas falando sobre WiMax é só dar uma procuradinha.
Não esqueça de olhar no site da INTEL e dos outros fabricantes, o restante do material que eu tenho são livros em inglês e Alemão se te interessar posso enviar para o seu e-mail.
Obrigado.
Antonio Rodrigues.
Vcs estão utilizando o que pra cabear ?? Fibra ?? UTP ?? Estou montando um projeto aqui na minha cidade... consegui um preço interessante na fibra, R$ 1.000,00 o km.. agora minha duvida é como chegar no cliente (o que usar)...
Estamos pensando em utilizar os radios GigaLink que são full duplex, estou com o mesmo problema para chegar nos meus clientes pois radio nenhum consegue atender essa quantidade de clientes.
Bom no meu caso eu estou a 25Km em linha reta considerando somente ar, se eu fosse utilizar fibra para montar o backbone daria algo em torno de 30km talvés mais.
Para os clientes já pesquisei de tudo e não encontrei algo com bom preço o que o pessoal tem comentado muito é sobre o NANOSTATION da UBIQUITI daria para vc tentar por nos clientes mas o numero maximo que a gente consegue atender considerando antenas com abertura de 30° graus são 12 setores é 120 clientes por setor, o que pode ser feito é tentar usar frequencias mescladas de 2,4GHz e 5,8GHz enfim tudo é possibilidade.
Antonio Rodrigues
Aqui vou utilizar cabo de rede mesmo, aquele blindado (FPT ou STP, não sei ao certo), dessa forma poderei chegar até o cliente, já que de 100 em 100 metros utilizarei switchs. O problema que está me atormentando ainda é como levar alimentação a estes switchs... Quando tiver uma posição concreta eu posto aqui... Vou fazer uma avenida de 1810 metros, onde os postes são da prefeitura e já obtive licença para utilizar os mesmos.
A espinha da rede, ou seja, estes 1810 metros usarei o cabo blindado, até os clientes, utilizarei o cabo de rede comum mesmo.
Vocês que estão falando de tecnologias novas, entendam; se a Anatel liberar a frequência pra uso público, vai ficar um lixo, e se não liberar, como o caso do wimax, a gente se ferra também. Que adianta modelo N se não vai trafegar nada devido à poluição? E vocês com problemas pra entregar links pra clientes distantes, não tem que se estressar com wimax ou mimo, taca 5.8 que resolve. O que mais tem aqui é nego fazendo link de 60kms com rádios e antenas básicas de 5.8.
É exatamente como o Josué falou. Mobilidade.
Links distantes 5.8 vai tranquilo mesmo, mas a distribuição ainda é mais conveniente em 2.4, por fatores os mais variados, incluindo o econômico.
Ninguém vai conseguir fazer frente aos grandes se não tiver competitividade na área econômica também.
Eu acho uma utopia provedor independente querer instalar serviço utilizando estes rádios caros como Motorola, Alvarion, Sky Pilot etc... Custam uma pequena fortuna e levarão anos para conseguir um retorno financeiro. Por melhor que sejam, eles ainda tem a limitação de usuários, obrigando o provedor a cada vêz mais investir em mais repetidoras para atender sua demanda. E esta expansão vai exigir continuar refém do fabricante pois a maioria destes rádios exige compatibilidade entre eles e muitas vêzes com o cliente também.
E é um tiro no escuro. Logo muda a tecnologia novamente e o investimento pode ficar ameaçado.
Por isso, novas tecnologias precisam ser testadas, mas sem se afastar do Wi-Fi, e pela teoria publicada fartamente na net, o modo N pode ser de ajuda neste sentido. Se ele nos garantisse esta mobilidade num raio de 500 a 800 metros, já facilitaria tudo, pois seria o caso de instalar mais repetidoras cerca de 1 km uma das outras. O problema é que ninguém ainda se aventurou por estes caminhos. Sei que papo de fabricante é uma coisa e a prática pode ser bem diferente.
Se não tivermos esta mobilidade para usuários de notebook, vamos nos ferrar logo, logo. Com poluição ou sem poluição.
E o modo N, pouco conhecido por quase todos nós, será que poderia nos dar esta mobilidade?
Na verdade a questão da poluição é a mais fácil de resolver. Na prática, quase todos que estão no ar são clandestinos.
É só ter o provedor legalizado e fazer valer seu direito. Expor o problema para a Anatel e exigir uma limpesa. Afinal para que se paga o Fistel?
No meu caso específico, é só fazer um site survey e cada mês aparece uma estação nova. Chega a achar 15 ou 20, mas com sinal mais fraco porque uso polarização horizontal. Mas eu continuo sem problemas de interferência, e trabalho com baixa potencia. Tenho configurado 32mW e até AP com 16mW e vai tranquilo com polarização horizontal. Se colocar polarização vertical aí dobra o nº de estações.
Quanto o cabo em ambiente externo use STP (blindado). Já o switch tem na Linkteck Wireless - Redes sem fio, antenas, roteadores e produtos wireless um switch que vai até 1300 metros a 10mbps pra não precisar ficar colocando a cada 100 metros, só não testei, mas parece que não é tão caro...
Este cabo mesmo que irei utilizar pra fazer o backbone. Quanto a estes switch, acho q esses não valem a pena, pois investir em cabear a cidade inteira e ficar limitado a 10 mbps é ruim! Claro que seria pra 1300 metros direto, em 300 metros ele dá 100 mbps, mas um switch comum da Intelbrás, com fonte boa q o acompanha, custa 37 reais e dá os 100 mbps...
Amigo eu tenho levado os switchs de 150m à 150m, estou fazendo alimentação por dentro da rede a energia sai da minha base ... e a rede mais longa de energia tem atendido uma rede de 2 km ...
Estou esticando os cabos com esticadores iguais da telemar ... comprei mil unidades ... assim o cabo nao cede e fica com barriga como existem muitas redes por ai ... o pessoal estica o cabo com fiozinhos e sempre fica ruim e o cabo fica com barriga com o passar do tempo ...
Semana passada eu cortei a alimentação da rede e coloquei um novo ponto de alimentação na casa de um cliente ... juntamente com Watchdog no inicio da rede da Cianet e um modem no final dela ... pra no caso se o modem parar de responder o watchdog reiniciar a rede a fim de destravar ... todos os equipamentos ficam no poste ... desde o watchdog até o modem.
Essa semana vou tirar umas fotos e vou postar aki ...
Isso, posta umas fotos faz favor, vai servir de exemplo pra mim que estou começando aqui. Quais esticadores vc se refere? Pq ao comprar o cabo, o vendedor me falou de um auto sustenado, mas disse q o preço ficaria mais q o dobro do q já vou pagar. E quanto ao POE, ainda fico na dúvida, como vc faz pra levar via POE por 2 kms?
Apesar de parecer que wi-fi está com os dias contados, se você começar por baixo talvez você consiga alguma coisa.
Um amigo já falou sobre não investir tanto no começo. O detalhe está em abrir o provedor em uma cidade menor e sem muita tecnologia desse tipo, tanto para evitar concorrência quanto para evitar investir muito em uma coisa que pode não dar certo ou entrar em desuso em pouco tempo. No caso do nosso servidor, começamos a 11 anos com o provedor, net discada, fomos migrando para wireless e agora já expandimos para várias cidades próximas. Nosso provedor superou a Velox aqui e anda na frente de outros 2 provedores que surgiram aqui esses dias.
Outra coisa que foi comentada é a respeito de prestar outros tipos de serviços.
Isso é realmente uma idéia boa, desde que compense contratar mais funcionários. No nosso caso, depois que fizemos a promoção de instalação a 50 reais (antes era 200) começou a vir uma quantidade absurda de clientes. Aproveitamos para começar a fazer também projetos de redes, que antes não fazíamos. Incluimos 600kbps, promoções de mensalidade e tal.
RESULTADO: Nosso provedor está dominando a região e expandindo cada vez mais. Lucros aumentando e clientes satisfeitos, mesmo com o medo de que essa tecnologia possa ser substituída ou superada por outra em pouco tempo. E lembrando, começamos de BAIXO.
Abraços!
Nano2, temos:
100k -> 49,90, comercial: 60,00
150k -> 60,00, comercial: 70,00
200k -> 70,00, comercial: 85,00
350k -> 85,00, comercial: 110,00
e 600k -> 110,00, comercial: 180,00.
São velocidades compartilhadas.
64k -> 100,00
128k -> 200,00
256k -> 400,00
São velocidades dedicadas e podem ser negociados novos valores.
Instalações eram 200 reais, fizemos uma promoção, agora está a 50 reais e foi estendida devido a grande procura dos clientes.
Abraços!
Pois é, acho que esta é uma dos melhores pensamentos a ter pois você vai evitar gastos desnecessários e conseguirá mais clientes. Talvez se for em uma cidade MUITO subdesenvolvida onde poucos conhecem internet, você pode promover um curso ou algumas aulas para ensinar e ainda ganhar com isso. Mas lembre-se, nada da certo sem qualidade no serviço! Tente manter a qualidade ou melhorar se possível!
Boa sorte!
Exato qualidade acima de tudo, sei que e meio complicado manter qualidade sem gastos, mas se faz necessario para manter a clientela em dia e satisfeita. hoje meu provedor com 6 meses de estrada tem 200 clientes e por semana temos uns 20 chamados de assistencia nos clientes, mas sao chamados de virus cabo que a empregada rompeu etc... a cidade tem 30k hab, e um provedor com mais de 800 clientes concorrente que eu vou alcancar logo logo, outra coisa que aprendi; se quiser bem feito faca vc mesmo.
abracos....:itsme::rofl:
Pois é, e quando vai ficando bom começa a exigir demais. Em cidade pequena isso pode acabar ferrando a empresa, o cara vai começar a pedir aumento até o ponto que ele vai abrir um provedor próprio xD
Resultado: 1 bom empregado a menos e um concorrente a mais. É sempre bom ter uma pessoa entendida e de confiança para cuidar da parte técnica e uma para a parte administrativa, assim não embola as coisas e tem alguém para monitorar os técnicos.
ola amigo
75k - R$ 30
150k = R$ 45
256k = R$ 75
300k = R$ 80
512k = somente empresas R$ 120
1mg dedicado com ptp em 5.8ghz = R$ 400
eu tenho hj 4 mega com 50% de entrega que em 90 % do tempo esta em 3.7 mega e paga metade do preco e to contratando mais 4 mega pro inicio do ano que vem.
a esqueci que se pagarem no ate o dia do vencimento tem 5 reais de desconto...
isso agrada muito sabia...
isso mesmo amigo...
realmente eu iria abrir um provedor so meu na cidade mas me chamaram pra administrar o sistema tomar conta do funcionamento e dar as ideias, pela experiencia... a proposta foi boa, nos dias de pagamento vejo que pagam feliz e sem conta que tenho aumento a cada meta atingida... nao pretendo sair muito cedo nao...
Olá a todos do under, olha para os micros empresarios do ramo scm wi-fi gostaria de dizer que pra que vcs sobrevivam é necessario pensar em novas tecnologias, aqui ja estou com uma rede wimax da aperto network em funcionamento.
Montei uma Base station com capacidade pra 1000 players e link de 50Mb.
SOu prova viva disto ... na minha epoca arrumei um sócio que iria entrar somente com o dinheiro e eu com a mao de obra ... pois bem ;;; dois anos se passaram cinsegui pendurar quase 200 clientes, mas na hora de dividir a grana eu sempre saia no prejuizo ... dividas que naum acabavam nunca ... sempre ouvia papo de vendedor, comprava equipamentos sempre do mais caro sem necessidade ... e eu fui enjoando daquilo ... o tempo todo ... só eu me fudendo ... subindo torre ... fechando link ... pegando sol... chuva e talz ... ai eu desisti ... larguei tudo de lado ... montei um provedor pra um amigo meu e fiquei trabalhando um tempinho ... deixei o provedor dele redondo ... e agora to de bob em casa esperando um amigo meu fechar uma proposta ... pra mim cair dentro !
Galera quero deixar claro o que o amigo falou ai em cima ... é verdade ... se vc tem um cara bom ... de confiança ... é melhor que vc libere umas cotas da empresa pra ele ... do que vc correr o risco de perder o seu funcionario ... pios a mão de obra desse serviço é escassa ... e sempre tem gente procurando por ai e fazendo ofertas tentadoras ... não adianta vc pagar bem um funcionario ... pq um funcionario sempre vai ser um funcionario ... e na hora que ele receber uma proposta do Seu Joaozinho da padaria pra abrir um provedor ... ele nao vai nem pensar duas vezes e vai meter as caras ... como eu na época recebi inumeras propostas e não quiz ir pq o provedor era meu ... mas no final das contas me arrependi ! Entao insatisfação ... como funcionário ou sócio eh a pior coisa que existe as coisas passam à não ser mais transparentes como se esperavam ... e qualquer oportunidade que aparece a pessoa abraça sem hesitar ! Ninguém gosta de ficar se fudendo no tempo pro outro ficar na sombra do boi e ficar recebendo merreca não ! Ainda mais quando se tem a cienta que o ramo da retorno !
e cara concordo plenamente com vc
fui dono de dois provedores sei que da retorno hj sou funcionario mas com participação na receita do provedor, eles pedem como fazer eu do as ideias eles aprovam eu executo sempre na cautela de, manter uma determinada cautela em investimentos que nao vem ao caso. a um mes atraz eu so prestava assistencia hj sou efetivado deles acho que gostaram do meu serviço... que a proposta agradou muito
Pois é ... mas tem muito dono de provedor por ai que acha que a mão de obra da gente não vale o preço ... por isso que eu to parado ... to ganhando mais dinheiro em casa do que quando trabalhava antes ... e trabalhando bem menos ... hoje em dia não aceito proposta abaixo de 2K ... pq não quero me matar de trabalhar pra encher o bolso dos outros de dinheiro !
Será que quem está lá andando de vectra não fez por merecer? Existirá sempre o dilema funcionário/patrão, uns achando que a coisa é tão rentável que o cara tá podre de rico, por outro lado o empresário que leva as bordoadas e tem TODA a responsabilidade sobre seu empreendimento... o que não é o caso do funcionário, que se quiser abandonar o barco pode a qualquer HORA....
Tenho dito...
Eh verdade ... existira sempre esse dilema ... eu por minha vez jah trabalhei dos dois lados e sei como tudo funciona ... agora se eu respondi o tópico e coloquei aquelas meia duzia de palavras eh pq eu sei o que eu jah passei dos dois lados .. o que eu nao acho certo eh o cara querer pagar migalhas pra um funcionario ... pro cara ficar na rua o dia inteiro se matando nesse sol e chuva ... e tempo todo pra no fim do mes querer pagar miseros 800 reais ... a coisa eh rentavel sim ... nao dá pra ficar rico ... mas pra pagar um salario digno ao funcionario dependendo das suas funcoes dá pra pagar tb ... jah tive dois provedores e jah trabalhei em outros dois e sei como tudo funciona ... sei que o pessoal que trabalha com o wireless NUNCA desempenha a funcao combinada na admissão ... tanto na funcao como no horario ...
AI está ... se o funcionário chegar a abandonar o barco vc acha que ele está satisfeito ?????Citação:
o que não é o caso do funcionário, que se quiser abandonar o barco pode a qualquer HORA....
Vc acha que o se o cara receber uma proposta melhor do que ele tem em maos, vai recusar ????
Meu amigo hoje em dia muita gente pensa com o Bolso ... esse negócio de o cara trabalhar na empresa pq gosta ou pq o patrao eh legalzim e talz acabou .... assim como eu muita gente pensa da mesma forma ... e cada dia que se passa vejo gente ai desesperado procurando mao de obra nesse ramo ... pelo menos aki no Rio de Janeiro eh escasso d+ .... e o que nao falta eh oportunidade ... tenho amigos na regiao oceanica que tao procurando mao de obra faz tempo ... oferecendo 1,2k tah dificil de arrumar ... imagina esses pés rapados ai querendo pagar um salario !
Vou falar da minha realidade...
A questão que eu quiz frizar é: O PROPRIETARIO nunca pode abandonar o barco, tudo cai nas costas dele, é extremamente justo ele tirar 100.000 pra ele e 1.000 pro funcionário... dai a César o que é de César... não quer dizer que quem trabalha nesta área mereça ganhar somente isso, eu acho particularmente que uma pessoa QUE TENHA REALMENTE INTERESSE em dedicar-se, mereça ganhar 2k ou mais... mas quantos realmente merecem??? o que tenho visto aqui é gente fazendo SOMENTE o que foi combinado e ponto. SE vc precisa dele 5 minutos depois do horário ele fica falando que tem que sair, vai se atrasar pra faculdade, etc (a faculdade é do lado da casa dele e ainda faltam 1 hora pra começar a aula dele, será que ele está se esforçando?
A minha realidade aqui tem sido de INVESTIMENTO. Comecei a 1 ano e com a receita tenho pagado as contas que fiz mensalmente e investindo... falar que eu ganhei dinheiro? Acredito que seja uma mentira, mas se continuar como vai quando conseguirmos organizar a casa como estou querendo, inclusive oferendo outros serviços, acredito que vou conseguir tirar algum dinheiro pra mim...
Bem é isso...
amigo vc nao entendeu a ideia eu acho...
como disse a algumas msg atraz se vc quiser bem feito faca vc mesmo...
vc paga um funcionario mal, ele vai por adsl na casa dele fazer gatos, leva micro pra casa pra arruma e etc.
sei que os tributos sao pesados pro chefe(ja fui chefe e tive socios pilantras pago ate hj a minha falta de cuidado), mas se o funcionario ta trabalhando, vestindo a camisa da empresa, ele vai te ajuda a crescer, vai vender teu produto com gosto, sem precisa fazer hr extra e assim por diante sabe tem seus lado sei de funcionarios que deviaram mais de 5000 em um ano de um provedor embaixo do nariz do dono, porq isso???
isso tudo e um dilema, o chefe pensa de um forma e o funcionario de outra, mas se os dois pensarem junto crescerao juntos....
Para resolver o problema do PatrãoXFuncionário, é fácil, participação nos Lucros. Sociedade, sim é um ótimo negócio, aqui tenho 2 sócios, vai bem obrigado, cada um com seus funcionários, cada um cuida de uma parte da cidade, não tem como ninguém trabalhar menos, se ele trabalhar pouco ganha menos, pois terá menos clientes. Se o funcionário é bom é quer ganhar mais do que a empresa pode pagar, ele pode sair e montar seu negócio, se ele for bom mesmo será um bom concorrente, é direito de todos. Se não é tão bom quebra rápido. Essas questões administrativas são particulares.
Prezado
Realmente é um ótimo investimento o provedor wireless ,mas obviamente precisa-se de um estudo prévio na região onde vc pretende instalar o teu provedor .
Deve verificar se tem demanda e qual a oferta do serviço ,uma equipe técnica capacitada e com certeza material de qualidade.
Tem muita região que a tecnologia ta longe de chegar aí está o ponto chave.
grande abraço ,espero ter ajudado
Scom Tecnologia da Informação
www.scom.com.br
Acho que o amigo falou tudo. Se voce contrata um cabloco, seja sociedade, seja contrato, e nele combina participação de lucro, o cabloco vai querer fazer hora extra adoidado. Pensa se voce, tendo tempo disponivel, se nao gostaria de ganhar uns 300 no minimo de extra?? Ou, dependendo do tamanho da comp., até mais! E se não trabalhar ou fizer cagada, ganha menos! Pronto! Acabou, e sem discursão! Se não gosta, sai, tem muita gente querendo trabalhar, e olha que como tem!
Olá amigos, tbm estou com essa dificuldade aqui em minha cidade, consegui autorização para passar o cabo pelo poste, mas não encontro de maneira nehuma os equipamento que devo colocar nos postes.
vcs poderiam me ajudar com isso?