Re: Pequenos provedores competir com o PNBL
Citação:
Postado originalmente por
1929
Não sei se eu entendi bem ao ler as condições da Telebrás. Mas os 60% a que se refere, seria a medição do assinante teria que garantir o mínimo de 20% mas na média de medições no mesmo cliente precisaria atingir 60%
Ou seja, faz dez medições e tira a média. Não pode baixar de 600kbps.
Olha, caro 1929! Entenda o seguinte: a garantia é de 20%, porém durante a verificação desta qualidade, em 60% das vezes deve-se obter a taxa nominal de 1mbps, e se tomarmos como base os serviços da Oi por exemplo, seria 1mbps no sentido de download - ou seja 6 de cada 10 tentativas de medição ou aferimento.
O Quadro a que me referi acima, seria como que um Qos forçado pelo compartilhamento direto na demanda de acesso simultâneo entre todos esses clientes. E que ainda poderia ser favorecidos pela média baixa de acessos fora dos horários de pico.
Abraço.
Então, eu acho muito difícil manter a média de 60% de banda nas diversas medições.
De modo geral o pessoal está contando com os 20%. Mas estes não servirão de base, mas sim os 60%.
E pelo que entendi no teu cálculo , você calculou 60% dos 20%, quando chegou aos 12%? Não entendi muito bem o teu raciocínio.
Citação:
1929
Então, eu acho muito difícil manter a média de 60% de banda nas diversas medições.
De modo geral o pessoal está contando com os 20%. Mas estes não servirão de base, mas sim os 60%.
E pelo que entendi no teu cálculo , você calculou 60% dos 20%, quando chegou aos 12%? Não entendi muito bem o teu raciocínio.
Correto, amigo 1929. A primeira exigência é que se forneça efetivamente a velocidade equivalente a 20% de 1mbps (200kbps efetivos) . A segunda condição como que sub-item numa média ponderada, é que nas verificações, em 60% das leituras não se pode passar abaixo deste "quadro´- 200k a 1M". Se tomarmos todos os índices baseados nos horários de pico, obteríamos até o mínimo derivado da demanda (o que nunca poderá ser uma constante baseados nos diversos perfis de navegação desses 25 clientes). E se tomarmos como base as medições nos horários menos concorridos haverá clientes com até 100% de aproveitamento de seu profile.
Então 60% desses 20% garantidos, representaria o período crítico de gargalos na concorrência dos clientes ao acesso no uso total do link (3Mbps), com tendências amenizadas na medida em que se diminui o número de clientes "on line" ou que alterem os perfis de navegação (leve ou pesada).
A única coisa que fica em suspense seria o fato de saber como será o método de medição, a saber principalmente se será efetuado em horários diferentes como média ponderada, ou se poderá ser feito numa média simples ou absoluta baseada em coletas subsequentes imediatas.
Abraço.
Você tem certeza disso? Eu li e entendi que os 60% seria acima e não abaixo dos 20%.
Agora não achei o texto que foi publicado pela Telebrás.
Mas lembro que ele falava em 20% de garantia e 60% de vazão. Alguém exemplificou a vazão como sendo a média das leituras não ficar abaixo de 60% da banda.
Teríamos que conferir o texto, mas se for assim como você entendeu , fica muito mais fácil de cumprir para quem aderir ao Plano.
Citação:
1929
Você tem certeza disso? Eu li e entendi que os 60% seria acima e não abaixo dos 20%.
Agora não achei o texto que foi publicado pela Telebrás.
Mas lembro que ele falava em 20% de garantia e 60% de vazão. Alguém exemplificou a vazão como sendo a média das leituras não ficar abaixo de 60% da banda.
Teríamos que conferir o texto, mas se for assim como você entendeu , fica muito mais fácil de cumprir para quem aderir ao Plano.
Olha , amigo 1929.
Entenda que não se trata de 60% abaixo de 200kbps, mas sim 60% do quadro apresentado como um todo. Numa média ponderada, seria a mesma coisa de dizer que se trata de 60% do máximo e 60% do mínimo, caso seja por um método desta média.
Mas só poderíamos concretizar tais cálculos compondo realmente, na prática, um quadro como este. Como disse anteriormente, gostaria do relato do desempenho de alguem que possa montar um esquema semelhante, onde num link de 3Mbps full cadastrasse 25 clientes cada um com um profile de " 256k/1024k ". Caso alguem tenha 25 clientes com este profile e link suficiente para separar numa ROTA ou RB SERIA interessante.
Abraço.
1 Anexo(s)
Depois leio com calma e posto algo, segue:
Anexo 24702
DNS – tempo de resposta do
servidor recursivo |
Valor máximo de 80 milisegundos. |
Eu ia colocar uma risada aqui, mas não compensa...
Código :
osmano807@notebook_dv5 /tmp % dig @8.8.8.8 www.google.com.br
; <<>> DiG 9.8.0-P4 <<>> @8.8.8.8 www.google.com.br
; (1 server found)
;; global options: +cmd
;; Got answer:
;; ->>HEADER<<- opcode: QUERY, status: NOERROR, id: 19970
;; flags: qr rd ra; QUERY: 1, ANSWER: 7, AUTHORITY: 0, ADDITIONAL: 0
;; QUESTION SECTION:
;www.google.com.br. IN A
;; ANSWER SECTION:
www.google.com.br. 86219 IN CNAME www.google.com.
www.google.com. 86219 IN CNAME www.l.google.com.
www.l.google.com. 119 IN A 74.125.234.115
www.l.google.com. 119 IN A 74.125.234.114
www.l.google.com. 119 IN A 74.125.234.116
www.l.google.com. 119 IN A 74.125.234.113
www.l.google.com. 119 IN A 74.125.234.112
;; Query time: 97 msec
;; SERVER: 8.8.8.8#53(8.8.8.8)
;; WHEN: Fri Jul 15 19:39:49 2011
;; MSG SIZE rcvd: 163
DNS – possibilidade de
consulta ao servidor
autoritativo
|
Deve ser verificado no log do servidor autoritativo que houve
consulta do cliente, permitindo verificar que não existe um
proxy DNS transparente na rede.
|
Vê lá hein... pra mudar DNS por HTTP é só um s/DNS/HTTP/g
simplesmente sera necessario um servidor dns local
nao tenho linux aqui entao nao sei qual seria o tempo de consulta dns no google.
mas no ping:
C:\Users\andrio>ping 8.8.8.8
Disparando 8.8.8.8 com 32 bytes de dados:
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=40ms TTL=54
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=53ms TTL=53
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=34ms TTL=54
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=33ms TTL=54
isso por que estou a 3 repetidora da central...
Citação:
osmano807
DNS – tempo de resposta do
servidor recursivo |
Valor máximo de 80 milisegundos. |
Eu ia colocar uma risada aqui, mas não compensa...
Código :
osmano807@notebook_dv5 /tmp % dig @8.8.8.8 www.google.com.br
; <<>> DiG 9.8.0-P4 <<>> @8.8.8.8 www.google.com.br
; (1 server found)
;; global options: +cmd
;; Got answer:
;; ->>HEADER<<- opcode: QUERY, status: NOERROR, id: 19970
;; flags: qr rd ra; QUERY: 1, ANSWER: 7, AUTHORITY: 0, ADDITIONAL: 0
;; QUESTION SECTION:
;www.google.com.br. IN A
;; ANSWER SECTION:
www.google.com.br. 86219 IN CNAME www.google.com.
www.google.com. 86219 IN CNAME www.l.google.com.
www.l.google.com. 119 IN A 74.125.234.115
www.l.google.com. 119 IN A 74.125.234.114
www.l.google.com. 119 IN A 74.125.234.116
www.l.google.com. 119 IN A 74.125.234.113
www.l.google.com. 119 IN A 74.125.234.112
;; Query time: 97 msec
;; SERVER: 8.8.8.8#53(8.8.8.8)
;; WHEN: Fri Jul 15 19:39:49 2011
;; MSG SIZE rcvd: 163
DNS – possibilidade de
consulta ao servidor
autoritativo |
Deve ser verificado no log do servidor autoritativo que houve
consulta do cliente, permitindo verificar que não existe um
proxy DNS transparente na rede. |
Vê lá hein... pra mudar DNS por HTTP é só um s/DNS/HTTP/g
Citação:
mascaraapj
simplesmente sera necessario um servidor dns local
nao tenho linux aqui entao nao sei qual seria o tempo de consulta dns no google.
mas no ping:
C:\Users\andrio>ping 8.8.8.8
Disparando 8.8.8.8 com 32 bytes de dados:
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=40ms TTL=54
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=53ms TTL=53
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=34ms TTL=54
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=33ms TTL=54
isso por que estou a 3 repetidora da central...
Tô num Velox... A média para 8.8.8.8 é 150ms...
A base seria essa mesmo, um servidor recursivo local para o provedor
Citação:
O serviço de DNS será testado nos seguintes aspectos:
tempo de resposta a uma consulta ao servidor recursivo, sabidamente no cache do mesmo (serão feitas duas
consultas consecutivas e medido o tempo de resposta para a segunda);
Humm, olhando isto, teoricamente esses 80ms seriam o tempo para pegar uma requisição já no cache do DNS, ou seja, como o ping mesmo (com uns ms a mais).
(Tentei achar uma opção no nslookup pra Windows, mas não achei... acho que o ping já vale)
Quando ao teste parece não haverá problemas.
Quanto à vazão não poderá ser menor que 20% da nominal ofertada e a média não poderá sem menor que 60% na nominal. ex.:
1h 205k
2h 550k
3h 208k
4h 856k
5h 950k
6h 210k
7h 980k
8h 850k
9h 650k
10h 502k
11h 742k
12h 941k
Menor vazão: 205k (20,02%)
Vazão Média: 627k (62,21%)
Citação:
bjaraujo
Quando ao teste parece não haverá problemas.
Quanto à vazão não poderá ser menor que 20% da nominal ofertada e a média não poderá sem menor que 60% na nominal. ex.:
1h 205k
2h 550k
3h 208k
4h 856k
5h 950k
6h 210k
7h 980k
8h 850k
9h 650k
10h 502k
11h 742k
12h 941k
Menor vazão: 205k (20,02%)
Vazão Média: 627k (62,21%)
Esta é a conta correta.
Citação:
1929
Esta é a conta correta.
Caro 1929!
Realmente, se acaso seguir tais procedimentos já adotados anteriormente, a média seria aplicada diretamente aos valores absolutos. Ou seja, 20% no mínimo e 60% na média de tentativas quanto a vazão.
Citação:
Vazão média
Média maior que 60 % da vazão nominal anunciada ao consumidor.
Vazão instantânea
Valor instantâneo mínimo de 20% da vazão nominal anunciada ao consumidor.
Citação:
TenneT
Caro 1929!
Realmente, se acaso seguir tais procedimentos já adotados anteriormente, a média seria aplicada diretamente aos valores absolutos. Ou seja, 20% no mínimo e 60% na média de tentativas quanto a vazão.
Exatamente, e estas medições serão feitas de forma aleatória. Em alguns assinantes estarão colocando equipamentos esclusivos para estas medições.
Quem acha que os problemas estarão resolvidos com preços baixos de link, que se preparem.
É como o Jodrix citou, tem que ter estrutura boa, senão vai virar tudo numa latência medonha e daí é "ferro na boneca".
Citação:
1929
Exatamente, e estas medições serão feitas de forma aleatória. Em alguns assinantes estarão colocando equipamentos esclusivos para estas medições.
Quem acha que os problemas estarão resolvidos com preços baixos de link, que se preparem.
É como o Jodrix citou, tem que ter estrutura boa, senão vai virar tudo numa latência medonha e daí é "ferro na boneca".
Correto. Porém, para mim e outros que compram links de mais 1.700,00 por 1mbps ainda continua sendo a saída, pois a diferença de preço do link é gritante. Já para quem tem preços de links baratos não seria interessante mesmo para abraçar tais compromissos como retorno. E quanto a melhoria nos serviços a própria concorrência já nos obriga a tal.
Por isto venho sempre ressaltando a idéia de que vale agrupar os que não precisam dos links da Telebras, e por outro lado os que de fato precisam de tais links possam trocar idéias num tópico mais convergente em torno de um quadro mais prático possível.
Abraço
Eu ainda insisto, façam o possível para trazer link mais barato de outro lugar[1], ainda que feche com a telebrás, o que, em minha opinião, deve ser evitado.
E bom se informar se há aplicação de multa, quanto é, a possibilidade de cancelamento da scm ou apenas o cancelamento do link pela telebrás.
Ele PNBL mais está parecendo uma franquia ao invés do que deveria ser, venda de link mais barato.
___
1- Seria ótimo se todos se unissem com aluguel de torre, se necessário, compra de equipamentos e estruturação. Haveria o compromisso inicial de dividir quaisquer custos decorrentes desta estrutura, seja reparo ou melhorias. Acredito para início dá conta; se alguém de fora quisesse participar poderia entrar no mesmo modelo ou poderiam revender o link com lucro e a estrutura de tornaria auto-suficiente.
Em minha região, os meus vizinhos parecem ter medo que eu cresça, então desconversam toda vez que tento abordar o assunto sobre compartilhar a rede de busca dos links. Então já estou com a minha rede armada em 5,8ghz (MK) pra chegar até o POP da eletronet (TELEBRAS, UNOTEL, MINASMAIS, ETC...) mas fora a telebras, todos os outros fornecedores de links pedem acima de 680,00 mesmo assim que eu compre acima de 10mbps, sem contar com pagamento de montão de taxas de instalação, locação do POP, e lá vai bordoadas... Então só me resta a opção de esperar um pouco mais e ir pagando 1.780,00 por 1 mísero mega Oi.
Pois a proporção de 1.780,00 por mega da telemar e 230,00 da telebras, não dá nem pra começar a discutir.
Como se tem despesas com a rede do mesmo jeito tanto pra um quanto pra outro (link fora o da telemar), pagar 6.800,00 por 10mbps-link unotel,embratel, minasmais... ao invés de pagar 2.300,00 pelo link de 10mbps Telebras, abrindo mão de R$4.500,00 não precisa nem ser contabilista como eu pra achar a razão disso tudo, já que nem mesmo todo "doido" rasga dinheiro ou come kaka. rsssss.
Abraço.