Eu em vez de diminuir, aumentaria o tempo.
Versão Imprimível
Como está sua topologia ?
Enviado via LG-D805 usando UnderLinux App
Ja aumentei tbm, fiz de tudo naquela aba ppoe serves
Enviado via SM-G318ML usando UnderLinux App
Bem, pelo jeito, continuou o mesmo problema, não sei o que há de errado neste sistema não, mas, meu Deus, existe um segredo para isso? Já fiz tudo para tentar sanar isto e continua da mesma forma. Hoje mesmo uma parte das pessoas cairam, enquanto outras após elas continuaram navegando normalmente! Qual é o grande trunfo para configurar uma coisa dessas?! Já está me dando dor de cabeça! :hmpf:
Já pensou em contratar uma empresa para prestar essa consultoria?
Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App
Desabilita "uma seção por host"
Verifica se aa suas bridge não está com protocolo rstp ou stp ativos. Se tiver desative.
Deixe keaplive timeout 10.
Configure corretamente seu servidor pppoe.
Se coloco ip no local adress coloque o mesmo na sua interface.
Crie um pool deixe dinâmico a entrega do ip.
Vá jo hotspot mande pegar os ips da mesma pool.
Se tem dhcp faça o mesmo.
Nas minhas configurações está tudo OK e por incrível que pareça so tem um cliente dos 15 que fica desconectando já olhei tudo mas nada atianda...
Tô até pensado em fazer a discagem pelo seu roteador e não pela CPE.
Enviado via 2014819 usando UnderLinux App
Cliente ficar desconectando pode ser também mitigação de sinal.
Esse cliente fica a 370m da torre 100% de sinal, e tem outros usuários do lado e não fica desconectando. O mais longe fica 870m e não cai nem com reza... funciona normalmente.
AP Groove →Cliente Tplink 5210g
Enviado via 2014819 usando UnderLinux App
Qual a potência do cliente e qual nível de sinal está?
Bom no radio do cliente esta com os 27dbm na parte de potencia do sinal esta cravado em 100% na vertical e corrigindo o cliente esta a 500m +/-.
Hoje de manha olhei os clines todos estão com 23h de conexão ja ele esta com 1:23h, eu programa o mk pra reiniciar na madrugada. já ate peguei as comfig de outro CPE que esta funcionando e upei nele mas mesmo assim o danado desconecta.
Coloque a potência desse cliente em 15 dbm
Qual rádio está usando?
seu rádio esta com potencia muito alta!
Olá pessoal, estou com o mesmo problema de desconexão de pppoe, minha rede é toda cabeada dividida em 4 setores com um sw l2, 2 desses setores são fibra óptica, o que acontece são desconexões aleatórias dos usuário das vlans, isso tira qualquer possibilidade problema de cabeamento de área, o problema começou dia 05 de junho e vem acontecendo em horário aleatórios, uso switchs com vlan fixa, no cascateamento de algumas áreas, e queria saber o que é isto, as vezes eu reinicio o mikrotik ou o switch core e normaliza. Já estou ficando louco, sem saber o que fazer.
Algum de vocês que estão com problemas de desconexão de clientes em pppoe. vocês possuem algum sistema de monitoramento pra reconhecer erros na rede? tipo prtg ou the dude?
Não tenho não, eles ajudam corrigir?
Nenhum sistema corrige as falhas, mas monitoramento pode te ajudar a identificar as falhas antes mesmo delas surtirem efeito.
Eu trabalho com PRTG (monitoração de todos os meus uplinks e clientes dedicados), Zabbix para monitoração dos ativos (incluo nisso todos os meu APs e Stations, switches, roteadores e concentradores e também nobreaks).
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
creio que se monitorar , poderá ter uma ideia mais clara, e de quais momentos ocorrem as quedas e por quanto tempo.
mas por experiência e já vi acontecer, será que não seria quedas de energia no cliente, tipo tomada frouxa, ou usando T pra colocar mais aparelhos juntos.
Já aconteceu uma vez de um cliente tirar do filtro de linha que havia deixado e ligar junto na tomada da geladeira, ai toda vez que a geladeira ligava, o nano reiniciava, achei o problema monitorando via ping mesmo, tipo usar prtg
se depender do cliente , a maioria mudam as coisas e mesmo que pergunte, diz que lá está tudo certo, mas na verdade já mudou tudo.
até a antena já tiraram do lugar, depois liga reclamando de lentidão, complicado, mas acontece.
Para mim acho que é problema no router os, ou em algum switch, minha rede toda vlan, todos em pppoe via radius, mesmo assim parece que alguém com dhcp na red se comunica com a porta 01 do switch vlan e manda os pacotes até chegar no servidor e começa dar esse tipo de problema, isso não deveria acontecer, acho que devo ter um firewall a parte ou configurar regras para dropar pacotes vindos de lans de roteadores, queria saber como se faz isso mas só penso isso na teoria.
As antenas de cliente de vcs q tao tendo problema de desconexao PPPOE estão em bridge ou roteada? Se tiver bridge, coloca todas CPEs em modo roteado, modo WISP, o que seja. Caso não use VLAN pra cada antena na torre, tenta colocar filtro nos switchs bridge pra nao haver comunicação entre as portas do switch, as portas não devem comunicar entre si, apenas com a porta uplink do switch q esta conectada no concentrador, evita problema de loops, broadcast e tráfego desnecessário entre as CPEs. Nas antenas base tb ativem a opção de isolamento de clientes no ubiquiti ou desative default foward nas Mikrotik.
Amigo, não sei se vc está acompanhando o tópico, a questão é que a rede toda é cabeada.
Sim, mas aí pra traz foi mencionado mistura de cabo com wireles...
Esses clientes tão todos em cima de switches, correto? Na casa do cliente é usado o que, um roteador wi-fi com cabos ligados na porta WAN ou cabo direto no PC autenticando via PPPOE do Windows? Como é feita a ligação dos Switches ao concentrador? Há alguma forma de isolação de toda comunicação dos clientes entre si? VLANs por exemplo... Se clientes conseguem se comunicar de alguma forma dentro do switch, entre as portas, vários problemas podem ser criados.
Sim switch vlan na maior parte da rede inclusive no core.
Ah blz, entao. Acompanhando...
Tambem estou com mesmo problema, mais meus clientes são tudo fibra, sinal da ONU esta perfeito, mais fica caindo e voltando.
bom dia estou com o mesmo problema, seguinte tenho uma basestation m5 conectada na porta do microtik e esses clientes conectado via ppoe, as antenas em bridge e os roteadores que autenticam estão desconectando só voltam depois que desligar o roteador e ligar novamente,tenho dois ponto a pontos e esses clientes estão normais somente nesse setor da rocket m5 que estão com esse problema.
Como é difícil descobrir esse tipo de coisa, seria bom pegar uma segunda RB e fazer uma parte da rede autenticar ali, e acompanhar se também vai ocorrer o comportamento indesejado. E assim ir mitigando o problema. Lembrando que o keepalive tem de ser de pelo menos 60 segundos, mtu no lado do servidor de no máximo 1480... Eu sofro pouco com isso, eu uso Accel-ppp e meus clientes padronizaram um único modelo de roteador, que agora é o trendnet com suporte a dual-stack, muito sossego...
Bom dia vlw amigo pela ajuda mas resolvi fazendo "Downgrade" do micortik, esse problema aconteceu quando eu atualizei o microtik para versão 6.39.3 ai começou essa dor de cabeça, fizemos o "Downgrade" para a versão 6.38.7 normalizou tudo graças a deus fica ai a dica para o pessoal cuidado antes de atualizar o microtik.
No meu log também aparece os clientes desconectando e conectando, porém ninguém me relatou quedas. Estive monitorando os Logs e vi o meu também desconectando e conectando ao mesmo tempo que monitorava, nem o winbox caiu, creio que seja algo normal. Estou errado ?
Bom dia. O que fiz para parar as quedas aqui e vi que funciona foi setar ack manual tanto no ap quanto na CPE. Diminuir quase a zero. Mas ai tem q ficar tentado cada cliente até acertar ele. Meio chato isso. Mas foi o que consegui melhorar
Esse problema de desconectar quando a opção One Session per host está habilitada, em geral é porque o rádio não está deixando passar os MACs dos clientes. Resolve a causa raíz pois se mudar de sistema que também autentica usando o mac, não irá ter problemas.
Então amigo.Se possível me dá uma ajuda, uma explicação.
Quer dizer que as quedas podem se dar por gargalo no Mikrotik ?
Eu uso uma Rb1036,OLT com vários usuários com fibra direto na residencia e mesmo assim há quedas.Claro que quando ocorre a queda verifico se houve algum problema elétrico,sinal PON e etc.Mas não encontro nada que possa sinalizar o motivo da queda.
Venho por muito tempo acompanhando discussões sobre o assunto de quedas em pppoe e não vejo um consenso sobre,pois existe muitas variáveis.Mas eu sempre estive checando estas e mudando uma coisa ou outra,mas sem solução do problema.
Estava com esse problema aqui .. resolvi refazendo um RJ no cabo que aparentemente estava bom