Nao sei se entendi muito bem.....mais neste esquema das antenas, os clientes conectam aleatoriamente nas antenas ou cada um fica fixo em uma antena?????
Versão Imprimível
Nao sei se entendi muito bem.....mais neste esquema das antenas, os clientes conectam aleatoriamente nas antenas ou cada um fica fixo em uma antena?????
Bom Dia,
Vamos as Indagações:
Os APs de plasticos Abocom/Senao/gts/edimax/krazer/outros são todos baseados no chipset 8186 e de acordo com o fabricante do chipset o maximo para os 180mhz são 12 clientes, nós sabemos pela pratica que chega a 30 sem problemas.
A pratica do uso de NanoStation como ring esta crescendo no mundo todo, pois são equipamentos praticos, baratos e funcionais.
Cada caso é um caso, o tópico visa atender a torres novas, provedores de baixo custo, isso representa 50% do investimento inicial apenas amigo, se comparado a solução mikrotik-ikarus/ routerboard/ cartoes minipci / pigtais / antenas, então esse é o foco, não uma solução definitiva.
Atender essa quantidade toda de cliente, depende de um link potenciamente grande, o que em muitos locais custa caríssimo, por isso, a justificativa de um investimento mais caro se justifica.
Ja no caso das nanostation como AP, é para se montar um provedor com custo beneficio perfeito, ja que aguenta uma quantidade grande de clientes.
são necessários 15mhz por cliente para modo autenticado / criptografado e apenas 3 mhz para uso em bridge com apenas controle de conexão por mac address, realmente para 70 clientes é o limite para não se ter atraso / perdas de pacotes, agora, não queira mandar mais do que a divisão de 100kbps por cada cliente que dai sua rede não ira nem funcionar direito, lembre-se custo x eficiencia.
Aprender calcular o valor do link, pela multiplexão dos usuários, que é o tal do link dedicado pelo link do speed compartilhado, para os provedores iniciais é um pé no saco, literal, já que eles acham que 4mbps do speed dão pra muita coisa, grande engano, por isso, aprender sempre é necessário.
O tópico é para crescimento, então, vamos primeiro colocar em prática e depois criticar, lembro-me do inicio do uso dos aps 8181 da realtek para o mercado de APs / Clientes, nossa, que evolução, agora, a segunda era chegou, da mesma forma amigos o Bullet, que é pra ser colocado em ponto a ponto e ponto-multi-ponto, vejam se o hardware não é similar e promete a mesma coisa???
Querem ver uma aplicação similar de outro software como ilustração:
VoIP quando e feito por hardware é uma coisa, quando por software outra, porque os equipamentos de voip que eram baseados em software sumiram do mercado? por que não prestam!
Da mesma maneira, se o mercado mundial esta migrando para as Nano5 não venha me dizer que é por falta de opção, mas, porque é a melhor solução custo x beneficio do mercado. Ja as Nano2 ainda tem o preço mais elevado, mas, para Torre AP ou clientes Vips ja se justifica o uso da Nano 2 sem problema, pois qualidade é tudo!
Abraços
Daniel
USAImport
Bom Dia,
Amigo, cobre a garantia do seu vendedor!
A USAImport na venda de equipamentos mantém a garantia quando o problema é do equipamento. Tem várias empresas vendendo as nanostation do paraguay, sem garantia, porque tudo que reclamam dizem: "isso é queima ou causado por interperes", não caia na enganação destas empresas, compre das empresas homologantes ou que vendem os equipamentos homologados, desta forma, voce poderá exercer seu direto de cidadão e ir até ao procom abrir um denuncia/reclamação forma para troca!!!
A USAImport garante o direto do cliente!
Veja que as NanoStation fabricadas antes de agosto de 2008, não possuiam ESD (controle de proteção a descargas eletro-magnéticas e estáticas), de tal forma que caso o tempo gerasse uma poluição estática / magnetica (quando há trovoadas constantes), a NanoStation e muitos outros cartões do mercado queimam mesmo, por isso, verifique o seu produto antes da compra!
Outra coisa, caso seu revendedor não queira trocar o equipamento, entre em contato com a Ubiquiti para resolver a questão e o impasse!
A USAImport estará sempre a disposição para ajudar a todos os seus clientes a crescerem!
Abraços
Erick MacDonald Filzek
Diretor Comercial
USAImport
Vamos aprender a fazer as contas corretas.
54mbps é o máximo do protocolo em 802.11 modo normal, se convertido para kbps dará algo em torno de 54 *1024 / 8 = 6912 Kbpbs, quando falamos em 300 kbps, basta dividir e o resultado será o máximo em constante uso de 23 usuários simultâneos. Tem que se considerar os 10% do cabeçalho do pacote e direcionamentos e rotas, então seria por volta de 23 - 10% = 20 usuários sem problemas.
Abraços
Daniel
USAImport
Amigos,
Uso simultâneo quer dizer duas coisas no wireless, vamos nos atentar a:
1) Conectados e não navegando;
R:) suporta mais do que pode ser usado no modo 2.
2) Conectados e Navegando;
R:) a conta exata é baseada na tecnologia em uso como: Somente controle ACL (controle por MAC), em modo bridge, uso de polaridade horizontal e vertical interpolados entre cada AP e canais não interpolados (1 - 5 - 9 - 13), dai ficaria algo como (1V - 5 H - 9V - 13H - 5V - 9H).
Desta forma os 6 Nanostation do Ring estarão limpos de interferencia do proprio AP e onda de emissão.
O protocolo TCP só perde 10% em modo BRIDGE então, não falem besteira em 30% amigo, quem esta roteando os pacotes não são as Nanostation e sim MK ou roteadores que suportem este trafego, vamos ser sensatos ao menos ok!
O controle de divisão de uso por tempo de frequencia MHZ pela quantidade de bits usadas vão ser diferentes em todos os controles de irradiações, lembre-se que cada NANO estará sendo irradiada de acordo com o ACK, então haverá tempo de respostas diferenciados por cada um, e também uso do TCP/802.11.
Vamos colocar uma situação ao extremo que é o limite máximo de 70 clientes por cada Nano que é possivel por todas as contas que provam tal, tempo de resposta ACK, Interpolação de Sinal, funcionamento em 802.11G.
Se o papo for em 802.11B só suporta 21 clientes e ponto final! (claro que pode suportar até mais, porém a internet ficará um lixo pela resposta do ACT limitada a 11Mbps.
Daniel
USAImport
Beleza, voce matou a pau, casa de ferreiro espeto é de pau, esse é o mal do BRASILEIRO.
Meu querido, treinar os instaladores é tarefa simples, porém, ardua. Ensinar Horizontal e Vertical para Brasileiro é a mesma coisa que dizer ESQUERDA ou DIREITA, quem é que realmente sabe me dizer para que lado é... bom... cada provedor tem o instalador que ele contrata (MENTIRA, pois ele tem o que ele ENSINA). :listen:
Ja nas nanos, se forem usadas nos clientes também o que altamente recomendamos, dai fica mais fácil, porque elas possuem o modo ADAPTATIVO que calibra a irradiação automaticamente, e a dificuldade fica apenas em apontas a antena, hehehe :viking:
Vamos aprender a ENSINAR, para depois aprender a cobrar.
Em breve, se Deus assim o permitir, estaremos inaugurando o primeiro centro de treinamento completo de wireless do Brasil, onde serão ministrados cursos diários, sem custos para os clientes, ensinando a usar tudo que existem em termos de wireless, incluindo:
Montagem de provedor
Configuracao de Equipamento
Tomada de Decisão para Equipamentos de Torres e Clientes
Destrinchamento e Guia de Uso Mikrotik - COMPLETO (Melhor software para roteamento do mercado)
Destrinchamento e Guia de Uso Ikarus - COMPLETO (Melhor software para redes Wireless)
Administração de provedor e softwares para controles de banda e assistentes
Treinamento de Configuração, instalação e Manutenção do Provedor de Internet
Treinamento de Instaladores
Alinhamento de Antenas usando Mikrotik, LaserSight, Horario de Alinhamento, Calculo Fresnel, Altura e Limitrofe de Ressonancia Spectal Solar (ja se perguntaram porque o link fica cainda em certo horario, geralmente no nascer e por do sol????).
Ou seja, tudo que um provedor precisa para vir a existir e continuar existindo.
Aguardem....
abraços a todos
Erick MacDonald Filzek
Diretor Comercial
USAImport
Boa Noite,
Todos os amigos do forum Wireless do Under-linux serão gratificados com o que iremos fazer.
A todos que desejarem adquirir NANOSTATION 2 para montagem em 2.4GHZ pagarão apenas R$ 260.00 por cada NANOSTATION.
Vamos provar pelo uso de voces, clientes no dia a dia que a solução é pratica e funciona, sem medo!
Vamos cobrir o preço de qualquer distribuidor nacional no período de 03/03/2009 a 12/03/2009 para NanoStation 2. Como ja temos o melhor preço do Brasil a R$ 260.00 cada NanoStation 2, aguardamos vossos pedidos, pois queremos que vocês testem e tenham o melhor.
Caso algum provedor grande, que tenha mais de 200 clientes em uma area irradiada em uso simultaneo que queira provar o uso e disponibilidade, proveremos os 6 nanostation, desde que deixem os mesmo abertos para monitoramento da equipe oficial da Ubiquiti e da USAImport para construir o relatório neste uso, pois, mandaremos nosso time de engenheiro de telecomunicação e de software para que façam por 2 dias o relatório.
Será analisado todo o funcionamento da estrutura atual do provedor (PREFERIMOS UM QUE USE 3 OU 4 PAINES SETORIAIS E ROUTEBOARD COM UM CARTAO AO MENO DO NIVEL DO 8602S PLUS).
Depois sera feito o teste de minerva que é o fomoso TESTE DO OMO, onde, iremos trocar literalmente o funcionamento de parte de um setor por NanoStation e ver o resultado, estamos falando de um trabalho infernal que mostrará o poder do uso da NanoStation em 2.4GHZ o que em 5.8GHZ é IMBATIVEL até o momento no custo x beneficio.
O que Acham, topam o desafio da USAImport / Ubiquiti ????
Abraços
Daniel Manzatto
Engenheiro de Telecomunicação
USAImport
acho interesante, e bom mesmo, na minha humilde opinião, o nano deve mesmo aguentar, ainda nao testei, mas ja vi rd133 ( com menos procesamento que o nao ) aguentar mais de 50 por inteface e tinha tres interfaces nela!!!!, por isso, acho que o nano vai bem mesmo, ainda nao testei, mas acredito friamente que ele aguenta mesmo...
vamos espear o teste na pratica, au ainda nao tenho 200 aqui na zona huerbana, se tivese sertamente topava o desafio, abraço a todos..
tambem acho que o nano deve custar mesmo isso no maximo 260, mais que isso e imviavel..
Sua proposta esta mesmo desafiadora, estamos esperando que acontece o veredito.
Filzek tenho uma pergunta, todos dizem que a banda G não deve ser aplicada em rede wireless externa, porém voce indica... gostaria que desmestificasse o comentario da maioria ou nos falasse que realmente não devemos usar a banda G em rede wireless externa.
Seu calculo para 70 clientes simultaneos a 100k. Poxa amigo 100k, pelo amor de Deus... 100k pra cada cliente é brincadeira assim sumirenos no mercado, ninguem mais quer essas velocidades de navegação.
....
Abraço.
Realmente....pelo menos na minha regiao se eu tiver que vender 100K, é melhor eu trocar de ramo....pois aqui até os mais leigos ja querem os planos de 500kbps....
vlww
Aqui dá pra vender 128k tranquilo, Velox 300k tá 62.90 + provedor.
O problema é você usar o modo G com estabilidade, não sei no NanoStation, mais em outros equipamentos o modo G não se comporta bem outdoor. Então sempre faço as conta no modo 802.11b que se comporta muito bem.
RouterBoard vai ficar mais caro sim amigo, mais não 4 vezes como você falou, você é vendedor e sabe disso, uma RB433AH tem 3 slots, e você pode colocar 2 antenas setoriais de 120° mais uma de 5,8 para receber o enlace. Então as contas tem que ser feitas para saber o que vai valer mais apena. Você coloca 6 NS em um ponto e vai prescisar de um bom enlace para chegar link, isso tem que ser considerado.
Vamos as contas:
6 NS2 R$260,00, seu preço= R$1.560,00, fora o equipamento do enlace que conforme a distância tem que ser coisa boa.
Uma RB600 R$800,00 (UltraWireless)
3 Mini-PCI CM9-GP (melhor que os famos EMP-8602) R$450,00.
3 Antenas 120° TSM 9 Dbi (Um show, pequena, leve e homologada) R$900,00
Total:
R$2.150,00
Aumenta então mais R$500,00 para comprar caixa hermetica de aço, pigtails para o card, fonte de boa qualidade, haste de aterramento, parafusos, cabos, etc.
Vamos ter um investimento de R$2.650,00, e de quebra você vai ficar com um slot na RB600 sobrando para fazer o enlace em 5,8 Ghz usando NSstreme que passa muita banda.
É mais caro que os NS sim, com certeza, mais na minha humilde opnião o equipamento é bem melhor, tem torres aqui com essa configuração que nunca deram manutenção, e olha, usando EMP-8602, e RB333 e 433.
Não quero conflitar o tópico amigo, por favor, não me entenda mal, estou expondo minha opnião de experiência já no ramo, deixo bem claro que não tenho NS em nehum POP meu e não testei ainda, mais conheço o relatos sobre o NS, e tenho a opnião que serve para clientes e pequenos enlaces apenas.
Quando eu for comprar NS pode ter certeza que vou comprar seu, o preço está ótimo.
O problema das NS é que após uma chuva forte de verão pelo menos 1 vai para o espaço ! E o prejuízo fica.
2 chuvas = tenho 2 queimadas !!!! A NS acende mas não há comunicação pela unica porta LAN.
Outra coisa, permitir teste é bem legal. Quantas chuvas serão testadas ?
Compramos 2 pares NS e com menos de 60 dias, instaladas em bairros diferentes, ou seja, estrutura diferente. Com para-raio... Rede estabilizada... Queimaram! Tenho-as me olhando e voce não sabe como fico feliz de jogar dinheiro fora.
Cara mais me diz uma coisa....montar um pop com pelo menos uma NS5 recebendo de outra NS5 e 2 NS2 em cima como AP+bdg ficaria bom pra atender uns 100 clientes + -.
Visando realmente economia e praticidade?? vlww
caro colega!
Você fala de 420 clientes simultaneos, isso com a rede aberta?
pois cada nano cadastra 16 MAC , se cada nano suporta 16x6=96 clientes está certo isto?
Para cadastrar mais cliente só via SSH como faço isto? que programa usar?
Estou interessado em usar elas em 360 graus, pois eu ja uso elas em modo cliente, muito facil e pratico de manusea-las, mas gostaria de montar elas como servidor mas não sei como configurar as seis em modo servidor com tantos clientes!
Agradeço se puder me ajudar nestas duvidas!!!
Amigo suas NS continuam com estes preços??? sao homologadas??
NanoStation 2 - Apenas R$ 289,00
NanoStation 5 - Apenas R$ 365,00
Também sou a favor das RBs. Lógico que sai mais caro, e com certeza não é um investimento pra quem vai começar agora. Pra quem tá começando e quiser colocar uns 4-5 NS até começar a dar lucro, acho viável sim, depois disso passa os NS pros clientes e mete RB com painel.
Filzek, esse desafio está interessante. Vou inclusive comunicar com o provedor que eu trabalhava e comentar com eles a respeito. Gostaria de saber uma coisa, para revendedor você mantém esse preço de 260 reais por nano, e ainda dá um descontinho se pedir em maior quantidade?
Abraços!
Cara mais uma vez eu tentei contato com essa USAimport e nao tive muito resultado nao...os caras nao atendiam telefone e nao respondiam e-mail....até achei suspeito.....mass....
É entao parece não ser só eu ter reparado isso....
"Usaimport....mais atenção com os clientes aeee!!!"
Depois começaremos a queima-los aqui no fórum e não vão gostar, só o fato dos karas não responderem mais o tópico, fica caracterizado que não estão esses dias na praças e que a equipe é bem pequena ao ponto de não ter ninguem para atender os clientes!
seria possivel montar um provedor para quatro clintes dois a 1,5km e dois a +- 10 km, visada usando nanostation alável em custo beneficio em 5,8 e 2,4 ou MIKROTIK Routerboard Modelo RB433AH ,R52H , Antena nidirecional de 15 db ou outra de + db
Não precisa de equipamento tão parrudo pra apenas 4 clientes. A RB mal mal vai usar processamento. Dependendo do seu caso, um nano e um painel e um cartão já resolvem o problema.
Quanto ao atendimento da USAImport, a um tempo atrás tentei entrar em contato, só me responderam no segundo e-mail que enviei, mas depois disso correu tudo bem. Mas acho que eles deviam se lembrar de que aqui na Under tem muito cliente pra eles. Se fosse eu daria um pouco mais de atenção ao fórum, quem perde são somente eles.
É verdade...fizeram esse topico com uma baita propaganda pra chegar no final nem se quer responder as perguntas dos "clientes".
Sinceramente eu não arriscaria gastar tudo isso em uma empresa que não passa confiança alguma e ao menos atende o telefone em horario comercial.
:puke: