Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.
Citação:
Postado originalmente por
chicao48
Isso aí é lixo... Dor de cabeça certa. Ja vi algumas dessas e são projetos de antenas de UHF transformadas pra conectar em equipamento de telefonia.
Antenas de 700Mhz por enquanto estão escassas no mercado pela utilização ser restrita a Brasília... O resto do país a faixa de 700mhz ainda está na TV analógica ou está inutilizada (São Paulo por exemplo). Qualquer coisa que ache por aí nessa faixa é adaptação ou fabricação caseira.
Quanto as outras faixas compreendidas ai dentro da promessa dessa antena (700~900Mhz) são as faixas do 3G em 850Mhz e do 2G em 900Mhz, que são atendidas com qualidade incomparável pela CF 4000 quadriband da Aquario ou ainda pelas CF817 (850Mhz) ou CF917 (900Mhz). Acha fácil no ML por R$90.
Eu não arriscaria
chicao48, essa antena é para TV, e nem parece ser aquela logperiódica. Não conheço cabo coaxial de 50 ohm branco, a menos que seja RFC que é bem fino usado para intercoxão de módulos na estação da torre. Os rádios novos não precisam mais disso, ou quase nem usam.
Aqui ainda temos o canal 58( 740 a 746), que ainda pode atrasar a vinda dessa faixa por aqui, apesar da ANATEL ter mandado desligar, mas existe um prazo de carência e nessa lentidão já chegou o 5G kkkkkk, onde talvez antes de 2020 querem operar testes operacionais em algumas cidades pelo mundo, acredito que será pela primeira vez algo como globalizado.
Citação:
sphreak
Isso aí é lixo... Dor de cabeça certa. Ja vi algumas dessas e são projetos de antenas de UHF transformadas pra conectar em equipamento de telefonia.
Antenas de 700Mhz por enquanto estão escassas no mercado pela utilização ser restrita a Brasília... O resto do país a faixa de 700mhz ainda está na TV analógica ou está inutilizada (São Paulo por exemplo). Qualquer coisa que ache por aí nessa faixa é adaptação ou fabricação caseira.
Quanto as outras faixas compreendidas ai dentro da promessa dessa antena (700~900Mhz) são as faixas do 3G em 850Mhz e do 2G em 900Mhz, que são atendidas com qualidade incomparável pela CF 4000 quadriband da Aquario ou ainda pelas CF817 (850Mhz) ou CF917 (900Mhz). Acha fácil no ML por R$90.
Eu não arriscaria
Se tratando de telefonia fixa rural, vi num pequeno povoado um telefone fixo público "orelhão" que só vive sem sinal, e por falta de conhecimento, eu ficava me perguntando, como poderia aquele telefone está instalado ali, já que, ali não existe cabeamento da OI para funcionar telefone. Um dia um técnico da OI estava fazendo a manutenção do mesmo, e eu perguntei a ele como era o funcionamento daquele telefone já que ali não existe cabeamento de rede, e ele me mostrou em cima de um morro, uma torre de 10 metros de altura, contendo uma grande antena espinha de peixe posicionada para a cidade, e embaixo daquela torre existe uma casinha com os equipamentos dentro, os rádios recebem o sinal via wifi da torre da OI que fica na cidade a 20km de distância em linha reta, e transmite via cabo para o "orelhão" que fica a 200 metros de distância. Moral da história: a gente nesse mundo é vivendo e aprendendo, kkkkkk!!!
Citação:
Nilton Nakao
chicao48, essa antena é para TV, e nem parece ser aquela logperiódica. Não conheço cabo coaxial de 50 ohm branco, a menos que seja RFC que é bem fino usado para intercoxão de módulos na estação da torre. Os rádios novos não precisam mais disso, ou quase nem usam.
Aqui ainda temos o canal 58( 740 a 746), que ainda pode atrasar a vinda dessa faixa por aqui, apesar da ANATEL ter mandado desligar, mas existe um prazo de carência e nessa lentidão já chegou o 5G kkkkkk, onde talvez antes de 2020 querem operar testes operacionais em algumas cidades pelo mundo, acredito que será pela primeira vez algo como globalizado.
Se eu lhe falar que existe no youtube vídeo de pessoas instalando antena de celular usando cabo RG-06 para antena parabólica, e os resultados são ótimos; você acredita? kkkkk!!!
Citação:
chicao48
Se tratando de telefonia fixa rural, vi num pequeno povoado um telefone fixo público "orelhão" que só vive sem sinal, e por falta de conhecimento, eu ficava me perguntando, como poderia aquele telefone está instalado ali, já que, ali não existe cabeamento da OI para funcionar telefone. Um dia um técnico da OI estava fazendo a manutenção do mesmo, e eu perguntei a ele como era o funcionamento daquele telefone já que ali não existe cabeamento de rede, e ele me mostrou em cima de um morro, uma torre de 10 metros de altura, contendo uma grande antena espinha de peixe posicionada para a cidade, e embaixo daquela torre existe uma casinha com os equipamentos dentro, os rádios recebem o sinal via wifi da torre da OI que fica na cidade a 20km de distância em linha reta, e transmite via cabo para o "orelhão" que fica a 200 metros de distância. Moral da história: a gente nesse mundo é vivendo e aprendendo, kkkkkk!!!
Esse tipo de instalação é padrão. Aqui no Paraná esse modelo de telefone público rural foi implantado pela extinta estatal, a TELEPAR. E funciona bem pra caramba. O defeito de perda de conexão desses telefones é esse enlace que você mencionou, ser feito com rádios analógicos. Então com certa frequência eles perdem a conectividade, sendo necessário uma manutenção periódica pra funcionar bem.
Na verdade até a digitalização do sistema de telefonia, feito no final da década de 1990, onde a cobrança das chamadas era feito por pulso, o sistema de comunicação entre as centrais era feito dessa maneira.
Citação:
chicao48
Se eu lhe falar que existe no youtube vídeo de pessoas instalando antena de celular usando cabo RG-06 para antena parabólica, e os resultados são ótimos; você acredita? kkkkk!!!
Funcionar funciona.
Principalmente se forem cabos pequenos e só para chamadas telefônicas. Tem a vantagem (que no final não sei se é vantagem real) de baixa atenuação em comprimento.
Mas tem o problema de ROE, devido ao descasamento de impedância. Isso pode causar 2 problemas, principalmente em frequências mais altas (1800 e 2100Mhz):: Eco nas ligações e falta de conectividade ou baixa velocidade no 3G. Além de que em equipamentos que trabalhem com potência igual ou superior a 1watt (comum em terminais GSM 900 e 1800Mhz), acoplados a cabos de 75ohms longos, aquecerem a etapa de emissão de RF, diminuindo a vida útil do rádio, tendo em vista que eles foram projetados para casar a impedância em 50ohms (cabos RG58, RGE213, LMR400, etc)
A relação de preço é cerca de 40% de economia do RG6 em relação ao RG58.
É dificil de encontrar o adaptador de F para N. (Adaptar o conector N soldando no cabo RG6 é gambiarra grossa).
1 Anexo(s)
Voltando pras antenas quadriband, pegar sinal pega até com clipe metálico ou prego, o negócio é qualidade, tipo VSWR!
No caso das quadriband baratas é normal ver isso aqui, VSWR bom só em 850-900MHz:
Anexo 67523
Não tem como construir uma antena barata que tenha VSWR baixo em múltiplas bandas, a antena terá a frequência de melhor trabalho numa certa faixa, apesar de ter ganho razoável numa faixa bastante larga.
(Tanto que colocar antena de grade 2,4GHz em celular 900MHz eu já coloquei MUITAS, pra quem tem sinal ruim digamos a 10km da cidade, mas aí é situação em que só de subir em cima do telhado já resolveria, a antena basicamente faz isso, pega o sinal em cima do telhado, e é capaz de ter ganho total, entre antena e cabo, de 0 a 1dBi apenas, mas por estar em cima de casa até resolve o problema. Já pra distância grande de verdade (>30km) isso não faz diferença nenhuma na capacidade de conectar, as vezes o nível de sinal até aumentar um pouquinho, mas os pacotes enviados de volta pra torre (Celular é bidirecional, só conecta na torre quando consegue receber E ENVIAR pacotes) não chegam lá por conta da VSWR bem ruim, e simplesmente não conecta na torre)