Página 1 de 12 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Boa tarde galera...

    Não sei se é local certo para postar essa pergunta... Mas vamos lá... A alguns dias venho buscando um local para comprar uma antena AM, pois irei comprar um Micro System que possuí rádio AM e FM. No caso da antena FM jà encontrei e comprei. Mas a antena AM está muito difícil de encontrar.
    Na realidade o que está difícil de encontrar é uma antena Externa para rário AM. Pois internas já encontrei várias, e eu mesmo tenho uma de plástico do tipo Loop. Mas sinceramente para minha região ela é péssima.

    Pesquisando verifiquei que Am funciona :
    Ondas Médias - 525 kHz–1,705 kHz, possuindo médio alcance.

    Já realizei pesquisas sobre antenas Ondas Médias e cheguei a encontrar algumas, mas todas caseiras, feitas por rádio amadores e com preços muito elevados.

    Verificando em alguns sites, vejo que a uns 80KM da minha casa tenho em torno de umas 15 rádios AM, além do mais, lembro que meu pai tinha um rádio AM a pilha, e que a noite pegava diversas rádios... Rádios que estavam a Mais de 500 KM de distância.

    Diante da minha falta de conhecimento e da falta de informação, comparado com antenas Wireless. Gostaria de saber de vocês, alguém indica-se onde comprar uma antena AM externa. Pois não tenho conhecimento se antenas nessa frequência possuem ganho em DBI. Na realidade eu não sei o que levar em consideração na hora da compra de uma antena AM.

    Entende, qual o tipo de antena comprar? Qual irá fazer eu captar rádios mais distantes?

    Diante dessa da minha falta de conhecimento, pensei em criar uma antena AM, encontrei vídeos mostrando a criar uma antena de Loop. Eu só não gostei muito delas pois são direcionais. É possível criar uma antena "Omni" para rádio AM ?? em algunas comentários, pessoas diziam que era apenas colocar um fio de arame grande que pegaria?

    Se alguém puder ajudar... ATT HJ

  2. abcd, realmente você não vai encontrar muita antenas industrializadas para a TOP BAND (assim chamada pelos radioamadores) mas construir uma é relativamente fácil, já que são usados muito poucos componentes, basicamente fios de cobre e isoladores. Segue um exemplo, mas você pode achar muitos outros na rede.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         160 m QST em portugues.pdf
Visualizações:	2609
Tamanho: 	735,0 KB
ID:      	54384

    Abraço e bons DX's.

    73'



  3. Os rádios mais modernos, na realidade desde os anos 60 para portáteis possuem antena interna de ferrite e nos anos 70 começaram a vir em rádios do tipo cabeceira. Os rádios antigos, usávamos um fio flexível(0,75 mm²) áté acima do telhado e com uns 5 metros de cada lado com isoladores nas pontas, o mesmo vale para ondas curtas(1800 Mhz a 22 Mhz). As AM têm data marcada para descontinuação dos serviços, não sei dizer para ondas curtas, ou seja em breve na amazonia, continente africano, e muitas residências ou vilas isoladas ficarão sem acesso a notícias locais.

  4. Primeira coisa que voce vai ter que cuidar. O micro-system tem saida para antena externa? Os mais modernos não incorporam esta saída.

    FM trabalha entre 80mhz e 108mhz. Então é prático uma antena construida com tubos de alumínio , uma antena Yagi semelhante a de TV, mas com as varetas cortadas para a citada frequencia.
    AM em ondas médias não existe antena industrializada para recepção.
    Mas é muito fácil fazer uma. Inicialmente procure por cordoalha. Tem uma cordoalha de cobre que tem cerca de 1 a 2 mm de diametro.
    Porque a cordoalha é melhor do que fio sólido? o caminho percorrigo pela onda eletromagnética só ocorre na superficie do fio. Então usar uma cordoalha que é trançada com inúmeros fios só faz aumentar a superfície de captação.

    Que comprimento usar?
    tem uma formula básica. 150/frequencia . Como 150 seria a metada da velocidade da luz, e isso na prática não existe fisicamente pois há perdas, então use 142,5/frequencia.
    Considerando uma frequencia média de 1000 Khz voce teria 142,5/1000= 142 metros . Este é o comprimento da meia-onda. Como uma antena é composta de lado positivo e lado negativo, fica metade para cada lado. 71m +71metros.
    Impraticável, né?
    Felizmente para recepção estes cálculos não precisam ser exatos. Se fosse para transmissão daí sim precisa cortar do tamanha mais correto para não aumentar a ROE que é a reflexão do sinal que não sai casadinho pela antena.
    Com uma ROE alta vai sobrecarregar o Tanque Final de saida do transmissor e queima.
    Mas recepção não tem isso. Então não esquenta muito com tamanhos exatos.

    Felizmente há uma saída honrosa... a chamada antena 14Porcento.
    O que é isso. É uma antena cortada no tamanho de 1/4 de onda que no exemplo é a metade da meia onda ou aproximadamente 35metros. Já melhorou né?
    Estica este fio com isoladores nas pontas.
    E mede 14% a partir de uma das pontas. 4,90 metros.
    Neste ponto você solda outro fio e desce até o seu receptor de AM. Também de cordoalha de cobre.
    Tudo isso se quiser fazer dentro das medidas. Mas como disse, recepção não é crítica e você pode diminuir estas medidas mantendo a proporção dos 14%.
    Tem mais rendimento se cuidar de usar cordoalha do que fazer nas medidas e colocar fio comum.
    Antigamente tinha o serviço de radio-escuta. A Anatel na época Dentel, até dava um indicativo gratuitamente. Este indicativo era o chamado ZY- Nem sei se existe mais isso.
    Agora, se voce quer mesmo se dedicar a sintonizar estações comerciais distantes procure por rádios antigos como o Hammarlund ou Hallicrafters. Tem modelos que dá até para escutar estações de radioamador em ondas curtas. E principalmente em SSB. Acho que com um MicroSystem voce não vai muito longe pois eles não são projetados para alta sensibilidade de recepção.
    O dia que voce ver a diferença entre sintonizar uma estação em AM e outra em SSB voce vai ver que em SSB não tem ruido de fundo, ruido de estática. E um som limpinho, só com uma caracteristica de parecer com um som de lata. A transmissão em SSB é de 1khz. Isso elimina os ruidos.

    Desculpe o texto extenso.



  5. Rádio de onde quer pegar? Outros países?
    Estou no Triangulo Mineiro e no carro, com antena integrada no para-brisa consigo pegar uma AM de Londrina (Paraná) sem ruídos (mas só a noite). Se quiser ouvir rádios distantes tem alguns rádios antigos que ouvem SW(ondas curtas), dá até para ouvir a transmissão ao vivo do papa. Mas depende muito de você não ter interferências, uma simples luz fria pode atrapalhar. Para ter estabilidade é bom ter antena grande mesmo. @1929 SSB já não entra na faixa da rádio do cidadão (vulgo px)? Só curiosidade, já que, pelo que li, a escuta é livre e o indicativo é só para quem tem equipamento capaz de emitir sinal.
    Me interesso muito por essa área, mas nunca tive equipamentos.






Tópicos Similares

  1. Melhor antena para Kit Cliente 2.4 Ghz Grade Vazada
    Por orionstation no fórum Redes
    Respostas: 13
    Último Post: 27-04-2011, 13:09
  2. qual a melhor antena para o bullet m5 ?
    Por wlsantos no fórum Redes
    Respostas: 25
    Último Post: 23-02-2011, 18:31
  3. Melhor Antena para colocar no POP
    Por anarquista no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 11-05-2010, 12:12
  4. melhor antena para enlace de 12 km
    Por gzanatta00 no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 01-05-2008, 18:39
  5. Qual melhor antena para PTP?
    Por crisduarte no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 12-07-2005, 11:35

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L