Boa-noite pessoal.
Fiz meu registro para poder participar, ajudando e obtendo ajuda, sendo que no momento estou precisando entender o que está acontecendo com o provedor que estou montando.
É assim: Antigamente eu trabalhava instalando um link ADSL 4MB em cada prédio em que possuo clientes. Tem prédios que eu possuo 6 clientes, outros 5 e etc, sendo que o maior deles possuo 14 clientes. Esse link era dividido pra todos os usuários através de uma Switch comum, sem controle de banda nem nada, e até então não tinha problemas. Porém, com a demanda dos conteúdos multimídia como Netflix, Whatsapp, Youtube e etc, isso não está mais servindo, sem falar nos problemas constantes que andam dando com o ADSL onde roubam os cabos das ruas e o sinal fica parado 3 dias, e nisso perdi muitos clientes.
Então resolvi cancelar esses sinais ADSL e investir em Rádio para linkar esses prédios. Não entendo nada desse sistema e contratei um serviço de um técnico que atuou em um provedor da região. Para tanto, não sabia que precisava de licença da Anatel, então já estou provendo para licenciar o sistema, porém a rede ainda está em experimento e dando muitos defeitos e pra piorar continuo perdendo clientes, pois a rede ficou pior que do que tava antes no ADSL. O técnico recebia por DIA DE TRABALHO e sempre dava uma desculpa, então quando vi que não estava terminando o serviço eu parei de pagar e fui atrás de outro técnico. O outro técnico possui um provedor, então ele veio me dar um suporte e teve que resetar e reconfigurar todas as antenas, pois o técnico anterior não havia me deixado as senhas. Ele fez as mudanças e a rede está assim:
Host:
- Modem da NET VIRTUA - Internet Empresa 60 MB (IP do Modem: 192.168.1.0)
- Antena Ubiquiti Nanobeam 5.8 configurada como AP
{ Distância entre o HOST e a BASE = ~ 750 metros}
BASE:
- Antenas Ubiquiti Nanobeam 5.8 configurada como ESTAÇÃO
- Mikrotik RB450
- Swich 8 portas
- 2 antenas Ubiquiti Nanoloco M5
Como funciona a base: A Antena Nanobeam configurada como ESTAÇÃO (172.1.0.11) recebe o sinal do Ponto-a-Ponto do HOST (172.1.0.10). A internet chega normalmente sem perda de velocidade e o modem VIRTUA distribui IP na faixa 192.168.0.X sem problema. O cabo da antena Nanobeam entra na porta ETHERNET 1 do Mikrotik e sai na porta ETHERNET 2. O Mikrotik está configurado com o IP 192.168.3.1 e o DHCP ativado distribuindo IP nessa mesma faixa. O Mikrotik está habilitado com o serviço PPPoE na porta ETHERNET 2 para liberar os acessos dos clientes (cada perfil de cliente terá um controle de banda).
O cabo da ETHERNET 2 vai para a porta 1 do Switch:
PORTA 1 SW: Recebe cabo da ETH2 do MK
PORTA 2 SW: Vai para antena Ubiquiti Nanoloco M5
PORTA 3 SW: Vai para antena Ubiquiti Nanoloco M5
PORTA 4 até 8 SW: Vai para os clientes do mesmo prédio, sendo que possui 5 clientes.
A antena Nanoloco conectada na porta 2 do Switch tem o IP: 172.1.0.12 / 255.255.0.0 (essa antena envia para outro prédio onde tenho 4 clientes conectados);
A antena Nanoloco conectada na porta 3 do Switch tem o IP: 172.1.0.13 / 255.255.0.0 (essa antena envia para outro prédio onde tenho outra base de distribuição);
Como funciona a segunda base: Tenho uma Nanoloco M5 configurada com o IP: 172.1.0.15 / 255.255.0.0 que recebe da antena 172.1.0.13 que é a primeira base. Ao receber o link nessa antena, distribuo em uma Switch de 16 portas e conecto os clientes desse prédio e ao mesmo tempo uso 2 portas da Switch para conectar outras 2 antenas Nanoloco M5 para enviar para 2 prédios (um ao lado do outro), completando, assim, a minha rede.
O Mikrotik foi o primeiro técnico que configurou pra mim e está funcionando, todos os clientes conseguem discar via PPPoE e a internet é liberada. O segundo técnico que reconfigurou todas as antenas, não mexe com Mikrotik e por isso ele não mexeu nela.
Agora qual o problema da rede? Acontece que tá dando muito conflito, vira e mexe aparece mensagem no computador de CONFLITO DE ENDEREÇO IP... Ao visualizar a guia ACTIVE CONNECTIONS, em PPP da RouterBoard 450 para visualizar os usuários logados, na coluna CALLER ID aparece o MAC geral da ANTENA para todos conectados naquela antena, e não o MAC individual de cada cliente, ou é assim mesmo?
Exemplo:
Usuários logados na Routerboard via PPPoE
PAP4-12C 00:01:12:55:44:AF
PAP4-44A 00:01:12:55:44:AF
PAP4-52B 00:01:12:55:44:AF
CAS2-11A 01:AC:DD:56:11:FF
CAS2-22C 01:AC:DD:56:11:FF
CAS2-33B 01:AC:DD:56:11:FF
CAS2-13B 01:AC:DD:56:11:FF
Pela que entendi, independente do usuário de um préido específico estar logado, ele mostra o MAC da ANTENA daquele prédio, e não o MAC do cliente logado no sistema, ou isso não tem nada ver e é assim mesmo?
E por que será que está acontecendo esse conflito de IP na rede?
Outros problemas que notei:
- Se alguém espetar um roteador na LAN, derruba a rede porque espalha IP na rede toda;
- Qualquer usuário pode ver os arquivos do computador dos clientes se estiverem compartilhado;
Não sei mais o que fazer, cada técnico que eu chamo faz de um jeito. Chamei um terceiro técnico para me ajudar, e que segundo ele possui um provedor médio e passou por todos esses problemas e saberia me ajudar, porém não compareceu no dia e hora combinados. Compromisso é algo que eu costumo levar a sério.
Continuo perdendo clientes, e não posso fazer minha rede expandir e nem mesmo dar entrada na licença junto a um engenheiro e consultoria, pois a rede está um caos.
Quem puder me dar o caminhos das pedras sobre se é algo configurado errado nas antenas e como posso contornar ou revolver esses problemas. Como posso fazer isso nas Nanoloco?
Anexei o mapa da minha rede do qual expliquei aqui, para um melhor entendimento.
Desculpe a delonga e detalhismo.
Me ajudem com dicas por favor.
Obrigado!!!
Anexo 59796