2 Anexo(s)
Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.
Citação:
Postado originalmente por
sphreak
Posso imaginar alguns motivos...
1º Foi feita a busca cega (instala fácil) pra conferir se operadora e frequência estão corretas?
2º Foi selecionado antena externa no botão inferior (botão ao lado do conector- ON=externo Off=ant interna) ?
https://youtu.be/9VZUGvw_KNQ
3º Foi efetuado alinhamento de antena para melhor sinal? (Em 850Mhz o melhor apontamento não é em direção a ERB, mas em direção ao melhor sinal)
4º -100dBm não é o suficiente pra conexão a internet. Ele pode até aparecer conectado mas não vai navegar.
Anexo 67831
5º A rede é realmente 3G? Pois a Vivo, ao contrário de outras operadoras, opera o GSM (2G- GPRS/EDGE) em 850Mhz e em algumas localidades o 3G.
Vou tentar responder todos satisfatoriamente...
1º - Não fiz a busca cega para decidir qual a operadora escolhida, pois há muito anos só é usada a vivo em toda a região. É sabidamente a única que opera com bom sinal por lá. Então só comprarmos um chip vivo diretamente e plugamos. Mas em todas as buscas cegas, retornou o Nop (imagino que seja "nenhuma operadora").
2º sim.. tentei das 2 formas.. antena Interna e Externa, plugando diretamente da CF-820 no conector da ELSYS (que por sinal, o engenheiro que criou o equipamento não deve ter tentado fazer isso, pois a conexão é apertada, no canto do aparelho e sempre dá aquela sensação de não ter encaixado).
3º existem 3 locais possíveis para "procura" do sinal. Veja no mapa abaixo que estamos apontando hoje para a direção da linha em azul (mais distante), porém a que funciona o telefone. As outras 2 direções não tivemos sucesso.
Anexo 67834
para estes 3 locais que poderíamos usar, a vivo libera as seguintes informações:
Anexo 67835
4º Na minha idéia, colocar a nova antena (o dobro de tamanho e 10 -> 20dbi) resolveria a questão de termos somente -100 (antes, com a outra antena era -106);
5º Acho que nas imagens respondo essa pergunta, onde eu tb achava que era 3g, mas pelo visto é 2!
Obrigado sphreak pela resposta... preciso desvendar isso!
Sobre antena maior aumentar sinal escaneado de digamos -100 para -90dBm, quando você opera com sinais no limiar inferior da sensibilidade, corre o risco do sinal torre>cliente ser suficiente, mas o sinal cliente>torre ser insuficiente pra efetuar a autenticação na rede.
Como a coisa é bidirecional não dá pra confiar só no sinal sentido A>B, precisa testar na prática se terá sinal suficiente no sentido B>A, porque telefones e centrais diversas tem potências muuuuuito mais baixas que os rádios das torres.
Enfim, faz sentido comprar antena de 21dBi pra testar (As da Aquario e ProEletronic são de 21dBi e não são tão caras), mas se ainda não autenticar na rede da operadora, não estranhe, é falta de potência pras requisições do aparelho chegarem até a torre.
As vezes é mais barato investir em reposicionar mastro (Afastar de obstáculos na zona de Fresnel), ou colocar uns 5m mais alto, porque repetidor e roteador geralmente tem potência mais baixa mesmo, tá cheio de interface 2G e 3G com só 0,25W de potência, contra 1,25W de potência em chamadas de voz em vários celulares. Infelizmente é daquelas coisas que é mais fácil testar na prática do que calcular, porque o cálculo exato teria que levar em conta o relevo do terreno com precisão, isto é, até o mato conta, e isso não aparece nos mapas de relevo (Pra ter -106dBm em 21km, só com visada obstruída).
Alguns aparelhos são "mais surdos ou cegos", ou possuem menos sensibilidade de recepção e potencia mais baixa em transmissão. Por exemplo o I-phone e Nokia tem baixa ssensibilidade, Motorola e LG são as melhores entre os tops, as comuns são boas.
Nunca testei com os da Elsys, mas D-Link é cerca de -10 dBm a menos do que o ZTE e Huawei; estas tres marcas, possuem interface de antena externa para celular 3G/4G, aceita GSM, linha telefonica RJ-11, RJ-45 e roteador embutido com alcance de 200 visada no campo, se por dentro de casa mal chega a 30 metros como na cidade. Antena, precisa testar de vários fabricantes, e nem sempre o que dá certo naquela propriedade dá certo em outra ou mesmo operadora.
De novo esse lixo? Moderação, da um jeito nesse lixo.
1 Anexo(s)
Venho pedir ajuda dos mais entendidos pra saber de qual operadora é esse sinal do print que vou postar a seguir. Achei que era Tim. Porém fica sempre em emergência mesmo enchendo todas as barras.Anexo 68111Anexo 68111
Citação:
Postado originalmente por
luti1901
Venho pedir ajuda dos mais entendidos pra saber de qual operadora é esse sinal do print que vou postar a seguir. Achei que era Tim. Porém fica sempre em emergência mesmo enchendo todas as barras.
Anexo 68111Anexo 68111
VIVO 2G (GSM) em 850mhz (879.4Mhz downlink/ 834.4Mhz uplink)
Seu celular é da Samsung. Quando não tem sinal da operadora do chip, ele informa o sinal mais forte que encontrar no local.