Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.
Como disse sphreak, essas antenas por possuirem uma largura de banda muito aberta o seu ganho também é menor embora a tabela diga o contrário. Se estiver chegando com -80dBm com uma antena adequada, pode chegar com -85 ou -90 até pior, mas a vantagem é que não precisaremos ficar trocando de antena cada vez que dá um piti ou resolvamos trocar de chip por outra operadora. Quero nem imaginar quando começarem a usar a faixa de 450( entre canal 13 e 14) " UHF", que é apelidado como 4G rural, ainda em algumas regiões muito utilizado por teles fixas( Oi, Telefonica etc) para as propriedades ou comunidades rurais.
A fabricante é Proeletronic " www.proeletronica.com.br", e se acha no M.L.
Citação:
Postado originalmente por
Nilton Nakao
Como disse sphreak, essas antenas por possuirem uma largura de banda muito aberta o seu ganho também é menor embora a tabela diga o contrário. Se estiver chegando com -80dBm com uma antena adequada, pode chegar com -85 ou -90 até pior, mas a vantagem é que não precisaremos ficar trocando de antena cada vez que dá um piti ou resolvamos trocar de chip por outra operadora. Quero nem imaginar quando começarem a usar a faixa de 450( entre canal 13 e 14) " UHF", que é apelidado como 4G rural, ainda em algumas regiões muito utilizado por teles fixas( Oi, Telefonica etc) para as propriedades ou comunidades rurais.
A fabricante é Proeletronic " www.proeletronica.com.br", e se acha no M.L.
Aproveitando o embalo no seu comentário a respeito de antena UHF, existe no mercado livre anúncio de antena UHF do modelo espinha de peixe, igual as usadas para recepção de tv digital sendo vendida para recepção de sinal de celular. Será que daria bom resultado?
1 Anexo(s)
Citação:
Postado originalmente por
chicao48
Aproveitando o embalo no seu comentário a respeito de antena UHF, existe no mercado livre anúncio de antena UHF do modelo espinha de peixe, igual as usadas para recepção de tv digital sendo vendida para recepção de sinal de celular. Será que daria bom resultado?
A antena que você se refere é esta:
Anexo 67522
Uma antena quadriband modelo CF 4000 da Aquario. Como o próprio nome ja diz ela é quadriband. Ou seja, opera nas 4 frequências básicas (850, 900, 1800 e 2100Mhz).
É uma antena que tem 12dBi de ganho e que em distâncias curtas, até uns 7km pode trabalhar a contento. Custa em torno de R$ 100.
Como expliquei antes no topico eu sou adepto e favorável a antena na frequência exata de operação. Por diversos motivos!
O principal deles é a estabilidade de operação. Agora digamos que você vai instalar um terminal 3G em 850Mhz a 15Km da torre da operadora. Com certeza uma quadriband de 12dBi não é a antena mais indicada! Eu utilizaria uma yagi específica de 850Mhz em 17dBi ou 20dBi.
Outra é o custo! Pelos mesmos R$100 é possivel comprar uma yagi de 17dBi.
Mas se é possível operar com ela? Sim perfeitamente!
Vai ter o mesmo ganho, estabilidade e custoXbeneficio de uma antena yagi específica da frequência? Com certeza não! Por 50 pilas compra-se uma antena yagi de 14dBi mais estável e com desempenho superior.
Minha opinião pessoal: O uso de antena quadriband é pra instalador de telefone. Pra aquele cara que chega na casa do cliente, tem um sinalzinho fraco lá fora da casa e o cara taca uma antena dessas apontada na direção da ERB e torce pra "pegar" sinal.
Agora fazer uma instalação profissional, identificando a frequência correta, dimensionando o ganho da antena conforme o sinal recebido e direcionando corretamente a antena para posição de melhor desempenho é outra história.
.
Eu trabalho há mais de 30 anos (1984), e nessa época era usado rádios em ondas curtas mas modulado em SSB( 2182 KHz até 21000 KHz que era operado pela marinha ou centrais locais. As forças armadas( ministério da defesa) ainda usa essas faixas pra emergências e obrigatório em aeronaves e embarcações fluviais e marítimas e até mesmo em estações e veículos terrestres mesmo civis conforme o caso( científica).
Construir uma antena, requer cáculos e mais cálculos, não é somente usar a velocidade da luz e dividir pela frequência. " coeficiente dielétrico, coeficiente angular, velocidade angular do cabo, material a ser usado do irradiante, diâmetro etc"; Maioria compra do primeiro fabricante, muda algumas coisa para fugirem da patente industrial e finiiii. Se for fazer uma analogia das antenas por completo acho que num HD de 2 TB, faltaria espaço, por que começaríamos na frequência do som sub-audível ( 63 Hz), até mais do que infra-vermelho( mais de 50 GHz). Frequencia de 63 Hz a 130 Hz era usado para codificar áudio dos telefones, uma empresa brasileira conseguiu fazer com que os códigos mudassem 17 das 32 combinaçoes por segundo nos anos 80 e tudo analógico; Por que antena? hoje existe a possibilidade de captar uma conversa com uns 20 metros ou mais, bastando apontar a antena.
Nossos dispositivos móveis vem equipados com antena quadri band e nos caso com 4G até 6 bandas, por isso trocamos de operador sem sentir muito o desempenho e o camarada gritava, quando era TDMA o sinal ia mais longe, claro era uma banda só, uns e outros que eram dual, mas usavam duas antenas. Alguns fabricantes de celulares usam só duas antenas; uma para bluetoph, celular e wifi e outra para gps e a-gps, olha lá se não estiver numa única antena.
Antena num corte específico tem um "Q", mas o cliente precisa ser fiel a uma operadora( 2G ou 3G), 4G já utiliza em 700 ou 2100 e até mesmo em 2600; acredito que 5G vá utilizar boa parte da faixa de gsm. Logo, logo não teremos mais a faixa de frequencia disponível, por conta dos dual ou até mesmo quadri e crescente aumento dos dispositivos. Metrópoles como São Paulo, New York, Tokyo,etc com mais de 20 milhões poderão entrar em colapso, começamos com 8ª digito, agora com 9ª e isso fará que precisemos ter antenas mais eficientes e com menos potência.
O que manda a eficiência de uma antena. No pará, precisava-se fechar um enlace em ondas curtas com São Paulo; 100 W e nada, 150 e nada, 1500 e nada. Medi o ROE estava ok, resolvi refazer tudo, troquei até o fio irradiante blz, falei até com 10 W e por conta da licença deixei com 100 W.
A maioria das vezes, antena de um fabricante não funciona num determinado cliente, mas num outro há algumas centenas de metros funciona que é uma beleza, ja aconteceu comigo com distancia de 4 metros, porém em mastros diferentes. Em 900 a Aquário é melhor, mas em 1800/1900 prefiro os da JFA. Melhor antena e melhor operadora na zona rural é a que funciona, quem mora na cidade é o que atende a espectativa, no meu caso a Claro que por ora não recebo ligação do baú, faustão, gugu, presideos e numeros sem identificação, nesse quesito a Vivo pôs filtro.
As fabricantes Idealiza, Electril, ARS, Sincall, Zirog( época dos TDMA), eram boas mas ruins em acabasmento. Electrill mandava junto uma pasta que era para que o alumínio se oxidadase, sincall e Zirog é em aço com tinta epoxi. Cheguei a conhecer mais de 20 fabricantes de antenas, muitos eram ex militares ou trabalharam nos Correios, Vasp, Varig, Tam e Dentel( ANATEL) e também Motorola. Esta houve uma época em que de 100 rádios que ocupavam corpos de segurança pelo mundo, 99 eram Motorola, quando começou a perder terreno, o primeiro celular do mundo foi Motorola, hoje Lenovo mas patente é do google. Já vi antenas fabricadas pela Motorola, material, qualidade, acabamento... acho que se fosse hoje daria para comprar no mínimo umas 5 antenas da Aquario pelo menos, antenas da Harris custam muito mais caros e aqui no Brasil só para microondas( ODU/IDU), transmissores de alta potencia.
Parei de trabalhar com instalação de telefonia rural, por que sigo técnicas de engenharia ou física, mecânica( ventos) e elétrica, e com o pessoal usando materiais ruins não dá. Tento preservar o nome e diploma ainda que seja de técnico que aqui não vale para nada, só para processo criminal. Se cair um raio, alguém tomar um choque serei criminalmente responsabilizado, não posso alegar desconhecimento. É o mesmo que tomou umas, se considera em condições de dirigir, atropela um, é criminalmente responsabilizado; está cursando direito, medicina, enfermagem, farmácia pode dar adeus ao sonhado diploma.
Com isso,por filtrar, situação econômica piorou e cada vez mais no fundo do poço( situação do país ajuda), mas consertar o aparelho o faço, e nada do nosso meio é às escondidas. aviso o cliente, garantia só se sua rede for boa( 99%) sabe que não é. Serviços que eu fiz ou reformei ficou por 3 anos pelo menos sem queimar um único fusível ligados 24 horas por dia, chovendo ou não
Se for igual aqui:
Vivo; gsm/2G: 900 MHz
3G: nil mas previsto 850 MHz
Tim: gsm: 1800 MHz
3G: 850 MHZ/1900MHz
Oi: gsm: 1800 MHz
3G: 1800/1900 MHz
Claro: gsm:1800 MHz
3G: 1900/2100MHz
4G: 2100/2600 MHz, estudando a possibilidade de 700 MHz
Como ninguém quer mais fidelidade com a operadora, correr atras de uma antena específica, fica difícil para nós, principalmente por que a Tim tem um plano específico para whatsapp, a Oi escolhe como quer usar seus créditos e a Claro tem whatsapp e facebook grátis desde que não abra vídeos por que aí já é um arquivo. Todas tem uma franquia em minutos para outras operadoras, e ilimitado na mesma operadora semanal R$10,00 ou plano controle que sai um pouco mais em conta; além de oferecem conta on-line ou débito automático maior franquia em internet ou desconto em conta, no meu caso R$ 10,00, em torno de 7% e pago R$ 0,30 para imprimir, tenho uns R$ 7,00 de lucro com todo sistema operacional.
As frequências em UHF( 470 a 806 MHz, até os anos 80 era de 896 MHz)) para as antenas de TV, não dariam certo por que a impedância é em 75 ohm e no caso precisaria ser de 50 ohm.