{1929}
Tá ai a prova..
Rádio Pirata que teve seus equipamentos devolvidos, pela Anatel.
A Lei manda não devolver.
Versão Imprimível
{1929}
Tá ai a prova..
Rádio Pirata que teve seus equipamentos devolvidos, pela Anatel.
A Lei manda não devolver.
Galera tomem cuidado
a tia ANATEL bateu aqui em Boa Vista - Roraima 12/02/2009
e fechou todos os provedores sem SCM, bem quase todos,
o provedor onde trabalhava deu aquela ajuda pra eles neh,
mas mesmo assim com prazo de 30 dias pra se regularizarem.
Então não tentem se aventurar
Um dia vcs recebem a visita da querida tia ANATEL
Wimigarltda, quando falei do português, não foi porque eu seja bom nisso.
Mas foi você que criticou primeiro os participantes do forum, dizendo que nós devíamos ler melhor e aprender mais português.
Daí tomei as dores de todo o mundo. Concordo que não há a necessidade de perfeccionismo aqui, mas o básico é fundamental. E hoje com o "internêz" prevalecendo, a coisa está indo para um caminho muito ruim. Mas não critiquei você pelo internêz, porque não era realmente assim.
Estava um pouco enrolado mesmo, mas nada que desmerecesse. Mas quando você nos mandou ler melhor e aprender o português daí me deu um calor muito grande.
Mas já passou. Tudo bem. Não vai ser por aí que iremos nos encrencar. Voltemos a Santa Paz.
Voltando ao assunto dos lacres da Anatel, se eu entendi bem, você disse que a Anatel lacrou e teve que deslacrar.
O link que você passou me remeteu ao Google. Se era para fazer pesquisa, fiz e só achei o contrário. Lacrou está lacrado.
Eu queria dados concretos do caso que você citou. Eu ainda duvido que isso possa ter acontecido.
Ou então ela não era pirata e houve algum desencontro e a rádio recorreu e liberou. Mas se era pirata, duvido que deslacre.
SilvioFernan
Boa Noite,
Eu também acho que o melhor é ter sua própria SCM, porém fico com a seguinte dúvida:
Custo Mensal SCM Parceria: R$300,00 a 450,00
Custo Mensal SCM Própria: ?
Então já que você está com sua SCM própria gostaria de te perguntar se o Custo Mensal SCM Própria é menor, maior ou igual a Custo Mensal SCM Parceria.
Gostaria que você respondesse não quanto a legalidade mas sim quanto ao custo.
Agradeço
Aprendiz
Aprendiz, façamos algumas contas juntos utilizando seus dados.
Custo anual de uma parceria SCM (a mediana ok): 12 x R$400,00 = R$4.800,00
Custo mensal de uma SCM própria: Não existe porque você paga a ANATEL uma única vez R$9.000,00 ou em 3 parcelas de R$3.000,00 (semestrais).
Você deve pensar que a SCM própria exime a empresa de pagamento mensal para a ANATEL. Se analisar melhor verá que em 1,9 anos de parceria você paga uma licença SCM.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Wagner,
além disso parceria também paga TFF e TFI. SCM própria é também mais indicada para quem pensa em crescer e expandir a sua rede. Entretanto, quem pensa ficar apenas atuando no próprio bairro e ter no máximo 100 ou 200 clientes o mais indicado é parceria.
olá aprendiz
veja bem o custo mensal da parceria é um salário(pelo menos as que conheço)
o custo mensal da SCM: Engenherio responsável vc paga um valor somente quando vai se cadastrar no CREA ( eu paguei 800,00 e pronto).
No CREA vc paga 430,00 ao ano, ou seja, 35,83 mensais
o 0800 aqui eu pago 35,00 mensail mais 0,18 centavos por ligação recebida ( vc pode ou não fazer a divulgação do seu 0800, se nao divulgar vc terá um custo de 35,00 mês.
vc tem que pagar imposto FUST, FUNTEL e tem outro que eu esqueci, mas cada um é 1% do faturamento. niguem nessa santa terra de DEUS vai tirar nota fiscal de tudo, tudo , entao vamos supor que vc tire 2 mil de nota por mes, entao vc vai pagar de imposto a mais que a parceria um valor de 60.00
aqui no meu caso o custo da minha SCM é de: 130.83
mais o restante dos impostos que na parceria vc tb teria que pagar
amigo essa é a minha realidade, os caras que querem vender as parcerias jamais vão falar que é só isso, aqui na minha cidade tem um provedor que fala pra todo mundo que pagou 70 mil na sua SCM e paga mais uma fortuna por mes e isso não é bem assim.
espero ter ajudado.
SilvioFernan
Bom dia!
Você diz:
"Engenherio responsável vc paga um valor somente quando vai se cadastrar no CREA ( eu paguei 800,00 e pronto).
No CREA vc paga 430,00 ao ano, ou seja, 35,83 mensais"
Então quer dizer que não tenho que contratar um engenheiro e pagar algum valor todo mês para ele.
Aprendiz
isso mesmo amigo aprendiz, foi isso que fiz aqui e deu certo, o engenheiro assinou como responsavel técnico pela minha empresa quando me filiei ao CREA e paguei 800,00 por isso. nada de salário mensal ou coisa parecida. depois vc vai ter que pagar pra ele assinar o projeto da legalisação da sua base junto a anatel ( mas isso faz parte do valor inicial que vc terá que pagar pra legalizar todo seu provedor) e pronto.
A questão é que tem ENGENHEIRO e engenheiro.
O profissional que vai assinar a responsabilidade técnica, está colocando o seu nome em jogo. Qualquer situação de impasse, é ele quem vai responder judicialmente.
Por isso penso que nenhum profissional sério vai querer correr este risco.
Até porque, o que a Anatel exige é que a empresa tenha registro no Crea e tenha um profissional responsável, e ísto subentende permanentemente.
Não há exigência de permanecer na empresa, mas que tenha no mínimo um contrato de prestação de serviço com ele. Foi o que eu li lá no site da Anatel.
Mas o Marcelo está mais capacitado a expor ísto.
Aprendiz.
Pensando assim e concordando com o que eu disse anteriormente, uma PARCERIA me parece ser o melhor para quem não pensa em crescer ou não entende o poder de uma empresa SCM.
Custos mensais podem ser minimizados dentro de um projeto de viabilidade financeira, mas é uma ALAVANCA de prejuizos.
Com certeza o custo do Engenheiro é o grande impactador sobre o custo mensal.
0800 é muito pouco ($50,00 de assinatura) se comparado com os outros custos.
Os outros custos incidem sobre a SCM e PARCERIA da mesma forma.
Abraços,
Exatamente Marcelo.
Por isso vou mais além. No caso do amigo que tirou a SCM e não manteve o engenheiro, a empresa está irregular e pode até perder a SCM numa eventual fiscalização, não?
E quanto ao o800 não é só ter o número. A exigência é que tenha atendente 24hs. 7 dias por semana. Mais custos a considerar
eita eita nóis, o engenheiro é totalmente responsavel sim pela minha empresa, assinamos um contrato tudo certinho, só que ele cobrou 800 conto por isso e se caso venha a fazer alguma alteração na minha base por ex ele assina o novo projeto e cobrar um falor negociavel por isso, em relação ao 0800 se alguem ligar pra ele certamente será atendido, pois terá pessoas pra isso, mas o que eu puder fazer pra não divulgar o numero eu faço, pois amenizo o custo da conta. e aqui eu paguei caro o engenheiro, pois depois que fechei apareceu uns 200 Engenheriros recem formado aqui querendo me prestar o serviço mais barato
É o mesmo caso das farmácias.
Quando sai um responsável técnico, ele próprio tem a obrigação junto ao Conselho dele de informar o desligamento, independente se o dono da farmácia faz isso ou não.
Daí eles toleram 30 dias sem resp. técnico.
Se em 30 dias não entrar outro contrato para substituir, sai uma multa automática.
E se nesse período a Anvisa chegar, pode até interditar o estabelecimento.
E pior do que ter uma qualidade ruim no provedor é ter o provedor parado principalmente por questões legais. Cai na boca do povo e nunca mais se levanta.
não é por nada não, mas estou cursando o quinto periodo de engenharia em Telecomunicações, e se eu estivesse esperando esse diploma pra ganhar dinheiro, pelo menos na minha região, eu ficaria em maus lençois
vc entenderam, existe o contrato, só que nào existe pagamento mensal por ele, e sim sob demanda
SilvioFernan:
Pode ter dado certo para você mas a informação está incorreta. Para se cadastrar um responsavel técnico no CREA deve-se entre outras informações apresentar:
"2 -Vínculo do profissional com a pessoa jurídica.
2.1 - Ficha de registro de empregado ou livro de registro de empregado, quando for empregado da pessoa jurídica, constando: remuneração atual, a periodicidade de pagamento e a jornada diária de trabalho (original e fotocópia ou fotocópia autenticada).
Notas:
a - No caso do profissional de nível superior, a remuneração deverá estar de acordo com a Lei 4950-A, de 22/04/66 .
.Para 06 (seis) horas diárias de trabalho, devem ser calculados 06 (seis) salários mínimos.
.Para as horas excedentes, deverão ser acrescidos 25% (vinte e cinco por cento).
.Para as horas excedentes que ultrapassarem a 8ª (oitava) hora, deverão ser acrescidos 50% (cinqüenta por cento).
...
... ou
2.2 - Contrato de Prestação de Serviços (original e fotocópia ou fotocópia autenticada), quando o profissional for prestador de serviços e seus respectivos aditivos, quando houver, observando a existência dos seguintes itens:
.Estar disposto em cláusulas.
.Qualificar as partes (contratado e contratante).
.Conter assinatura e identificação das partes (e rubrica em todas as folhas) e de 02 (duas) testemunhas.
.Estar datado.
.Conter o objeto.
No objeto do contrato deverão constar:
- No caso de Responsável Técnico Responsável por todas as atividades técnicas executadas pela pessoa jurídica, contempladas no âmbito de suas atribuições legais.
- No caso de Quadro Técnico Profissional do quadro técnico habilitado ao exercício de todas as atividades contempladas no âmbito de suas atribuições legais.
.Não poderá conter expressões que comprometam o caráter permanente e incondicional da prestação de serviço, tais como: Caso seja solicitado, se houver necessidade etc...
.Conter Jornada Diária de Trabalho.
- Não poderá conter expressões tais como: no mínimo, no máximo, aproximadamente e similares, considerando que a mesma deverá ser claramente definida.
.Conter Remuneração Mensal.
Nível Superior:
remuneração deverá estar claramente especificada, devendo ser observado os critérios estabelecidos pela Lei 4950-A, de 22/04/66."
Não estou dizendo que concordo com isto, apenas acredito que deve existir outra forma de estar legal.
A isto se dá o nome de Anotaçao de Responsabilidate Técnica (ART) conforme Item II do Art 2 do Anexo III da Resolução 272, correto?Citação:
depois vc vai ter que pagar pra ele assinar o projeto da legalisação da sua base junto a anatel (mas isso faz parte do valor inicial que vc terá que pagar pra legalizar todo seu provedor) e pronto.
Então deve ser feito por um engenheiro e este pode ser o mesmo que é o responsável técnico da empresa. Mas este deve ter um vínculo ou um contrato de prestação de serviço com a empresa.
Acredito que outra forma diferente do que exige o CREA e a ANATEL é estar sempre a descoberto perante a algum orgão.
Abraços,
olá marcelo, não estou desanimado, mas sim realista, mas estou muito feliz com o curso, só não fico sonhando que por causa dele estarei ganhando fortuna, pois não vou. pelo menos não nesse cenario atua da minha região, mas tudo pode mudar. só não fico colocando expectativas para não me frustrar depois de ter o canudo na mão
caros amigos, imagina um cara chato que quer fazer tudo certinho, esse sou eu, quando fui tirar a minha SCM, eu fui diretamente em brasilia, no órgão responsavel pelas licensas e segui a risco o beabá que eles me passaram, sem tirar e nem colocar nada. e deu tudo certinho
SilvioFernan,
Não sei se seria pedir muito para você divulgar o texto desse seu contrato com o engenheiro.
Você afirma que não existe pagamento mensal, mas não diz se existe clausula no contrato afirmando isto ou o contrário.
Ao contrário do que prega o CREA, nao pode haver cláusulas definindo serviço sob demanda. Olha que eu questionei 3 profissionais no CREA para ver se haveria alguma forma de fazer isto.
Abraços,
Então levando em consideração que o custo mensal de ter sua PROPRIA SCM e PARCEIRA SCM é relativamente semelhante, a partir de quantos clientes vale a pena ter sua própria SCM.
Aprendiz
Depende da sua ambição Aprendiz. Não existe um número mágico que defina isto.
A parceria habilita você a iniciar a operação sem problemas de licença junto a ANATEL, com baixo custo. Isto dá tempo de amadurecer a idéia sem incorrer em gastos excessivos antes da certeza de estar fazendo um bom negócio.
Só para ter uma idéia do que quero dizer.
Recentemente fiz um planejamento financeiro e técnico para um investidor e consideramos as seguintes premissas no projeto:
Investimento inicial: R$300.000
Custeio mensal estimado: R$17.000,00
Estações iniciais: 6
Assinatura mensal: R$32,84 (sem impostos)
Instalação: R$38,59 (sem impostos)
O plano de negócios estima que em 3 anos o número de clientes deverá chegar a 1.100 assinantes prevendo a expansão até 1.600 assinantes em 5 anos.
O lucro desse negócio chegaria a R$470.000 em 5 anos, sendo que parte desse lucro seria devido ao chamado retorno de capital (12% a.a.)
Se considerar que em um projeto desse o investimento retorna completamente ao investidor, normalmente o sócio aplicando capital próprio, o lucro real seria de R$770.000,00 (limpos).
Mas poxa, tem que ter 1.600 assinantes? Bem, este foi o projeto e por onde definimos a estratégia de negócios. Claro que dá pra ser melhor ou menores esses números, mas pra um projeto de start-up isso até que é bem tímido.
A previsão desse investidor é estar presente em 20 municípios de um determinado estado em 12 meses. Claro que o projeto foi para apenas um único município e não tenho autorização para apresentar o projeto completo.
Mas era isso que eu quis dizer com AMBIÇÃO.
Abraços,
olá wagner. pois aqui foi os engenheiros do CREA que passaram todas a orientações para o meu engenheiro de como proceder, uma vez que ele era recem formado e não entendia muito bem os tramites burocratico do CREA, e como te falei, hoje ele ele é o responsavel tecnico pela minha empresa no CREA e na ANATEL, e não recebe salario mensal não, agora veja direitinho aí, pois tem jeito sim.
Olha,
essa informação peguei diretamente no CREA. Mas pode dar uma olhada no artigo 18 da Resolução 336/89 do CONFEA (paragrafo único que fala sobre até 3 empresas, desde que haja compatibilidade de carga horária). Veja: http://normativos.confea.org.br/downloads/0336-89.pdf
No link abaixo tem uma resolução de um CREA (ES) que abre alguma exceção. Qualquer coisa consulte o CREA do seu estado. Veja:
http://www.creaes.org.br/downloads/n...E_DE_05_92.pdf
MarceloGOIAS
Agradeço pelos arquivos. O negócio é que sendo um engenheiro responsável de uma empresa o vínculo é estabelecido mesmo em contrato de prestação de serviço.
O problema é que fica difícil de um engenheiro se desdobrar em 3 empresas tendo uma jornada mínima de 4 horas por contrato, ou seja, trabalhar 12 horas por dia.
Segundo as regras é claro, rs.
Abraços,
Legal SilvioFernan, o problema é que não tem como não existir vínculo entre empresa e engenheiro. Isto de acordo com as regras atuais Confea/Crea.
Se você não tem que pagar seu engenheiro mensalmente, tudo bem, bom pra você. Agora esse contrato provavelmente tem uma cláusula falando sobre isto, pagamento. Estabelecido dentro das regras e leis.
Agora se não estiver e importante que você saiba que quanto menos pessoas souberem disto mais seguro você fica, porque do pouco que entendo não tem como um engenheiro responsável não ter vínculo com a empresa e isto quer dizer que tem que pagar 6 salarios que é o piso do engenheiro.
Se o caboclo não recebe e assina um recibo dizendo que recebeu ele pode ser penalizado por isso e você também. É um jogo meio que tenebroso.
Por isso pedi que se possível você reproduzisse o texto do contrato que você tem com o engenheiro, ao menos as cláusulas que traduzissem o vinculo com a empresa, como manda o crea.
Abraços,