Pessoal, consegui resolver o problema dos pings altos nesse AP2000. Era realmente excesso de tráfego. Não estava relacionado ao número de clientes conectados, mas acredito q ao volume de pacotes que passava pelo cartão dele. Vou explicar melhor, para caso aconteça com alguém: no provedor o gateway é cliente deste ap2000, que além de servir a uns 15 a 30 clientes simultâneos, levava o sinal através de uma máquina linux q estava conectada na eth dele, para outro prédio, onde existe outro ap2000 e mais dois senao cb3 levando a outras cidades. Então TUDO passava pelo meu cartão dentro do provedor e por este primeiro AP2000.
Resolvi o problema realocando a maquina linux q estava conectada na eth do AP, trazendo ela aqui pra dentro do provedor, pois tenho visada para ambos os prédios, resolvendo desta forma o problema q me tirava o sono.
Eu já desconfiava que era isto, mas como tenho "pavor" de mexer em estrutura, vinha adiando o que já devia ter feito a mais tempo.
Bom, espero que minha experiência sirva para alguém q tenha algum problema similar. Os pings para o ap2000 chegavam a 10.000 ms...
Abraço e obrigado a todos q me auxiliaram.
Alexandre