Tenho trabalhado com APROUTER tanto o de duas quanto o de cinco portas, nas duas frequencias tambem 2.4 e 5.8 ele tem dado a nos aqui na empresa resultados satisfatorios, tem sim um bug na atualização 2.2 do firmware...hehehe =D!!
abraçao!:cool:
Versão Imprimível
Tenho trabalhado com APROUTER tanto o de duas quanto o de cinco portas, nas duas frequencias tambem 2.4 e 5.8 ele tem dado a nos aqui na empresa resultados satisfatorios, tem sim um bug na atualização 2.2 do firmware...hehehe =D!!
abraçao!:cool:
Bom galera, estive testanto mais de 12 modelos de APs diferentes, todas em suas novas versões.
O que me surpreendeu foi que TODOS, digo TODOS os modelos estão copiando o modelo WR254E da abocom, no circuito de radio, porque é o melhor rádio com chipset 8186 já fabricado.
O Ovislink 5460v2 são fabricados pela ABOCOM, e segue o mesmo padrão dos WR254E, só que possuem apenas 2 portas, 1 lan e 1 wan, e o WR254E 4 lan e 1 Wan.
O que percebi nos testes foi que os equipamentos fabricados pela ABOCOM, seja em OEM, ou em sua propria marca, tem uma melhor performance sobre todos os outros APs.
Para se fazer o teste foi usado o IXCharriot e junto com o netstumbler monitorando a potencia em dbm e range do sinal.
Foram usados 6 modelos de antenas, de 2dbi, 4dbi, 5dbi, 7dbi, 8dbi e 9dbi, o ganho nas antenas só foram notados nas antenas de 7 dbi e 9 dbi, versão rubber duck, e na versão de cabo foram notadas em todas 4dbi, 7dbi e 9dbi (os cabos tem 3 metros de comprimento original das antenas WiMacMax, bom base magnética.)
Ordem de classificação de Marcas, chipsets 8186
83% ABOCOM e OVISLINK (modelo wr254e e 5460v2)
50% Zinwell (G220)
33% Edimax (7209 v. 3.01 ) (versão já com o modelo de radio da AboCom)
20 %TP-Link
10% Netgear / Dlink / Belking
2% Buffalo / Hawking (modelos chipset marvel - um lixo)
Foram usados os firmware original e depois o firmware AP Router para os modelos citados, tanto em potencia máxima como em mínima. distancia da antena 10 metros sem barreiras. Resultado obtido com transferencia de 1 arquivo de 20 gigas, 1 arquivos de 10 gigas, 1 arquivo de 1 giga, 10 arquivos de 100 megas, e vários arquivos de 1 a 6 megas de mp3 (tamanho dos mp3 1giga total).
O resultado é a soma do tempo de transferencia pelos megabytes transferidos.
Foi somado o lag total de transmissão wireless, e tirado a mesma porcentagem de lag do total de pontos obtidos pelo tempo de transmissão dos arquivos.
Se alguém quiser rodar os testes por sí próprio, ou fazer o teste oficial de uma vez pelo under-linux, seria legal, pois daria credibilidade ao trabalho realizado.
*** o ap zinwell testado apresentou travamento durante o teste 3 vezes, e teve de ser substituido por outro, que apresentou tambem alguns lags de travamento, mesmo com firmware original, ao usar um cooler sobre ele, passou o problema.
Equipamentos podem ser encontrados em várias lojas, em campinas, parece ser a predominancia de várias delas.
Erick MacDonald Filzek
Diretor Comercial / Analista Pleno Sr.
Consultoria e Vendas de AP - Wireless - Mikrotik - Mikrotik PC
USAimport Importação e Exportação LTDA
+55 19 7804-6741
Muito bom. Vou usar só o OvisLink 5460v2 :)
tenho 40 ap´s G220 na minha rede entrente outras! como edimax g120 realsat gilink wet11(LIXOOOOOOOO) , ovislink b e b/g .. e algumas outras que esqueci jah hahaha
so sei de uma coisa
G220 disparadooooo em performace e confiabilidade!
dificilmente trava, custo beneficio excelente uma pena ter somente duas portas :(
mais é a melhor!
sou contra linksys pq nao trabalha com pppoe entao pra mim eh lixao :D hehehe
não uso firmwares tenho pppoe e só uso o modo bridge! ou seja soh preciso da camada de transporte! e te garanto nenhuma ap tem a mesma performance nessas condiçoes .. dessas baratinhas
Muitas vezes os fabricantes substituem componentes que afetam diretamente o comportamento do equipamento, isso varia de lote para lote.
Pra mim o kodama é o mais estável.
Ja houve casos do g120 travar apos picos de energia. Uso tb O Edmax 7209 em alguns clientes e nao me dao problema, Fico com o Edimax
Aqui na Minha rede uso edimax e ovislink ..
Os edimax nao travao com pico de energia - mas em compensacao se o seu ap sair fora do ar depois de 1 minuto procurando ele trava ..tendo que desligar e religar novamente. e outra coisa que acontecia que ele do nada reiniciava.
Ja o ovislink trava com pico de energia , mas se o ap sair fora do ar ele volta depois sem travar.. mas agora do nada esses ovislink estao reiniciando sozinho a ( Alguem ja teve esse problea - uso neles ap-router)
WDC Networks - Distribuidor Autorizado!
uso 5460 com wappro 4.1 ta perfeito aqui
tenho mais de 200 aps tp-link 501 (chipset atheros)ate agora nao troquei nenhum, quase 100 com chipset realtek 8186 ,ovislink, edimax 7206, aprouter wr254, tenho uns 10 pifados todos o meso problema, a wireless para de funcionar. com picos de energia todos eles dao uma travada , so reiniciando.
Minha opnião é que sendo chipset 8186 da tudo no mesmo, desde que usando o mesmo firmware, desse modo procuro sempre o mais barato e depois de usar muiiiitos dlink g700, agora to usando o glink, e o proximo sera um encore com 5 portas, vai sair por uns 80 reais, isso sim que é otimo!!
Uso firmware pra aumentar a potencia deixando todos eles com 250 mw,
no g700 uso o C3, nos demais uso o WAPRO.
Agora quem tem 40, 50, aps desses não deve ter muitos problemas, no meu caso tenho uns 1000 aps fora umas 500 placas PCI, entra uma media de 70 por mes!!! aff...
Bom,
Para quem tem 1000 aps la fora sabe que tem muita diferença entre 8 e 80 amigo, o chipset não manda nada, é apenas o processamento, quem manda são os designs das boards, trilhas, e 90% no transceiver do radio.
Você deveria estudar melhor antes de "jogar" papo furado fora.
Encore é um lixo, porque usa tecnologia de criança, eles não tem qualidade de transceiver nem de trilhas do wireless, o produto deles é amador comparado com AboCom, Edimax, Ovislink, Senao, Gi-Link e qualquer outra marca que tenha uma destas companhias por trás.
O chipset 8186 ja tem mais de 4 anos, isso não é tempo de menos, é tempo de mais, só esta em uso ainda no brasil por ser barato.
Entretanto, ninguém quer apenas um produto barato, quer um produto que dure, com qualidade, que não trave nem que fique "laggeando" nas conexões e jogos.
Então, o correto é custo beneficio.
Um AP top de linha custa cerca de 150 reais no mercado, com pelo menos 125mw de potencia real no transceivers, isso, nós estamos falando dos Abocom WR254E e dos Ovislink 5460v2.
Depois vem os Senao G220 com 200mw no transceiver de saída, porém, só da essa potencia com o firmware original, quem coloca outro firmware na realidade não consegue dar a potencia real do equipamento, porque o driver de saída não passa dos 125mw real.
Agora falar de um 8186 da Encore, legal, pra usar dentro de casa e olha lá, porque ele tem 50mw de potencia real, se duvida, abra o equipamento, tire a protecão metálica (isso é se tiver, poque a Edimax e a Encore, para economizar retiraram a proteção de alguns de seus radios), e verifique quais são os 2 chips que fazem o TX / RX e o transciever, ai pegue o datasheet dele e veja a potencia real, não se assuste ao descobrir que os Edimax 7209 são 73mw.
Por isso, tem que saber o que fala antes de fala besteira, tem que ser verificado, checado, comparado, ai sim, poderá ter um base real de onde economizar.
Quem tiver os equipamento 8186, abra-os e vejam os chips que foi falado e postem, ai poderemos fazer uma comparação real.
Erick MacDonald Filzek
Diretor Comercial
USAImport - Distribuidora de Wireless
Consultor Microsoft MCE / Linux / Mikrotik
Voce é muiiito sem educação, isso aqui é foro de debates e com certesa voce não sabe tudo, e como eu disse é a minha opinião.
Opnião de quem tem mais de 1000 aps funcionando, deveria ao menos repeitar isso.
A tua converssa me parece muito a de vendedor, voce por acaso vende esses Abocom WR254E??? pois isso esclareceria tudo.
Antes de afirmar que falei besteira, voce não poderia ter feito o mesmo comigo, isso não ajuda em nada o debate!!
Eu vou concordar com os dois, primeiro a educacao, entao mesmo que o colega estiver totlmente errado no seu ponto de vista, sobre o chipset, debemos nos tratar com respeito,O que na verdade o 8186 e, um conjunto de instrucoes, para que o radio funcione, , uma das partes mais importantes na verdade, e o radio, ja que nele estao as caracteristicas natas , ou seja, potencia (que tambem nao e tudo),sensibilidade do receptor, e principalmente seletividade, isso somente se consegue com um bom projeto wireless do radio.Entao cuidado em comprar equipamentos que nao levam em conta esas caracteristicas.
Bom, parece que o amigo é de origem espanhola/latina de lingua, seletividade, se entendi corretamente, é a onde no conjunto avaliamos os recurmos e então ao meio das opções, selecionamos o melhor, seria isso? Até eu to confuso agora... hehe...
Bom, boa notícia pros fans do chipset 8186, teremos radios de 600, 700, 800 e 1000 mw ainda no próximo mes, isso quer dizer que o 8186 esta igual a phenix, renascendo das cinzas para perdurar muito mais tempo. custo + Benefício = Lucro para os provedores WSIP enquanto não chega o WiMax de Vez. O fabricante é a WiMacMax e promete 1watts de saída e recebimento, isso vai ficar muito bom se for verdade! Preço estimado R$ 280,00. Se for isso mesmo, vai vender igual água.
eu nao instalo nem nas minhas repetidoras radios com mais de 350mw... acho que o ruido destroi o troughput... alguem acha que quanto mais potencia melhor?!
Isso é verdade ruído / semsibilidade, porém, se o amplificador / potencia real estiver realmente optimizada, não haverá mistura no sinal / ruído.
Ele ficará discernível para Tx e Rx com qualidade, o problema é amplificar sugeira e interferencia, ai mata tudo.
Vocês estão no caminho certo!
E a caracteristica do receptor de rejeitar os sinais adjacentes
godto muito do ovislink
Olas...
todos aqui falam em POTENCIA DE TRANSMISSAO.
Poucos... ou quase ninguem falam em sensibilidade de recepção.
Equivale a 2 pessoas falando aos gritos... ou 2 pessoas falando aos sussurros. O que é melhor? Bem... ai vem o conceito de relação sinal/ruido que tambem ninguem comenta aqui.... isso somando a ruidos de canais... etc...
Eu acredito que "design" melhore... que melhore mas NÃO SUBSTANCIALMENTE como o colega "filzek" quem apontar. Pode melhorar? Simmm... mas algo na casa de 1 a 2 dB. Não existe mágica.
Cabeamento... qualidade do cabo, do dieletrico, do conector, do meio.. isso tudo é fator relevante. Nao apenas o AP.
Preço... tambem relevante.
Mas tenho minhas duvidas em medir potencia em mW.
Deveriamos sempre falar em dBm... pois o alcance e lineramente proporcional em dBm pois a perda é logaritmica. Olhar numeros 50mW, 100mW... 400mW... parecem estar crescendo aos montes... mas a visao correta do alcance... é e será sempre em dBm. Senao... porque criar essa unidade de medida?
Abraços,
Amigo, sou uruguaio, no espanhol a palavra e selectividad, no portugues seletividade, caracteristica do receptor, quanto maior seletividade melhor, procure no google como seletividade do receptor.
os primeiros que recebi repassava MAc no modo ap cliente, nos firm mais novos perdeu esa funcao, e nao consegui copiar o firm . Hoje tenho quase 300 com zero troca
tp-link gera interferencia nos canais de tv
em que canais de tv?, nao teria como 2,4ghz interferir em 200mhz, so se recebe tv por MMDS, ate poderia, acontece que o tplink da muita potencia, aqui trabalho ele em 1/2 potencia.
Ovislink, não da dor de cabeça.
alguem jah usou GREATEK???
chipset atheros, eu uso, e gostei da performance, soh tem uma coisa q mudou em relacao ao AP com chip Realtek, eu naum acesso ele pela Wireless no modo cliente... sera q alguem sabe acessar ele pela WAN??
Amigo vi que sua empresa é uma importadora, preciso comprar equipamentos e gostaria de saber se voce pode me oferecer alguma coisa. entre em contato comigo por favor
Marcelo
www.centrodamidia.com.br
msn [email protected]
email [email protected]
o g220 é muito bom tenho 2 aki.
O melhor, dos que eu ja trabalhei até hoje é o APRouter WR254...
Outro que eu usava seguid era o Zinwell G220, mas esse cara me deixou na mão, da pra anotar na agenda, quando ele completar um ano de uso para de funcionar... e ai são 50,00 mais frete pra arumar... que barra...
Olá gente,
Sou novo aqui, e gostaria de deixar minha opiniao modesta. Nao sou pro em wireless, apenas mais um iniciante curioso, mas instalei um 78.0454ARB Super AP da GTS Telecom (antes tinha um da Linksys, daqueles que voce nao pode trocar a antena) e fiquei muito satisfeito.
Segundo a GTS, o radio tem 250 mW, mais do que muitos outros APs por ahi que te dao 100 mW. Inteface toda em portugues, fácil pra curiosos feito eu, um manual que pra virar apostila de wi-fi so falta a capa, excelente apresentacao da embalagem e aqueles leds nao te incomodam a noite caso vc tenha um desses no teu quarto. O preço tb nao e' salgado.
Eh isso. abraco a todos e obrigado por voces existirem e, mesmo sem saber, tirarem muitas e muitas duvidas minhas so de ler os topicos aqui. Verdadeira AULA !
Sem duvida o melhor éo edimax ew-7209apg-os que nao vem do paraguay, os que vem de la so tem 8 mb de ram, eos importados pelos ditribuidores aki no brasil tem 16 mb.
abraços.
WR254, WR252 e G220.. o Super AP da GTS não gostei como cliente, mas como AP é bom.
com certeza o zinwell g220, faltou ele na enquete
Na minha cidade só tenho esses disponiveis, qual o melhor pra ser usado como AP com uma antena omni, e que eu posso usar o MK em paralelo?
2100 AP da Dlink
AP Router Wireless GTR 2401KP 400 mW 54 Mbps
AP Router Wireless WR-254 400 mW 54 Mbps
APRouter - 2405G 08M
Gostei amigo da sua observação.
Eu sou 100% cliente, e já percebi que os clientes receptor num tem cido muito lembrado aqui nesse Forum, as vezes me pergunto : será que estou no Forum certo !! Sou cliente de um provedor que me prometia 60kbps mais só recebo 25 no maximo 32kbps. minha antena direcional de 12dbi dista de 3km livre de qualquer obstaculo da torre de acesso do provedor. Comprei uma antena de 25Dbi e pretendo comprar um AP para melhorar minha recepçao, qual AP de melhor recepçaõ vcs me indicam e como devo instalar e configurar??
E as duvidas continuam, quando se trata de saber quem é ou quais são os melhores AP, claro que é impossivel ter a unanimidade, mais .. eu esperaria pelo menos um consenso ...
Abraços
Por enquanto é o Ovislink.
Johnica.. com isso vc quer dizer que os chip ste Atheros é bem melhor que o chipset realtek? Sendo assim o AP TP-LINK tem uma melhor performance que os outros Ap´s que já estão no mercado com chip realtek ??
Sua resposta é muito importante para tirarmos essas duvidas..
Também estou usando atheros, mais precisamente o TP-LINK WA501G e o rádio da GREATEK WR-3454 também. Até hoje nunca precisei trocar nenhum. A resposta dele é muito rápida, a sensibilidade, a temperatura de trabalho, a fonte de alimentação. E o custo tá menor que os outros. O que deveria ser implementado é um controle de banda.
Eu possuo um Ovislink 5460 com AP-Router 6.1 a 2 anos, com 29 redes wireless proxímas há uns 300 mts cada, sem amplificador e com potência de 20 dbi(100Mw) e uma omni de 18 dbi e canal 6 conocorrendo com + 7 redes proximas no mesmo canal.
Porque isso tudo?
3 das outras marcas principais acima não passaram de 9 meses... E começaram a presentar baixa muito grande de sinal... entre outras coisas +.
Esse é guerreiro...........