Bom dia,
Apenas acrescentando a explicação do Trober, a sumarização de rotas deve ser feita em ABR's (Roteadores de Borda de Área), preferencialmente na borda com a área 0 (backbone).
Abraço
Versão Imprimível
O Gabriel já contribuiu com a informação do local (roteador) onde você fará a sumarização :)
Código :
[rtr-noc]-----[rtr-base]-----[rtr-base-to-pop1]-\/\/\/\/\/\--[rtr-pop1-to-base] [rtr-pop1-n] 10.1.0.0/24 (north) [rtr-pop1-e] 10.1.1.0/24 (east) [rtr-pop1-s] 10.1.2.0/24 (south) [rtr-pop1-w] 10.1.3.0/24 (west)
No diagrama acima, você tem 4 redes /24, disponíveis para os clientes ao norte, leste, sul e oeste do seu pop. No roteador rtr-pop1-to-base, você sumariza as rotas num único 10.1.0.0/22 :)
Não é possível sumarizar dentro da mesma área, por isso o Gabriel comentou o ABR ;)
Saudações,
Trober
Trober rsrs, fica bravo ñ só que não consigo ver onde faço a sumarização nessa topologia abaixo.
Vou explicar essa topologia abaixo, rtr-noc é uma rb1100 ah que faz o roteamento ospf para rede na area backbone, sai um cabo da ether1 desse rtc-noc que vai para um switch 3com, nesse Switch liga todos os ptps ( existem +ou- 20 ptps ligado nesse Switch ), aqui na empresa tem 1 torre de 30 metros que todos os ptps sai dela. Chega o ptp/enlace ate o rtr-a q fica "exemplo" em uma caixa d aguá, que tem uma rb450g com roteamento ospf area backbone, que contem um range de ips privado para os clientes, descrito abaixo, com isso não tenho mais segmentos de rede. Agora para outra torre sai um ptp do switch novamente que vai para outra torre assim por diante. Com isso onde faço a sumarização, ou ñ é necessário nessa topologia.
Topologia
rtr-noc (rb1100ah - ospf area backbone) ----- switch ------ ( enlace ptp - nanobridgem5 )-\/\/\/\/\/\/\/-( enlace receptor - nanobridgem5 ) --- ether 01 rtr-a ( rb450g ospf area backbone ) -> 172.20.0.1/24 ( clientes )
Obrigado pela paciência.
boa tarde trober .muito obrigado pelas contribuiçao para todos nos , q DEUS te da em dobro .
deixa eu te pergunta de uns tempo para ca tenho um elance q ta dando
--- OSPFv2 neighbor xxxxx: state change from Full to Down
(isso na RB 1)
--- OSPFv2 neighbor xxxxx: state change from Full to init
--- OSPFv2 neighbor xxxxx: state change from Full to 2-Way
(isso na RB 2)
esta como o seu exemplo a unica coisa e q eu coloquei uma area
e em vez de ser brodcast coloquei ptp
/routing ospf interface add interface=loopback network-type=broadcast passive=yes /routing ospf interface add interface=ether1 network-type=ptp /routing ospf interface add interface=ether4 network-type=ptp /routing ospf interface add interface=ether5 network-type=broadcast passive=yes
/routing ospf network add area=backbone network=xxxxx q vem do backbone /routing ospf network add area=area network=172.17.1.0/29 /routing ospf network add area=area network=xxxxxx indo para o enlace
o q vc acha pg so este enlace q ta com este problema para frente ta normal .muito obrigado
Boa tarde. Fico feliz por minhas contribuições serem úteis :)
Como é composto seu enlace? É feito de uma routerboard diretamente para outra, no caso, RB1 para RB2 (via cartão)? Tem Ubiquiti compondo o enlace? Se tem, qual versão do Ubiquiti AirOS? Essas informações são necessárias.
Para facilitar, você pode nos informar a saída dos comandos abaixo, nas duas routerboards.
Se não quiser divulgar seus endereços públicos, substitua o primeiro octeto (se IPv4) por uma palavra, como no exemplo:Código :
:put ( "Routerboard: ". [/system routerboard get model]." (".[/system routerboard get current-firmware]."/".[/system routerboard g et upgrade-firmware].")") /ip neighbor print detail without-paging terse /interface export compact /ip export compact /routing export compact
BLOCO1.100.50.1/27
BLOCO1.100.50.33/29
BLOCO2.75.12.4/27
BLOCO2.75.12.41/28
Use pontuação nas frases. O "pg" é uma abreviação de qual palavra? Desculpe-me, mas não entendi.
Saudações,
Trober
Ola.. li todo os posts, gostaria de agradecer a todos principalmente ao Trober, pela grande contribuição ao Fórum!
Tenho apenas uma duvida, irei fazer a topologia anel, rodando OSPF, minha duvida seria o seguinte.. é possivel receber as requisições pppoe dos clientes vindo pelas mesmas interfaces que interligam os Roteadores do OSPF? pois a mesma rede que interliga os Routers, é a rede onde tem os clientes.. e as requisições viram na mesma interface que setei ip para comunicação entre os Roteadores do OSPF... ??
Agradeço a atenão de Todos..
Ola.. li todo os posts, gostaria de agradecer a todos principalmente ao Trober, pela grande contribuição ao Fórum!
Tenho apenas uma duvida, irei fazer a topologia anel, rodando OSPF, minha duvida seria o seguinte.. é possivel receber as requisições pppoe dos clientes vindo pelas mesmas interfaces que interligam os Roteadores do OSPF? pois a mesma rede que interliga os Routers, é a rede onde tem os clientes.. e as requisições viram na mesma interface que setei ip para comunicação entre os Roteadores do OSPF... ??
Agradeço a atenão de Todos..
Fico feliz em ter ajudado :)
Peço desculpas pela demora na resposta, pois estou em viagem.
Cara, eu não faria isso. Eu prefiro ter interfaces de enlace específicas para enlace, e interfaces de clientes, específicas para clientes. No seu caso, como é PPPoE, pode sumarizar numa área. A interface em que seus clientes conectam fica definida como passiva.
Saudações,
Trober
Cara.. obrigado pela resposta!
Entendi o conselho.. mas realmente de momento não consigo colocar um Router em cada POP pra fazer requisição pppoe em uma interface e enlace do OSPF em outra.. por isso em alguns pontos as requisições pppoe irão pelo mesmo enlace do OSPF.. mas pelo que entendi.. daria pra trabalhar assim? porem teria que "Sumarizar numa areá" e deixar a interface cliente passiva?
tem como detalhar para nós... essa explicação?
Grato
Até Breve
Srs, boa noite!
Nossa eu abri o topico andei meuo sumido pois estava um caos aqui pra arrumar as documentações da licença.
Pois bem voltei e estou aqui quebrando a cabeça ainda com esse OSPF.
Efetuei o passo a passo varias vezes e revisei tudo mas nao consigo fazer a RB pingar no DNS.
Meu laboratorio atual esta da seguinte forma.
Rb-a --------- Rb -b -------- Rb-c
Rb-a ( recebendo link de internet de um roteador d-link)
Ether1- recebendo ip do roteador via dchp-client.
Ether2- PPPOE configurado
Ether5- interligado com Rb-b (rede 11.11.11.0/30) Sendo final 1 na Rb-a e final 2 Rb-b.
Rb-b
Ether1 - interligado com Rb-c (rede 11.11.11.4/30) Sendo final 5 na Rb-b e final 6 Rb-c
Ether2-PPPOE configurado
Ether5- interligado com Rb-a (rede 11.11.11.0/30) Sendo final 1 na Rb-a e final 2 Rb-b.
Rb-c
Ether1- PPPOE configurado
Ether5 - interligado com Rb-b (rede 11.11.11.4/30) Sendo final 5 na Rb-b e final 6 Rb-c
A Rb-a pinga no dns o concentrador PPPOE que criei quando logo navega tudo ok.
A Rb-b pinga em todas interfaces das RBs ou seja pinga no ip 11.11.11. com final 1,2,5,6. so não pinga no dns e consequentemente não navega.
O mesmo na Rb-c
Algum help por favor preciso subir esse esquema pra chegar link na minha nova torre.
Obrigado
Pergunta 1: Como o seu roteador D-Link sabe da existência das RBs? Rotas estáticas? Rotas dinâmicas RIP?
Pergunta 2: Estando autenticado no shell do roteador D-Link, você consegue alcançar (com ping e traceroute) todas as RBs?
Pergunta 3: Qual o destino tem o traceroute, a partir do roteador D-Link, para cada RB sua?
Faço essas perguntas pois, ao que parece, seu roteador D-Link não sabe (pois não foi informado) para onde encaminhar as requisições, e está encaminhando tudo para o gateway padrão (provavelmente a operadora).
Saudações,
Trober
Ola..
Bom realmente o D-link só esta aqui pra ser o Gateway, para que eu pudesse testar. Ou seja nele estou supondo que seria meu LINK DEDICADO. Ai a Rb-a seria minha rb principal e a Rb-b e Rb-c seriam meus POPs.
Não mechi em nada no d-link pois é como se ele fosse o roteador da operadora me enviando conexão por um ip fixo.
Trober vc poderia me dar um ajuda não estou conseguindo fazer o meu funcionar quer acabar com as bridges de uma forma bem simples. o meu cenário e o seguinte abaixo quero fazer um pppoe e um hotspot em cada ponto, tudo altenticando no mk-auth na central e possivel?
Anexo 46773
CAROS AMIGOS
SEGUI O POSTER DE NOSSO AMIGO trober FICOU SHOW MINHA REDE
MAS ME AJUDA AI MEUS CAROS A VÁRIOS DIAS LENDO E
REVIRANDO POSTERS E NADA, ESTOU COM UM RANGE DE /27
QUE E ENTREGUE POR /30 COMO ENVIAR IP VALIDOS MINHA TORRES E CLIENTES
EMPRESARIAL DEDICADO.
Por favor ajuda
Bom dia, vc ja conseguiu solucionar o seu problema? caso precise de ajuda poste aí amigo, eu to com um problema aqui, na verdade nao é um problema e sim uma duvida, quero colocar minha rede q hj esta em bridge pra roteada (ospf). eu ajudo vc e vc me ajuda, pode ser? vlw amigo abracos....
Boa tarde pessoal estou interessando em implementar o ospf aqui na minha rede mas nao sei por onde começar ou o que implementar alguem pode me dar uma ajuda?
Coloquei a foto de minha estrutura
OBS: Minha rede é com bridge e tenho nat en todas as rbs
Os ips da wan de todas rbs é ip valido e os que é repassado para os clientes é ip invalido(172.16.x.x)
1ºduvida é o ip da loopback vai ser sempre da mesma rede
ex:rb1 ip loopback 192.168.0.1/32
rb2 ip loopback 192.168.0.2/32
rb3 ip loopback 192.168.0.3/32 e assim por diante?
2ºduvida na configuraçao das rbs so configuro o ospf e na rb1 é que faço a declaraçao das redes do nat e da rota statica?
3ºduvida como as rbs estao com ips validos como declarar as redes no ospf?
4ºduvida os ptp entre as rbs sao com ubiquiti terei que declarar a rede deles tambem?
Obrigado
Na verdade estou fazer um projeto de implantaçao e testando em laboratorio, as configuraçoes ainda estao incompletas mas tenho muitas duvidas.
Hoje recebo 2 links diferentes em rbs diferentes e essas rbs repassa ips validos para o restante das bases onde o cliente conecta recebendo um ip invalido (172.20.2.10 ou 172.20.1.12 depende da base em que for conectado) e a partir dai é feito um nat e o cliente navega.
Minha duvida é se eu configurar o ospf nas rbs ainda vou conseguir acessa-las remotamente usando os ips validos se sim como posso fazer essas configuraçoes.