-
re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro
Citação:
Postado originalmente por
filzek
Fala Andrio!
Ops, foi mal ai cara, peço desculpas!!! Quanto ao nome, vi agora, que meu notebook esta corrigindo automatico o texto, e ele mudava o nome, sorry.
Vou elaborar depois alguns textos sobre a optimização do uso do 5GHz e te mando particularmente para você apreciar, pois é preciso tomarmos algumas medidas para ENSINAR o povão de modo Geral.
Erick
Eric,
Acho que voce ainda nao entendeu...
Meu intuito com esse topico nao é otimizacao de uso da Frequencia 5Ghz... muito buscar novas tecnologias... mas sim exclarecer sobre as exigencias de cada faixa de canal da Frequencia 5 Ghz.
Muitos administradores/tecnicos compram equipamentos nessa frequencia e nao tem conhecimento de quais canais podem ser usados Outdoor, muito menos qual o limite de potencia NAQUELE canal...
Seu mal uso, alem de gerar interferencia nele mesmo, em terceiros... ainda pode interferir em radar (militar, aeronautico, etc...), ja pensou eles batendo na sua porta por que voce esta interferindo neles?
independente de qual equipamento seja usado
independente de qual padrao seja usado (A, N, ou qualquer outra sopinha de letrinha)
Devemos respeitar as exigencias da faixa.... isso é, se voce nao quiser ter problemas maiores.
PS: de qualquer forma, me envia esse material.
Dependendo do caso, se for interessante, abro um outro topico para discurtimos o assunto.
-
Citação:
rbribeiro
Erick uma pergunta, vamos ter algum protocolo de roteamento, nessas PCB, afinal ter oito rádios em uma torre vai dar trabalhão de gerenciar todos, imagina só quem tem muitas torres e resolver migrar para sua solução? Como ficar monitorando se um deles parou de funcionar antes do telefone tocar...
Abcs.
Ultima resposta neste posto sobre "off" do topico.
sim, vai ter duas formas de gerenciamento em breve, SNMP e em breve um gerenciamento completo de provedor, isso mesmo, com administraçao de enlaces, camadas, transporte, links ptp, base e clientes, de modo a salientar e optimizar toda a rede, claro, que tudo sera 100% gerenciavel, o planejamento da estrutura ja esta pronto, basta agora iniciar a programacao dos mesmos, isso ira requerer certo tempo.
Voltarei de férias de 1 semana na proxima segunda, na terca-feira, irei recrutar 3 programadores C e ASP.NET na Unicamp, para esse projeto, a nossa preferência será de 1 programador que irá fazer doutorado em software e nao esteja trabalhando, e 2 programadores a nivel de mestrado.
Como a programacao ira envolver a integracao de hardwares diferentes, e de equipamentos diferentes, tudo devera ser portado ou entao criada as tals MIBs para o funcionamento junto de nossa plataforma de gerenciamento.
Veja que manejar 8 APs ou 200 APs nao é tao complicado assim, hoje, basicamente voce pode criar alarmes via teste de ping direto ao AP, caso nao obtenha resposta sabera que a o tal equipamento esta fora do AR. Esse é basico.
-
Básico pode até ser, útil não. Para isso terei que ter mais uma ferramenta na rede monitorando, coisa que dentro de um protocolo/router, eu já tenho, hoje minha rede está praticamente toda segmentada, e quase toda automatizada, agora pense bem, ficar com 200 equipamentos na rede gerando trafego de ICMP sem necessidade, imagina só um server de cinco em cinco minutos disparando um trafego desnecessário na rede, me desculpe mas realmente para uma rede de baixo trafego e poucas rotas, isso básico..
Citação:
filzek
Veja que manejar 8 APs ou 200 APs nao é tao complicado assim, hoje, basicamente voce pode criar alarmes via teste de ping direto ao AP, caso nao obtenha resposta sabera que a o tal equipamento esta fora do AR. Esse é basico.
-
Citação:
rbribeiro
Básico pode até ser, útil não. Para isso terei que ter mais uma ferramenta na rede monitorando, coisa que dentro de um protocolo/router, eu já tenho, hoje minha rede está praticamente toda segmentada, e quase toda automatizada, agora pense bem, ficar com 200 equipamentos na rede gerando trafego de ICMP sem necessidade, imagina só um server de cinco em cinco minutos disparando um trafego desnecessário na rede, me desculpe mas realmente para uma rede de baixo trafego e poucas rotas, isso básico..
Diga exatamente o que voce deseja que o equipamento tenha, a forma que deseja usar, ou qual equipamento e tecnologia usa hoje, e podemos ver se eh possivel implementar no firmware do mesmo.
-
Hoje tenho na rede routers 3com routers Cisco, e Mikrotik, todos se falam por OSPF, porem a grande desvantagem é o consumo de processamento, que o protocolo consome, se as PCB pudesse ao menos ser alimentadas pelas tabelas OSPF, e mandar Hello's de sua existência, já seria muito útil..
-
OSPF é facil implementar, sem problema algum, coisa simples mesmo, porém, não vejo ganho, uma vez que você tem que usar um switch para ligar os 8 Setores da MicroCélulas, o que temos sugerido é algo bem mais completo, usar um RB493G sendo 8 portas para os AP e 1 para o Link PTP, usando OSFP, MPLS, BGP e MESH quando o caso, assim, você não usa processamento de rádio tendo 40 mil pacotes por setor, limpos, e a MK que é um excelente routerbox, fazendo o roteamento das células, por isso que recomendamos esse casamento de tecnologia. Mikrotik é excelente para roteamento.
Pelos testes realizados a melhor forma ou e partir a rede em VLAN por torre, ou por roteamento de IPs por torre (REDE 100% roteada = MPLS tambem), assim, você consegue tirar 100% dos equipamentos.
Veja que usar o processamento para tabelas, não justifica no final, porque uma RB493G sai por volta de 400 a 600 reais, assim, vocë que investiu R$ 2100 numa MicroCelula, coloca apenas mais 600 reais, vamos dizer R$ 2700,00 mais um sistema de Nobreak 300 reais, total R$ 3000,00 (tres mil reais) e tem 8 Setores rodando perfeitamente, podendo ter Mesh, MPLS, BGP, OSFP, e muito mais, certo...
Abracos
Erick
-
Ok depois entro em contato, para trocarmos algumas ideias...
-
Ta ai um problema no mal uso da frequencia 5 Ghz.
e quem pagou o pato foi a UBNT.
pelo que parece a FCC suspendeu a homologacao de equipamentos para essa faixa devido aos inumeros episodios de interferencia em radares metereologicos de uso aeronautico.
inclusive, sob exigencias da FCC (A ANATEL dos EUA), a ubnt foi forcada a fixar o "Country Code" para Canada ou EUA nos equipamentos comercializados na America do Norte.
Important fcc related announcement for usa customers - Ubiquiti Networks Forum
FCC Cites WISP for Illegal UBNT Rocket 5 Operation - Wireless Service Providers | DSLReports Forums
-
Muito bom amigo,nunca tinha restado a atenção nesses canais fora da faixa 57XX-58XX.
Valeu
-
No Brasil o pau nesta faixa ja estara para acontecer, entre 5.4 a 5.7.
-
Citação:
filzek
No Brasil o pau nesta faixa ja estara para acontecer, entre 5.4 a 5.7.
concordo plenamente.
se nao tomarem cuidado, logo logo a Anatel comeca a negar ou supender homologacao de equipamentos nessa faixa...
ai quero so ver como vai fazer para fechar enlace e atender clientes em miseros 5 canal da faixa 5.8 (5725 a 5850)
-
Por isso que continuo com 2.4 e já dando planos de 512 com 1.5M de burst. É só beleza.
E isso ainda sem N. Imagina então em N.
Não é tanta interferencia assim não. A maior parte das interferencias são os próprios provedores interferindo em si mesmo.
Com micro células dá para fugir da maioria delas.
Vamos instalar cliente novo? tem que estudar o site survey. Nem sempre o SSID que chega mais forte é o melhor.
-
Citação:
1929
Por isso que continuo com 2.4 e já dando planos de 512 com 1.5M de burst. É só beleza.
E isso ainda sem N. Imagina então em N.
Não é tanta interferencia assim não. A maior parte das interferencias são os próprios provedores interferindo em si mesmo.
Com micro células dá para fugir da maioria delas.
Vamos instalar cliente novo? tem que estudar o site survey. Nem sempre o SSID que chega mais forte é o melhor.
Quer colocar alguns setores com 3T3R em substituição do 2.4GHz para Teste? posso mandar 1 setor para você ver e avaliar, ta afim?
Erick
-
Citação:
filzek
Quer colocar alguns setores com 3T3R em substituição do 2.4GHz para Teste? posso mandar 1 setor para você ver e avaliar, ta afim?
Erick
Erick, o que está me segurando é utilizar 8 equipamentos para os 360º
Não terei clientes suficientes em cada torre para consumir tudo que o equipamento pode dar.
Além disso, o que já tenho instalado nos clientes terá que ficar por algum tempo ainda . Está tudo em pol horizontal. Preciso pensar na compatibilidade inicial.
Também resolver a questão da polarização e cobertura omini sem encarecer cada célula.
Mas o depoimento do Jhonny deu água na boca. Tenho que admitir que ele tem cacife para dar crédito ao que escreveu.
-
Citação:
1929
Não terei clientes suficientes em cada torre para consumir tudo que o equipamento pode dar.
Além disso, o que já tenho instalado nos clientes terá que ficar por algum tempo ainda . Está tudo em pol horizontal. Preciso pensar na compatibilidade inicial.
Também resolver a questão da polarização e cobertura omini sem encarecer cada célula.
Mas o depoimento do Jhonny deu água na boca. Tenho que admitir que ele tem cacife para dar crédito ao que escreveu.
Caro 1929 mais ou menos isso que estou pensando , fico so namorando o N e enchendo o saco do vendedor da krazer , toda semana dou uma namorada nos preços da solução , mais o grande X pra min tb é colocar 8 Antenas e ainda ter que trocar os equipamentos dos clientes.
-
Citação:
1929
As opcoes no momento são as seguintes:
OPCAO:
1) 3 Setores os Inves de 8 Setores, usando apenas 3 Antenas Setoriais 120 graus em 2x2
2) Usar 3 x Omni da Pluton Horizontal
3) Montar apenas 1 Setor de 45 graus e sentir a performance ou 1 Setor com Omni em Vertical e colocar novos clientes.
Dificil mais funcional para o inicio.
-
Era mais ou menos isso que eu estava pensando em colocar pelo menos 1 setorial 2x2 ,mais fiquei com duvidas se iria funcionar .
Entao colocar uma setorial e um rb com um r52hn da certo ? assim fica mais facil de começar a implantar .
-
Entao, depende o que voce quer fazer, porque o problema nas RBs ainda fica na capacidade de pacote e de dados, por isso, tem que avaliar.
Funciona sim, mas, veja que tem que ver o que voce quer fazer, que são as polaridades de uso, normalmente o provedor usa só uma polaridade, ai voce nao tera beneficio de usar dual polaridades, por isso, tem que realmente ver isso.
Erick
-
5 Anexo(s)
Re:
Olá a todos. Montei uma repetidora nova, toda em 5.8 usando equipamentos da série M5 da Ubiquiti (há fotos da infra-estrutura nos meus álbuns). São dois conjuntos BaseStation de 20dbi + Rocket M5.
Comecei usando a "regra tradicional": canais na faixa de 5825 à 5850, largura de canal de 20Mhz e potência em 15dbm (32mw).
O resultado foi catastrófico. Sinal baixo, ruído elevado, problema de latência e baixo tráfego aos assinantes.
Experimentei mudar TOTALMENTE a regra. Arrisquei a seguinte combinação: canais da faixa 5.4 (5500 à 5700, com Coutry Code em BRAZIL, nos Rockets), largura de canal de 10Mhz e potência de saída nos APs em 7dbm (5mw). Mantive a EIRP máxima dentro da legislação, 27dbm.
Em um primeiro momento imaginei que ia ficar uma desgraça, mas o resultado foi totalmente o contrário. Consegui ótimo nível de sinal, cobertura mais homogênea em toda a área de atuação, redução drástica no nível de ruído e aumento no tráfego aos assinantes. Estou conseguindo passar 20Mb máximos individualmente para cada assinante, nestas configurações.
As minhas conclusões definitivas:
- sobre potências, quanto menor melhor
- sobre a largura do canal, quanto maior mais banda passa mas em compensação maior também é a "área de exposição" a ruídos (externos ou não)
- preocupar-se com ruído é mais importante que preocupar-se com nível de sinal
- quanto maior o MCS (rate) possível de ser utilizado na série M5, melhor vai ser a capacidade e qualidade do Airmax
Detalhes:
- Essa torre recém foi instalada (menos de uma semana), e por esse motivo há poucos assinantes para referência;
- Não estou usando criptografia de dados, talvez por isso o tráfego elevado mesmo usando 10Mhz de largura de banda
Em anexo imagens tirados dos equipamentos da torre e dos clientes. Espero que apreciem!
Anexo 29710Anexo 29711Anexo 29713Anexo 29714Anexo 29712
-
Re:
Citação:
Jadir
Olá a todos. Montei uma repetidora nova, toda em 5.8 usando equipamentos da série M5 da Ubiquiti (há fotos da infra-estrutura nos meus álbuns). São dois conjuntos BaseStation de 20dbi + Rocket M5.
Comecei usando a "regra tradicional": canais na faixa de 5825 à 5850, largura de canal de 20Mhz e potência em 15dbm (32mw).
O resultado foi catastrófico. Sinal baixo, ruído elevado, problema de latência e baixo tráfego aos assinantes.
Experimentei mudar TOTALMENTE a regra. Arrisquei a seguinte combinação: canais da faixa 5.4 (5500 à 5700, com Coutry Code em BRAZIL, nos Rockets), largura de canal de 10Mhz e potência de saída nos APs em 7dbm (5mw). Mantive a EIRP máxima dentro da legislação, 27dbm.
Em um primeiro momento imaginei que ia ficar uma desgraça, mas o resultado foi totalmente o contrário. Consegui ótimo nível de sinal, cobertura mais homogênea em toda a área de atuação, redução drástica no nível de ruído e aumento no tráfego aos assinantes. Estou conseguindo passar 20Mb máximos individualmente para cada assinante, nestas configurações.
As minhas conclusões definitivas:
- sobre potências, quanto menor melhor
- sobre a largura do canal, quanto maior mais banda passa mas em compensação maior também é a "área de exposição" a ruídos (externos ou não)
- preocupar-se com ruído é mais importante que preocupar-se com nível de sinal
- quanto maior o MCS (rate) possível de ser utilizado na série M5, melhor vai ser a capacidade e qualidade do Airmax
Detalhes:
- Essa torre recém foi instalada (menos de uma semana), e por esse motivo há poucos assinantes para referência;
- Não estou usando criptografia de dados, talvez por isso o tráfego elevado mesmo usando 10Mhz de largura de banda
Em anexo imagens tirados dos equipamentos da torre e dos clientes. Espero que apreciem!
Anexo 29710Anexo 29711Anexo 29713Anexo 29714Anexo 29712
- de 20 mhz para 10 mhz, temos uma diferenca de uns 6 dBm de sinal.
- temos que nos preocupar com o SNR, diferenca entre o Sinal e o ruido... veja o resultado do Noise e subtraia com o Sinal recebido... o resultado tem que dar no minimo 25... o bom mesmo é de 30 para cima.
- considerando a faixa 5.4 e o uso com basestation 20 dbi, voce pode setar uns 8 dbm de potencia no transmissor... pois estaremos considerando 1 dbm de perda em algum lugar
-
Bom Dia,
10Mhz é bom mas vai te matar do mesmo jeito, o N não foi feito para isso e nunca será, será sempre 20mhz e 40mhz, então usar 10mhz é suicídio, pois, todos os seus concorrentes que usarem o mesmo canal vão te MATAR, isso é totalmente besteira e acabará te prejudicando e muito futuramente, quando voce colocar 30 usuários nessa basestation vai entender o que vai acontecer.
Outra coisa, o espaçamento de canais no brasil é 20mhz, usar menos também fere a regulamentação da Anatel, então, ta tudo errado, hehehe.
Erick
-
Citação:
mascaraapj
- de 20 mhz para 10 mhz, temos uma diferenca de uns 6 dBm de sinal.
- temos que nos preocupar com o SNR, diferenca entre o Sinal e o ruido... veja o resultado do Noise e subtraia com o Sinal recebido... o resultado tem que dar no minimo 25... o bom mesmo é de 30 para cima.
- considerando a faixa 5.4 e o uso com basestation 20 dbi, voce pode setar uns 8 dbm de potencia no transmissor... pois estaremos considerando 1 dbm de perda em algum lugar
- diferença de 6dbm para mais ou para menos?
- sobre SNR, a regra é simples: de nada adianta eu ter um sinal -65 e um noise -85; meu SNR será de 20db, o que eu considero terrível
- 27dbm é a potência EIRP máxima permitida, e eu prefiro não arriscar na interpretação das perdas baseada na opinião do fiscal da Anatel :proud:
-
Fiscal da anatel nao considera perda alguma, ele soma RADIO + ANTENA e pronto!
-
Re:
Na teoria até o Brasil pagou a dívida externa... :proud:
Que seja, Filzek. Porque vou setar 8dbm se 7dbm tá me atendendo bem? (meu funcionário disse que 5mw nem é potência, é só um suspiro de sinal, :laugh:)
-
Citação:
filzek
Bom Dia,
10Mhz é bom mas vai te matar do mesmo jeito, o N não foi feito para isso e nunca será, será sempre 20mhz e 40mhz, então usar 10mhz é suicídio, pois, todos os seus concorrentes que usarem o mesmo canal vão te MATAR, isso é totalmente besteira e acabará te prejudicando e muito futuramente, quando voce colocar 30 usuários nessa basestation vai entender o que vai acontecer.
Outra coisa, o espaçamento de canais no brasil é 20mhz, usar menos também fere a regulamentação da Anatel, então, ta tudo errado, hehehe.
Erick
Desculpa Filzek
Mas acho que voce esta colocando a carroça na frente dos burros.
N foi feito para usar mais de 1 antena, nao tem relacao algum com o tamanho do espectro.
mas é logico que o uso do N (mais de uma antena) e ainda em 40 mhz... voce conseguira passar mais banda.
- Mas ate quando passar um maior trafego (uso em 40 mhz) é bom quando se sofre e gera mais interferencia?
- Mas ate quando passar um maior trafego (uso em 40 mhz) é bom quando se precisa de um sinal perfeito para se ter qualidade?
- Mas ate quando passar um maior trafego (uso em 40 mhz) é bom quando o radio nao aguenta muitos pacotes por segundo?
Outra coisa, estude melhor o regulamento...
pois o uso em 10 mhz nao fere o regulamento, desde que use a potencia EIRP dentro do permitido... mas vamos la, vou refrescar sua mente:ANEXO À RESOLUÇÃO No 365, DE 10 DE MAIO DE 2004
REGULAMENTO SOBRE EQUIPAMENTOS DE RADIOCOMUNICAÇÃO DE RADIAÇÃO RESTRITA
(..)
Seção X
Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais
(..)
Art. 47. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando na faixa de radiofreqüências de 5470-5725 MHz, devem atender às seguintes condições:
(..)
III – O valor médio da densidade espectral de potência e.i.r.p. é limitado ao máximo de 50 mW/MHz.
Isso quer dizer que na faixa 5.4, se usar em 10 mhz... podera ter no maximo 500 mW de potencia.
isso corresponde a 27 dBm EIRP.
uma otima potencia para atender ate 2km no maximo.
Citação:
Jadir
- diferença de 6dbm para mais ou para menos?
- sobre SNR, a regra é simples: de nada adianta eu ter um sinal -65 e um noise -85; meu SNR será de 20db, o que eu considero terrível
- 27dbm é a potência EIRP máxima permitida, e eu prefiro não arriscar na interpretação das perdas baseada na opinião do fiscal da Anatel :proud:
- se voce tem -65 de sinal em 20 mhz... podera ter ate -59 de sinal se usar 10 mhz.
- com relacao ao SNR é basicamente isso... para ter qualidade, o minimo tem que ser 25 db, aconselhavel 30...
- considerando o 5.4, considerando o uso em 10 mhz... sim, 27 dbm é a potencia maxima (EIRP) permitida... sabemos que EIRP é a soma da potencia do transmissor + antena - perda cabos e conectores... logo, voce pode facilmente considerar 1 dbm de perda em algum lugar... alem do mais, voce pode ficar ate 10% para cima que nao tera problema, ou seja... se o maximo é 27 dbm de potencia EIRP, +10% = 29,7 dbm.
Citação:
filzek
Fiscal da anatel nao considera perda alguma, ele soma RADIO + ANTENA e pronto!
infelizmente isso esta totalmente errado
ela faz a medicao na saida da antena... ou seja, ja houve toda a perda.
EIRP é a potência efetiva que sai da antena (potencia rádio - perdas(cabo,conector) + ganho da antena).
como nao temos o equipamento para calcular certinho, fazemos os calculos aproximado (por media)... somando a potencia do radio + ganho da antena - perda do cabo/conector.
ate 10% de diferenca nao temos problema.
-
Fico contente Jadir que tua experiencia tenha sido positiva.
O Jadir é um dos mais ferrenhos defensores de baixa potencia que já vi.
Ao estreitar a faixa para 10mhz a densidade espectral aumentou, o que reforça a idéia de baixar a potencia.
Além disso, com 10 irá absorver menos interferencias de frequencias laterais.
Menos interferencia e ruido, maior concentração de sinal na frequencia selecionada, maior relação sinal x ruído.
Este é o dado que devemos perseguir. Esta diferença quanto maior melhor. E é isso que está permitindo o Jadir alcançar o exito.
Filzek , eu não tenho experiencia para refutar sua afirmação de que ele terá problemas com o aumento do número de usuários. Mas também não creio que isso possa ocorrer.
Explica isso aí em mais detalhes.
-
o Andrio esta certo e correto em todas as aplicações e exposições feitas.
O que questiono é que nenhum concorrente ao lado vai usar 10/5Mhz porque isso no final será um tiro no pé, ao fechar o N em 10MHz a banda MCS não lincará mais que MCS 3, então a questão de latência e dados ficará bem restrita.
Quero ver em 10MHz conseguir entregar 10Mbps para 20 clientes, não rola, não tem banda, não tem funcionamento.
Os 10/5Mhz do passado eram funcional sim, porém, hoje a questão é outra:
Com quem o seu provedor esta competindo???? (essa é a questão hoje)
Se for com as teles, literalmente fu..... porque eles vendem hoje de 20 a 100mbps, e você vai vender ou vai entregar quanto e como??? Tudo vai do tal do viés do negócio e da futura expensão da rede, quem atender, quanto vender, quanto cobrar e tal...
Por isso disse que esta fora a questão da Anatel, porque 20dBi + 7 dBm que é o Rocket+BaseStation que ele disse ja explodiu, quero ver funcionar com 7dBm de potência, isso pago pra ver, hehehe, sei que não funciona, mas tudo bem, vai funcionar com uns 14 a 17 dbm, ai ficará okay, ai, ja explodiu 20+17= 37dBm, podia só 27, explodiu em 10, cara isso é impossivel hoje. Quero ver rodar 20 clientes num setor com concorrentes em 10Mhz com BaseStation e potencia em 9dbm (vamos dar 2 dbm de colher de "xá" ai pro cabo e pig do basestation), uha, fica impossivel funcionar...
Erick
-
Re:
Filzek, o que eu to notando desde que tu apareceu no Under-Linux com as propostas da Krazer é que tu tem por objetivo desmerecer todas as soluções de outros fabricantes. Não é queixume, implicância, nada disso. É realismo.
Imagino que vocês da Krazer façam das tripas coração para colocar no mercado o que há de melhor na tecnologia disponível atualmente. Mas o que me incomoda é essa tendência em depreciar outras marcas afim de elevar a "superioridade" da Krazer. Isso não é bacana, me desculpe.
Sobre a análise do cenário que eu expus: quando tu te refere que usando largura de canal de 10Mhz não fecharia link com rate maior que o MCS 3 tu te refere a uma comparação com largura em 20Mhz?? Porque se for isso lamento te afimar, mas esse MESMÍSSIMO teste que fiz HOJE em 20Mhz e 7dbm de potência me possibilitou usar o MCS 13.
Só não consegui utilizar um rate maior justamente pela questão que o Andrio abordou anteriormente, da diferença de aproximadamente 6dbm de sinal utilizando-se 20Mhz na largura do canal. Como o sinal diminuiu consideravelmente eu não pude "puxar" um rate mais alto. De qualquer forma, passa 30Mb a "pau e corda", e comprometendo a latência.
Sobre a análise comercial: tu quer vender as microcélulas para que o provedor faça competição com as teles, vendendo 10Mb de link ao cliente final, sendo que mal consegue comprar links decentes para manter a empresa online? Sinceramente, se fosse realidade de todos concorrer vendendo 5, 6Mb ao usuário a um preço competitivo nem pensaria-se em microcélula, megacélula, hipercélula... Iria direto para uma HPNA ou FTTH, cabeando nos postes de energia da concessionária.
Quer ser gente grande pra concorrer com os grandes? Então FAÇA como os grandes. Nem a Embratel que tem dinheiro de sobra pra gastar investe mais no tão sonhado Wimax... Onde aparece demanda e alto tráfego eles cabeam e tá acabado o problema.
Eu expus uma ideia para o cenário da grande maioria, a oferta de links de 500k, 1Mb e no máximo 2Mb ao usuário final. Não pretendo dimensionar algo que eu sei que não foi configurado pra isso para vender esses planos absurdos de 5, 10Mb. Obviamente que não serve pra isso. Nem link eu tenho pra vender 10Mb, e penso que a grande maioria também não tenha.
Se eu soubesse que ia rolar essa discussão besta sobre quem pode mais eu nem teria perdido tempo em postar. A minha ideia é e continua sendo a do exemplo de que SIM, é possível trabalhar bem usando baixa potência e sem ter que tomar conta de todo o espectro de canais (com 40Mhz) para poder oferecer planos decentes com velocidade para os assinantes.
Em tempo: Carlos é uma pessoa super gente boa que eu tive o enorme prazer em conhecer pessoalmente (porque já trocávamos ideias online há um bom tempo) no evento da Elsys aqui na minha cidade, Santa Maria. Quando recebo um elogio vindo de um cara bacana como ele me sinto realmente agraciado, pois sei que não é puxa-saquismo ou babação. Carlos, te agradeço de coração pela consideração.
-
Citação:
filzek
o Andrio esta certo e correto em todas as aplicações e exposições feitas.
O que questiono é que nenhum concorrente ao lado vai usar 10/5Mhz porque isso no final será um tiro no pé, ao fechar o N em 10MHz a banda MCS não lincará mais que MCS 3, então a questão de latência e dados ficará bem restrita.
Quero ver em 10MHz conseguir entregar 10Mbps para 20 clientes, não rola, não tem banda, não tem funcionamento.
Os 10/5Mhz do passado eram funcional sim, porém, hoje a questão é outra:
Com quem o seu provedor esta competindo???? (essa é a questão hoje)
Se for com as teles, literalmente fu..... porque eles vendem hoje de 20 a 100mbps, e você vai vender ou vai entregar quanto e como??? Tudo vai do tal do viés do negócio e da futura expensão da rede, quem atender, quanto vender, quanto cobrar e tal...
Por isso disse que esta fora a questão da Anatel, porque 20dBi + 7 dBm que é o Rocket+BaseStation que ele disse ja explodiu, quero ver funcionar com 7dBm de potência, isso pago pra ver, hehehe, sei que não funciona, mas tudo bem, vai funcionar com uns 14 a 17 dbm, ai ficará okay, ai, ja explodiu 20+17= 37dBm, podia só 27, explodiu em 10, cara isso é impossivel hoje. Quero ver rodar 20 clientes num setor com concorrentes em 10Mhz com BaseStation e potencia em 9dbm (vamos dar 2 dbm de colher de "xá" ai pro cabo e pig do basestation), uha, fica impossivel funcionar...
Erick
Dizer que em 10 Mhz e com 20 clientes nao vai funcionar é falar sem ter conhecimento.
Tenho em funcionamento uma base 5.x a mais de ano, ate entao era em 20 mhz, recentemente troquei para 10 mhz e tive uma melhora incrivel na rede... o sinal e o noise melhorou na base e nos clientes, o que me trouxe maior estabilidade.
eu diria ate que a latencia em 10 mhz ficou melhor que em 20 mhz...
antes eu tinha um ping variando muito, entre 2 a 5ms ate a central... em 10 mhz ele ficou mais estavel, entre 1 e 3ms.
Dizer que com 27 dBm de potencia eirp nao funciona é outra coisa que voce falou sem ter conhecimento.
Funciona muito bem ate 2km, tenho setor com 25 clientes e funcionando bem... sinal perfeito em todos os clientes.
alem do mais, muito me admira voce dizendo que nao funciona... senao me engano, sua solucao usa TODOS os canais da frequencia 5 Ghz, logo, é obrigado a seguir o regulamento... ou por acaso voce esta trabalhando ilegalmente?
sobre entregar maior banda
se fosse para competir literalmente com as teles, entregando 10, 20, 50 megas aos clientes.... eu prefiro lancar cabeamento do que investir em uma celula de 8 mil para no final atender 2km.
se colocar na ponta do lapis, sua solucao + torre + equipamentos para clientes... sai mais caro do que eu gastaria para cabear e atender a mesma quantidade de clientes com uma qualidade infinitamente melhor.
enfim... atualmente, entrego ate 2mb para os clientes e 10 mhz me atende perfeitamente bem.
-
Voces todos estão certos, não disse que não funcionaria, o que disse é que não funciona mais no cenário atual.
O que esta ocorrendo é que vocês mesmos irão se matar e depois dizer, ah, não tinha banda, não oferecia velocidade, não fui competitivo o suficiente.
Gente é claro que mais da metade dos provedores irão acabar, isso é fato, porque ao mesmo tempo que a banda cresce o preço cai, porém, nunca esta caindo na ponta, sempre no final, então a pergunta é como competir? (sem resposta até o momento pelo PNBL).
Sempre concordei com celulas pequenas, por isso após mais de um ano de pesquisa, e de tentativas, e apos a mum salvador 2010, cheguei a conclusão que não adianta querer ganhar o mundo, tem que ganhar as celulas, daí o termo aplicado MicroCelula, para poder cobrir distancias de até 2km raio, porém, perfeitamente até 800 metros raio com primazia, claro que isso vai variar de local pra local, e o provedor sempre irá extrapolar.
Hoje 5GHz esta sendo a Coqueluxe todo mundo poe, todo mundo usa, uma beleza, porém, nem sempre irá ser assim e sabemos, tudo vai depender do que será realmente feito pelos provedores.
A luta aqui do Andrio é PERFEITA, ADMIRAVEL e sou PACTUANTE com a causa proposta!
O que questiono não é o provedor trabalhar direito, porém, trabalhar para crescer e sobreviver no meio da CONCORRENCIA e dos LOBOS, vamos dizer CONCO=PRovedores LEgalizados, LOBOS=Gatonets.
A poluicao do espectro afeta a todos, seja 5mhz, 10mhz, 20mhz ou 40mhz, o que muda é a intensidade de sinal na recepção do transmissor, isso muda muito, porque quanto menor, quer dizer maior, maior sinal e menor interferência, sim é FATO, porém, voce usando 10MHZ e um concorrente usando 20/40Mhz e mandando sinal na sua faixa ira USAR TODO O ESPECTRO e poluirá os seus MHz em uso, isso é FATO, daí seu sinal ficará PERFEITO e sua BANDA HORRIVEL, do que resolverá???
A briga hoje é ESPECTRO x TECNOLOGIA.
Não ADIANTA FICAR NO PASSADO, isso será SUICÍDIO ao provedor, sempre foi isso que MATOU a banda 2.4GHz, tudo porque a geracao 2000 falava, coloca B que ta tudo resolvido, então, mataram antecipadamente o G, e ele foi deixado de lado, agora tem gente que sonha ainda com 5GHz A ????? C'MON PPL, vamos la pessoal, acordem, o fato é que:
A B G = MORTO = RIP (rest in peace) ENTERRADO!!!
O mundo é N PURO, esqueçam o passado, o que investiram, o dinheiro que passou, o que esta funcionando DEIXE FUNCIONANDO, porém, não invistam dinheiro erroneamente.
Para não dizer que só vendemos Krazer, vocês estão enganados, uma das empresas do Grupo, a All Earth é distribuidor da Mikrotik oficialmente e comercializa a linha toda de equipamentos, porque? Porque Mikrotik Rulez, é muito bom, e funciona muito bem. A USAImport a outra empresa do Grupo Krazer era Distribuidora Ubiquiti, porém, quem consegue comprar Ubiquiti Legalmente??? 99% do mercado Ubiquiti é Muamabagem, 60% do Mikrotik é Muambagem pura, então não é não defender, é comparar e dizer o que funciona e o que não funciona.
Ubiquiti é muito bom também, agora, cada produto tem sua limitação.
Veja que os produtos Mikrotik e Ubiquiti são excelentes certo, porém, a maior limitação esta no chipset e nos bugs dos radios usados, fora isso 100%. Ubiquiti para 20 clientes no setor, show de bola! para mais que isso, aff, ta morto amigo. Mikrotik para 40 clientes no setor mesma coisa.
Veja, cada produto tem um uso correto, o que realmente passa, o que realmente funciona.
Quando coloco solução, pode ser de qualquer marca, quando coloco Marca é porque tem a questão da solução:
Exemplo:
Seu pop ira atender clientes com maximo de 2 mbps? tera menos que 100 clientes no PoP? Monte 4 Setores, e seja feliz! Pode usar Mikrotik ou Ubiquiti sem problema, porém, não espere entregar 5Mbps para cada um e ter latencia de rede de 3ms, isso virou sonho do provedor e não realidade.
As analogias que vemos dos provedores funcionando PERFEITAMENTE o trafego na torre não passa de 10Mpbs, ora, isso é brinquedo amigo, não é realidade, okay, muitos irão falar, olha eu ganho dinheiro e funciona, sim, funciona, mas, não funcionará mais, não mesmo, quero ver a concorrência chegar entregando 20Mbps, 50Mbps.
Veja que as páginas para carregamento o máximo que ja cheguei a carregar uma página foir 3.7Mbps, nunca consegui carregar uma página mais rapido do que isso, NUNCA, mesmo com link dedicado de 20Mbps???? e Porque? Simples, todo mundo limita o flow do serve web para um limite, fora o limite de saida do provedor e do link, assim, é baba vender MEGAS a vontade!
Na ultima pesquisa feita com 40 provedores, clientes da Krazer sobre a questão uso de Banda x USUARIO HEAVY (os fd... que ficam CHUPANDO o link).
Menos de 4% dos usuários são Heavy User constantes!
Ou seja, se você vender 500mbps de trafego cliente. a 1Mbps por cliente. Tera 20 clientes que CHUPAM 20Mbps quase que CONTINUAMENTE.
De uso de banda são 22 x 1.
Ou seja, precisará de 23Mbps para o pico da rede, mais a banda para os Heavy Users, assim, 43Mbps full suportará seu provedor.
O preço médio do Mbps do provedor foi de R$ 300,00.
Ou seja, R$ 12900 para 43Mbps.
O Provedor cobrando a média de 69,90 por mbps = 69,90 * 500 = 34.950,00
Veja que sobra MUITA RECEITA amigo.
Por isso, que no final, se voce vender 20Mbps pro cliente a um custo de 109,00, ficará no lucro e muito, e quantos clientes irão pedir isso? TUDO DEPENDE DA CONCORRENCIA.
A questão do uso do ESPECTRO é importante para a EXISTENCIA de tudo que chama WISP, então, as teles não estão nem ai para NÓS provedores, ISSO É FATO! Sabe porque, eles riem de nós, de um jeito tão sarcástico que da até medo, parece o DIABO mesmo amigos, ja sentei na mesa com eles numa tarde, e o que disseram foi, olha, eles só ABREM mercado, porque quando a conta começa a fechar numa cidade, a gente vai e CABEIA e toma todos os clientes deles, satisfeitos ou insatisfeitos, e sabe o porque? Todos no final são amadores que não entenderam que esse jogo é para 6 Players, e os provedores (ELES) ainda não entenderam que se não UNIREM irão perder.
Ja perdemos, veja quantos MBPS vendidos pela NET e TELES teve em crescimento oficial pelo governo? TRIPLICOU! Falem uma coisa, quem teve TRIPLICAÇÃO NA REDE em 12 meses???? (isso na mesma região CABEADA), porque? simples, o que erá uma merda, passou a ficar bom, e o que era bom ficou Excelente!
Eu adoro Telefonica, meu speedy tem 4Mbps há 4 anos, e funciona PERFECT, nunca tive problemas, ja meus vizinhos ODEIAM e não tem escolha, permanecem porque mesmo sendo uma BOSTA o cabeamento metalico (pares da linha) que chegam até a casa deles, ainda é melhor e mais barato que os Provedores Sem FIO, isso comparando com grandes provedores como DESKTOP e CLICK.NET, então aonde fica a concorrência? Não fica, eles quase não tem essa concorrência perturbando eles.
Esse é o fatos hoje ESPECTRO, com a seguinte conclusão:
Precisarei eu entregar realmente algo entre 10 a 100Mbps para meu usuário em breve, qual solução usar que irá manter-se ativa e funcional? Qual ESPECTRO usar? Quanto de MHz dispor? Quanto de Ganho de Antena ter? Qual a distancia máxima a Cobrir?
Gente esse é o segredo, esse é o FATO.
Acho que alguém na MUM 2011 irá falar alguma coisa, não é possível não falarem nada lá e tudo ficar na miúda.
-
eita texto grande... kkkkkkkkkkkkkk
nao entendi o que quis dizer com:
daí seu sinal ficará PERFEITO e sua BANDA HORRIVEL, do que resolverá???
para ter uma ideia, tenho pop em 5.x a mais de ano... nessa torre tenho uns 100 clientes.
estava usando em 20 mhz, recentemente comecei a ter problema com interferencia (tambem dera, em 3 meses surgiu umas 3 torre 5.x ao redor, distancia de ate 3km).
os usuarios nao reclamaram, mas eu senti que tinha algo estranho....
mudei para 10 mhz e tudo melhorou... sinal, noise, SNR.
ou seja, mesmo com a interferencia... eu tenho qualidade e estabilidade.
o sinal nos clientes vao de -47 a -60, esta perfeito
ping muito estavel.
consigo passar uns 15mb em cada AP
sei que nao é muito, mas o suficiente para entregar ate 2mb para cada usuario... e nao é ha falta de banda... ela esta perfeita para o ambiente.
o dia que eu comecar a atender clientes com 5 a 10mb... darei inicio ao cabeamento.
por que?
vamos a um simples calculo:
torre 30 m = R$ 5 mil aproximadamente
equipamentos para a torre = 8 mil (solucao krazer)
100 kit cliente = no minimo uns R$ 14 mil
Total= 27 mil
ou seja, irei gastar 27 mil para atender 100 clientes e ainda nao terei qualidade... co ping sera maior que 1ms e o througput sera extremamente inferior que em uma rede cabeada...
sem contar que nos querendo ou nao... estaremos sucetivel a interferencia (mesmo que menor em N), logo, teremos os mesmos problemas de latencia.
enfim, de que adianta usar uma canalizacao grande (40 mhz) se é mais que precisamos?
meu conselho é que, senao precisa de tudo isso... reduza, pois sofrera menos... e seja feliz.
40 mhz somente para backbone e ainda assim, se realmente for necessario.... caso contrario, nem no backbone eu aconselho a usar.
PS: para ter uma ideia, meu enlace principal esta em 20 mhz..
-
Banda será o problema final de todos os provedores!
Cabear? só se teu provedor tiver uns 10 mil usuarios, do contrário, quero ver ter dinheiro para custear isso tudo, sem contar o custo de 15 reais por poste, o que inviabiliza qualquer negócio para o provedor, fora o investimento em conversores e etc.
Por isso que abrimos os testes para o setor das MicroCelulas em 3T3R para ver funcionando 50Mbps para cada cliente FACILMENTE, o que pode ser implementado em carater de via única de 100Mbps em multicast IGMP para entregar TV a CABO, o que nenhum provedor com 2Mbps consegue entregar, heheh...
É colocar a MicroCelular 3T3R e testar.
Erick
-
Citação:
filzek
Banda será o problema final de todos os provedores!
Cabear? só se teu provedor tiver uns 10 mil usuarios, do contrário, quero ver ter dinheiro para custear isso tudo, sem contar o custo de 15 reais por poste, o que inviabiliza qualquer negócio para o provedor, fora o investimento em conversores e etc.
Por isso que abrimos os testes para o setor das MicroCelulas em 3T3R para ver funcionando 50Mbps para cada cliente FACILMENTE, o que pode ser implementado em carater de via única de 100Mbps em multicast IGMP para entregar TV a CABO, o que nenhum provedor com 2Mbps consegue entregar, heheh...
É colocar a MicroCelular 3T3R e testar.
Erick
Filzek
sobre o cabeamento, nao é bem assim como voce fala.
se precisasse de 10 mil usuarios, nao existiria provedores com 1 mil ou 2 mil usuarios usando cabeamento.
comparando o investimento de sua solucao para atender 100 clientes com o cabeamento para atender 100 clientes...
o cabeamento sai bem mais barato, tem muitooo mais banda, passa infinitamente mais PPS (Pacotes Por Segundo), alem de ter uma menor manutencao.
o Joao esta iniciando suas pesquisas e esta inclinando para iniciar o cabeamento, ele poderia dar maiores relatos.
R$ 15,00 por poste? nao sao todas as regioes que sao esses valores.
Alem do mais, a Anatel e Aneel fecharam acordo para o novo valor pelos postes... irá variar entre R$ 2,30 a R$ 2,50. o que viabilizara mais ainda o cabeamento.
-----
por mais que voce diga que sua solucao passa 50 megas por cliente, nos sabemos que nao é bem assim.
por mais que a tecnologia N permita passar mais banda... ainda assim teremos a limitacao do processador... o que dificultara ter muitos clientes simultaneos com banda alta ou com varias requisicoes (PPS).
Alem do mais, do que adianta usar suas micro celulas, se a propria teoria usada/recomendada por voces nao deixa canal livre para que possamos fechar enlace com outro local ou levantar outra micro celular sem que seja necessario sobrepor um canal ja usado...
ou seja, PROVAVELMENTE iremos sofrer interferencia de nos mesmos...
-
1 Anexo(s)
Entao, concordo que usar todos os canais acabara com o espectro, sim, por isso nao sera tudo wireless, pode ate ser no começo, porém, o que estamos vendo é a "miscigenação" dos cabo com wireless, ou do licenciado com as torres.
A nossa pratica consiste no seguinte, deixar 1 canal para os links ptp sempre nas torres, veja que voce tem varios canais livres, vamos lista-los, de forma a organizar a mente para trabalhar com 40MHz e ter 2 Canais livres (completos em 40Mhz) para uso de Link PTP sem ter interferencia propria ou de terceiros.
ATENTE APENAS PARA O NUMERO NA IMAGEM QUE REFERE-SE AOS SETORES ( 8 setores de 45 graus)
Anexo 29793
100 |
5500 |
Setor 1 40MHz H x H x H |
104 |
5520 |
108 |
5540 |
Setor 2 40MHz H x H x H |
112 |
5560 |
116 |
5580 |
Setor 3 40MHz H x H x H |
120 |
5600 |
124 |
5620 |
Setor 4 40MHz H x H x H |
128 |
5640 |
132 |
5660 |
Setor 5 40MHz H x H x H |
136 |
5680 |
140 |
5700 |
Setor 6 40MHz H x H x H |
149 |
5745 |
153 |
5765 |
Setor 7 40MHz H x H x H |
157 |
5785 |
161 |
5805 |
Setor 8 40MHz H x H x H |
165 |
5825 |
100 |
5500 |
104 |
5520 |
108 |
5540 |
112 |
5560 |
116 |
5580 |
|
|
120 |
5600 |
|
|
124 |
5620 |
|
|
128 |
5640 |
|
|
132 |
5660 |
136 |
5680 |
140 |
5700 |
149 |
5745 |
153 |
5765 |
1 PTP 40MHz |
|
157 |
5785 |
1 PTP 40MHz |
|
161 |
5805 |
2 PTP 40MHz |
|
165 |
5825 |
2 PTP 40MHz |
|
100 |
5500 |
|
|
104 |
5520 |
|
|
108 |
5540 |
|
|
112 |
5560 |
|
|
116 |
5580 |
|
|
120 |
5600 |
|
|
124 |
5620 |
128 |
5640 |
132 |
5660 |
136 |
5680 |
140 |
5700 |
149 |
5745 |
153 |
5765 |
157 |
5785 |
161 |
5805 |
1 PTP 40MHz |
|
165 |
5825 |
1 PTP 40MHz |
|
Jeito Mais Funcional e Isolado
100 |
5500 |
|
|
|
104 |
5520 |
|
|
|
108 |
5540 |
|
|
|
112 |
5560 |
|
|
|
116 |
5580 |
|
|
|
120 |
5600 |
|
|
|
124 |
5620 |
|
|
|
128 |
5640 |
|
|
|
132 |
5660 |
|
|
|
136 |
5680 |
|
|
|
140 |
5700 |
Setor 5 40MHz V x V x V |
149 |
5745 |
Setor 5 40MHz V x V x V |
153 |
5765 |
Setor 6 40MHz V x V x V |
157 |
5785 |
Setor 6 40MHz V x V x V |
161 |
5805 |
Setor 8 40MHz V x V x V |
|
165 |
5825 |
Setor 8 40MHz V x V x V |
|
Veja que você tem 8 posições onde os links ainda podem ser usados sem interferir no seu sinal, de forma a planejar a sua rede e deixar rotas entre as torres nas quais os setores nunca se cruzem um polaridade e frequência, sendo muito fácil coordenar isso na implementação de uma rede organizada.
Veja que há inúmeras maneiras de organizar isso, e deixar a rede funcional!
Sugerimos usar o ultimo modelo, onde não é necessário DFS/TPC, pois estão entrando inúmeros radares novos e centro de broadcast para radares, e usar os canais intermediários pode ser problema em algumas localidades.
Erick
-
1 - uma rede hibrida (wireless + cabo) fica extremamente caro... uma vez que tera que licenciar cada uma dessas estacoes (torre)
2 - em qualquer um dessas distruicoes de canal, voce ainda ira gerar interferencia em voce mesmo apartir do momento que voce fechar outro enlace e levantar outro pop... isso sem contar na interferencia absurda que ira sofrer dos concorrentes.
Para que isso nao ocorra e para que sobre canal... o bom seria voce intercalar as polarizacoes... um lado Vertical e o outro Horizontal.
3 - no ultimo modelo voce usou todos os canais 5.8 somente para atender clientes... tera problema dobrado quando precisar fechar outro enlace (principalmente se for distante) e levantar outro pop...
4 - usar os canais 5.4 nao é problema... desde que se respeite os limites de potencia... que ao meu ver, sao mais que suficiente para atender com qualidade ate 2km.
----
resumindo, usar 40 mhz passa sim mais banda, mas tambem gera e sofre mais com interferencia (o que te da uma instabilidade na qualidade do sinal)... alem de sofrer com a falta de canal quando precisar fechar outro enlace ou levantar outro pop...
se usar 40 mhz, querendo ou nao, voce vai acabar gerando interferencia em voce mesmo.
sei que sua intencao (filzek/krazer) era das melhores, ao criar essa solucao... 8 setor com 45 graus cada e usando 40 mhz.
45 graus permitiria direcionar todo o processamento do equipamento para uma pequena area, e o 40 mhz permitiria ter uma disponibilidade maior de banda.
mas na pratica, vai trazer problemas com sobreposicao de canais (falta de canal), interferencia gerada por nos mesmo, entre outros.
ai a solucao, pode torna-se o problema.
a ideia da micro celula se aplica melhor na area total de atendimento da estacao (torre)... nao na area de atendimento de cada setor (AP).
quanto mais AP na torre, mais interferencia eles mesmo geram, mesmo que em canais diferentes (ja analisou o espectro entre os AP? é coisa de doido), o que piora quando ha uma reutilizacao de canal.
Na minha opiniao, sua tecnologia seria melhor aproveitada aplicando-se a teoria de micro celulas (para atendimento de ate 1,5km), com 4 setor (AP)... no maximo 6 setor (AP).
com a micro celula, diminuimos a area de atuacao dessa Torre... o que nos da melhor qualidade de sinal, menor interferencia sofrida e maior disponibilidade de banda para os clientes dessa area.
veja, hoje uso a teoria de micro celulas para atendimento, no maximo 1,5km.
tenho uma torre com 6 setor (AP) em 10 mhz.
meu sinal é perfeito, vai de -47 a -60 (o mais distante)... o noise fica entre -89 ate -96, nisso tenho um OTIMO SNR.
uso 5.4a para atendimento e 5.8an para enlaces.
apesar do modo "A" usar apenas 1 antena e eu ainda usar em 10 mhz, ainda assim consigo atender tranquilamente cada cliente com ate 2mb.
penso em migrar para N (que usa 2 ou 3 antenas), logo, por usar uma maior quantidade de antena eu poderei ter uma disponibilidade maior de banda...
se com "A" que usa 1 antena eu consigo oferecer ate 2mb, com N eu creio que conseguirei chegar aos 4 ou 5mb.
em 5.xN em 10 mhz vai faltar banda para atender esses clientes com 5mb cada?
vejamos, com o conceito de micro celulas (ate 1,5km), considero uns 180 clientes (no maximo 200 clientes) mais que suficiente para essa area (1,5km).
180 clientes divididos em 6 setor, teria 30 clientes por setor.
acredito que mesmo usando 5.xN em 10 mhz, eu conseguiria atender tranquilamente 30 clientes por setor... pois nem todos estao online ao mesmo tempo e nem todos estao usando 100% da banda.
no final eu poderei oferecer planos de ate 5mb... nao irei sofrer com interferencia, terei uma OTIMA qualidade de sinal/SNR (é isso que importa), logo, uma menor latencia e maior estabilidade.
agora, se o caso é planos de 10, 20 mb... nao recomendo via Wireless.
pois ai teremos que aumentar o tamanho do canal, o que nos traria diversos problemas (falta de canal, maior interferencia gerada/sofrida).
alem do mais, ainda teriamos problema com PPS (pacotes por segundo).
-
O fato é o seguinte como os provedores de radio utilizam hoje a frenquencia de 5,8 para conectorizar uma torre a outra e como a tendencia é distribuir nessa faixa de frequencia tambem para os clientes, em pouco tempo será o pandemonio total!
-
Eu tenho a mesma opinião.
Acho até que decretaram a morte do 2.4 antecipadamente.
Pode ver se tem saido homologação das novas tecnologias em 2.4. Muito pouco.
Os distribuidores analisando a procura do mercado, tem concentrado homologações em 5.8
Às vezes vejo gente reclamando que tem interferencia, mas pergunto: tentaram sair delas mudando polarização, estudando se não é autointerferência. A tendência é logo colocar a culpa no concorrente, no telefone sem fio, etc etc.
Tem um vídeo do Luciano da Computech no Youtube que ele fala sobre isso. Tem gente se matando sozinho. Não resta dúvida que tem muito roteador interno instalado por aí. E normalmente quem configura é o funcionario da lojinha que vendeu. Não tem o mínimo de conhecimento e deixa o maldito roteador na potência máxima.
Aqui no scaneamento aparece muito disso, mas mesmo assim ainda dá para escapar deles.
-
Re:
Andrio e demais, vocês que entendem mais de legislação que eu por favor esclareçam uma dúvida.
Na Resolução n° 506, seção 10 cita-se:
Art. 45. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando nas faixas
5.150-5.350 MHz e 5.470-5.725 MHz, devem ser utilizados em aplicações do serviço móvel.
Parágrafo único. As aplicações do serviço móvel a serem usufruídas pelos usuários dos Sistemas de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais serão nomádicas, ou seja, acesso sem fio em que o terminal do usuário pode se mover livremente dentro da área de cobertura mas que, quando em uso, permanecerá estacionário. (grifo meu)
O que isso significa? Podemos continuar usando os equipamentos nessa faixa de frequências estando enquadrados na legislação? Agradeço desde já.
-
Re:
Desculpem a insistência, mas alguém saberia me responder?
-
Re:
Citação:
Jadir
Desculpem a insistência, mas alguém saberia me responder?
Jadir, eu entendo que esta é uma das situações onde a legislação é confusa.
O serviço móvel seria o SMP o que não nos é liberado.
Jà o nomádico é quando o usuário muda de uma estação para outra e continua acessando sem fazer o roaming. Ele vai ser derrubado e reconectado noutro pop.
Mas isso é muito teórico, pois no caso de um celular com wi-fi, o sujeto pela lei teria que ficar parado ao mudar de pop? Isso é inadmissível.
Para mim este artigo é como chover no molhado, não contribui com nada.
E já tem algumas redes em mesh que fazem o roamming sem desconectar, então não pode ser considerado nomádico e sim móvel
Lembra lá do encontro em Santa Maria? Eu perguntei para o Enzo sobre o mesh dos Elsys, e ele me disse que ao passar de um para outro AP não desconecta. Então não é nomádico e sim móvel.
-
Re:
Obrigado pela resposta, Carlos. Ainda te devo aquele tutorial sobre o Airview, não esqueci.
Eu ainda estou com a pulga atrás da orelha: afinal, podemos usar a frequência de 5.4 para atender os assinantes?
A minha dúvida fica ainda maior porque os equipamentos da Série M da Ubiquiti foram, em maioria, homologados para essa faixa de frequência. Ora, se uma NanoStation M5 é de USO FIXO, como poderia se enquadrar na lei, que exige que os equipamentos sejam terminais móveis?
Realmente, é chover no molhado. Não dá pra entender a lei quando nem ela mesmo se justifica.
Mas, de qualquer forma, o que quero saber é se posso continuar usando essa faixa de frequência em meus Rockets M5 (homologados para tal). Alguém pode me responder essa dúvida?
-
Re:
Citação:
Jadir
Andrio e demais, vocês que entendem mais de legislação que eu por favor esclareçam uma dúvida.
Na Resolução n° 506, seção 10 cita-se:
Art. 45. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando nas faixas
5.150-5.350 MHz e 5.470-5.725 MHz, devem ser utilizados em aplicações do serviço móvel.
Parágrafo único. As aplicações do serviço móvel a serem usufruídas pelos usuários dos Sistemas de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais serão nomádicas, ou seja, acesso sem fio em que o terminal do usuário pode se mover livremente dentro da área de cobertura mas que, quando em uso, permanecerá estacionário. (grifo meu)
O que isso significa? Podemos continuar usando os equipamentos nessa faixa de frequências estando enquadrados na legislação? Agradeço desde já.
Ano passado fiz um questionamento a Anatel referente ao uso do 5.4, se poderiamos usar ou nao essa faixa.
Digitalizei a carta(resposta) que recebi da Anatel e postei aqui no forum, segue o link: https://under-linux.org/f197/oficio-...-5-4-a-145994/
Como pode ver, podemos fazer uso dessa faixa.
A conclusao que tirei disso foi que:
Por mais que se diga que o SCM é um serviço fixo, na realidade ele nao é.
Temos uma Torre, com varias areas de cobertura (atendidas pelo painel), correto?
Aquele cliente que voce instalou na quadra X, Casa 10 (por exemplo)... se ele pegar a antena dele e ir para a quadra X, Casa 12 (por exemplo), ele vai ter acesso?
Sim, vai.
Ou seja, o cliente pode caminhar livremente dentro daquela area de cobertura.
-
Re:
Muito obrigado pela resposta, Andrio. Li novamente o post sobre a frequência de 5.4, nem lembrava que já havia postado nele.
Em tempo, parabéns por ser escolhido para a Moderação. Foi uma escolha merecida! Um abraço!
-
Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro
Mas ainda fica a dúvida sobre a questão do uso que não pode ter característica de serviço móvel.
Serviço móvel é uma coisa e nomádico é outra.
O que realmente eles querem dizer com isso, Andrio?
-
Basicamente, que você não pode fazer o que as empresas SMP fazem. Seu serviço não pode ter as características do serviço deles, mesmo que a tecnologia utilizada seja a mesma.
Acho que à época de escreverem suas resoluções, o pessoal da Anatel andava "enterrado" em papelada sobre tecnologias e quiseram se resguardar.
Veja os links (antigos):
teleco.com.br
teleco.com.br
Citação:
1929
Mas ainda fica a dúvida sobre a questão do uso que não pode ter característica de serviço móvel.
Serviço móvel é uma coisa e nomádico é outra.
O que realmente eles querem dizer com isso, Andrio?
-
Entendo Sérgio,
Mas esta bronca entre os modelos a serem adotados deve ficar entre os fabricantes.
Temos visto a Anatel dizer que ela regula serviços e não tecnologia.
Daí que a dúvida continua;
E se o sujeito ficar na praça da cidade/bairro, acessando minha rede com um celular com wi-fi? Segundo o que diz a Anatel, não se asemelha ao SMP?
Numa eventual blitz da Anatel, um caso de um em um quintilhão, o fiscal iria fazer o que com este acesso que eu estou proporcionando? Iria classificar como SMP?
Eu acho este artigo totalmente confuso e desnecessário, da maneira como está colocado.
-
Pessoal, esta havendo muita confusão em cima da terminologia e não da tecnologia em si.
Vamos compreender a regulamentação: a Tal da 506
http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=252315&assuntoPublicacao=null&caminhoRel=Cidadao-Biblioteca-Acervo%20Documental&filtro=1&documentoPath=252315.pdf
Na Seção X: Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais
Ao entender a terminologia teremos a correta compreensão dos termos práticos e jurídicos.
"acesso sem fio em que o terminal do usuário pode se mover livremente dentro da área de cobertura mas que, quando em uso, permanecerá estacionário"
Esta característica tem o "PODE"
Pode = possibilidade, não uma OBRIGAÇÃO.
Estacionário = Exatamente a Instalação do Provedor de Internet, FIXA.
Movel = Se o Assinante se Mudar, leva-se a estação para outra casa!
Faixas de Operação:
5.150-5.350 MHz = Maior CRIME da ATUALIDADE, os provedores estão usando essa faixa para prestação do serviço de SCM como se a faixa fosse totalmente liberada para uso EXTERNO, porém, ESTA FAIXA SÓ PODE SER USADA DENTRO DOS PRÉDIOS!!!
5.470-5.725 MHz = Externo porem com DFS com limite de potência e TPC
Seção IX
Equipamentos Utilizando Tecnologia de Espalhamento Espectral ou
outras Tecnologias de Modulação Digital
Deixa CUTUCAR o 2.4GHz
§3 Na faixa 2400-2483,5 MHz, será admitido apenas o uso de Tecnologia de Espalhamento
Espectral ou Tecnologia de Multiplexação Ortogonal por Divisão de Freqüência– OFDM.
OS PROVEDORES USAM 2.4GHZ EM B!!! Crime de novo!
5.725-5.850 MHz = Externo, sem limite de ganho de antena, quando em uso Ponto a Ponto, limitado o transmissor em 1000mW / 30dBm / 1 Watt. Se usar em Multiponto, o limite máximo é 1000mW / 30 dbm / 1 Watt em carater E.I.R.P onde soma-se o Ganho da Antena + Ganho do Radio - Perca do Cabo - Percas dos Conectores = EIRP.
Exemplo:
Antena Painel 17dBi 5.8GHz
Cabo 1.5 Metro LMR400 = -1.7dB
2 Conectores N Macho = -2dB
1 Pigtail MMXX(SMA)x N Femea = -2dB
Total realizado na Antena:
17 - 1.7 - 2 - 2 = 11.3dB
Potencia Máxima de Saída = 30dB EIRP
30 - 11.3 = 18.7dBm no rádio
Neste exemplo temos a prática de um provedor usando RouterBoard/Krazer Extreme, com Pigtail N Femea, Saida cabo N Macho x N Macho com 1.5 Metro LMR 400, Antena Setorial 17dBi. O Rádio poderá ter no máximo 18.7dBm ou seja 74.13mW!
Queria saber qual o provedor que TRABALHA REALMENTE CORRETO????
Veja que eu fui muito complacente em BONIFICAR as percas dos cabos e conectores, assim, tudo dependerá do fiscal da Anatel, pois, nem todos tem esse entendimento, mesmo que o entendimento correto seja o da redução mesmo das percas.
Agora vamos falar de SCM x SMP.
Serviço Movel Pessoal não tem nada que haver com o sistema do SCM.
O serviço do provedor de internet (Empresa de Telecomunicação), deve ser a aplicação do resultado da sua tecnologia sobre a tecnologia LIMITADA ou Regulada pela Anatel.
Pode-se usar a faixa do 5.4GHz sem problema, desde que o usuário quando em uso fique PARADO!
Esta característica de deslocamento, assemelha-se ao uso dos telefones LIVRE da Embratel, no qual o terminal do usuário é Sem Fio, e pode deslocar-se dentro da Célula de Cobertura, mas deve ficar IMOVEL quando em uso. Seria como se os provedores ao invés de fixar o equipamento, oferecesse um equipamento MOVEL ao assinante, porém, esta não é a realidade do setor.
Erick
-
então vou dar outro exemplo
Com o uso de micro-células,com mesmo ssid e mesmo canal, APs em bridge, o cliente poderá de deslocar entre as células e mudar de local de acesso. Se for canal diferente ele vai também conseguir a conexão. O que me parece é que vai desconectar e reconectar.
Este é um serviço nomádico?
Caso positivo, se ele se utilizar de um telefone com wi-fi ele poderá fazer isso caminhando como se estivesse telefonando. Assemelha-se ao SMP?
Qual a diferença então entre o acesso via wi-fi e via 3G por exemplo, nesta questão de movimentação?
como na prática classificar o nomádico e o móvel?
Editando: Tirei deste site http://www.amparoweb.com.br/politica.html este trecho: A principal diferença entre os padrões Nomádico e o Móvel é que o primeiro é apenas portátil, não comuta, não possui handoff (mudança de células de transmissão) e funciona entre ERBs em altas velocidades. O móvel comuta, possui handoff e de acordo com sua especificação funciona entre ERBs...
Então, a dúvida conforme o Jadir colocou é saber como classificar isso dentro do nosso SCM.
-
Citação:
filzek
5.725-5.850 MHz = Externo, sem limite de ganho de antena, quando em uso Ponto a Ponto, limitado o transmissor em 1000mW / 30dBm / 1 Watt. Se usar em Multiponto, o limite máximo é 1000mW / 30 dbm / 1 Watt em carater E.I.R.P onde soma-se o Ganho da Antena + Ganho do Radio - Perca do Cabo - Percas dos Conectores = EIRP.
Exemplo:
Antena Painel 17dBi 5.8GHz
Cabo 1.5 Metro LMR400 = -1.7dB
2 Conectores N Macho = -2dB
1 Pigtail MMXX(SMA)x N Femea = -2dB
Total realizado na Antena:
17 - 1.7 - 2 - 2 = 11.3dB
Potencia Máxima de Saída = 30dB EIRP
30 - 11.3 = 18.7dBm no rádio
Neste exemplo temos a prática de um provedor usando RouterBoard/Krazer Extreme, com Pigtail N Femea, Saida cabo N Macho x N Macho com 1.5 Metro LMR 400, Antena Setorial 17dBi. O Rádio poderá ter no máximo 18.7dBm ou seja 74.13mW!
Queria saber qual o provedor que TRABALHA REALMENTE CORRETO????
Veja que eu fui muito complacente em BONIFICAR as percas dos cabos e conectores, assim, tudo dependerá do fiscal da Anatel, pois, nem todos tem esse entendimento, mesmo que o entendimento correto seja o da redução mesmo das percas.
Erick
Eu procuro me manter dentro do exigido por lei.
por exemplo:
- Aqui trabalho com 5.8 para ponto a ponto e 5.4 para atender clientes.
Se o painel possui antena de 17 dbi, eu configuro a potencia do radio no maximo em 14 dbm (considerando 1db de perca).
e mesmo assim consigo ter uma cobertura de 1,5 a 2km com qualidade.
-
Regulamento SMP: http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=233676&assuntoPublicacao=Anexo%20a%20Resolu%E7%E3o%20n%BA%20477,%20de%207%20de%20agosto%20de%202007&caminhoRel=null&filtro=1&documentoPath=202959.pdf
Gente parem de fazer tempestade em copo d'agua, o regulamento de SMP deixa bem claro a TOTAL diferença entre SCM e SMP, o que esta em jogo no SCM é o uso de dados ou ultima milha, nao pode fazer a mesma coisa que SMP, SME, SMC ou STFC, somente isso e nada mais.
As faixas de uso são as que passamos acima, pode usar 5.7 a 5.825 para clientes sem problema, não existe restrição alguma nisto, mesmo no multiponto.
Quanto ao serviço prestado é para CLIENTES, no SCM o serviço prestado é para o CLIENTE, essa é a diferença, que isso??? simples, MOVEL é MOVEL, FIXO e FIXO.
O grande problema é que a Anatel não regulamenta atualmente a tecnologia, e isso é uma cagada literal, uma vez que, os equipamentos Wireless passaram de simples porcarias mal acabadas para verdadeiros rádios poderosos, assim, a coisa mudou de figura e a regulamentação ficou CAGADA.
Sabemos que WI-FI é Wi-Fi, ou seja, REDE SEM FIO DE ALTA FIDELIDADE, que somente agora estamos chegando a esse padrão de fato, e isso ocorre em parte na tecnologia aplicada, e não no meio.
Quando o SMP foi criado era para atender vários prestadores que mantinham uma area de trabalho determinada, ja o provedor, não tem essa area, é determinado aonde o cliente ou o provedor manterá sua torre.
Impedir que o assinante navegue pela cidade toda é RESTRINGIR a TECNOLOGIA, e isso a ANATEL não regula.
Este é o grande problema, pois de fato, o cliente wireless ele na forma atual do provedor é NOMADICO, ou seja, FIXO.
O problema que temos é um só.
Uma rede aberta por uma prefeitura pode ser FECHADA de imediato então, pois, a estação pode navegar pela area de registro LIVREMENTE enquanto se esta logado, o que é PROIBIDO pelo SCM, pois o terminal DEVE SER NOMADICO.
Teoricamente a diferença parte do pre-suposto que o SMP = Telefonia em SUMA ou Dados MOVEIS.
Gente, essa anatel deixa todo mundo doidos, porém, o que podemos fazer é mandar uma carta solicitação a ANATEL, assim, ficará patente o entendimento deles, mas, acho DIFICIL esses caras responderem, uhahaha...
Este proximo ano vai ser UMA FODA literal para os provedores, ANO POLITICO, BANDA BARATA, CAMPANHA ELEITORAL,
LITERALMENTE VAI FODER O MERCADO.....
Ja tem prefeiturar cotando conosco equipamentos em 5GHz para colocar para os clientes de baixa renda, a internet popular, veja o que vai dar isssoooo....