OK.
Obrigado pela ajuda pessoal.
Estou lendo o tópico que nosso amigo 'pkmc' passou. Já tenho dois RocketM5, só falta a antena que vou comprar este mês.
Novidades eu reporto aqui , ok?
Abraços
---Kalz---
Versão Imprimível
OK.
Obrigado pela ajuda pessoal.
Estou lendo o tópico que nosso amigo 'pkmc' passou. Já tenho dois RocketM5, só falta a antena que vou comprar este mês.
Novidades eu reporto aqui , ok?
Abraços
---Kalz---
É AirMax na veia!
Hum, interessante seu relato.
Para você ficar feliz com 900 MHz tenha em mente o seguinte:
- Os NanoLoco M9 (com antena integrada) são para uso no cliente.
- Você até pode usar como AP, mas a distância final é muito curta
por conta da função do equipamento e sua antena integrada.
- Uma distância segura sem visada é algo em torno de 3KM,
mas a distância efetiva vai depender de muitos fatores que aumentarão
ou diminuirão o alcance do conjunto.
- Para enlaces de distância maior o cunjunto RocketM900 + Yagi Array da
ALGcom (duas antenas uma na vertical e outra na horizontal) em cada
ponta do PTP pode trazer um resultado satisfatório, mas como não testei
este conjunto não sei estimar que distância alcançaria.
- Verifique antes se os rádios já estão homologados.
Boa sorte,
ZéAlves
é, até hoje não li nada de alguém usar um pop em 900mhz. Uma das limitações é que tem poucos canais.
Outra é a homologação.
E a terceira, que voce citou, o preço.
Quanto ficaria um nanolocoM9?
Mas se este pop for para atender pouca gente, e conectar ele em 5.8 com a base, pode ser uma soluçaõ em locais complicados de visada, muito arborizadas, etc etc.
Dizem que 900mhz não passa muita banda, mas imagina uma torre com 4 paineis e 20 clientes em cada painel.
Nada de absurdo e serão 80 clientes.
Calma lá com o andor pra você não se decepcionar...
A Ubiquiti é legal sim, os produtos são ótimos para preço e o AirMAX trouxe uma sobrevida para enlaces 900 MHz. Mas 900 MHz é uma "faca de dois legumes" porque é limitado.
O que o 1929 disse e você não entendeu é o seguinte:
a) A ANATEL zoou a frequencia de 900 MHz quando fez um hiato na faixa de 910 MHz (eu chamo de buraco da TIM porque observei que meu TIM usa 910 MHz como frequencia central quando em conversação. Não sei se o mesmo ocorre com outras operadoras).
b) Meu Ubiquiti XR9 funciona melhor em 917MHz com amplitude de sinal de 5MHz porque o espectro se forma de 913 até 918 MHz. Em 922 MHz dá pra usar até 10 MHz de amplitude de canal, mas tem muita coisa operando junto em 922 MHz.
c) Se já tem outras operações em 900MHz na região, faça uma simulação antes de investir pesado para ter certeza que os rádios concorrentes te deixarão trabalhar conforme plenejado.
d) Existe relatos de pessoas que passaram 11 Mbps agregado com o RocketM900 com 5MHz de amplitude de sinal, tem que ver como o AP se comporta com dezenas de rádios conectados à ele, por isso volta a dica de fazer uma simulação antes de investir pesado.
Particularmente eu não creio que os painés setoriais da Ubiquiti em 900 MHz serão populares no Brasil porque vai chegar muito caro para os Brasileiros por conta do volume físico e do custo de importação.
O que inviabiliza a popularização do 900MHz é o desejo do cliente de ter internet no meio do nada a R$ 29,90 o mega. O cliente quer morar no meio do mato, quer ter custo de vida de índio e tecnologia da NASA quase de graça. Você vai ter que fazer um trabalho de conscientização do seu cliente se optar por equipamentos caros como os de 900MHz.
900MHz é uma excelente opção para quem não consegue condições técnicas para usar as frequências mais altas. Só peço que você estude bastante e invista cautelosamente pra não meter o pau depois.
Abraço,
ZéAlves
olha sinceramente quem entende da parte de hardware dos aparelhos pode criticar mas critica da ubiquiti os cara deve tah loko da cabeça trabalho com esse produtos no meu provedor acho excelentes
Olá boa noite:zé alves tudo bem estou escrevendo para vc mim da uma luz aqui tenho um provedor. Com torre de 30 mt. 250 clientes mudei as atenas para airmax rocketm2 3antena basestetion 120g 2.4 que antes era oiw mais ta acontercendo que a conexao dos clientes ficor muito lenta sendo tenho 50 constante a 512k 5megafull sera que pode configuração dos equipamneto.
amigo a melhor coisa é voce cabear tudo voce vai ganhar ate os clientes dos seus concerrentes aqui na minha estou com varios clientes que era de outros via radio ou ate mesmo via cabo mais a conecxao nao era boa. abracos falo da bahia
Bem na empresa em que trabalho provedor existe uma torre em um morro bem alto recebendo link da central que esta na cidade. nesta torre encimado do morro a14 km da cidade recebe o link com um nano brigd como ponte quando o link vai para o milrotik que esta conectado a uma omini 2.4 ghz a conexão nos cliente o trafego oscila muito que recebem com um bullet 2 e uma antena de grade já foi mudado o canal do mikrotik e nao mudou nada e sofre com a interferência de outra torre que esta ao lado dela de outro provedor concorrente ,o que posso fazer para que melhore esse link nos clientes para que eles não desista agradeço se alguém me ajudar.
use radome shild.
Pedro,
O pessoal foca a solução apenas em equipamento e isso está errado.
A dica do GEEK é válida se o sinal concorrente vem das costas ou das laterias. Se vier da frente, o radome shield não resolve.
Não existe resposta rápida pra corrigir esse tipo de problema. No meu curso eu falo 12 horas sobre os tipos de correções possíveis, mas você está aí no Ceará e é meio longe e caro pra você vir pra São Paulo fazer o curso REDES UBIQUITI OUTDOOR.
Muitos dos problemas que o pessoal acha impossíveis de serem resolvidos, na verdade podem ser solucionados com técnicas corretas de instalação. Só que é muito complexo pra explicar aqui no fórum e se eu tentasse explicar causaria mais dúvidas.
Abraço,
ZéAlves
ZéAlves,
Bom dia.
Parabéns pelo post.
Visitei seu site em busca dos tutoriais que você comenta neste post, infelizmente eu não os encontrei, sou novato com a tecnologia wireless e estou ansioso por informação.
Por acaso você ainda mantem os tutoriais em outro local?
Abraços.
Muito Obrigado.