Boa tarde @1929 , estou testando a FM com o Micro System TEAC .... Depois que chegar minha antena SW e MW, que irei comprar ou usar o moto radio que tenho aqui...
Versão Imprimível
Boa tarde @1929 , estou testando a FM com o Micro System TEAC .... Depois que chegar minha antena SW e MW, que irei comprar ou usar o moto radio que tenho aqui...
Boa tarde @rubem , a minha antena é está:
http://www.antenascastelo.com.br/PDF/Manual%205000.pdf
Fiz a ideia que você passou sobre o S ... tipo ficou um S ao contrário na vertical... e não o S na horizontal como está imagem...
http://photos.imageevent.com/holl_an...%20Antenna.jpg
Rapaz, melhorou e muito ela em "S", muito melhor do que em "O" .... sinal melhorou em várias rádios, e pegava melhor na maioria do lugares que coloquei....
Coloquei no mastro que fiz, e agora pegou... não pegou tão bem quanto o que havia testado em baixo... Deixei ela de bobeira no mastro tombado e pegou umas 10 rádios, sendo que algumas estavam com sinal bom... daí quando coloquei no mastro, já parafusada, reduziu para 8 rádios, sendo que apenas umas 3 a 4 posso dizer que dão para ouvir, pois possuem menos chiado.... já as demais possuem muito chiado... da para entender o que o locutor fala, mas chia demais....
Você indica algum amplificador de linha ou Booster??? ou algum aparelho feito para reduzir este o chiado??
Rubem, você falou sobre chave VHF ... o que seria isso... Pois algo que está confundindo, é assim... existem misturadores de Canais VHF... mais ele só funcionam para 1 entrada FM...
http://www.proeletronic.com.br/produ...-vhf-8-canais/
Daí fiquei pensando aqui em casa... A antena que instalei, funciona apenas com rádios distantes, como o próprio fabricante diz:
Citação:
Devido a otimização de projeto , esta Antena tem uma
excelente seletividade , ou seja , boa recepção mesmo
quando as frequências das rádios de FM são próximas.
Ele deixa um "MESMO", mas como sei, qualquer antena telecópia, pega a rádio FM comunitária da minha cidade... essa antena não...
Daí pensando nisso, pesquisei muito, mas não encontrei nenhuma chave que misture VHF com VHF, apesar que alguns dizem que existe... eu não encontrei...
Daí fiquei pensando, moro no meio de 2 cidades... a cidade A, em UHF pega bem a Globo, já a cidade B, fica do outro lado, e eu sei que pega alguns canais, pois já instalei uma vez uma antena apontada para lá... mas por conta dos morros o sinal era ruim... vejo que existe misturador UHF, igual VHF, então digamos que poderia resolver meus problemas....
Mas no caso FM, como unir 2 antenas??? será que existe uma aparelho fabricado espeifico para isso...???
ATT AB
Bons radios (Degen, Blaupunkt, Sangean) tem uma chave "Local/DX", serve pra atenuar o sinal que vem pela antena, porque radio mais proxima pode ficar por cima de uma estação de sinal mais fraco, pra nõa ter mistura de sinal você diminui a sensibilidade e só pega o sinal mais forte. Iria ajudar se aí tivesse muita radio comunitária, afinal a maioria delas recebe concessão pra 87,9MHz. Se sua antena não pega a comunitária local dá pra pensar em baixo ganho na frequencia dela.
Esses misturadores com frequencias diferentes pra mim se chamam diplexadores, são "ajustados" com uma bobina diferente por entrada, de modo que se inverter (Colocar antena VHF na entrada UHF) tem uma bela atenuação no sinal. Então não dá pra usar eles com qualquer antena (UHF + UHF).
Se vai juntar o sinal de 2 antenas iguais, pode usar um T simples, desses:
http://www.centertel.com.br/center_u...hes/emet-3.jpg
Antena comum é passiva, pode usar T tranquilo. Misturador é necessario quando você tem antenas de frequencias diferentes conectadas.
Meu uso de 2 antenas foi esse que você citou, imaginei que você ia optar por algo do tipo. Via antena espinha-de-peixe (Amplimatic, de TV, veeeelha) pegava a radio da cidade A a 100Km, e via outra antena apontada pra uns 90° pro lado, em outra cidade a 20Km, pegava a radio B. Mas o que eu tinha era chave comutadora dessa pra mudar a antena:
Anexo 54875
Isso era mais comum a uns 20 anos, usava pra selecionar entre antena local de TV e a parabolica (Canal 3 ou 4). Eles não informam frequencia, mas isso opera com canal 2 ou 30 do mesmo jeito, vai dos 50 a 700MHz provavelmente (Eram usadas em predio com CATV direto na TV, e CATV usa canal alto tipo 100 a 300 mesmo), ou seja, ele serve pra FM também.
O que citei de chave de VHF e suas frequencias é que tinha umas com frequencia mais restrita, hoje não ví mais, só tem essas comutadoras comuns sem frequencia definido. Por sua vez hoje os diplexers são todos pra frequencias diferentes, e UHF é uma banda muito larga, se você quiser 2 antenas UHF pra frequencias tão distantes tipo 200 e 400MHz não tem diplexer pra isso, tem que usar T comum, que em antena de ganho grande (Yagi de 20 elementos) significa desperdício de energia, uma parte do sinal vai de uma antena pra outra, em diplexer isso não ocorre. Não que seja um problema, mas se UHF+VHF merece diplexer específico acho estranho não tem UHF+UHF ou VHF-L + VHF - H (Acima ou abaixo de FM tem VHF, TV's antigas tinham essa divisão, ou era LVHF e HVHF? Enfim, tinha Low e High). Enfim, estou por fora dos misturadores, diplexadores e chaves comutadoras, achei que elas ainda tinham frequencia específica (Tipo os diplexadores tem).
Esse T com conector F e a chave comutadora devem custar R$ 5 a 10, não tenho certeza se uma segunda antena pequena num T não iria atenuar demais o sinal da antena externa, eu por precaução compraria também a chave comutadora.
(Se ligar uma antena grande numa pequena o sinal de grande chega via cabo na pequena e esta retransmite o sinal, ou seja, a energia vai pro ar e não pro radio. Em que medida isso ocorre ao usar um T não sei, usando antenas similares ou com sinal suficiente não tem problema)
Sem falar que por norma uma rádio comunitária não é para ir longe. Não me lembro exatamente do texto da norma, mas parece que é coisa de 4km.
E 25Watts de potencia.
Só que com 25Watts a coisa vai muito mais longe.
E como a tendência da agência é dar todas concessões praticamente na mesma frequência isso poderia gerar um conflito muito grande entre elas. Por isso que seria uma cobertura de curta distância para atender só a comunidade.
A prática tem demonstrado que as Radio Comunitárias tem feito uma concorrência bem grande com as comerciais. Com o disfarce de "apoio cultural" elas tem faturado em cima de publicidade. A Agência sabe disso, a ABERT luta mas perde sempre.
O máximo que a Abert consegue é que as comunitárias fiquem na frequência liberada para ela. Aqui por ex uma comunitária passou anos e anos em frequência em torno dos 100 Mhz até que foi "visitada" pela fiscalização e retornou aos 87mhz.
Boa noite @rubem , hoje comprei uma antena VHF e UHF interna, essas simples que vendem em camelo.... coloquei ela, e acredito que ela pegou melhor do que a antena externa... pois é fácil modificar de lugar... Fui testar com a chave A/B ... a antena externa se mostrou melhor, menos chiado do que a interna, mas piorou muito o sinal .... testei com o T (conector F) e este mostrou muita interferência, sendo mais prejudicia para a antena interna, como você mesmo citou... e novamente a antena externa se saiu melhor.... apesar que o cabo usado era horrível...
Quando chegar os conectores que comprei irei fazer novos testes... e postarei os resultados...
ATT AB
Boa noite @1929... entrei no site da rádio da minha cidade... e agora que vi... eles alteraram a grequência.... agora é 87.9 ... até uns dias desses era 104.9 ...
ATT AB