Exato, concordo.
Antes só expliquei uma situação de uso e como é usado aqui.
Att.
Versão Imprimível
Amigo, ativa o Log nos radios tanto AP como Cliente, bem como o NTP coloque este servidor a.ntp.br
Depois posta o Log deste AP para análise.
Tinha um enlace que caía direto, só peguei a falha olhando o Log, era algo na versão 5.2 (Ubiquiti)
Eai pessoal alguma solução para o problema ? aqui também estou nessa luta, mesmo com o ppoe estabilizado o cliente para de navegar, volta a navegar se ele reiniciar o cpe, utilizo um software de terceiro para concentrar o radius, a autenticação ppoe é feita nas torres no mesmo mk que manda internet para o cliente, essa foi a melhor solução que encontrei, os equipamento dos clientes é bem variado, utilizo ubiquit, proeletronic, oiw, e ate mikrotik (sxt) tudo em 5.8, ccq e ping bem estável.
Com relação a configuração do ppoe está assim
Mtu = 1492
mru = 1492
mrru = branco
keepalive timeout =30 ( ja fiz testes com 100, 300 = 5min esse valor muito alto gerou outros problemas, pelo o que intendi o
keepalive é o tempo que o túnel ppoe fica estabelecido mesmo se o cliente cair no registration, dai ele tenta conectar e o ppoe
fala que ele já está conectado , por isso voltei o valor para 30s, porém em estruturas 2.4 deixei em 50s , se estiver errado alguém me corrija ae.
one session per host = marcado
pap, chap = marcado
profiles
change tcp mss = yes
limits -> onle one = yes
o restante está padrão.
Meu problema é bem parecido com o autor do post, a semelhança é que concentramos a autenticação no radius, será que isso pode influenciar?
com relação aos enlaces, utilizo bridge + station wds , a rede está roteada , ospf + mpls
nada ainda pessoal, deu uma diminuida, mais ainda acontece, cliente com tudo perfeito cai pppoe mesmo com watchdog nao reboota, só pode ser algo da
UBNT
hoje uso somente 1 concentrador, mais os ptps são perfeitos, e com no maximo 1 salto
mais isso acontece também onde está a CCR que conecta os clientes, na torre principal
mesmo assim, estamos colocando concentradores espalhados na rede, cada ap com um servidor pppoe separado
Ja tentou ir na raiz do problema?? faz um teste usando um notebook plugado na ccr ou um switch apos ela usando o pppoe pra ver se nao da queda...as vezes buscamos o problema la na frente sendo que ele pode ta bem proximo...
amigo , os endereços MAC que estão aparecendo no usuario, não tem nem um repitido? se tiver ponto a ponto sem WDS no caso como voce usa o PPOE centralizado, ele vai passar sempre 1 mac, e da este problema. Outra, pelo que ta no seu log, o cliente ficar tempo sem gerar trafego ele ta configurado pra desativar o cliente? e reativar quando houver trafego?
Tester na voltajem da tomada do cliente, eles recebem voltajem estabilizada ou vai oscilando? 110v~120v~100v. Se vc já fez de tudo, experimenta fazer isso, lembre que os aparelhos que usamos se alimentam de energia, abrazo desde paraguay me conta se vc consegue solucionar.
O problema maior é com AP ubnt, na omnitik que tenho na loja esse problema nao acontece.
Pra tirar a duvida montei uma basestation 17dbi + rb912 pppoe só cai mesmo aonde cliente nao possui nobreak.
CCR 1016 concentrador ospf+mpls+vpls c/ pppoe centralizado, no maximo um salto para cada pop
Aqui tenho Rede OSPF+MPLS com concentradores PPPoE nas pontas, e o mesmo problema estava acontecendo comigo.
Basestation 17 com Rocket M5 atendendo clientes com Grid, Conexão PPPoE caia mesmo com sinal e ccq perfeito.
Depois de testar algumas configs no concentrador e não ter sucesso, atualizei ambos(Rocket e Grid cliente) para versão 5.5.10.
Até agora está bem estável, sem mais quedas.
Colegas que tiveram outras soluções, ou fizeram o mesmo e tiveram sucesso, postem ai.
Com o mesmo problema do autor do tópico, mas o meu começou a uma semana. Ativei os logs tanto do ap quanto do CPE e neste aparece o seguinte:
Jul 30 00:00:28 pppd[1038]: Timeout waiting for PADO packets
Jul 30 00:00:28 pppd[1038]: Unable to complete PPPoE Discovery
Como se o servidor pppoe não estivesse alcançando o CPE, mas a conexão com o POP está perfeita.
Acompanhando aqui....
Galera faz tempo que o tópico foi criado, mas vou passar uma experiencia que estava acontecendo comigo!
Seguinte tinha um pop aqui estava acontecendo o mesmo problema, porem uso rede roteado com ospf+mpls+vpls.
Sim temos que usar wds nos ptp, mas nas rb que faz o ospf tive que alterar a network type para nbma, ao invés de deixar broadcast, ( não sei explicar muito bem mas a linha rocket não consegue trabalhar muito bem bem com multicast, então ativei no meu roteamento só para trabalhar como unicast ) e nunca mais tive problema de cliente desconectando !
att.
Na Aba Advanced -Client Isolation:
deixa desmarcado.. é esse o problema
Então, eu também fiquei meio sem entender, mais aqui aconteceu e eu resolvi assim e ficou 100%.
Lembrando que eu uso ospf + autenticador nas pontas.