Parabéns.
Tive proplemas parecidos e resolvir trocando a fonte. Verifique pois a distancia eh pequena. Verifique o tx-power e data-rates, nessa distância eh aconselhável deixar com default.
Versão Imprimível
Sou novo aki no Underlinux, mas estou a muito tempo no ramo. Ja testamos aki na empresa de tudo eh um pouco q tem no mercado. Estou postando um print do nosso link de 46 km entre Capelinha e Serra Negra. Visada 100%
Link usando 2 Antenas HiperLink 33db.
2 XR5 - potencia Default.
1 RB433AH
1 Rb 800 (com mais 3 Links) (Funcionou durante 2 anos com RB600 com a performace identica)
(Foi removida pois queimou a Ether1 e precisava das 3 Ethers)
Depois passarei os Prints de um link nosso de 110 Km com visada 60 %
passando 10 mb full com R5h da Mikrotik
Anexo 9476Anexo 9477Anexo 9478
Inté
Pedro Henrique
BkpNet - Provedor Wireless
Ah, esqueci de mensionar, Ai ta os testes em Full, Half send e eh Half send UDP, pois nela preciso mais o send.
Outra coisa, durante todo a taixa não muda, 24 h por dia 7 dias por semana deste jeito... mais de 60 mb de send.
Outra coisa, não eh em um lugar q tenha pouca poluição. Onde esta nossa RB800 so de links de nossa empresa temos 10 links em 5.8 eh de outras empresas deve tar mais uns 20 Lnks, alguns em Turbo, etc.
No q está a da 433ah temos 16 antenas na mesma torre sem contar com de outras empresas perto.
Acho q ainda podemos dar uma melhorada, mas como não estamos usando todo o potencial então relaxamos.
Vcs viram no Print uma interface parada, esse eh o nosso link de 110 km. Tenho q ir consertar, depois q estiver ok eu passo os prints, parou la agorinha, parece q caiu um raio lá.
Abraços
Sim, apenas 4.5 MB de transferencia em down, no Btest Mikrotik em tcp com apenas uma antena de cada lado e nstreme mediu 42 MB.
Valew Gustavinho69
Agora vale salientar. O RB fudida eh a RB800
Antes de trocar a RB600 ficava com consumo normal de +- 80 a 90% de CPU, isso constante, não travava nem nada, mas era sempre assim, agora com essa RB 800 o consumo quase numca passa de 30% eh ainda esta com uma daughterboard
Passa ai amigos as performace de seus links.
Vamos trocar figurinhas>
Att;
Pedro Henrique
BkpNet - Provedor Wireless
show de bola... parabens passando cada um sua aplicação fica mais facil de fazer-mos as nossas futuramente...
obrigado...
Olá, estou a um tempo pesquisando sobre o protocolo n por que tenho interesse de montar um provedor e gostaria de saber se poderiam me informa uma boa configuração para montar uma torre?
Onde eu moro os prédios chegam no máximo a 2 andares e o térreo, o relevo é relativamente plano, tendo visada boa de uns 6km em todas as direções, também a outras antenas por perto operando com banda g.
bom, eu instalei algumas versões modernas mas o 5.8ghz, ficou muito instável o enlace caiu de uma hora pra outra o nivel de sinal muda duma hora pra outra, todas nas versões V.4.??, e só consegui estabilidade na versão 3.30.
Ola galera, olha ouvi falar muito sobre esse cartão r52n. O grande problema desse cartão é que ele continua operando em 5.8Ghz, sabemos que o padrão n sofre muito no ambiente outdoor devido sua largura de banda de 40mhz.
Acho que vcs deveriam considerar essas limitações do cartão.
O SR71-15 da ubiquiti ele alem de operar em 5.8 opera em 5.4 em modo n, esse é o grande diferencial, pois podemos utilizar canais de 40mhz livres de interferencias pois os unicos radios que operam nessa frequencia que conheço são os motorolas ptp54500 e ptp54600.
estou pra executar um projeto com esses cartões estou muito entusiasmado em operar nessas condições.
Bom, essa faixa de 5725~5850 é livre de qualquer restrinção tecnica e de uso, no entanto a faixa que comprende 5475~5715 essa faixa ela é livre sim, no entanto tem limites tecnicos de uso no que diz respeito a potencia, e largura de canal usado por exemplo canais de 5 e 10mhz naum sao permitidos dentro desse spectro, canais de 20mhz e 30mhz são permitidos 40mhz precisa de uma licença, potencias de ate 400mw
Um exemplo de radios que operam nessa faixa sem problemas, motorola PTP54500, PTP54600, SM LITE, SM ADVANTAGE, BH20, BH30, BH40, todos esses equipamentos obedecendo os padrões. se eu estiver errado em algo me corrijam.
Como ativo essa faixa de frequencia 5475 -5715, no mikrotik usando cartão sr71-15 e utilizar a 40mhz
Prezados amigos!
Boa noite
Estou tenando fechar um ptp de 32km pra passar 30mb, usando os seguintes equipamentos: RB 433AH, ANTENA OIW 32DB DUPLA POL, CARTÃO SR71-A, FONTE DE NOTEBOOK. Como é a primeira vez que estou usando esse Cartão SR71-A, gostaria que os amigos passasse as configurações ou tutorial de configuração. Atenciosamente, Roberto
Me add no msn [email protected] , q te dou as dicas.
Nessa distancia vc consegue os 40mb.
Olá amigos
Fiz um Ptp de 23km para interligar uma empresa-- com rocket e Antena parábola Ubiquiti Rocket 5 GHz 30 dBi---sinal em -66, foi simplesmente frustrante... começava com boas taxas e dpois caia e trava equipamento (teste pc a pc)...troquei por Mikrotik e tudo resolvido, usando as mesmas antenas, rb411a e r52H, 30Mb half sem nstreme.
Gostaria de saber outras experiencias pois tenho 4 rockets guardados!!!
Abraços
Olha só, fiz teses com esse Rocket M5 tbm apresentava os mesmos problemas. Entrei no Forum da Ubiquiti e eles me disseram q o problemas era com Airos (sistema do Rocket) e q resolveria isso atualizando para ultima versão disponivel. Realmente resolveu o problema de ficar travando e as taxas de velocidades se mantiveram estaveis, porém a velocidade não passava de 20mb half.
Na semana passada eu fiz um PTP de 25km, no qual eu consegui 100mb Full, parece piada mas não eh. Foi um Nstreme dual com cartao R52N. Imagine 200mb em half, pois não dá eh full. 100mb p um lado e 100mb para outro. Eu quase chorei de alegria quando eu vi aquilo. Foi impressionante, depois vou postar as imagens quando eu tiver um tempinho.
Vlw.
Eu também estou com problemas de travamento e instabilidade de banda no rocket M5, estava trocando tudo por rbs 600 e 433ah e cartões SR71-A, inclusive se o amigo hagazin puder nos enviar os scripts de config. agradeceria muito, estou tentando configurar aqui os SR7-A e n estou acertando. e-mail e msn: [email protected]
Airos (sistema do Rocket) e q resolveria isso atualizando para ultima versão disponivel!
Obrigado amigo pela dica vou atualizar e testar num ptp de 20km e postarei os resultados.
falow
amanha vou fazer um link para um empresa aki, configuração das duas pontas,
rb433ah
r52n
antena hyper 29 dupla polarização,
fonte de notebook 19.5v/3.14amp
em uma distancia curta da uns 5km
vou faser e passo as tela para vcs amanha a noite...
intehhhh
A melhor taxa a se conseguir utilizando cartões N é fazendo bridge transparente em MPLS com tuneis VPLS.
Pois WDS não suporta agregação de frames e por isso nao prove a velocidade total.
Opa! eh estranho esse comportamento dos seus rockets.
Indico:
- Atualizar a formware pra ultima disponivel no site da UBNT;
- Setar os radios em AUTO 40MHZ/20MHZ opcao COmpliance test (em paises) ;
- Usar MCS15 pro teste;
- Usar antenas ROCKET DISH 100% alinhadas (na bolha atras da antena precisa ficar alinhado na torre)
- NUNCA usar a potencia maxima....comece em 14dbm nos dois lados)
- E o mais importante!!Usar somente cabos de rede FTP do radio até o seu pc ou MK. isso evita qualquer problema com interferencias.
Ja resolvemos casos aqui no forum em que a simples troca do cabo por cabo blindado ftp resolveu tudo. Aqui faço isso e passa entre 70 e 140mb nas redes. o equipamento é perfeito, o ajuste é que é pra gente especializada.
Abraço.
E ai galera, é com muita satisfação que venho postar meus resultados com os cartões R52N M. Venho lendo e relendo cada post e cada tópico enviado por voces, e para finalizar super bem, agora com a uma super ajuda do gustavinho69 consegui ótimos resultados no meu enlace em N. Confesso que fiquei surpreso, agora vamos para o campo que a coisa muda um pouco. Segue meu print para que todos possam ver que os resultados são legais.
abraços a todos.
P.S (A melhor taxa a se conseguir utilizando cartões N é fazendo bridge transparente em MPLS com tuneis VPLS.
Pois WDS não suporta agregação de frames e por isso nao prove a velocidade total.) palavras de gustavinho69 e é dessa forma que fiz o meu enlace.
Anexo 17838
Olá amigo!!!...tenho sim, segue o link...boa sorte Transparently Bridge two Networks using MPLS - MikroTik Wiki
emerson99medeiros me conta uma coisa: qual a distância que vc linkou? esta com nstreme ativo? Quantos cartões um de cada lado ou dual? Qual a potencia de saída e da antena?
atualmente to usando antena pluton 30dbi - rb 433ah - xr5 - 5.8 - frequencia 5700, country belgica - nstreme ativado best fit - ap - brigde e na outra ponta station-wds, todo link passando por WDS , ai vi algums companheiros conseguinto melhores performance com cartão N mk. hj tenho enlace abaixo de 40km preciso passar 60M por 100 km , num total de 3 repetidoras ,por isso to mudando as configurações atuamente só passa 26M.
Amigo, essa velocidade que vc conseguiu é 40mb De Upload + 40mb Download(FULL) ou 40mb de download ou upload?
Amigo entao vc conseguiu -26 de sinal em un enlace de 43km??? Diz como ai!!Abco!!
li li e nao entendi, teria como alguem me dar uma luz de como configurar um ptp com duas rbs 433 e dois r52n, e duas antenas 33db dual, poderiam me ajudar a fazer um wds full mesmo?
Pessoal, li todos os posts, e fiquei mais frustrado ainda:
Estou com um ponto a ponto de 7km.
Antes tinha anteas hyperlink de 24Dbi com RB433AH e cartões R52h
passando meros 3Mb - Half, quando muito bom 4Mb.
Trocamos para:
Antena - a da Ubiquiti 30 Db Dupla polarização ou melhor Rock Dish 30
RB - 433AH ( não mudou )
Cartão - R52N
Canal - 5620
potencia 22dBm ( já deixei em default ) mesmo resultado
O sinal fica em -77/-79
passando apenas:
TX - 9Mb a 12Mb oscilando muito (TCP)
RX - 10Mb a 14Mb oscilando muito TCP)
Alguem já usou os cartões com as antenas da ubiquiti ??
Em outro enlace apenas tirei o rocket e coloquei a rb com os cartões, tambem ficou ruim,
já tentamos alinhar e nada do sinal melhorar.
estou disposto a comprar outra antena para testar. ou até colocar duas antenas de cada lado, de polarização simples.
Att.
Testa Com o protocolo NSTREME , mikrotik , e tbm com o NV2 - e os canais com a banda modo turbo (40mhz) , e com certeza isso resolve! qualquer duvida manda ai ou no msn - [email protected]
Nando, boa noite.
Estranho esse seu enlace hein..
Me diga uma coisa, qual o nivel de visada que tem do ponto A pro ponto B?
TEM PREDIOS pelo caminho?? arvores? provedores?? antenas de operadoras celular?
Tá muito ruim mesmo esse seu sinal e troughput.
Ou voce errou o alinhamento ou tem algo errado na configuração dos radios ou nao tens 100% de visada.
Tenta passar pra 10mhz e realinhar usando canais que nao estejam sendo usados...
a opçao compliance test te permite usar varios canais...tente algo como 5705 ou 5200 e realinhe isso com baixa potencia e mcs fixo .quanto menor o MCS e a canalização menos banda passa.
se precisar de ajuda especializada pra configurar os rockets me avisa que entro remoto neles e configuro pra vc. com esses equipamentos nao podes nunca ter esse tipo de sinal/banda. tem algo muito errado ae.
Caro leandrolopeswifi, tenho um ptp aqui com 7km tambem, antenas aquario de 25dbi e bullet m5, esta passando 60mb full,
passe as cordenadas dos dois pontos para eu dar uma olhada na topografia da região, pois ai posso lhe dizer oque é que está acontecendo.
att.
Olá Amigo,
veja o print de um dos nossos enlace, essa ai é a configuração maxima que conseguimos chegar em um cartão N com RB800.
AbraçosAnexo 28085
Boa tarde doutor Rodrigo, qual distãncia e que tipo de antena e cartão usa, poderia postar um teste de velocidade em tcp que é o que realmente intereça.
Até mais
Olá amigão, boa tarde.
Segue o link de tudo que usei no enlace.
https://under-linux.org/f169/sucesso...-e-oiw-147840/
Quando a velocidade em TCP é relativa, até 134 Mbps de tráfego real já chegamos a passar com e RB800,
Obrigado.
Boa Tarde pessoal alguem poderia me dizer como configurar a Aba HT, no caso de cartão R52n ?
aguardo.
Boa tarde a todos estou postando aki minha experiencia com os cartoes R52n, estou muito satisfeito, e com um grande problema resolvido. o enlace foi feito com antena, hyperlink 29dbi mimo 5ghz.
grato a todos. qualquer duvida estou a disposição.
Anexo 30789